sexta-feira, novembro 06, 2015

[Resenha] Perdido em Marte - Andy Weir

Resolvi ler Perdido em Marte devido a forte campanha que a Editora fez em cima do livro. Contudo, por não ser fã de ficção científica eu demorei a solicitar e mesmo assim com certo receio. Quando ele chegou eu estava em busca de algo diferente, tsabe quando queremos dar aquela quebra e ler algo que não estamos acostumados? Foi bem isso, além de uma agradável surpresa.

Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon



Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.
Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.
Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.
Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.
Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Se não me engano conheci Perdido em Marte em um evento da Editora Arqueiro na Bienal de São Paulo em 2014, quando eles anunciaram que iram lançar o livro. De cara não me interessei, primeiro porque, como já disse a vocês, ficção científica é totalmente fora de minha zona de conforto e depois porque o livro não me chamou atenção em um primeiro momento. Mas aí vieram as resenhas, as campanhas de divulgação, o filme e toda a empolgação dos leitores em cima da obra, até mesmo a crítica especializada tinha caído de amores, então eu decidi que era hora de dar uma chance. Ainda assim, solicitei o livro com um pé atras, afinal de contas, sendo um gênero que não estou acostumada eu poderia me embananar. Bom, isso aconteceu, mas acima de tudo tenho a dizer que Perdido em Marte é brilhante e vou lhes explicar por quê.

A maioria dos leitores já devem saber basicamente sobre o que se trata Perdido em Marte, mas mesmo assim vamos lá! Mark Watney é a décima sétima pessoa a pisar em Marte, depois de um terrível acidente ele é dado como morto e deixado a própria sorte no Planeta Vermelho enquanto a tripulação que o acompanhava parte para a segurança do espaço. Sem muitas alternativas Mark precisa utilizar sua inteligência para sobreviver até a próxima missão tripulada ao planeta, planejada para acontecer dali há 4 anos, tempo demais, visto que as provisões que possui durariam no máximo um ano. Sendo assim é hora de colocar mãos a obra, e com uma perspicácia tremenda e um bom humor sem limites Mark vai fazer o possível para sobreviver, nem que para isso precise beber a própria urina. O que vocês não devem saber é como é fascinante acompanhar a jornada de Mark Watney.
"Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. [...]
Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. É isso mesmo, estou ferrado!"
Além de uma inteligência que ultrapassa a minha compreensão o protagonista não se deixa abalar. Mark é um personagem de ação que usa tudo o que sabe a seu favor e de forma esplêndida. Contudo, acredito que o autor deslizou ao tornar a narrativa muito técnica. Vocês se lembram que eu já disse que é exatamente isso que me incomoda em ficção científica, pois é. Perdido em Marte pode confundir bastante a cabeça de leitores quando se trata dos detalhes técnicos, mas mesmo assim eu achei bastante interessante a forma como Watney resolvia seus problemas. Apesar de ficar um pouco perdida no processo é perfeitamente possível captar o que está acontecendo. Infelizmente esses momentos acontecem durante boa parte da narrativa, e mesmo sendo "compreensível" ainda assim foi um pouco irritante não conseguir acompanhar plenamente.

Mas a narrativa não se mantém apenas em Mark, enquanto acompanhamos sua campanha para se manter vivo a Nasa está a todo vapor em busca de uma forma de trazer Mark Watney para casa. Esses eram os momentos que mais me prendiam, pois tudo parecia muito real. Senti necessidade de ligar o notebook durante a leitura e pesquisar pelas imagens e anúncios que eles divulgavam para o mundo sobre a situação de Mark. É como se tudo estivesse realmente acontecendo e eu fosse uma espectadora de toda aquela tensão. Isso tornou os personagens críveis, não só nosso querido e bem humorado Marciano, mas todos os envolvidos na narrativas são quase palpáveis de tão reais. Os processos para o lançamento das sondas que podem salvar o jovem astronauta são muito bem exemplificados, e até mesmo o governo está bem representado neste livro, a questão do poder, de como algumas pessoas acabam de mãos atadas sem a possibilidade de passar por cima de outras para resolver o problema, tudo perfeitamente plausível. Andy Weir está mais do que de parabéns por sua incrível originalidade e inteligência ao escrever essa obra.

Enfim, Perdido em Marte pode parecer um livro bastante complicado, contudo você será completamente desafortunado se não der uma chance a esse livro. De uma perspicácia e inteligência tremenda este livro é ainda por cima bem humorado, você provavelmente não vai querer parar de virar as páginas até seu derradeiro fim. E que fim!!! Eu terminei com uma louca vontade de ler muito mais, saber o depois, infelizmente isso vai ficar por conta da imaginação, ainda assim Weir, me deu um presente ao escrever esse livro. Quanto a edição ela segue o padrão da editora e não tenho do que reclamar, a capa do meu exemplar é baseada na imagem do filme, que por sinal preciso ver urgentemente. Está esperando o que para correr comprar o livro?
Melhores Quotes:

"Sou a primeira pessoa a ficar sozinha em um planeta inteiro.Tudo bem, chega de lamentações. Estou conversando com alguém: a pessoa que ler este diário. É um pouco unilateral, mas vai ter que bastar. Talvez eu morra, mas alguém vai saber o que eu tinha a dizer."

"Também tenho fita adesiva. Das comuns, igual à que você compra em uma loja de ferragens. Nem mesmo a Nasa consegue aprimorar as fitas adesivas...Sim, é claro que fita adesiva funciona em um ambiente de quase vácuo. Funciona em qualquer lugar. Fita adesiva é algo mágico e deve ser reverenciada."

"- Não posso prometer que teremos êxito em resgatá-lo, mas posso prometer o seguinte: a Nasa estará totalmente concentrada em trazer Mark Watney para casa. Essa será nossa obsessão primordial e exclusiva até que ele esteja de volta à Terra ou até que sua morte em Marte seja confirmada."

"Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção."

9 comentários:

  1. Acho que o que atrapalha na ficção científica é muitos se inspirarem no Douglas Adams, o mestre das 'loucuragem' daí cada um inventa a sua e todos ficam perdidos, e para mim se o livro que é ficção científica não tem ao menos um glossário no fim acaba sendo uma furada (pois uma hora ou outra você não vai entender nada).
    Não li Perdido em Marte pois logo no lançamento da antiga capa não vi resenhas para ter um ponto de vista de como seria abordada a obra e agora com certeza tenho vontade de ler.

    Giovana - deiumjeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Desde que o livro foi anunciado eu tinha vontade de ler ele. Na verdade, me apaixonei pela capa original. Essa do filme é muito sem graça, em comparação! Aquela laranja, com o astronauta saindo da nuvem de poeira, é sensacional. Fico triste de terem mudado (do mesmo jeito que fico triste em não encontrar mais a capa original do "Garota Exemplar"). Mesmo parecendo bobagem, eu perco a vontade de comprar o livro AEHUIEAHUIAEHUAEIAE
    Ainda assim, eu assisti o filme e achei muito bom. A história é ótima, mas o que me ganhou mesmo foi o humor. É bom acompanhar histórias que não são pessimistas, às vezes... ainda que eu adore histórias pessimistas :P
    Se quiser conhecer o blog que mantenho com a minha namorada, aqui vai o link!: http://juntandoasestantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa sinceramente sua resenha fez por mim o que nenhuma propaganda desse livro tinha feito, me deixou curiosa, eu geralmente não leio muitos livros ficção cientifica, então raramente paro até para prestar atenção nas sinopses, mas sua resenha estava na medida para causar curiosidade sem nos dar spoillers desnecessários, vou procurar saber mais e colocar na meta ele pro ano que vem. beijos!

    http://clubedolivro15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amo ficção científica e desde que a Arqueiro anunciou este livro, fiquei louca por ele e estou louca pelo filme também. Prefiro a capa original do que a do cartaz do filme, na verdade, sempre prefiro as capas originais. Não tenho problemas com a linguagem usada em livro FC, até gosto, dá a diferenciada...Parabéns pela resenha, está ótima! beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ver esse filme, mas quero ler antes. Vivo esse dilema sempre hahahahah
    Amei sua resenha,

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju, depois que lançou o filme, que ainda não assisti, vi varias resenhas super positivas do livro e como gosto de ler de vez em quando uma boa ficção científica estou querendo lê-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Ola Ju mesmo com sua ótima resenha o tema não me atraiu, não sou fã de livros nesse cenário, já tentei ler mas não fluiu. Então dessa vez vou deixar passar a dica. Fico feliz que gostou da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Ju, eu não gosto desse estilo literário e já até comentei por aqui. Mas esse livro só está recebendo elogios gente! E eu tô ficando encantada com isso adorei saber que mais uma vez vc saiu da sua zona de conforto e adorou a obra. Espero que o filme - que eu ouvi diversos elogios - te agrade também!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju,

    Não é muito a minha praia esse tipo de leitura, mas concerteza vou indicar sua resenha para meus amigos que são apaixonados por ficcção científica.

    Abraço,
    Dani,

    Para ser franca, eu até vi o filme, mas a história (apesar de bonita e com profundidade) não me manteve interessada. Entretanto, meu noivo amou e concerteza, lhe darei o livro de presente para que ele possa curtir a leitura tanto quanto curtiu o filme.

    Abraço,

    Ninah Leal - Minhas Escrituras Dih
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)