segunda-feira, fevereiro 15, 2016

[Resenha] Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Enquanto Bela Dormia foi uma leitura mais complicada do que eu imaginei inicialmente. Ela não é um simples reconto de um conto de fadas, vai muito além disso e é bem mais realista. Infelizmente não gostei tanto, mas ainda assim o é uma narrativa muito interessante.
Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Enquanto Bela Dormia é um livro que começa anunciando tragédia, pela início da narrativa já sabemos que de alguma forma a história não terminou tão bem quanto se espera. O que teria realmente acontecido com a princesa amaldiçoada? E as pessoas do reino ao qual ela pertencia? O que foi feito do castelo e o que realmente aconteceu entre aquelas paredes? É isso que Elise, uma antiga dama de companhia da rainha irá nos contar. Mas não espere por um lindo romance ou um conto de fadas açucarado, segundo nossa narradora a história é bem mais cruel do que a magia pode proporcionar e muito mais realista.
"A verdade está longe de ser história de criança."
Quando solicitei este livro eu não sabia muito bem o que esperar, meu histórico com releituras nem sempre é favorável e eu estava com receio de não gostar, receio este que acabou sendo potencializado depois de ler os primeiros capítulos. Não só por me parecer que as coisas não iriam acabar muito bem, mas principalmente pela narrativa arrastada. Elise a protagonista narra a história a partir de sua juventude, antes mesmo de ir parar no castelo, e isso acaba atrasando os fatos que realmente interessam ao leitor. A história se torna enfadonha e boa parte do que é narrado parece não ter relação com os finalmentes da narrativa. Porém, foi aí que me enganei, alguns pontos vividos pela protagonista antes mesmo da jovem princesa nascer são essenciais para o que virá a acontecer. Só não irei falar demais para não dar um spoiler tremendo.

A narrativa feita em primeira pessoa por um narrador-personagem dá a leitura um ar de contos de fada, e acho que essa foi a intenção da autora, já que na história Elise está contando a sua neta o que realmente aconteceu no castelo. Traçando um paralelo entre sua vida e tudo que veio a acontecer, Elise desnuda o conto e apresenta a sua própria realidade a quem lê e a escuta. Este tipo de narração foi justamente o que deixou a história arrastada, já que a protagonista vivia se perguntando como as coisas poderiam ter sido se ela tivesse feito uma escolha diferente, o famoso "e se..." quebrava o andamento da história. Sem contar que Elise é enfadonha, mesmo sendo leal e determinada não consegui me conectar com ela. Talvez o aspecto ambicioso de sua personalidade pudesse torná-la mais interessante mas senti que a autora não soube trabalhar isso, e nem mesmos os outros personagens, que não me agradaram. De certa forma a autora criou personagens incríveis, só não soube passa-los para o papel.

Não há muito mais o que dizer, eu passei muito mais da metade da história esperando que o livro melhorasse, mas incapaz de abandoná-lo porque queria saber o que o fim reservava. E que final! Ele não é arrebatador, chega a ser cômico, mas o que mais me impressionou foi o caminho para esse fim, a forma como a autora não teve piedade de ser cruel e realista ao finalizar sua obra.

Enfim, Enquanto Bela Dormia não é uma releitura que tende pelo lado romântico, e esse é o seu ponto forte, mas ainda assim não conseguiu me ganhar por inteiro e terminei a leitura com a sensação de que poderia ter sido melhor, principalmente na narração, porque esse foi o grande defeito da obra. Quanto a capa vi diversas pessoas morrendo de amores, eu, sinceramente, não achei tão linda quanto andam dizendo, mas também não é mal feita. Bom, eu recomendo o livro porque a história é muito interessante e um ponto de vista realista para o conto de fada, contudo não vá com muita sede ao pote.
Melhores Quotes:

"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época."

"Hum! Seria mesmo um belo truque derrubar uma filha da realeza com um fuso pontiagudo, depois vê-la renascer com um único beijo. Se existe esse tipo de mágica, ainda não a conheci. O horror do que realmente aconteceu perdeu-se, e não é de admirar. A verdade está longe de ser uma história de criança."

"Como eu era ignorante, achando que a distância reduziria sua capacidade de nos fazer mal! Eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais."

13 comentários:

  1. Oiee ^^
    Gosto bastante de releituras, então estou querendo ler esse livro desde que ele foi lançado. É uma pena que você não tenha curtido tanto e que a leitura tenha sido arrastada em alguns pontos. Fiquei com medo do final agora...haha' saber que a autora foi maldosa me deixou ainda mais curiosa para saber o que acontece.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Acho que essa é a terceira ou quarta resenha desse livro que leio só nessa semana, mas vamos lá, força na peruca. Vou comentar uma coisa aqui: é muito difícil eu gostar de releituras, viu. O autor tem que ser no mínimo genial em sua nova história para conseguir me prender (acho que esse foi um dos motivos de eu não ter gostado tanto de O Lado Mais Sombrio).

    É incrível, todo mundo comenta do quanto a narrativa desse livro é arrastada e só isso já dá aquele desânimo básico, nossa sem ora. Sim, eu entendo que alguns fatos precisam ser contados, mas até que a gente descubra isso já estamos a ponto de abandonar o livro. As coisas pioram bastante quando a gente não consegue se conectar com o personagem principal. Sobre os "e se..." eu nem posso falar muita coisa, sabe... Eu mesma fico pensando nisso o tempo todo. HAUHAUEHAUEHAUEHAEAE

    Acho que esse negócio de esperar o livro melhorar mas não conseguir abandonar por causa da curiosidade acontece com todo mundo, né? Você ainda deu três estrelas, tá bom, acabou curtindo a leitura de alguma forma.

    Beijoca!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju
    Eu também não gosto muito dessa capa, não. A imagem é bonita, mas aquele título ali.. não ficou legal, não kk Ficou meio grotesco. Mas, vi muita gente elogiando também, então vamos deixar quieto.
    Sobre levar a leitura adiante só para saber o que acontece no final: EU. Estou fazendo isso com o 'A 5ª Onda'. Por mais lento e sem muitos acontecimentos, fico com medo de abandonar e perder um final incrível.
    Bom, não tenho vontade de ler esse livro e, se tivesse, já ficaria com um pé atrás por causa dessa narrativa ><'

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Vou levar sua resenha muito em consideração pois esse livro será minha próxima leitura, e outra resenha que li sua de O que há de estranho em mim foi a única que vi falando que não gostou de alguns pontos do livro e quando fui le-lo, também não gostei :(. Ou seja, é possível que me identifique com suas opiniões nessa resenha também.
    De todo modo, eu adoro livros que recontam conto de fadas ou tem esse pano de fundo, já sei que não devo ir com muita expectativa, mas espero que pelo menos desse eu goste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Conforme as resenhas desse livro foram surgindo, fiquei bem desanimada, pois detesto personagem com essa manina de "e se", além disso, história arrastada e enfadonha não é comigo, acaba perdendo o encanto do livro. Uma pena que a autora não soube trabalhar esses pontos, pois a história em si tem um plano de fundo bem legal e gosto de releituras, mas agora, não sei se de fato lerei.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  6. OIii!

    Ju, como eu te disse, eu estou com esse livro aqui mas ainda não li, vai ser minha proxima leitura. Acredito que seja a segunda resenha onde vejo a autora não teve mesmo dó ao escrever a obra e colocar sentimentos reais e sem muito romance, pelo menos foi o que me pareceu.
    Acho que será uma leitura positiva, e espero começar logo para ter minhas próprias opiniões.
    Gosto MUITO da sua sinceridade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Eu quase sempre tento me manter afastada de releituras de conto de fadas, não sei se é para não acabar com aquela magia da infância rsrsrs, mas é mais porque geralmente eles acabam não me agradando por que nessas releituras e pelo que parece acontece nessa é que eles tiram toda aquela fantasia, a magia que é o que mais fascina no conto de fadas.
    "De certa forma a autora criou personagens incríveis, só não soube passa-los para o papel." Isso é igual ao professor que sabe a matéria, mas não sabe ensinar, você fica tentando se conectar com o personagem, mas parece que falta algo.
    Pelo que tenho lido sobre esse livro, ele está decepcionando alguns leitores e eu já decidi que não vou colocá-lo na minha lista.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju! Eu estava animando com o tipo de narração desse livro mas com a sua negativa e com tantos "e se" da narradora acabei dando uma leve desanimada. Imagino o quanto este tipo de questionamento deve incomodar na leitura (no momento não me lembro de ter lido algo semelhante). Não gosto de finais cômodos, mas gosto de autores que não tem dó dos leitores e de seus personagens pois assim o final comodo acaba sendo muito bem vindo, depois de tanta coisa ruim.
    Acho a capa linda e ainda estou curiosa para ler, mas vou demorar bastante. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Admito que fui ainda mais atraída por esse livro pela capa, e ao ler sua resenha agora e perceber um teor completamente diferente do que eu esperava, parece que a história realmente vai divergir opiniões pela blogosfera. Uma boa sacada da autora desenvolver uma trama mais realista e madura de certa forma, acho que é uma ressalva boa por entre tantas releituras que seguem quase a risca os contos originais em que foram baseadas, mas que pena que a autora não conseguiu fazer o mesmo com os personagens propriamente ditos. O fato da narrativa tornar-se enfadonha, ainda, certamente será um fator decisivo para muitos leitores, e confesso que fiquei meio reticente com isso, pois se mesmo com narrativas ágeis tenho demorado um pouco para engrenar a leitura, imagina com uma mais arrastada? Mas, ainda assim, esses quotes que você selecionou me deixaram curiosas, por mais que seu comentário sobre o final não ser nada bonito me distancie ainda mais do livro por hora. Um dia, quem sabe? Mas irei deixar passar por agora com certeza, e quem sabe chegar em um momento em que esteja querendo algo que corresponda melhor com o livro. De qualquer forma, parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro releituras, tipo, muito! Então quando vi esse lançamento não pensei duas vezes em solicitar. E agora você me dá um banho de água fria com suas considerações, aiai. Claro que eu posso ler e acabar gostando muito, mas é difícil não pensar no que você não gostou e imaginar se vou pensar da mesma forma. Porém, minha empolgação para ler a história não diminuiu, fiquei ainda mais curiosa para tirar minas próprias conclusões.
    E eu acho essa capa muito bonita, mesmo sendo bem simples. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a sinopse e a capa desse livro fiquei morrendo de vontade de ler mas depois da sua resenha essa vontade deu uma "esfriada". Imaginava algo completamente diferente, mais dinâmico. Não digo que o livro será descartado da minha lista, mas não vou alimentar muitas expectativas.
    Beijos.
    Fê Cardoso
    Baseado em Livros

    ResponderExcluir
  12. Puxa, perdi totalmente a vontade de ler o livro.! Tinha ficado empolgada ao ver a capa e ao ler a resenha, achei que a premissa era bemmm interessante.! Mas depois de ler suas observações, me decepcionei um pouco e não sei se seria um livro que eu colocaria na lista para um próxima leitura!

    Mas valeu a dica !! =/

    Bjinhos
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esse livro, entendo muito bem por você não ter gostado muito, mas eu sou apaixonada por livros que é uma releitura de contos de fadas!!!
    Sua resenha deixou bem clara o enredo e isso me fez querer ler ainda mais o livro kkkkk
    Sobre a capa, achei senssacional!!!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)