terça-feira, agosto 11, 2015

[Resenha] A Herdeira - Kiera Cass

Oi oi!!!
Como alguns de vocês puderam ver, ontem foi dia de vídeo sobre os três primeiros livros da série A Seleção (click aqui) e como prometido no canal hoje é dia de resenha de A Herdeira aqui no blog, um livro que não chegou a ser surpreendente mas que nem por isso chega a ser ruim.
A Herdeira
A Seleção #4
Autora: Kiera Cass
Editora Seguinte
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.
Quando recebi a proposta da Companhia das Letras para resenhar A Herdeira, publicado pela Editora Seguinte, eu não hesitei nem por um segundo, o único problema é que ainda não tinha lido os livros anteriores e queria fazer isso antes de me aventurar nessa sequência. Remediada essa situação eu já não esperava demais de A Herdeira, pelo que conheci da escrita da autora eu tinha certeza que o livro seria viciante, mas a protagonista dos três primeiros livros mostrou-se tão insegura e inconstante que eu tinha certeza que Eadlyn, a filha de America, teria muito da mãe, o que poderia não ser bom para minha leitura. Com isso em mente minhas expectativas baixaram e eu pude ler o livro com mais calma, e acho que isso me ajudou a absorvê-lo melhor.

Não posso dizer que fiquei encantada com a história, ao meu ver A Herdeira foi escrito como forma de nos apresentar Eadlyn, suas responsabilidades e sua personalidade. E para ser sincera ela não é uma personagem muito cativante. Na verdade, ela se mostra orgulhosa e muito cheia de si, apesar da responsabilidade que carrega, Eadlyn vive em uma bolha de perfeição, não há empatia da parte dela com nada que esteja ao seu redor. É claro que ela ama a família e principalmente seu irmão gêmeo (Ahren) mas ainda assim ela não consegue enxergar além de si mesma. Acho que por eu já estar preparada para esta personalidade mimada no início do livro achei até tolerável, mas óbvio que não tenho sangue de barata e me irritei bastante no decorrer da leitura.
"Sou Eadlyn Schreave. Nenhuma pessoa é tão poderosa quanto eu."
O romance contido na história não chega a encher os olhos, na verdade é bem previsível e insosso, não há um obstáculo, algo que a protagonista precise fazer, a não ser aprender a ser mais humilde. Então, senti que a história ganhou fôlego apenas nos capítulos finais, que é quando Eadlyn começa a perceber que o mundo não gira em torno de si. Para mim o mais válido foi conhecer a família que America e Maxon construíram e quanto amor ainda existe entre eles, mesmo 20 anos depois de A Escolha. Além disso, revisitar personagens que foram importantes e queridos e saber como as coisas caminham para cada um deles foi muito gratificante.

Não posso dizer que A Herdeira é o melhor livro da autora que já li, para mim ele foi uma história mais introdutória do que necessariamente uma continuação. E apesar da protagonista não ter me agradado muito eu me peguei rindo diversas vezes e mesmo o romance não sendo de encher os olhos me fez suspirar em alguns momentos, porém acho que nem Eadlyn se deu conta de que realmente há um romance se desenvolvendo, é tudo muito sutil. No geral não posso dizer que esse livro é apenas previsível, pois, Kiera Cass conseguiu me surpreender algumas vezes e o desfecho acabou por me deixar agoniada. Mas ainda assim preciso ler o próximo livro para saber se gostei dessa continuação ou a achei desnecessária. 

No mais, a Editora Seguinte está de parabéns pela edição e revisão, posso não entender muito, mas achei o livro um capricho. Quanto a continuação até onde eu sei ainda não tem título, capa e nem data de lançamento, mas a previsão é que seja publicado em 2016. Pois é, o jeito é esperar. Enfim, recomendo a leitura sim, porém não espere demais e não vá com tanta sede ao pote.
Melhores Quotes:

"Não sei ao certo se acredito em destino. Mas posso dizer que às vezes aquilo que você mais deseja vai cruzar sua porta determinado a te evitar a qualquer custo. E ainda assim, de algum jeito, você descobre que é suficiente para fazê-lo ficar"

"Você tem um emprego, como qualquer outra pessoa. Pare de agir como se ser rainha fizesse de você alguém melhor ou pior que os outros."

"O amor servia apenas para destruir nossas defesas, e eu não poderia me dar esse luxo."

15 comentários:

  1. Oi Ju! Adorei os dois primeiros livros da trilogia, mas ainda não consegui ler o terceiro... estou louca para lê-lo, para que depois eu possa conhecer a história da Eadlyn! Pode não ser assim tãão bom, mas rende uma leitura agradável, né? O importante é que a autora saiba trabalhar a personalidade da personagem nos próximos livros, para que vejamos um bom desenvolvimento dessa herdeira tão cheia de si... rsrs

    Abraço!
    Paty Algayer - Mágica Cult

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tá aí uma série que eu não tive a MENOR paciência para terminar. Protagonista chata, história cheia de mimimi. Nossa, não é para mim, não mesmo. Li até o segundo e não aguentei mais. E com a sua resenha, falando que o livro não é o melhor da autora, nossa, acho que eu vou detestar o livro huahuahuahauhua; Mas a capa da Herdeira tá linda demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    A Kiera tem isso de não ter histórias fantásticas, mas que prendem o leitor e até proporcionam bons momentos. Também enxerguei como uma nova série, e não uma continuação (até mesmo por isso não fiz questão de resenhar os 3 primeiros), e espero sinceramente que nos próximos ela melhore a história, principalmente a Eadlyn, que é um porre.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu li o primeiro livro da Seleção e acabei abandonando a série. Apesar de todo o lance envolvendo distopia e todos os segredos dos rebeldes, as partes do triângulo amoroso e o excesso de narrativas sobre vestidos e salão de beleza das concorrente me desmotivou completamente a continuar a série. Quando vi que a autora ia lançar mais livros dentro do mesmo universo, logo pensei que seria um fracasso e muitas pessoas concordam comigo. Felizmente, apesar de não te surpreender, o livro conseguiu te deixou curiosa pelo menos ao ponto de você querer conferir a continuação, e eu vejo isso como um ponto a favor. Eu não chegarei nem perto, mas boa sorte na leitura ;)

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Eu estava com muitas expectativas para ler esse livro, mas depois de ler tantas resenhas eu estou com baixas expectativas, o que é bom porque assim não me decepciono.
    Tenho lido que alguns amam ou odeiam Eadlyn, por causa de sua personalidade e acredito, depois ler a resenha, que não vou gostar tanto dela assim. Enfim, eu estou esperando meu exemplar chegar, mas já sei que não vou com tanta sede ao pote. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Oooi, Ju! Ainda não li A Herdeira, apesar de estar muito ansiosa por esse livro desde que li a noticia sobre ele. Depois de tantas pessoas falando mal da menina (que eu sempre esqueço como escreve o nome) que dei uma desanimada, resolvi esperar um pouco para esfriar um pouco esse odio IAHHUIAOHAUI
    Acho que a parte de nao ter taaaanto romance entre ela e os selecionados é bem legal e talvez (vou poder afirmar quando ler) seja até um dos pontos fortes dessa nova fase dos livros.
    De qualquer maneira, achei o máximo voce lendo A Seleção (L)
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Já li resenhas sobre este livro em outros blogs e a maioria também pensa que essa sequência foi desnecessária! Às vezes os autores querem explorar ao máximo uma história que já estava esgotada! Acho que a autora deveria ter terminado com a série Seleção mesmo, né?

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ju lindona vou confessar que estou adiando a leitura desse livro, assim como você esperava a protagonista com uma personalidade marcante como América, e não uma menina mimada ( isso vai me irritar ) uma pena amo a escrita da autora, vou esperar a continuação para ler os dois livros juntos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. America era chata, mas essa daqui... pelamor, que garota insuportável.
    Eu devorei o livro, mas não posso dizer que foi um dos melhores também. Curti as mudanças dela no fim do livro e espero mesmo que ela faça algo de útil na continuação.
    Mas ainda acho que tudo deveria ter acabado n'A Escolha.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Já vi muita gente falando desse livro (e pirando com ele), mas nem de longe é o meu estilo de leitura. Esse eu vou passar para os fãs que curtem. Sua resenha ficou bem detalhada, parabéns.
    Beijos

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem??
    Eu não pretendo ler o livro.. já de cara pela resenhas que li achei ele desnecessário, acho que a autora poderia criar uma outra história, já que ela tem uma escrita envolvente e viciante... quando soube dessa continuação... fiquei mega chateada... porque deu a entender - pelo menos pra mim - que isso seria para ganhar mais dinheiro e isso não me contagiou... então vou finalizar a série lendo a Escolha e só... mas devo dizer que a capa é linda.... Xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Esse livro estava sendo tão aguardado pelos fãs, mas parece que a maioria não gostou, uma pena. A sua resenha e todas as que já li até o momento concordam sobre a personalidade da personagem. Por isso, eu sempre tive a impressão que o irmão dela seria a melhor escolha para governar o país e não ela. Não entendi o motivo da autora criar outra seleção. Estou começando a achar que realmente era melhor não ter continuado a série.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, como ainda está distante o lançamento da continuação, nem sabia... hehe... Acho que não teve ninguém que conseguiu não se irritar com a Eadlyn, ô menina chata e com o rei na barriga. Pelo menos ela melhora no decorrer da narrativa, então também acho que o ponto alto do livro foram os capítulos finais. E também gostei muito de ver como estava a vida de personagens importantes da trilogia inicial tanto tempo depois.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante da trilogia "A Seleção", mas quando soube que iria ter uma continuação, não me animei muito para ler. Para mim, estava ótimo na parte em que terminou, e para mim, a autora só escreveu mais para lucrar. Enfim, não é um livro que tenho necessidade desesperada para ler, e depois das resenhas que li, menos ainda.

    Mas que bom, que você não foi com tantas expectativas para essa leitura, e apesar da protagonista mimada e chata, você conseguiu aproveitá-la, ao ponto de ficar ansiosa pelo próximo. A narrativa da autora é realmente fluida, mas acho que não conseguiria aguentar a Eadlyn.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,

    Já li algumas resenhas de A Herdeira, a única coisa que gosto na protagonista é o fato de parecer que ela é determinada e se indigna com algumas regras como a que precisa casar para se tornar rainha, de resto tudo me incomoda, a arrogância, prepotência, falta de empatia... Enfim, alguém que vai liderar um povo precisa ser empática e ter um pouco de humildade. Decididamente não lerei o livro, me rendo a algumas trilogias, mas uma série e que ainda nem todos os volumes publicados, realmente não é para mim, deixo para o pessoal que curte sequencias de muitos volumes.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)