quarta-feira, setembro 09, 2015

[Resenha] A Tentação de Lila e Ethan - Jessica Sorensen

Hoje eu vou falar de um livro que me surpreendeu em vários níveis. Sejam os personagens, as histórias conturbadas ou a carga emocional, não importa, mesmo conhecendo o estilo da autora eu não esperava que "A Tentação de Lila e Ethan" fosse ter uma carga tão pesada e tensa como teve. Foi uma surpresa, não tanto agradável porque me deixou angustiada, mas o livro é muito bom!
A Tentação de Lila e Ethan
Secret #3
Autora: Jessica Sorensen
Geração Editorial
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Skoob


Sinopse:  Na superfície, Lila Summers é impecável: boa aparência, roupa cara e um grande e belo sorriso. Mas seu passado sombrio e seus segredos ainda mais escuros estão ameaçando acabar com sua fachada perfeita. Ela vai fazer de tudo para esconder o vazio dentro de si — o que a leva em situações que sempre acabam mal. Cada vez que ela chega ao fundo existe apenas uma pessoa que sempre está lá para pegá-la: Ethan Gregory.
Ethan estabeleceu regras há um tempo: Lila e ele são amigos. Ele não é um cara de relacionamentos. Embora sua aparência de bad boy tatuado esteja bem longe da imagem de princesa de Lila, Ethan não pode negar que entre eles existe uma conexão mais profunda do que ele está acostumado. Se ele não for cuidadoso, ele corre o risco de se apaixonar — e ele aprendeu da pior forma que se apaixonar só leva a desilusão.
Quando Lila cai mais longe do que jamais caiu, Ethan continuará ajudando-a apenas como um amigo? Ou será que ele também está perto de cair... por ela?
Quando a Geração Editorial anunciou a publicação de A Tentação de Lila e Ethan eu deveria estar lá em marte curtindo Thirty Seconds to Mars, porque sinceramente, demorou quase um mês para eu me dar conta que era o terceiro livro da série Secret da Jessica Sorensen. O que por si só já é bem louco, visto que eu estava doida para conhecer a história desse outro casal. Resolvido o mal entendido eu não perdi tempo de solicitar o meu exemplar para a Editora, mas não posso dizer que tinha grandes expectativas, só esperava que os protagonistas fossem melhores do que Ella e Micha. O que eu não esperava, mesmo conhecendo o estilo da autora, era a grande carga emocional e a enorme tensão dessa história.

Antes de começar escrever a resenha dei uma busca na Internet para me lembrar um pouco do que Lila e Ethan representavam nos livros anteriores, pois já os li há tanto tempo que não me recordava muito. Eis que o que rememorei é que apesar de Lila e Ethan terem uma forte química eles nunca antes foram um casal, viviam de provocações e desenvolveram uma grande amizade, além de deixar os leitores torcendo para que as coisas mudassem, mas não foram muito aprofundados nos livros anteriores. Porém, a autora resolveu contar um pouco mais da história de ambos, logo, temos em mãos "A Tentação de Lila e Ethan" que vai focar principalmente nos dramas que esses personagens já demonstravam anteriormente mesmo que sutilmente.

O que mais me surpreendeu neste livro é o drama que ambos os personagens tiveram que enfrentar já muito jovens. Lila vem de uma família que busca a perfeição, mas que longe dos olhos não passam de hipócritas que não sabem amar ou dar carinho, vivem apenas da aparência e da situação que o dinheiro lhes concede. Já Ethan passou por uma adolescência difícil, ver a forma como os pais se comportava fez com que ele deixasse de acreditar que um relacionamento pudesse ser algo bom, por isso ele cria regras para si mesmo para evitar qualquer contato mais intimo ou sério do que uma noite descompromissada de sexo. Só a partir disso é perceptível o quanto ambas são pessoas quebradas e confusas. O que me deixou bastante intrigada é que eu nunca poderia imaginar que os problemas dos dois pudessem ser tão extensos e complexos.

Contudo, ainda assim há muito melodrama, principalmente quando se trata de Lila. Acredito que ela poderia ser por si própria uma personagem mais forte, independente do que ela passou e dos problemas que tem com a família. A carga de sofrimento da protagonista é pesada, e infelizmente ela acaba se jogando de cabeça na merda ao em vez de se livrar de tudo isso e lutar contra o que pensam ou falam dela. É apenas depois de um tempo que Ethan percebe o real problema e começa a batalhar para ajudá-la, que ela se dá conta do quão lixo é sua vida. Anteriormente ela se negava fortemente a crescer e amadurecer. É por isso que amei ainda mais Ethan nessa história, apesar de seus problemas também serem sérios eles não chegam a ser destrutivos. Ele é um espírito livre e seu único defeito é a culpa que carrega e o medo se entregar. Porém, ele não faz drama, a única coisa que faz é fugir do passado. Ele é provocador e dono de um bom-humor que pode quebrar a mais alta tensão.

No meio de tudo isso, Lila e Ethan evitam se relacionar, mas com o decorrer da história um relacionamento complicado e bizarro começa a ser desenvolvido. A tensão sexual que paira entre ambos é bastante perceptível, porém é evitada a quase todo o custo. Mas apesar disto ser algo presente o foco da história está na superação de Lila e como Ethan é importante para que ela não tenha recaídas. É simplesmente maravilhosos e brega acompanhar como o amor vai ter um papel importantíssimo na vida dos dois. O final me irritou um pouco, mas não pelo casal ou a trama que foi desenvolvida nesse livro, mas porque percebi que no próximo livro que volta o foco para Ella e Micha o drama e a personalidade falha de Ella vão voltar com tudo, mas não vou falar muito mais para não dar spoiler.

Enfim, A Tentação de Lila e Ethan é um romance New Adult cheio de drama e tensão, que segue a linha dos outros livros da autora, mas que traz uma situação muito mais desenvolvida e coerente do que os livros anteriores. Meu maior problema foi com a revisão, peguei alguns errinhos, e espero que melhorem isso em uma outra edição. No mais, achei tudo lindo, a capa é perfeita e até a diagramação foi bem feita mesmo sendo bem simples. Apesar de ser o terceiro livro da série Secret ele pode ser lido separadamente, contudo aconselho a ler os dois primeiros livros para não pegar spoiler do que já aconteceu com Ella e Micha o casal dos livros anteriores. É isso pessoal, se gosta de um bom melodrama esse livro é para você.
Melhores Quotes:

"O Problema é que ela se esqueceu de me alertar contra os caras que parecem perfeitos quando vistos de fora, os que são charmosos, aparentemente irrepreensíveis, que fazem você se sentir amada pela primeira vez. Ela se esqueceu de me falar sobre a ilusão do amor e da escuridão que vem com ela. E que, quando essa ilusão acaba, as paredes se fecham sobre você, te esmagam, e você fica se sentindo mais desamada e desprezível do que se sentia antes."

"Eu já beijei mais caras do que consigo contabilizar, mas as emoções liberadas neste beijo são novas, porque existe um sentimento real por trás."

"[...] Agora que minha cabeça finalmente está limpa, eu enxergo isso. Enxergo o que eu quero.Eu Quero uma vida própria."

"- Você já falou isso.
- Eu sei, mas achei que isso era algo que precisava ser dito duas vezes."

9 comentários:

  1. Oi, Ju! Eu sempre tive vontade de ler os livros de Ella & Micha, mas sempre fiquei com um pé atrás com ele e acabei sempre deixando de lado. Apesar de achar chato essa ideia dos autores de ficarem estendendo um ~universo~ contando história de outras casais que estavam presentes em outros livros eu também acabo gostando (nossa, quanta contradição!). Apesar do monte de drama que você citou na resenha eu até que fiquei com vontade de ler e talvez pegue esse para ler primeiro do que os outros dois (mesmo com os spoilers, as vezes eles não são tão bombasticos assim e mesmo se for da para aturar).
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa linda, amei sua resenha (principalmente a parte que você estava em Marte curtindo o 30 seconds hahahaha) mas, estou fugindo um pouco de drama nos últimos tempos
    Um dia, quem sabe
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma certa queda para o drama e gosto de ver os personagens sendo bem explorados e aprofundados nisto, mas admito que não costumo me interessar muito por New Adult. Não li os livros anteriores da série e por isso os personagens para mim são completos estranhos, mas ao que me parece, eles parecem ser interessantes ou no mínimo, as cicatrizes e problemas que carregam parecem ser.
    Não sei se darei uma chance a série, pois ando focando em outros tipos de leitura, mas pensarei a respeito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem curiosa em relação a história dessa série, como gosto de livros de romance e drama achei bem interessante o livro, sua resenha está muito boa e apesar de os livros serem new adult quem sabe eu daria uma chance para esse tipo de leitura e leria essa série.

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Gosto demais dos NA e embora não tenha lido nada da autora, saber que o livro traz dramas pessoais do passado dos protagonistas e que aos pouco vão assumindo a relação que não queriam ter, é bem interessante.
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu não gosto muito dessa série por isso não tenho muito interesse em ler a história deles,mesmo com aquela pontada de curiosidade.Eu não estou muito lembrada deles também,li os livros faz tempo.Só que o problema pra mim é que essa série se tornou um tanto chata,e nem consigo imaginar mais um livro da Ella e do Micha vindo por aí.Mas os fãs devem gostar bastante desses lançamentos.

    ResponderExcluir
  7. É estranho a pessoa só perceber que sua vida é um lixo quando te despertam do sono profundo chamado sofrimento. Bem eu conhecia os livro mais eu não me interessava muito neles, mesmo gostando muito das capas. Goste muito da historia dos dois.

    ResponderExcluir
  8. Posso parecer chata, mas simplesmente não gosto de livros NA. Todos os que tentei ler não passavam daquela fórmula que na só de ler a sinopse você já sabe o que vai acontecer.. acho que não sou o público alvo. Áliás, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Livros que causam angústia são aqueles que considero como melhores, mas com A Tentação de Lila e Ethan a reação foi diferente. Para começar, New Adult não é um gênero que eu goste muito, apesar de ter encantado-me com O Segredo de Ella e Mica, este último livro da série faltou um "grand finale" para desnortear à todos. Mas, quem sabe em uma próxima leitura da autora eu me anime.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)