quinta-feira, fevereiro 04, 2016

[Resenha] Sem Esperança - Colleen Hoover

Olá leitores!
A Resenha de hoje vai ter um tom um pouquinho diferente do que vocês estão acostumados pois nela vou intercalar minhas opiniões sobre os dois livros da série Hopeless, como eu ainda não havia feito resenha de Um Caso Perdido nada mais justo do que dar um espaço para ele na resenha de Sem Esperança, boa leitura!

Sem Esperança
Hopeless #2
Autora: Collen Hoover
Editora: Galera Record
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Com a ajuda Dean Holder, Sky descobriu segredos familiares chocantes e reviveu lembranças e sentimentos que tinham deixado profundas cicatrizes. Mas toda história tem dois lados. E agora chegou a hora de descobrirmos a verdade a respeito dele.
Assombrado pela culpa e pelo remorso por não ter conseguido salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva e desconta sua raiva em qualquer um que tente desafiá-lo. Ele nunca imaginou que voltaria a ver Hope algum dia, e não acredita na própria sorte ao se deparar com ela depois de tantos anos. No entanto, Holder não poderia supor que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro.
Em Sem esperança, o jovem revela como os acontecimentos da infância de Sky afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele enfim será capaz de se reconciliar consigo mesmo.
Quando li Um Caso Perdido há alguns meses atrás, eu não esperava muito do livro, apesar do rebuliço em cima do livro eu tinha a plena certeza de que ele seria mais um New Adult como qualquer um dos outros que eu já tinha lido, e não me enganei. Contudo, a história me fez passar por diversas fases e claro eu me apaixonei por Holder. Devido a este último fato eu não poderia deixar de ler Sem Esperança, mas assim como no livro anterior fui sem grandes expectativas, principalmente porque já conhecia a história, e mais uma vez Holder me conquistou, e dessa vez de forma definitiva e irrevogável!

Em Um Caso Perdido o personagem chegou a me deixar exasperada, a forma como ele provocava a Sky e logo depois saia fora se achando um máximo me deixava no mínimo desesperada por mais, assim como a própria Sky. Em Sem esperança isso não mudou muito mas por ser narrado pelo ponto de vista dele é bem mais interessante acompanhar os acontecimentos. Quanto a Sky no caso do primeiro livro ela não teve destaque aos meus olhos, era só uma personagem como muitas outras, mas poder ler a forma como Holder a via e o que o levava a querer estar por perto ela a tornou um pouco mais interessante, não que ainda não tenha me parecido um pouco chata, mas ela pareceu mais intrigante.

A narrativa segue o mesmo ritmo nos dois livros, é leve e trata de assuntos bastantes sérios, mas em Sem Esperança a autora nos presenteou com um bônus sensacional, que são as cartas que Holder escreve para a irmã. Vi essas cartas como uma forma de desabafo, mas também como uma terapia para o protagonista, a forma como ele amava e confiava na irmã estavam intrínsecas em cada uma das palavras que ele compunha para ela. Além disso, o drama da narrativa me pareceu mais acentuado neste segundo livro, devido a angústia e as perdas de Holder. Enquanto Sky tinha uma vida perfeita sem saber o que tinha acontecido ele tinha plena consciência de toda a dor pela qual passou, e isso tornou algumas revelações do final ainda mais doloridas. Eu me compadeci mais de Holder e de sua dor do que já me sentia compadecida por Sky e pela irmã dele.

Não há muito mais o que dizer, tentei fazer esta resenha intercalando a minha opinião sobre os dois livros, pois não cheguei a fazer Resenha de Um Caso Perdido no blog. Mas, para deixar mais clara a o que achei sobre ele, resta dizer que não é tão maravilhoso quanto esperava, na verdade é lindo, mas não senti toda a emoção que a maioria dos blogueiros sentiu. No entanto, ele traz uma carga bem pesada e trata de assuntos que deveriam ser discutidos e não ocultados da sociedade. Eu confesso que fiquei chocada com algumas revelações. O mesmo não posso dizer de Sem Esperança, que me conquistou desde o início, mas acho que isso tem mais a ver com meu amor por Holder do que qualquer outra coisa.

Enfim, não há como não recomendar esses dois livros, e talvez quando você ler, ao contrário de mim, acabe amando os dois, ou simplesmente se apaixonando por Um Caso Perdido, de qualquer forma tenho certeza absoluta que não vai menos do que adorar a escrita da autora, seus personagens e suas histórias tão cheias de sensibilidade, dramas e reviravoltas. Acho que por hoje é isso!
Melhores Quotes "Sem Esperança":

"- Fodam-se todas as primeiras vezes, Sky. A única coisa que importa para mim com você são os para sempre."

"Quando um garoto ama uma garota, especialmente a irmã, deveria saber o que a faz sorrir e o que a faz chorar. Mas eu não sabia. E não sei. Então me desculpe, Less. Desculpe mesmo por ter deixado você fingir que estava bem quando era óbvio que não estava nada bem"

"Nunca tinha olhado para frente antes. Só olhava para trás. Penso demais no passado e penso no que deveria ter feito e em tudo o que fiz de errado e nunca olhei para frente na vida, nenhuma vez. Ficar com ela me fazia pensar no amanhã e no dia depois de amanhã e no dia seguinte e no ano seguinte e na eternidade. Preciso disso agora, pois se eu não abraçá-la de novo… vou terminar olhando para trás mais uma vez, deixando o passado me engolir completamente."

"Nem tenho palavras para explicar o quanto essa garota é perfeita. E quando digo perfeita, quero dizer imperfeita, porque tem muita coisa de errado com ela. Mas tudo que tem de errado é tudo que me atrai e a torna perfeita."

9 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    No meu caso quase tive um treco de tanto que chorei em Um caso Perdido. Desde que li a série Hopeless eu fiquei viciada na escrita da Colleen, tanto que já li outros livros dela e também acabei adorando.
    Mas Um caso perdido é meu xodó dela e fiquei tão revoltada com algumas coisas. Não foi fácil para Holder carregar toda a dor e não foi fácil para Sky. É um livro que sempre recomendo e também me apaixonei pelo Holder.
    Sua resenha está ótima e até bateu a vontade de reler os livros.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  2. Oinn, pode me xingar se quiser, mas eu tenho em casa o livro Um Caso Perdido e ainda não li, acho que ele está parado aqui há quase 2 anos, mais ou menos isto...Não tenho dúvida de que já deveria ter lido, aliás, nunca li nandinha da autora... sniif.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah menina, depois de "o lado feio do amor" eu meio que bitolei nessa mulher, quero ler tudo dela! Pena que vc achou a história comum. Mas vou tentar mesmo assim! Me deu vontade de ler esse antes do primeiro só pq é ele que narra!
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju
    Já era para eu ter lido 'Um caso perdido' há séculos, mas só estou enrolando. E o segredo é esse mesmo: não ir com muitas expectativas. Fui ler 'Métrica', da mesma autora, sem esperar muita coisa e PAPAPUM se tornou um dos meus livros favoritos.
    E adoro isso na autora, essa coisa de sempre deixar os personagens mais humanos e intensos. Essas cartas do Holder provavelmente são muito bonitas. Teve uma carta, em especial, que acabou comigo, em Métrica. Colleen, a senhora ainda me paga.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop Stuff

    ResponderExcluir
  5. Ju, vou te confessar que to meio perdida e não entendi muito bem do que se trata a história desses livros kkkkkkkk desculpa. Pra mim parece ser mais uma história que eu leria pra passar o tempo, não sei se me agradaria tanto. Ela é uma autora bem falada mas pra mim é meio méh ainda kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Colleen é uma autora fod* que sabe construir muito bem a história.
    Ela me surpreendeu muito no primeiro livro, não sabia que ia ter tantos babados quanto teve, e quando foi mostrando mais a história de Sky eu já estava sem ar.
    Quero ler muito esse pov pois ele parece surpreendente também

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, Ju!
    Eu quero ler esse livro, mas como você estou com expectativas baixas, além de que imagino que não me sentirei tão emocionada como muitos dizem por ai... Sei lá, acho que é a fase que estou agora... Vai saber?
    Agora, que a Hoover parece ter um jeito diferente e envolvente de escrever, eu não posso duvidar.
    Beijinhos, Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,

    Leio sempre comentários positivos da série, mas não me despertou interesse, mesmo com essa excelente resenha....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Essa é a primeira vez que leio a resenha deste livro, mas antes já tinha sim vistos comentarios destes livros e todos diziam que era intenso e muito lindo, ainda estou na dúvida se me arrisco ler ele ou não!! Mas gostei do seu ponto de vista!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)