segunda-feira, outubro 19, 2015

[Resenha] Zoo - James Patterson e Michael Ledwidge

Oi Oi!!!

Faz um tempo que não apreço por aqui, e tenho certeza que as pessoas que acompanham o blog sabem que as coisas não andam muito animadas para mim. Porém, em momento algum pensei em abandonar de vez o blog, e é por isso que hoje dou as caras aqui para falar de um livro que me surpreendeu agradavelmente, de um dos autores que eu tinha plena certeza que nunca iria gostar, estou falando de Zoo, de James Patterson, prontos?
Zoo
Autores: James Patterson e Michael Ledwidge
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Algo está acontecendo na natureza
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...
Quando a editora Arqueiro anunciou a publicação de Zoo eu torci o nariz. Não tinha tido até aquele momento uma boa experiência com os livros do autor, em partes meu problema com Patterson se deve ao fato dele usar um co-autor para escrever suas obras. Com "Zoo" não é diferente, a obra foi escrita por James Patterson e Michael Ledwidge, então é de se esperar que eu não pretendia ler de forma alguma. Porém, alguns dias depois do lançamento li uma resenha do livro no blog S2Ler e a Mari falou tão bem do livro que minha curiosidade foi despertada. Além disso, pouco tempo depois ela insistiu no twitter para que eu lesse, foi nesse momento que resolvi arriscar, então fiz a solicitação para a editora e rezei para todos os santos que eu não terminasse a leitura querendo socar o autor.

Outra coisa que vocês precisam ter em mente é que a premissa de "Zoo" apresenta uma história totalmente fora da minha zona de conforto. É muito raro eu ler ficção científica, principalmente por causa da abordagem técnica que muitos livros do gênero trazem em seu desenvolvimento, não gosto de ficar perdida em explicações, então esse era outro problema a enfrentar enquanto estivesse lendo a obra. Contudo, eu fui agradavelmente surpreendida pelos autores ao me deparar com uma narrativa descomplicada e uma história de tirar o fôlego. É importante dizer que Patterson conseguiu me surpreender muito.
"Às vezes a vida é assim. Ela vai fluindo como um conto de fadas, aí a gente vê uma coisa que não consegue classificar, que começa a permear todos os seus pensamentos, todos os seus sonhos, todos os momentos de vigília."
Mas deixando de lado minha relação de amor e ódio com James Patterson, preciso dizer que o começo da narrativa foi meio confuso. Me senti meio perdida na história do protagonista. Porém, depois desses breves momentos de confusão a narrativa entra em um ritmo alucinante e é impossível parar de virar as páginas. A ânsia de descobrir mais e mais sobre o "porque?" e o "como?" tudo tudo está acontecendo nos deixa ávidos por terminar a leitura. Outra coisa que me impressionou na narrativa desse livro é que ao contrário de outras obras do autor em "Zoo" tudo acontece no tempo certo, ele não acelera e nem atrasa o desenvolvimento o que colabora bastante no desenrolar da narrativa.

Mas acima de tudo, o que mais chama atenção neste livro é a agressividade dele, não em um sentido negativo. A narrativa crua é crível e demonstra tão bem o comportamento humano que eu me vi diversas vezes achando tudo muito real, sabe aquela vontade de pesquisar os acontecimentos no Google como se eles tivessem realmente acontecido? Esse livro foi um dos poucos que me provocou essa vontade. Em determinados momentos é possível sentir uma angústia e impotência diante das atitudes da sociedade para com o problema, o ser humano é tão cruelmente egoísta que eu senti nojo ao ler como eles não conseguiam enxergar que a culpa era totalmente deles próprios. Patterson e Michael Ledwidge não pouparam nossos sentimentos e nem dosaram as consequências nessa história e isso é o que torna essa narrativa absurdamente brilhante.

Acredito que não preciso dizer muito mais para convencê-los a ler esta obra. Zoo é uma história brilhante sobre a falta de limites do ser humano e as consequências as quais estamos nos arrastando como se fossemos deuses e imunes a essa falta de limites. Esta narrativa me fez pensar por dias e ainda assim me sinto parte dessa parcela da população que não se toca dos problemas aos quais estamos nos jogando, simplesmente por estar vivendo a contemporaneidade, assumo minhas atitudes como algo corriqueiro sem pensar nos malefícios que posso estar trazendo em um futuro não muito distante. Seria tão bom se pudêssemos nos livrar desse egoísmo, mas talvez já seja tarde demais. Enfim, leia Zoo quem sabe você também não ficará mais consciente de todos os danos que causa ao seu redor.
Melhores Quotes:

"O mundo estava se tornando um zoológico, mas sem jaulas."

"No mundo inteiro, os animais de repente estão atacando os humanos sem nenhuma razão? Mas não atacam os outros animais? Quer dizer... como é possível? Por quê? Por que agora? Parece uma maluquice completa."

"Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estivesse certo – e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado – , estaria ocorrendo uma alteração no paradigma planetário que ia fazer o aquecimento global parecer um passeio de domingo num jardim orgânico comunitário."

"Acabou que o apocalipse ia chegando bem devagar. Sem incêndios e enxofre, mas com ferrugem e dentes-de-leão. Não numa explosão, mas num suspiro."

12 comentários:

  1. O gênero de Zoo também não é exatamente minha zona de conforto, mas achei a premissa bem interessante e como quero me aventurar mais em outros gêneros, tenho bastante curiosidade com esse livro.
    O principal ponto que chama a minha atenção e provavelmente, onde a obra gira em torno, é a reflexão que traz sobre o ser humano e seu egoísmo, característica que querendo ou não, se mostra cada vez mais evidente em nossa espécie. Livros com essa abordagem chocam por soarem tão reais e talvez, por de fato serem em sua essência.
    Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler a obra e ver que os autores te surpreenderam positivamente diz que o livro tem mesmo potencial, pois sua relação com James Patterson não é de longe a melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Apesar da sua indicação e da resenha bastante positiva, não é um livro que eu tenha a intenção de ler. O gênero não me agrada, o autor menos ainda, e o próprio título me afasta um pouco da obra. Só vim ler a sua resenha por causa da sua empolgação com o livro no Twitter, e comprovei aqui que ele te conquistou mesmo. Enfim, fico feliz com a satisfação e a surpresa que a leitura te proporcionou, mas não pretendo ler esse livro tão cedo.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Gosto muito de ficção e do autor e achei a premissa desse livro simplesmente maravilhosa!
    Já imaginou uma revolução dos bichos?
    Devemos repensar nossas atitudes em relação a eles, quem sabe um dia a ficção sai do livro e vem mesmo para vida real?
    Gostaria de ler.

    “Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais. Morrer de amor é viver dele.”(Victor Hugo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?
    Comigo foi diferente, assim que vi Zoo fiquei super animada em ler, mas ainda tenho que solicitar. A história me chama a atenção demais.
    Eu te entendo com essa relação de amor e ódio com Patterson, tem livros dele que eu amo mas tem outro que tenho vontade de jogar na parede.
    Eu comecei a assistir a série de TV e estou gostando muito, mas não posso dizer se está seguindo o livro. Mas quero ler o livro sim.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Oiee!!
    Confesso a você que minhas experiencias com James também não foram muito felizes exatamente pelo mesmo motivo!!
    Acho a capa desse livro linda e também não curto muito ficção cientifica, mas devido a varias resenhas positivas que tenho visto por ai estou quase dando uma segunda chance para o autor!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem, Ju..
    Não me lembro de ter lido nada do James, eu não curti a capa, mas adoro ficção científica... adoro as coisas complicada, mas sinceramente, não consegui encontrar a essência do livro para ver se eu iria curtir a leitura... a sinopse não me ajudou muito... percebi a sua empolgação e a surpresa de ter gostado da leitura. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    JU QUE RESENHA É ESSA????
    Assim como você, eu não sou fã de ficção científica por causa dos detalhes fora do meu conforto, maaaas não tem como não desejar com essa resenha tão encantadora e bem feita.
    Acho que é uma maravilha quando conseguimos nos surpreender muito com uma obra e principalmente quando o autor já tinha nos decepcionado uma vez.
    AMEI a resenha e agora eu quero!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju eu não sou fã de ficção também, mas algo nesse livro me convida a leitura, ainda mais após sua resenha ótima. Saber que p livro é intenso e que reflete as consequências de nossos atos. Gostei da capa acredito ser bem coerente com o título. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem? Eu também não sou exatamente fã de ficção, mas de vez em quando eu dou uma chance e por enquanto, tenho me surpreendido positivamente. Nunca li nada do autor, e também me incomoda essas escritas em coautoria, porque é muito fácil não dar certo. Mas que bom que mesmo com os dois pés atrás, você se arriscou nessa leitura e se surpreendeu.

    A premissa é super interessante e dá para imaginar que uma coisa assim não seria totalmente impossível de alguma forma, o universo devolvendo tudo o que fizemos contra ele. E é ótimo quando ficamos inserido na história, a ponto de acreditar que aquilo realmente aconteceu. Também parece ser um ótimo livro para refletir nossas ações, nossas atitudes egoístas e que muitas vezes não nos damos contas. Com certeza é um livro que quero conferir, principalmente depois dessa sua resenha.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Eu até gosto de ficção cientifica, mas desde que seja algo mais simples. Aquele lenga lenga cheio de explicações me da raiva. Tô vendo algumas pessoas elogiando Zoo mas ainda não ~comprei a história. Até gosto do Patterson, ainda não li muitos livros dele e talvez por isso não tenho raiva kkk de qualquer maneira, vou tentar assistir a série antes de ler o livro. Acho mais fácil.


    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, ainda não li nada do autor e assim como você torço o nariz para esse livro pois foge totalmente da minha zona de conforto. Que bom que dessa vez o autor conseguiu de surpreender. Mesmo com todos os elogios em sua resenha, continuo passando essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú

    Ah! Estes autores que às vezes nos afastam e às vezes nos faz querer mata-los. Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Nicholas Sparks, ok... é mais amor, mas às vezes quero mata-lo como você com o James... e Ah! Nós Leitores que sempre damos uma segunda chance e quando o livro nos surpreende como aconteceu com você e Zoo, é fantástico, não é mesmo?
    Acredita que nunca li nada do autor, não me julgue (risos). A premissa do livro me interessou muito. Quero conhecer um pouco mais dos humanos criado no mundo do James em Zoo e como gosto de livros que deixam lições e me faz pensar... Já está na lista de desejos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)