quarta-feira, janeiro 20, 2016

Cinco Motivos para...Ler Dragões de Éter

Raphael Draccon é hoje um dos mais conhecidos autores de literatura nacional, intercalando cultura pop e histórias fantásticas ele é, também, conhecido em Portugal e no México, país em que a trilogia "Dragões de Éter" vinculou entre os mais vendidos durante o mês de seu lançamento. É por isso, e porque alguns dos nossos leitores votaram, que hoje o "Cinco Motivos para...Ler:" vai ser sobre Dragões de Éter. Preparem-se para sair correndo até a livraria mais próxima!
Clique nas capas para ser direcionado ao Skoob!

Ambientação:

O Cenário de Dragões de Éter é Nova Éter, em um primeiro momento a impressão que temos é que estamos diante da leitura de um épico medieval, contudo há uma inserção gradual de um mundo tecnológico. Portanto, mesmo tendo comparações consideráveis com livros que trazem um cenário medieval, como a Terra Média de J.R.R Tolkien, Nova Éter tem suas particularidades, como o site da série mesmo salienta a leitura fica ainda mais interessante se você partir do princípio de que o cenário está mais voltado para ambientações ao estilo Etérnia ou Final Fantasy.

Referências:

Draccon é um autor que utiliza referências e metáforas sem medo de cair em um circulo vicioso. Mas ele só faz isso porque sabe como conduzir seus personagens. Nas páginas de Dragões de Éter você vai encontrar João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros e ainda assim vai acabar se surpreendendo com suas histórias. Além disso, Draccon também utiliza algumas referências às Artes Marciais, que é um gosto pessoal do autor, e que eu considero muito bem posto na obra. Apesar de utilizar-se de contos de fadas o autor deixa tudo mais sombrio, suavizando a narrativa ao nos apresentar personagens juvenis.

Personagens:

Como já dito vamos nos deparar com muitos personagens já conhecidos por nós, mas além disso Draccon tem um enorme talento para criar. Entre os melhores personagens de sua obra estão Axel e Jamil, Coração de Crocodilo, caracteres opostos que seguem objetivos completamente diferentes e que foram muito bem construídos e desenvolvidos no decorrer da narrativa. Sem contar a forma como Draccon nos apresenta suas criaturas e nos faz visualizar cada um dos seres fantásticos ou meros humanos de sua obra.

Narrativa:

A narrativa é feita por um narrador onisciente que nos conta a história justamente como se tivesse contando um conto. Este tipo de narrador consegue entreter o leitor e da-se a impressão de estar ouvindo uma história e não lendo-a. Além disso, o ritmo de leitura é bem cadenciado, com capítulos divididos em sub-capítulos permeados por ganchos que aguçam a curiosidade do leitor, fazendo com isso que o autor leia "só mais um capítulo".

Capas:

Não seria um fator a se considerar quando estamos falando de uma história, aquele velho ditado para "não julgarmos o livro pela capa", mas olhando essas belezuras ali em cima fica impossível simplesmente ignorá-las. Há duas capas para essa série, mas estamos falando aqui da arte de  Marc Simonetti, que deixou a obra de Draccon muito mais visual e bonita, não que as primeiras não fossem bonitas, mas estas chamam muito mais atenção.
Resenhas Dragões de Éter

Caçadores de Bruxas
Corações de Neve
Circulos de Chuva
Conheça mais sobre Dragões de Éter no site oficial: http://www.dragoesdeeter.com.br

23 comentários:

  1. Aii, amo listas. Devo dizer que estou convencida. Acaba de entrar na lista.

    Amei o blog, beijo!

    Leituras & Fofuras

    ResponderExcluir
  2. Oee,
    Eu to doido pra ler esses livros, além de gostar da historia acho as capas lindas!

    Adorei o blog!

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, adorei seus comentários sobre a trilogia, li o primeiro e já adquiri os 3 volumes. Sucesso para VC sempre

    ResponderExcluir
  4. Oiii,
    Olha apesar de vc ter dado todos os motivos o Livro não me ganha, infelizmente não me vejo lendo ele. Mas que ótimo que gosta.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adoro Dragões de Eter, uma das minhas sagas favoritas no cenário brazuca. É muito legal como o autor puxa as referências né? Parece qe você já começa conhecendo o universo criado.

    Beijos.

    Kamylla Prado.
    Vidaemsérie.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. Acho que para quem aprecia muito o estilo os cinco motivos são bem justificáveis,postagem criativa.

    ResponderExcluir
  7. Ju, realmente são bons motivos para ler a série.
    Sempre tive vontade de ler, mas agora você falando da ambientação a vontade cresceu um pouquinho mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu tenho a primeira edição dessa trilogia, e gosto muito das primeiras capas. Quanto a história, ainda não li a trilogia :( mas após esses motivos, vou acrescentar os três livros na minha pilha. Um ótimo texto, que me deixou bastante curiosa.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Bom eu comecei a ler o casal pela carolina munhoz as vezes me arrependo as vezes não. Mas é a vida. Hahaha. Eu tenho amiga fissurada que tbm quer que eu leia a qq custo. Quem sabe não leio. AMEI SEU POST
    💜

    ResponderExcluir
  10. Ola Ju as capas e o fato de ter personagens bem desenvolvidos nesses cenário bem trabalhado já me conquistou, adorei a postagem, e sendo um autor nacional devemos valorizar e muito. Irei ler com certeza. beijos


    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Gostei de saber que o Raphael é conhecido (e reconhecido) fora do Brasil! Isso é tão raro de acontecer que, cada vez que vejo um autor além de nossas terras fazendo sucesso, eu o aplaudo! Fantasia não faz meu gênero favorito, mas as capas estão de babar mesmo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    Ótimos motivos! HAHAA Infelizmente o gênero que Raphael escreve não é o meu favorito atualmente. Talvez se eu tivesse lido quando mais nova, tivesse me interessado mais. De qualquer forma, é incrível ver um autor brasileiro com todo esse prestígio e alcançando tudo que o Draccon tem alcançado lá fora. Concordo contigo que as capas são lindas de morrer!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou doido para ler esses Livros Leya, eles lançam cada livro bom.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Ju adorei essa coluna, você me autoriza fazer no EC&M? (Nem preciso mencionar que daria os devidos créditos)

    Eu ainda não li essa obra e só vejo elogios para ela e para o autor. Depois desses motivos, obviamente que vou comprar esse ano.

    Adorei o post!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oiie
    são bons motivos e é bom saber mais sobre a série pois ainda não conhecia muito bem, vou indicar a alguns amigos que irão curti pois não bem o que gosto de ler

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Um autor tão conhecido e eu ainda não sabia nada sobre. Me senti até mal. Quero ler! Esse ano uma das minhas promessas foi me apaixonar pelo gênero fantasia

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Essa é uma série que eu quero muito ler! Principalmente depois de você ter salientado esses cinco motivos. Aliás, nunca li nada do Tolkien, então não posso comparar com algo do Draccon. Mesmo assim, adoro coisas medievais e acho que a ambientação deve ser 10/10.
    Que bom que o autor soube usar bem das referencias e metáforas que fez. Aliás, seguido compro livros pela capa (mas nem sempre acerto :(( ) e super te entendo, porque essas são mesmo lindas.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!
    Meu noivo tem o box com essa trilogia aqui na nossa estante, mas eu ainda não li. Ele leu e gostou com algumas ressalvas. Ele gostou da trama, achou a escrita do Raphael muito boa, mas ele não gostou muito dos personagens e suas formas de agir.
    Eu pretendo ler algum dia,mas nada que que seja por agora. :)
    Gostei bastante do post, dá uma injeção de ânimo a quem quer conhecer os livros.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu tenho o box com os livros mas tinha desanimado quando vi comentários negativos, mas agora até que acho que darei uma chance em breve! Não sabia que tinha Chapeuzinho Vermelho e tudo mais.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Essa série é bem famosa, mas não faz meu estilo de leitura. Acho as capas lindas, mas não é o tipo de narrativa que eu curto.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ei, tudo bem?
    Estou procrastinando a um tempão para ler essa trilogia, mas mês que vem vou começar a lê-la com certeza. É bem o meu estilo de livro e espero curtir bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Já estava de olho nestas belezinhas a algum tempo, e agora depois de saber que mistura personagens por nós ja conhecidos, aguça ainda mais minha curiosidade.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)