sexta-feira, agosto 07, 2015

[Resenha] O Destino do Tigre - Colleen Houck

Oi pessoal!
O livro que vou resenhar hoje é de uma série que detém todo o meu amor incomensurável e ódio incontrolável. A Saga do Tigre é aquele tipo de livro que você ama muitas coisas e odeia outras tantas, principalmente a protagonista. Porém, O Destino do Tigre veio para apaziguar um pouco o lado negativo desses sentimentos. Apesar de haver diversas razões para eu ter sentimentos tão diversos com esta história este último livro veio para me esclarecer alguns pontos, me fazer compreender outros e amar ainda mais o que já amava incondicionalmente.
O Destino do Tigre
A Saga do Tigre #4
Autora: Colleen Houck
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse:  Kelsey, Ren e Kishan sobreviveram a três aventuras dramáticas e muitas provações. Mas, antes que possam partir na busca pelo último presente da deusa Durga, têm que enfrentar o feiticeiro Lokesh em seu próprio território. O vilão sequestrou Kelsey e já detém o poder de três amuletos. Ela precisa escapar de suas garras para quebrar a maldição do tigre, libertando seus amados príncipes. Esse, porém, é apenas o início da história em que escolhas difíceis e decisivas devem ser feitas por todos. O elemento principal agora é o fogo, e em meio a lava, demônios, animais fantásticos e zumbis, o trio enfrenta seu derradeiro desafio. O caminho é arriscado e cheio de reviravoltas potencialmente fatais. Só uma coisa é certa: ninguém pode fugir de seu destino. A saga dos tigres chega ao auge.
Nunca antes Kelsey, Ren e Kishan sofreram tanto, estiveram tão unidos e precisaram lutar contra inimigos com tamanho poder. Emocionante do início ao fim, O destino do tigre explica todos os mistérios que unem os personagens e promete surpreender os leitores.

Honra. Sacrifício. Amor. Poderia o fim de tudo levar a um novo começo? 


Ao terminar de ler A Viagem do Tigre eu tinha certeza que iria terminar de ler toda a série, mas para ser bem sincera não estava muito empolgada com o desenrolar da história. A protagonista já tinha me dado nos nervos, levado minha paciência ao dedo mindinho e eu não conseguia imaginar salvação para tremendo desgosto, sem contar que o triangulo amoroso estava me irritando profundamente. Se alguns elementos da história não tivessem me feito amar essa série e se esse "elemento" não fosse tão central para trama toda eu teria abandonado tudo lá no início. No fim, o que eu mais esperava que fosse me magoar foi a redenção de todos os problemas que eu havia enfrentado com a narrativa.

Primeiramente devo dizer que Kelsey (ou rabanete para os íntimos) melhora consideravelmente neste 4º livro, apesar de ainda sofrer com suas insegurança ela imprime um pouco de ciúmes em seus pensamentos o que deixa transparecer que ela realmente tem sangue nas veias. Apesar disso ela continua convicta em sua missão de afastar Ren e ficar eternamente com Kishan, mesmo que internamente seu desejo seja absolutamente contrário a isso. Até entendo o fato de ela amar os dois, mas suas desculpas acabam ficando cansativas, torcemos para que ela enfim tome uma decisão, mas a verdade é que o destino acaba tomando essa decisão por ela. 

Ao meu ver foi um desfecho mais do que satisfatório, mas eu me senti quebrada em vários pedaços. Ao mesmo tempo que achei de uma injustiça gritante, sabia que não havia outra escolha. O destino não deu opção para nenhum dos envolvidos. Não posso falar demais pois meu coração doente vai acabar soltando spoiler. Mas o que acho que não há problema em dizer é que eu sempre gostei mais de Kishan do que de Ren, ambos são encantadores, mas no decorrer da narrativa Kishan se mostra um personagem muito mais completo e ainda assim há espaço para seu amadurecimento. Nunca acreditei que ele deveria terminar a história com Kelsey, ela não merecia ele, alias não merecia nenhum dos dois, o que quero dizer é que torci por um final feliz para ele, por ser quem ele é e por ser a melhor parte de todo esse livro, o elemento chave. Sou tão suspeita para falar dos dois príncipes que seria muita covardia continuar por aqui, no entanto Kishan roubou meu coração e mesmo depois de tantos dias passados da leitura ele ainda não me devolveu.

Uma das partes mais interessantes da narrativa é a aventura a qual a história nos leva, ela é intrincada e se desenvolve junto com todo o resto. A ação e o romance tornam-se elementos indissociáveis neste livro. Houck foi brilhante ao conseguir nos tirar o fôlego e fazer-nos suspirar ao mesmo tempo. Agora, aqui vai algo em que devo me retratar. Durante a leitura dos outros livros eu me senti aborrecida com a inclusão de outras mitologias na história. Não mudo minha opinião de que sem maiores explicações dá a entender que a autora estava utilizando de outras fontes pois a mitologia Hindu não supriu suas necessidades. Contudo, em O Destino do Tigre é possível entender vagamente o porque de toda essa mistura, confesso que tinha pensado nisso, mas só tive certeza quando o Alisson do Re.view me chamou atenção para este fato. Então no fim todas aquelas coisas que eu achava mirabolantes fizeram perfeito sentido.

Quanto o desenvolvimento do livro em si, não há muito o que falar, Colleen mantém o ritmo, ela envolve o leitor e teve uma capacidade criativa tão interessante que não tem como não achar a mulher de certa forma genial. Continuei tendo raiva de Kelsey em determinados minutos, mas ela é apenas humana, falha e sentimental, assim como todos nós. Ainda revirei os olhos para certas situações, no entanto o amor é mesmo brega, o que é que podemos fazer? O que sei de verdade é que O Destino do Tigre veio para acabar com todas as minhas dúvidas e transformar aquela diversidade de sentimentos em puro amor e contentamento. Eu vou demorar muito para deixar que essa história se vá, e quando ela finalmente se for eu lerei linha por linha novamente. Só tenho que dizer obrigada a Editora Arqueiro por me proporcionar essa leitura, e parabenizar pelo excelente trabalho gráfico, me apaixonei tanto pelos príncipes quanto pelas capas e edição.
Melhores Quotes:
"Aprenda a amar o momento em que se encontra. Valorize suas experiências, pois momentos preciosos passam rápido demais para você e, se estiver sempre correndo em direção ao futuro ou ansiando pelo passado, irá se esquecer de desfrutar e apreciar o presente."

"[...] Uma mulher sábia me disse uma vez que eu precisava aprender a lição da flor de lótus: todas as nossas experiências humanas, as boas e as ruins, nos prendem como o lodo de um rio. Podemos estar enraizados na dor ou no sofrimento, mas nosso dever é nos elevar acima daquilo, encontrar o sol e florescer. Só então você pode iluminar o mundo para os outros."

"Seu na vida, Kishan.
Seu na morte, Dhiren."

19 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Como você, também nutri muito amor e ódio por essa série. Ódio, no caso, foi mais pela kelsey-rabanete mesmo. Fui apaixonada pelo Kishan também, apesar de jamais ter torcido por ele com ela, que merecia era terminar sozinha mesmo, rs. O Ren sempre foi aquela fofura e tal, mas Kishan... Me encantou muito mais. Não foi uma surpresa o desfecho para mim, claro que não esperava que fosse exatamente como foi, mas imaginava algo desde as primeiras visitas aos santuários de Durga. A Colleen escreve muito bem, o que ela fez com a mitologia foi incrível e eu passei a admira-la muito desde que percebi que mitologia grega e romana eram meio chatas se comparadas a tantas outras possibilidades. A saga está no meu coração e ainda sonho em ler o sonho do tigre, ou o que quer que seja o mitológico quinto livro. Agora minhas expectativas estão no despertar do príncipe, já que também adoro mitologia egípcia. No mais, não sofra tanto, Ju, a vida tem dessas coisas, livros vão, livros vêm, e tem lugar e lágrima pra todos eles :) bjao

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Juh!!!
    Que resenha magnifica!! E adoro quando sou citado em seus posts já disse né? rsrs!! Eu sempre achei o casal Ren e Kelsey mais bonito, sempre shippei eles, tinha uma birra com o Kishan, mas não pelo personagem, porque eu simplesmente o adoro e concordo com você que ele é o personagem melhor desenvolvido durante toda a série, mas assim pelo seu romance com a Kelsey que para mim nunca fez sentido e não levaria a nada '-'
    Eu gostei bastante da Kels nesse livro e adorei todas as surpresas que ficaram guardadas para essa finalização perfeita da série.
    Espero que O Sonho do Tigre realmente saia, porque li e reli e já sinto falta de mais sobre essa saga maravilhosa!!

    Xo
    Alisson
    http://re-viewx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Acho que de todos os livros da série, O Destino do Tigre foi o que eu menos gostei. Kelsey me irrita em TODOS os livros, mas ainda assim não consigo odiá-la por completo, sabe? Eu também semmmmpre preferi o Kishan ao Ren, a maioria das pessoas quase me mata por isso, mas como dizem por aí, não se pode mandar no <3. Por isso não sei bem o que sentir com o final, não sei se fico triste ou feliz por ele. KKKKKKKKKKKKKKKK

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju!

    Eu não li esse livro e nenhum outro da série, lembro que não sabia ao certo do que se tratava mas ao ler algumas resenhas eu consegui me localizar. Ainda não tenho vontade de ler a série mas fico feliz que o desfecho tenha sido satisfatório para você!
    Gostei feliz que a autora tenha estudado diferentes mitologias para inserir no enredo.
    Sobre o trabalho grafico a capa já é maravilhosa e a arqueiro sempre arrasa :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Tem muitos momentos em que Kelsey é um porre, tem que ter paciência com ela.. A questão do triângulo também foi um pouco chato, mas eu amo essa saga. A parte da cultura, do mundo criado pela autora é tão maravilhoso que acaba sobrepondo essas questões chatas.
    Esse final foi de quebrar o coração mesmo. Eu também entendi o motivo daquilo, mas doeu. Muito. Eu amo Kishan e Ren, os dois são maravilhosos, mas tem uma paixão mais por Ren. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaja do meu coração s2s2s2
    Eu já tive vontade vááárias vezes de ler essa série, mas acabei desistindo toda vez que pensava em adquirir o primeiro livro. O pouco do que sei sobre a história foi o que eu li nas resenhas, sinopses e nos seus comentários do twitter, hehe! É bem frustrante e satisfatório quando criamos essa relação de amor e ódio com os livros (bom, pelo menos é o que eu sinto xD). Eu não sei ao certo quais foram as reviravoltas do primeiro livro até esse, mas você conseguiu retratar super bem a montanha russa de emoções que esse volume te proporcionou. Esse negócio de várias culturas é um ponto que me interessou, mas não sei se entendi certo xD Enfim, fico feliz em saber que foi uma leitura bastante prazerosa!


    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Essa série <3. Queria apagar minha memoria só para ter o prazer de ler cada livro pela primeira vez. Adorei o desfecho da obra e a jogada da autora com o pergaminho que foi apresentado no livro anterior ser a carta de você sabe quem. Concordo que a dona rabanete melhorou muito nesse livro, finalmente ela tomou controle da situação. As edições americanas desse livro são de dar água na boca, um dia eu ainda vou comprar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Eu tenho tantos livros para ler em minha lista de leituras que tenho até medo de começar uma série nova! hahaha
    Mas essa saga já está há tempo na minha mira. As capas sempre me atraíram muito a atenção, mas o enredo nem tanto... É mistura de amor e ódio como você disse! =P

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju... tudo bem??
    Bom eu acho que a Kelsey era chatinha em alguns momentos, mas sinceramente não me irritei com ela. Eu sei como ela se sente, porque também sou muito insegura, mas quando tomo uma decisão vou até o fim, a não ser que o destino por si só resolva tomar conta da situação, ai não tem jeito é encarar e seguir... eu amei essa série ela é uma de minhas preferidas e todas as vezes que leio as resenhas de alguns dos livros fico bem tentada em fazer a releitura deles... porque é muito amor... eu gosto muito de Kishan... ele foi essencial em toda a trama, ele cresceu muito e demonstrou um ótimo amadurecimento em vários momentos no decorrer de toda a história - de todos os livros - mas o meu coração pertence a Ren. Ele me fisgou desde o primeiro momento em que eu o conheci... e mesmo com algumas situações que eu desaprovei completamente o meu amor por ele permaneceu... ele sempre foi a minha escolha e não vejo a hora de sair o filme, para que eu possa ter mais um pedacinho deles... eu sinto saudades do senhor Kadan... não lembro se o nome dele se escreve assim, mas ele é um pai que eu considerei durante toda a leitura da série... de qualquer forma fico feliz por ter gostado... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Ju!
    A série é uma das mais desejadas por mim e até tenho o primeiro exemplar, porém quero estar com todos em mãos para começar a leitura.
    Não entendo essa indecisão eterna da protagonista, sem saber com quem ela quer ficar Uma semaninha mais que abençoada!
    “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”
    (Lilian Tonet)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!
    realmente, mas espero desvendar tudo ao ler os livros.

    ResponderExcluir
  11. oi ^^ cara todo mundo fala da personagem principal de tal forma que me dá até um nervoso de acompanhar a saga, pq olha sou dessas que me irrito logo com o personagem e já basta da zoey do HON pra suportar xp
    mas pretendo dar uma lida na saga pra tirar minhas próprias conclusões.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Primeiro queria ressaltar que eu tô chocada com o Matheus elogiando romance. Nunca imaginei.
    Bem, passado o susto, essa série eu já quis ler, mas depois fiquei confusa só com as capas: tigre, muda de cor, dragão, pássaro... confusão mental! Depois parei pra prestar atenção às sinopses e desisti por causa do triângulo, não tô podendo com isso. E agora sabendo que causa uma relação de amor e ódio, mesmo que termine bem, aí que não quero ler mesmo. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Ju lindona eu sou do time daquelas que não gostam dessa série, não adianta já tentei ler, e ainda mais sabendo que a protagonista vai me irritar. Já comecei a ler umas duas vezes mas não fluiu. Fico feliz em saber que a leitura te agradou. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. hahaha... adorei você dizendo que revirou os olhos para algumas situações, mas que o amor é mesmo brega... rs... Que bom que acabou ficando esse sentimento de puro amor e contentamento pela série, e que você pretende até reler um dia. Ainda não li nem o primeiro livro, mas é uma série que tenho vontade de conhecer.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, eu abandonei o primeiro livro na metade justamente por causa da Kelsey, achei ela infantil demais. Mas agora que li um pouco mais sobre a história na sua resenha, fiquei tentada a retomar a leitura. Quero sentir tudo isso que você sentiu com a série. Adorei a resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    O que mais gostei em sua resenha foi esse embate com as escolhas e personalidades dos personagens. E quando você disse que torceu pela felicidade dele, independentemente dela, eu fiquei imaginando como ele deve ser uma pessoa maravilhosa e até admirável. Eu não vejo a hora de conhecer essa série, tenho certeza de que irei adorar. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jú!

    Eu ganhei o primeiro livro e não me senti atraída por ele, razão pela qual acabei dando de presente. Eu gosto de mitologia e valorizo autores que fazem pesquisa de qualidade para suas obras e pelo que você colocou foi o caso da autora da série.
    Às vezes desenvolvemos um sentimento de amor e ódio por um determinado autor porque não nos atende em tudo (é o meu caso com o Nicholas Sparks), mas outras vezes é com um livro ou uma série e é o que aconteceu aqui com você, mas no final ficou a sensação agradável e o desejo de reler tudo, isso é muito bacana e quando você reler certamente terá outros aprendizados, esta é uma das grandes riquezas das releituras, amoooo!!

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!
    Um dos meus resenhistas falou sobre o primeiro livro há algum tempo. Ele fez uma resenha falando bem da obra e eu quase li, até que vi muita gente dizendo que eu talvez não gostasse porque foca muito no triângulo amoroso. Fiquei meio hesitante... Mas depois de ver sua resenha sobre O Destino, talvez eu de uma chance. Como você, posso acabar amando no final das contas.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando — Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho e adoro esta saga... a Kelsey me irritou em vários momentos, já para os irmãos só suspiros. Este foi o livro que menos gostei, apesar de ter chorado lá pro final...
    Eu odeio triângulo amoroso e isso me irritou muito sabe?
    No final eu amei tb!
    Capas (assim como os manos) lindas *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)