terça-feira, setembro 01, 2015

[Resenha] Uma Curva no Tempo - Dani Atkins

Oi oi!
Dando continuidade a nossa Semana Especial Editora Arqueiro hoje vou falar de um livro pelo qual não tinha grandes expectativas, ou que as expectativas baixaram consideravelmente depois de ler algumas opiniões no twitter, o que foi a melhor coisa que podia ter me acontecido. Uma curva no Tempo é um história emocionante, com alguns deslizes, mas que não deixa de ser encantadora.
Uma Curva no Tempo
Autora: Dani Atkins
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
Quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de Uma Curva no Tempo eu confesso que minhas expectativas estavam bem altas, então solicitei o livro sem nem pestanejar. Porém, o livro demorou um pouco para chegar aqui e nesse meio tempo foram surgindo as opiniões de outros blogueiros na internet, que já tinham lido, e ou amado ou odiado o livro. Isso me fez não ir com tanta sede ao pote, e depois que o livro chegou acabou ficando um tempo de lado. Durante esse período eu evitei ler resenhas sobre o livro, lia male má a opinião do blogueiro fazendo o possível para evitar spoiler ou qualquer outra informação relevante sobre o livro. Eu queria tirar minhas próprias conclusões. E foi a melhor coisa que fiz, não que eu tenha chegado a favoritar o livro, mas de certa forma minha leitura foi mais livre de pré julgamentos do que se eu tivesse adquirido muita informação. 

Uma Curva no Tempo não é um livro muito feliz, na verdade o drama da história suplanta toda forma de felicidade. Eu tive meu coração destroçado logo nas primeiras páginas, estava implorando para que não acontecesse o que eu achava que ia acontecer, essa ansiedade poderia ser evitada se eu lesse a sinopse, mas vocês lembram que eu não li né? Logo, queria jogar o livro longe, não achei justo, e sim, eu não me privei de colocar a culpa em Rachel, quer dizer "Porr...a! Ela podia ter pulado aquela bosta de mesa e não colocado a vida de mais ninguém em risco, mas não ela ficou lá dando uma de mocinha impotente!!". Já deu para perceber que eu a odiei no começo do livro né. Toda aquela situação a qual ela estava vivendo era pouco a meu ver. Mas vamos amenizar as coisas e dizer que eu sofri um pouco por ela também. Porém, a sensação de culpa da protagonista fez com que ela parecesse a "coitadinha", ou seja, o tipo mais odiado de personagem, então não dá para absolvê-la totalmente. Talvez eu pudesse fazer isso quando as coisas mudaram, mas nesse momento a fixação dela muda de culpa para TOTALMENTE SEM NOÇÃO! 

Confesso que não me aguentei e fui ler o último parágrafo do livro, então eu já tinha todo o spoiler que poderia ter, mas isso não quer dizer que as atitudes da personagem no decorrer da história não tenham me irritado. Eu ainda tinha grandes esperanças que as coisas não iam terminar quebrando meu coração, sabe quando torcemos ferozmente para tudo dar certo no fim? Senti-me assim durante toda a leitura e por mais emocionante que tenha sido o fim não cheguei a chorar, acho que justamente por Rachel ter me feito arrancar os cabelos durante a leitura. Os personagens secundários foram bens construídos e eu dei várias gargalhadas com algumas situações, mas infelizmente alguns acabaram ficando pelo caminho e achei desnecessário a autora unir uma turma tão grande de amigos para utilizar menos da metade deles em sua história. Porém, aqueles que ela resolve dar destaque, ou ao menos um deles (Jimmy) conquistaram meu coração completamente! 

Não dá para falar muito da narrativa sem dar spoiler, então estou aqui tentando dosar minha empolgação. No mais, o que vocês precisam saber é que apesar de Uma Curva no Tempo não ter me feito chorar me emocionou demais, é um livro que não fala só de amor, mas de amizade em primeiro lugar e acima de tudo sobre os desejos do nosso coração. O final é destruidor, mas eu já estava meio que preparada para ele, então não cheguei a ficar sem chão. Acho que meu problema com o livro fica por conta da intensidade, devido a história que o livro estava contando eu esperava muito mais sentimento, muito mais drama, eu queria sentir e não senti. Apenas aceitei. 

Enfim, uma resenha bem contraditória né? Em resumo eu gostei muito de Uma Curva no Tempo, mas esperava por mais sentimentos, mais intensidade em detrimento do drama desnecessário. Quanto a capa e diagramação estão perfeitas, a Editora Arqueiro fez um trabalho simples e maravilhoso e merece reconhecimento por isso. No mais, se você gosta de histórias emocionantes e bastante dramáticas não deve deixar de dar uma chance a esse livro.
Melhores Quotes:

"Quando é que um sonho se torna pesadelo? Sempre achei que fosse no momento em que o que é familiar de súbito se torna estranho e ameaçador; ou quando você se perde em algum lugar que pensou conhecer bem; ou ao se sentir invadido por um sentimento de impotência - quando save que está falando com clareza, mas ninguém parece ouvir. E é verdade, um pesadelo é tudo isso junto."

"Ninguém nunca lhe disse que, quando se cria um mundo de fantasia, ele deve ser melhor que o mundo real... e não mil vezes pior?"

"Pela primeira vez questionei por que estava tão motivada a demolir um mundo que podia ser muito melhor do que aquele no qual eu vivia."

29 comentários:

  1. Oi Ju!

    É quase certo que vou chorar quando ler esse livro. Por mais que você não tenha chorado e tal, sou muito sensível e qualquer coisinha mexe comigo. Vou tentar não ir com muita sede ao pote, porque tô com muita vontade de ler essa história e não quero me decepcionar. E sem or, espero que eu não ache a Rachel antipática logo assim de cara.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. oi flor,
    esse foi um livro que não sai da minha cabeça! que por mais que eu leia outros sempre me volto nele por algum motivo, a história é muuuuuuuuuuuuuito intensa!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    To louca para ler esse livro. Adoro livros que me fazem chorar. E a tua resenha me deixou na vontade, o pior que não tenho ele. Vou ter que providenciar pra ontem.

    http://www.lelendolido.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ju lindona ainda não li o livro, mas pelo visto são muitas emoções a ponto de irritar o leitor devido a certas atitudes da protagonista, engraçado como o livro as vezes nos afeta. Eu confesso que na na maioria das vezes espio o final do livro não resisto kkkkkk. Vou ler o livro para sentir toda essa maratona de emoções . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona, eu tava muito afim de ler esse livro. Assim como você, eu também evito ler resenhas antes de ler o livro pra tentar ser o mais imparcial possível. Mas nesse caso, lendo a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa! Quem sabe a gente não passa a odiar a Rachel juntas? kkkk


    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Queria lhe parabenizar pelo trabalho, e um livro que estava como você, cheia de expectativas, e ai começou a sair resenhas não tão positivas sobre ele, porem ainda e um livro que vou ler, só não sei quando mais irei, otima resenha sua, parabéns pelo trabalho.

    Beijos
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ju! Como vai?
    Meu Deus! Você parece está confusa. rs Eu achei interessante os pontos que você destacou do livro, mas sinceramente os pontos negativos se sobressairão mais do que os pontos positivos, logo não tive muita vontade de começar essa leitura. Não parece ser um livro que me agradaria muito ler no momento.

    Luz e literatura
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Muito legal ler sua resenha porque estava com muitassss expectativas para ler esse livro, onde agora não vou com tamanha sede ao pote. Gosto de ler resenhas que falem dos pontos negativos, principalmente de um livro que quero super ler, porque isso acalma meu nervosismo e curiosidade quanto a obra.
    Muito bom saber que os personagens secundários foram bem construídos, isso é um ponto muito importante pra mim. Como sou uma manteiga derretida (daquelas que chora até em filme de comédia romântica) acredito que eu deva chorar, mas não vou ler esperando muitas expectativas. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Sua contradição me deixou confusa KKKKKK
    Maaaas enfim, já estava com um pé atrás com esse livro desde que a editora anunciou ele, sei lá... Algo me dizia para passar longe e é o que ando fazendo hahahaha
    Quem sabe em uma outra oportunidade eu dê uma chance a ele...

    Beijinhos :*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Esse é um livro que não é para mim. Apesar de ter achado a capa até bonita, depois de ler sua resenha e saber que a personagem poderia ter evitado algo mas ficou se fazendo de coitada e que do nada mudou o comportamento de culpa para sem noção, já desisti. Odeio personagens voláteis demais ou que não sabem se impor e tomar uma atitude quando necessário. Quem nunca leu o último parágrafo que atire a primeira pedra, faço isso com quase todos os meus livros e sempre pego um spoiler gigante, mas não consigo evitar T_T. Infelizmente vou deixar passar essa, mas gostei da sinceridade do texto.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tem livros que são difíceis mesmo de resenhar sem falar um pouquinho a mais. Tem tempo que eu tava curiosa para ler esse livro. Ainda mais porque tem uma Raquel. Quero ler o livro, mas vai ser mais para frente. E espero que quando eu ler, não me decepcione.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sério que você se deu spoiler?! rsrsrs...eu não me vejo conferindo o final de um livro, acho que isso me desanimaria.
    Essa capa foi o que me atraiu pra essa leitura, é linda e mexeu com minha imaginação
    Eu me encantei com esse enredo mesmo achando um pouco previsível. E sim aquela cena da mesa é agoniante, porque ela não pulou a mesa??....se ela pulasse a gente não teria essa história kkkkk.
    A autora conseguiu me emocionar no desfecho, amei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, o livro parece ser bem legal e tem uma boa premissa, li varias opiniões super positivas sobre ele e espero conseguir lê-lo ainda este mês *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju... já tive muita vontade de ler esse livro, mas passou rsrsrs.... a premissa é muito boa, mas ultimamente só estou querendo mesmo ler aqueles livros que despertam a minha curiosidade de cara e me contagiam com a sinopse... esse livro merece ser lido em outro momento... porque nesse estou optando em permanecer na minha zona de conforto rs... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Fiquei rindo aqui sozinha da sua briga coma protagonista, Quero saber que mistério é esse que tem no fim do livro que destruiu o coração de muita gente, e pelo visto o seu também. É um dos que estão na minha lista, quero muito ler, espero que eu consiga sentir toda a carga dramática da história, pois me conheço, já vi que vou chorar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem? Imagino que a resenha tenha sido bem difícil para você escrever, já que foram vários sentimentos contraditórios ao longo da história... mas enfim, o importante é que você gostou, mesmo não tendo sentido tudo o que esperava sentir. É ótimo quando acontece isso, quando nossas expectativas baixam e somos surpreendidos, pq é péssimo se decepcionar com um livro.

    Tenho bastante vontade de ler "Uma Curva na Estrada" e espero gostar.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi Jú,

    Assim que Uma Curva no Tempo foi lançado fiquei atraída pela capa, mas depois lendo várias resenhas fiquei com o pé atrás sobre investir ou não na leitura, isto pelo fato de eu odiar histórias que me fazem chorar, me deixam triste ou me fazem sofrer, para mim realmente não dá. Mas, vamos ver mais para frente.
    Adorei o quote: "Ninguém nunca lhe disse que, quando se cria um mundo de fantasia, ele deve ser melhor que o mundo real... e não mil vezes pior?”.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju, tudo bem?
    Eu li várias resenhas desse livro e a sua foi a primeira que não declarou amor eterno pela história hahah.
    Eu tenho esse mal hábito de ler o último parágrafo (ou página) do livro antes de terminar de ler... um dia desses ainda vou quebrar a cara e estragar a surpresa hahha.
    Ainda que algumas atitudes da protagonista tenha te irritado, sigo curiosa e doida para ler esse livro.
    Tem drama? Então tô dentro. Pode parecer masoquisto, mas adoro hstórias que despedassam meu coração.

    Parabéns pela resenha!

    beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie.
    Minha namorada é louca para comprar esse livro. Já vimos resenhas elogiando muito essa obra. Que legal que você tenha gostado bastante do livro. Mais um motivo para adquirimos. Eu não sou muito fã dessas histórias, mas vejo que parece ser uma obra bem densa e que desperta muitos sentimentos nas pessoas. Bela resenha. Parabéns.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  20. Ju, achei muito corajoso vc ler o último parágrafo do livro antes de chegar no final! Eu jamais faria isso, por mais que o livro me perturbasse, rsrs. Acho que consegui ter uma boa noção dos sentimentos contraditórios que você sentiu com a leitura, e foi o que me despertou o interesse por ele. Vou por na listinha de leituras futuras.
    Bjos!

    Coisas que eu sei que eu sei

    ResponderExcluir
  21. Bem, já aconteceu comigo também de eu acabar comprando um livro sem ler a sinopse, mais só não cometo esse erro de novo porque tamo na crise, né?! E agora tô com uma lista sem fim, que vai durar minha visa inteira. Bem. Também podia haver esse lado de que Rachel poderia ter pulado sim.

    ResponderExcluir
  22. Já li Uma Curva no Tempo e também gostei muito do livro, e sim para mim o final foi devastador, jamais tinha esperado aquele final e fiquei bem frustada e chateada, mas mesmo assim a história do livro de amor e amizade me conquistou, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ju!
    Super te entendo, até porque também li o final. Rsrsrs Concordo que foram muitos amigos pra pouco destaque e achei que a autora ficou com preguica de desenvolver o final, dando uma explicação muito WTF? pra tudo. Acho que não gostei por ter criado tanta expectativa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Assim como você minhas expectativas foram as alturas quando vi esse livro ser lançado e como você me desanimei com algumas resenhas nem tão positivas. Só espero que como você quando eu arranjar tempo para o livro, que ele me surpreenda positivamente.
    Não esperava que o livro tivesse um nível de drama que superasse qualquer felicidade que ele carregue, mas como gosto de dramas de vez em quando ele pode me agradar muito. Não sei se me fará chorar, mas talvez ele tenha os elementos certos para isso, depende de como a autora os desenvolveu.
    Uma coisa que por vezes me deixa incomodada é um elevado número de personagens que acabam por serem esquecidos ou mal desenvolvidos, não gosto quando os autores fazem isso. Façam poucos personagens, mas antes isto que criar vários que poderiam ser descartáveis.
    De toda forma, sua resenha me deixou curiosa e meio temerosa, pois a Rachel lhe irritou tanto assim? Acho que precisarei ler este livro em um dia em que eu esteja calma, pois é bem capaz que ele voe caso a personagem me irrite em um dia ruim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oie!

    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei para ler a sinopse e sequer uma resenha. Depois de ver a sua, confesso que fiquei interessado, mas para mim esta é uma história chorosa, e não tô muito a fim de ler histórias chorosas no momento </3

    Mas parabéns pela resenha!

    Abs,
    Jhon.

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Eu tenho curiosidade em ler esse livro mas acabei deixando de lado por que achei que envolvia muito drama.Pelo visto isso não vai ser um problema.e eu também não me dou bem com aquelas personagens que acabam ficando como coitadinhas e chegam a irritar.Fiquei empolgada pra saber sobre o final

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ju. Uma Curva no Tempo possui uma capa muito bem ilustrada e visualmente bela. Sua estória foi encantadora, para mim. Fiquei extremamente curioso para saber como a autora trata esse antes e depois (5 anos) da protagonista. Entrou para lista de desejados.

    ResponderExcluir
  28. Quando vi o lançamento desse livro achei a capa linda, mas só isso. Por algum motivo a história não me interessou(?)
    Depois de ler sua resenha confesso que fiquei curiosa hahahaha mas personagem chatinha não dá :/

    ResponderExcluir
  29. Também li opiniões diversas sobre este livro, mas a maioria falou bem dele e mesmo assim não consegui simpatizar muito bem com a premissa. Acho que pela sinopse ja da para ter uma leve noção da personalidade da protagonista e isso não me agradou muito e com seu comentário tive a certeza. Gostei da sua resenha justamente por ser tão contraditória. Alguns livros nos trazem esse sentimento estranho e mesmo assim nos conquistam com alguns elementos contidos nele.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)