A resenha de hoje é sobre um livro que traz uma história cheia de potencial, mas que apesar disso trouxe falhas em seu enredo e na ambientação do universo em que se passa, ainda assim é uma excelente história. Parece bem contraditório, mas vou explicar melhor para vocês!
Anjo da Noite #1Autor: Brent WeeksSinopse: Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Quando solicitei Caminho das Sombras esperava por uma história no estilo de "Nobres Vigaristas", com um personagem que não é nem bom nem mal um anti-herói, neste quesito acabei não me enganando. Os principais personagens desta narrativa são exatamente assim, mas a diferença da obra está no autor, como quase sempre acontece. Mas neste caso não foi para melhor, Brent Weeks ao contrário de Scott Lynch deixa muito a desejar na ambientação de sua obra.
Enquanto lia não consegui me sentir imersa no mundo em que o autor estava pintando, um quadro mal explicado em que parecia ser esperado que eu já soubesse todo o contexto. Achei a ambientação da história confusa e vaga, o autor deixa de lado muita informação e explicações que seriam importantes, o que acabou prejudicando a compreensão do contexto da narrativa. Senti como se Caminho das Sombras não fosse um livro introdutório e sim uma continuação.
Além disso os personagens não me cativaram muito, não senti empatia por nenhum deles, a falta de química é palpável. A intenção do autor de seguir a linha "Mestre e Aprendiz" como várias narrativas do gênero não funcionou como deveria, como se algo que realmente ligasse ambos estivesse faltando. Os personagens secundários também não chegam a impressionar, porém o vilão merece destaque, simplesmente porque ele conseguiu me chocar. Fiquei completamente revoltada e impotente, com uma sensação claustrofóbica tremenda, e isso não acontecia desde que li As crônicas de Gelo e Fogo. A verdade é que um único momento da leitura me fez ter vontade de matar o autor, de fazê-lo sofrer a pior das torturas, por um momento minha vontade era abandonar o livro, mas eu não consegui, precisava saber qual fim levaria essa história, porque apesar de todos os defeitos a história não é ruim.
O que posso dizer? A pior e a melhor decisão das minhas férias foi ler esse livro, eu precisava de algo que me impactasse, fizesse com que eu me sentisse sem chão e esse livro conseguiu exatamente isso. No fim das contas os problemas com o enredo e o contexto não me desanimaram de continuar, e acredito que os defeitos podem ser contornados se você como leitor tiver uma boa referência dos caminhos que os livros de literatura fantástica geralmente seguem, isso pode ajudar muito a situar o leitor.
Enfim, meu saldo final de Caminho das Sombras foi bastante positivo, principalmente por causa do seu final, ou seja, a história é boa, tem potencial, e promete muita coisa boa para os próximos livros, apesar de ter deixado a desejar em alguns pontos nada disso interfere na ansiedade pelos próximos livros. Esta obra trás um daqueles finais que nos deixam doidos por mais, aqueles mesmo que são capazes de nos fazer perder a razão e favoritar um livro que no início tinha tudo para ir parar na fogueira. Não preciso dizer que a diagramação da Editora Arqueiro é bem simples, exceto pelo fato de que a obra apresenta um mapa do universo criado pelo autor, infelizmente não gostei muito da capa, mas é a mesma da americana então não tenho com o que comparar. Bom, se quer um último conselho, leia esse livro, mas vá preparado para tudo.
Melhores Quotes:
"Esperança são as mentiras que contamos a nós mesmos em relação ao futuro."
"As máscaras mudam, mas os mascarados permanecem os mesmos, não é?"
"Você ficaria surpreso com o que seria capaz de fazer para ficar vivo."
"Onde outros fracassaram, onde outros titubearam e caíram, eu vencerei. Eu sou diferente, sou feito de outro material. Eu voltarei."
Olá,
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro antes, mas confesso que ainda não tinha lido nem a sinopse. Parece ser um livro bem interessante, como é uma saga provavelmente nos próximos livros muitas falhas devem ser reparadas. Adoro histórias ambientadas em universos fantásticos, por isso acredito que vou gostar desse livro. Que bom que essas falhas não tiraram o interesse do livro.
Abraços,
Um Rascunho a Mais
Ooi
ResponderExcluirNeto corvos o livro, ou então não me lembro. Parece bem legal, e olha que nem é um gênero que curto muito.haha
Que bom, eu acho, que mesmo com pontos negativos no valeu algo. Ótima resenha!
Beijoos
www.estantemineira.blogspot.com
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirVi você surtando a respeito desse livro no twitter. Quando a arqueiro falou desse lançamento eu fiquei interessada, sua resenha é a primeira que lerei a respeito dele. Espero que ele melhore no próximo livro (é uma série né?). Fiquei curiosa sobre esse vilão, mulher o que ele fez para te deixar assim? Falou em fogueira lembro de Eiras. HAHAHAHA.
Bom, eu já não leria por ser de um gênero que não me agrada em nada, ainda mais agora com você nos contando que os personagens não são cativantes e sem química, acho que este detalhe contribui muito para uma história independente de seu gênero...
ResponderExcluirEnfim, acredito que seja um livro para fãs específicos do enredo, com certeza estes saberão identificar as qualidades na leitura, as mesmas que você pontuou.
Beijo, Vanessa - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Oie...
ResponderExcluirAcho que não leria esse livro, pois, sinceramente não curto o gênero, mas, confesso que seus comentários me desanimaram também.
É terrível quando não simpatizamos com os personagens, mas, ao menos você curtiu o final, né?
Espero que os futuros livros sejam mais agradáveis <3
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirRealmente acho que não leria esse livro, principalmente por causa do gênero e sua opinião sobre os personagens demonstraram que eu não iria conseguir encerrar a leitura. Gostei muito da sua sinceridade.
Beijinhos
Oieee, ainda não conhecia essa obra, e parece ser bem legal a história. Mas pelos erros que você citou eu não conseguiria concluir esse livro, costumo abandonar os que seguem essa linha. Espero que melhore nos demais para você ter uma boa leitura!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAssim que li a sua resenha, fiquei na dúvida se lia ou não o livro. Primeiro que assim como você, não gostei da capa. Achei que poderia ser bem mais bonita. Algum pontos que você apresentou como a falta de alguns elementos de criação do mundo, por exemplo, me deixaria decepcionada. Por isso estou na dúvida.
Olá Ju, tudo bem?
ResponderExcluirLembro que quando vi que este era um dos lançamentos de determinado mês pela Arqueiro, fiquei morrendo de vontade de ler, mas só ao ver a sinopse, porque quando me deparei com a capa, tive sentimentos controversos, rs.
Ainda vou pesquisar bem antes de comprá-lo.
Beijos
Oi Ju.
ResponderExcluirSua resenha é a primeira que leio sobre este livro e gostei da sua sinceridade.É uma pena que os personagens não conseguiram te cativar, mas por você comentar sobre o vilão, eu ainda tenho curiosidade de conferir a história e tentarei adquirir o livro.
Bjos
Uau! Quando já estava super desanimada com o livro, pelo autor ter deixado a desejar na ambientação, por você não ter conseguido "entrar" no livro, nem ter empatia pelos personagens, você nos conta que o final é surpreendente! E, principalmente, que pode ser que a continuação seja interessante!
ResponderExcluirO final salvou o livro então! Ufa!
Beijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Estou com esse livro aqui na fila de leitura, e fiquei contente de ter lido sua resenha antes de lê-lo. Confesso que estava com altas expectativas, e pelo jeito ia me frustrar... Bem, mesmo assim, como você disse, vou contornar todos esses pontos negativos e tentar ler, pois a trama realmente me chamou atenção.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirJá comigo quando solicitei esse livro eu esperava um personagem assassino. Mas como voc,ê meu amigo que tá lendo esse livro me disse que tá confuso mesmo essa questão do universo da história.
Que bom que li sua resenha, pois esse livro será minha próxima leitura e já sei o que esperar, então não vou com tanta sede ao pote. Mas ainda bem que o saldo foi positivo, mesmo com as ressalvas e vou ficar precavida.
Beijos
www.leitorasempre.com
Oi!!
ResponderExcluirEsse livro está aqui para eu ler, seró minha próxima leitura, logo que vi a capa fiquei louca por ele e a sinopse me conquistou. Espero que assim como você eu goste da leitura também.
Muitas vezes vejo o pessoal reclamar quando o autor traz detalhes demais, eu já gosto disso justamente por assim conseguir me sentir dentro do cenário, como você disse que isso não acontece nesse livro, espero não me decepcionar, poxa os personagens não cativaram isso é chato demais.
Com certeza esse será minha próxima leitura, primeiro porque gosto de fantasia e principalmente porque quero saber como é o final.
Beijão!
Miga sua Loka! Como você favorita um livro, mas não dá 5 estrelas?! Hahahahahaha
ResponderExcluirEsse não é meu estilo de leitura, e apesar das suas opiniões e da insistência do povo da editora, eu passo. Rsrs