quarta-feira, agosto 12, 2015

[Opinando!!!] Shit... Quanta sofrência - Vamos falar sério dessa vez!



O capricho pode estar nos detalhes, o desastre também!

Oi Oi!!
Estão lembrados que no mês passado fiz uma postagem com o mesmo tema para falar do quanto alguns livros nos fazem sofrer e quais os tipos de sofrimento pelos quais passamos? Pois bem, na ocasião eu prometi fazer uma postagem sobre o tipo de sofrência negativa, aquela que chega a realmente desanimar e que não é uma reação a história e sim a parte mais estrutural de um livro, tem a ver com edição, revisão, publicação e escrita. É por isso que hoje eu volto com um título mais ou menos parecido com o anterior, a diferença é que aqui vamos deixar de lado o deboche e falar sério.

1 - Edição: Qual é a dificuldade?

Como leitora compulsiva eu tenho alguns padrões pré estabelecidos para apreciar verdadeiramente a edição de um livro. Por exemplo: a Edição precisa ter páginas amareladas e não ser completamente frágil. Afinal de contas já estamos cansado de repetir a determinadas editoras o quanto as páginas brancas são cansativas aos olhos, além disso deixam as edições esteticamente feias, eu quando me deparo com uma edição assim acabo me sentindo frustrada. Mas isso não é nem de longe tão ruim quando a fragilidade de um livro, já peguei edições que ao abrir o livro um pouquinho mais causava tragédia, e não estou exagerando, isso normalmente acontece com edições que não utilizam uma cola resistente, logo, as páginas começam a se soltar e haja sangue frio para não xingar até a quinta geração de quem teve a péssima ideia de não presar pela qualidade. Enfim, me pergunto qual a dificuldade de fazer um trabalho de melhor qualidade e consequentemente mais confortável.

1.2 - Edição: Padrão editorial. 

Abri um tópico para falar particularmente disso, pois é algo que extrapola a razão. Quando me refiro a padrão editorial quero falar sobre séries/trilogias e suas possíveis sequências, ou seja, o fato de que algumas editoras simplesmente publicam continuações como se fossem algum apêndice independente, o que por si só já é contraditório. Quero dizer, qual a necessidade de livros de uma mesma série/trilogia ter tamanhos diferentes, ou até mesmo capas divergentes? Eu até entendo que algumas vezes isso acontece para melhorar a qualidade ou o marketing do livro, mas bem que poderiam pensar nisso antes da publicação. Há casos bem famosos no mundo literário, como a trilogia Estilhaça-me, que teve o último volume publicado com a capa original causando um tremendo contraste entre si, podemos citar também a trilogia Os Lobos de Mercy Falls que em sua primeira edição divergia tanto em tamanho dos livros quanto em relação as capas, que seguiram padrões diferentes. Felizmente neste último caso a editora reeditou os livros deixando-os padronizados. Enfim, o que quero dizer é: pensem antes de fazer isso queridas editoras.

2 - Revisão: É seu trabalho, faça-o bem!

Quem sou eu para falar de gramática, ortografia e tradução, certamente nenhuma especialista. Mas sou uma leitora e se tem algo que preso é não encontrar erros ou discordâncias nas minhas leituras. O que quero dizer é que mesmo não sendo especialista se eu acabo percebendo um erro é porque o trabalho não foi feito com a devida atenção por quem deveria entender do assunto ou o menos prestar atenção nele. Neste quesito o que mais me irrita é quando não há pontuação que defina diálogos, deixando a narrativa confusa, mas também quando uma frase parece sem sentido no contexto da história, o que ao meu ver seria um problema de tradução. Coisas desse tipo são quebra clima total. Enfim, se você é contratado para cuidar desses detalhes, procure fazer da melhor forma possível.

3 - Publicação: Começou termine!

Acho que não existe uma editora que não tenha miseravelmente falhado comigo neste quesito. Estou falando de publicar continuações, ou ao menos não demorar para fazê-lo. É frustrante começar uma série e não ver seu fim, também é terrível ler um livro e demorar anos para ter a sequência. Em favor de algumas editoras podemos colocar a culpa nos autores que demoram horrores para terminar seus manuscritos. Autores como G.R.R.Martin, Patrick Rothfuss, Paoline, Kelly Creagh, enfim, deve haver muitos outros. Não que seja fácil colocar uma história no papel, mas a verdade é que no fim quem acaba sofrendo é o leitor, seja por desanimar ou esquecer boa parte da história. Agilidade é o que há, não dá para voltar atrás e reler toda bendita vez que uma sequência é publicada.

4 - Escrita: É a sua profissão!

Ok, talvez o autor não tenha um dom e sua escrita seja mesmo péssima, não vamos julgar esses casos, mas quando se entra nesse ramo é necessário ter um mínimo de discernimento quanto a capacidade do que você pode fazer e onde quer chegar. Não adianta ter a ideia mais perfeita se você não é capaz de colocá-la no papel satisfatoriamente. Falo isso por experiência própria, quer dizer, eu já tentei, mas definitivamente não acredito que estou pronta, preciso ainda de muita preparação para escrever uma história que vá chamar atenção e que não seja completamente mal escrita. mas esse já não é um assunto tão sério, felizmente temos editoras para filtrar a incompetência ou ao pelo menos as nossas próprias opiniões do que é bom ou não!

OBS: esta postagem diz respeito as minhas opiniões, não procura ofender ninguém e muito menos tratar os tópicos como verdade absoluta.

21 comentários:

  1. Olha eu gostei bastante da sua postagem, porque eu concordo com a maioria das coisas que você falou, principalmente dos livros terem páginas amareladas e também terem tipo uma padronização de boa qualidade, porque tem livro que só por DEUS viu?! Mas olha só, outra coisa que me incomoda bastante também são aquelas editoras que postam um livro de uma série e não termina de publicar o resto. Demora séculos e acaba não lançando pra cá. Ai a gente acaba ficando na curiosidade e para quem não sabe ingles assim como eu que não tenho experiencia não tem como ler. Acho também que deveriam manter as capas dos livros, número de páginas e tudo mais. Porque eu já vi muitas editoras mudando isso.

    Outra coisa que me chamou mais atenção nisso tudo foi a parte que você fala dos autores. Realmente tem algumas pessoas que não sabe receber critica depois de um livro lançado. A gente dá opinião sincera sobre a obra e fala os pontos negativos e tudo é motivo pra briga. Pode perceber que esse ano na Blogosfera deu muito rolo por causa disso e acho impressionante, porque tem autor que realmente não escreve de uma maneira que envolva o leitor. Falta um pouco de amadurecimento nessa parte, porque tá complicado. Por isso não me envolvo nesse mundo de escritores, porque rola muita intriga desnecessárias.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-boston-boys.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, nossa adorei o seu post, super criativo! Concordo com você em todos os aspectos, principalmente nas revisões dos livros, eu por exemplo já encontrei muitos erros de português em alguns livros, o que me deixa extremamente frustrada, imagina. Outra coisa que eu sempre cuido muito são as páginas amareladas, ninguém merece ler páginas brancas, eu leio umas 5 folhas e já não aguento mais olhar para o livro! Enfim, amei o seu post, parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju! Gostei demais do seu post!
    É realmente uma frustação sobre a falta de padrão editorial em algumas séries/trilogias... E muito mais quando a série não é totalmente publicada por uma editora, é meio que uma falta de respeito com os leitores que gostaram e esperam pro próximo volume! Espero que isso melhore algum dia!

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju.
    É realmente frustrante e desanimador quando uma editora demora séculos pra publicar a continuação de uma série, é por isso que ultimamente tenho dado prioridade a livro único.
    A questão da revisão também foi bem lembrada nesse post, é fato que quem ler mais escreve melhor e aprende a grafia correta das palavras e acentuação....mas como confiar em certas editoras?
    São nos detalhes que as editoras demonstram atenção e cuidado com seu leitor.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju. Graças a Deus nunca tive problema com séries com padrão diferente, acho bem frustrante isso. Adorei seu post!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Concordo com você em diversos temas. Ultimamente tenho evitado séries de livro porque demorar muito para serem lançados e eu acabo pererdendo interesse! Adorei sua postagem, foi bem legal e divertida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Muito legal sua abordagem, clara e concisa. O que mais me irrita como leitora é a diagramação mal feita e as folhas que se soltam. Eu to lendo um livro que, se eu abrir um pouco mais, o livro se parte em dois.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Ju, gosto muuito dessas suas postagens porque eu concordo com muuuita coisa que você diz. Eu particularmente não me importo com folhas brancas, as amareladas são as melhores, mas nunca tive problema com as brancas.
    A diagramação deve manter mesmo um padrão, nenhuma das séries que acompanho teve algum problema em relação a isso, mas já vi varias reclamações.
    Tem alguns blogueiros que sempre dizem que só leem séries quando sabe que os demais serão lançados aqui, eu não tenho esse costume, mas é frustante começar uma série e não ter certeza se vai ou não haver continuação.

    Como eu disse, adoro essa sua postagem!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Ju!!
    Perfeito!!!!
    Amei o seu post e concordo plenamente com você... eu odeio essas editoras que mudam os padrões e tudo mais. Passei isso com a série Os Sullivans da Novo Conceito e minha nossa mandei vários emails pra editora e tudo mais, mas não adiantou nada e depois eles lançaram uma segunda edição com capas padronizadas.
    Quando a começarem um trabalho e nao terminarem já passei por isso tambem. Aconteceu com a serie Senhores do Submundo e agora com a serie que uma amiga minha está lendo que é a Dark Hunter. PESSIMO!!!
    Acho que as editoras deveriam ter um pouco de consideração por nós leitores.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Ju lindona você abordou temas ótimo como a revisão ser bem feita, eu sei que tem autoras que estão no começo, para nós leitoras encontrar erros gritantes desanima demais, a história pode ser linda. Por isso faça com qualidade. Existem séries que lançam dois livros e param, poxa e omo ficamos . Sou daquelas que acredita que os autores devem sim se inteirar do que escrevem e como escrevem. Parabéns pela postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Realmente, livros com folhas brancas são bem difíceis de ler. A impressão em folhas amareladas ajuda e muito.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Ju! Me irrito com isso também, principalmente com a falta de padrão (meu marido e minha amiga ficaram doidos ajudando com a arrumação da estante. rsrsrs) e a ideia de algumas pessoas que escreveram meia dúzia de linhas e já se acham autores, sem a menor noção de como escrever.
    Quanto à revisão, posso falar um pouquinho... Existe um grande problema no mercado: a) os revisores não se valorizam, ou b) as editoras/os autores não valorizam o revisor, ou c) tem gente que acha que revisar é só jogar no corretor automático do Word. Já vi editora pagando 1/4 do valor padrão de revisão, ou seja, quem aceita ou se desvaloriza ou não é um profissional competente. Tenho sérios traumas com revisão, algumas editoras nem leio mais. hahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, tudo bem??
    Adorei a postagem... gosto dos temas que você aborda e concordei muito com o que você escreveu aqui... sobre as continuações fico louca por isso ultimamente tenho evitado comprar séries... principalmente as que acabaram de lançar, claro que teve uns ou outros que não resisti, mas em sua maioria, deixei somente na lista... Outra coisa que me incomoda são as revisões... não sou a especialista também... mas tenho estudado pra isso, porque fico indignada com algumas coisas que leio... tem uns erros que você deixa passar porque não atrapalham, mas tem outros bem gritantes que você perde completamente o interesse pela leitura... a não ser que seja um livro que por mais que tenha erros você esteja amando ler e você se sacrifica para poder continuar... Eu concordo com a Giu... muitos revisores não se dão o devido valor e fazem as coisas de qualquer jeito... e acredito que esse valor se perde porque algumas editoras não os valorizam ai eles se perdem... eu falo isso porque soube de algumas coisas e conheço algumas pessoas que fazem esse tipo de trabalho e alguns se sentem desanimados...eu só acho que pelo menos nesse quesito, os valores teriam que mudar para melhor... porque meu é muito chato para o leitor.... e olha que somos nós que fazemos o sucesso de uma editora... não querendo ser arrogante, mas é a verdade. Xero!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Nossa, muito bacana o teu post. Realmente eu deixei de acompanhar séries por conta da demora. Só vou começar a ler quando tiver todos os livros. Mas só faço isso com os autores que realmente sei que gosto de suas história.
    A revisão é algo complicado. Não me importo de passar uma coisa ou outra, somos humanos. É muito difícil não passar nada - sei que tem livro impecável no mercado.
    Mas teve um livro que realmente me incomodou. Nenhuma revisão. De certeza.
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju, adorei seu post e concordo com tudo que você comentou, tenho varias série que comecei a ler e que a tempos espero a continuação, que na maioria das vezes a autora já publicou em seu país, mas foi esquecida pela editora que publica aqui. Sobre a qualidade da edição eu também prefiro paginas amareladas, mas não me incomodo tanto se elas forem brancas, o que me incomoda mais é o tamanho e a fragilidade porque ninguém merece letras pequenininhas ou um livro que desmancha =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Ju, você falou tudo! Mas desses tópicos o que mais me irrita é a falta de padrão editorial. Esse povo não tem estante em casa não? Que raiva que dá.
    Livros de uma mesma editora que tenham tamanhos diferentes deveriam ser proibidos. Livros vinculados deveriam ser publicadas inteiras por uma mesma editora, seguindo a mesma linha gráfica. E autores só poderiam ter uma casa editorial! Eu sei que isso envolve dinheiro e tudo mais... mas ninguém pensa no drama que é quando seu autor favorito publica por duas, três editoras? Isso acaba com a estante.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  17. Posso bater palmas?
    Exatamente o que vivemos reclamando né?
    Mas parece que não temos voz.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  18. Oii Ju!

    Concordo plenamente com você! Adorei o jeito que você construiu o texto :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Adorei sua postagem. Realmente é sofrível quando pagamos caro por um livro e a qualidade do livro é bem inferior. Tem alguns exemplares que realmente dá vontade de chorar. Uma vez comprei o livro que a capa saiu INTEIRA, ou seja, não colaram corretamente nas páginas. Quase morri nesse dia. Erros de revisão também me incomodam porque a pessoa está ali justamente para avaliar isso e não percebe erros grotescos no texto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que os livros com páginas brancas ficam bonitos, mas tem muitos poréns, além de cansativos, parece que sujam com mais facilidade, mas eu normalmente não sou muito exigente com a edição do livro hahaha única coisa que não suporto é quando vem versão economica e a capa é super fina eu quase não consigo ler o livro com medo de amassar a capa :/ hahah

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Posso dar RT em tudo que você falou? Também não gosto de livros com folhas brancas, cansam muito. A Editora Intrínseca lançou o livro Círculo, o primeiro da trilogia Engelfors, já tem anos, e até agora nada da continuação, é bem desanimador. Já encontrei erros gritantes em vários livros de editoras grandes, fico abismado com os casos de falta de concordância.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)