terça-feira, agosto 25, 2015

[Opinando!!!] E o Marketing Editorial...cade?


Já falei diversas vezes nesta coluna em variados temas sobre a demora para uma editora publicar uma continuação. Mas nunca falei do problema por trás disso, ou ao menos o que eu julgo ser um problema. Hoje não vamos falar do quanto nós leitores sofremos esperando uma continuação, mas sim de um dos motivos que podem estar por trás dessa demora, é claro que podem haver zilhões de outros fatores, mas hoje vamos falar sobre Marketing. Lembrando que não trabalho em nenhuma editora e que tudo o que vocês vão ler aqui está baseado em achismo.

A intenção de falar sobre isso surgiu no meio da organização do projeto "Tá na Estante não leu? Seu amigo escolheu!". Para dois dos meus indicados eu selecionei livros que ainda não tiveram suas continuações publicadas, são eles: Desafio - C. J. Redwine e Atrás do Espelho - A. G. Howard; ambos da mesma editora. Contudo esse não é um problema exclusivo de uma só empresa. E depois de uma pequena discussão sobre o assunto me peguei pensado o porque dessa grande demora. Seria interessante se alguém pudesse nos explicar, mas por enquanto o jeito é especular.

A primeira coisa que me vem a cabeça é um trabalho de marketing bastante falho, por isso ele é nosso tema hoje. A editora compra os direitos, divulga que irá lançar, lança e não fala mais sobre o livro. É claro que o mercado editorial está em constante movimento, mas não dá para depender apenas da divulgação padrão e dos blogs literários. É claro que nós blogueiros somos uma pequena parcela do marketing editorial, e que as redes sociais estão aí para ajudar nisso, mas sem uma campanha expressiva para chamar a atenção para o livro, sem uma ação de peso, algo bolado e divulgado pela própria editora a vendagem vai ser baixa, muito baixa. 

Não adianta contar apenas com grandes eventos como a Bienal do livro, que acontece uma vez ao ano (Rio de Janeiro e São paulo) e que por mais que renda muito não é algo constante. E o que dizer sobre a internet, e obviamente as redes sociais, que são espaços tão dinâmico que o que foi dito minutos atrás já se tornou um passado muito distante? Funciona? Talvez, se for usado de forma a convencer o leitor que ele precisa daquilo, não adianta colocar um único link no facebook ou twitter e esperar que ele continue rendendo com o passar do tempo. É preciso um trabalho especifico, alguma ação que faça com que o leitor anseie por aquela leitura, algo passageiro não vai fazer isso, não vai render tanto quanto o esperado, e quando não rende não tem porque continuar a publicar, pode ser uma perda de tempo e dinheiro.

Editoras são empresas e visam lucro, mas o lucro não chega sozinho e os blogs literários, apesar de ser de grande ajuda, não são necessariamente a única fonte de divulgação, mesmo assim parece que muitas editoras acreditam que isso não é verdade e que o trabalho que nós parceiros fazemos é suficiente. Então elas vão lá divulgam o lançamento uma ou duas semanas, no máximo um mês e depois...bom, depois tem outros livros para divulgar! E isso acaba virando um circulo vicioso, em que lançar a continuação de um livro que não teve vendagem expressiva, talvez por culpa do marketing, não seja vantajoso. O que para quem leu e quer muito as sequências acaba sendo frustrante.

E talvez você não concorde, mas saia da frente do computador, vá a uma livraria, lá o marketing depende do livreiro (o blogueiro literário do mundo físico) que as vezes nem é muito simpático, ou que é, e consegue vender, mas sua indicação pode não atingir todos os cantos. Então, sim, eu continuo firme e forte na minha opinião de que o marketing não pode durar uma semana ou um mês, ele tem que durar enquanto a sequência não vem e talvez até mais que isso.

Obs: esta postagem não procura ofender ninguém, talvez alertar,  e ela diz respeito apenas as minhas opiniões

12 comentários:

  1. Pois é amigs!! Tem isso do marketing também!! Mas acredito que há outros fatores também, porque tipo a serie Predestinados lançada pela Intrínseca tem quase 2500 lidos no Skoob e a sequência não sai desde 2012, enquanto já Half Bad que saiu na mesma editora tem apenas 726 lidos no Skoob e a sequência Half Wil já saiu.
    Acredito que o marketing influencie muito, mas as vezes chego a pensar que é pura má vontade da editora. Mas pode também acontecer deles comprarem os direitos da serie lançar o primeiro livro e algo dar errado e eles serem impedidos de lançar, problemas com a tradução, com a revisão, ou até esquecimento mesmo, vários por quês podem acontecer.
    A única certeza é continuaremos sendo lesados esperando que a editora lance um livro, que para eles pouco importa, como tanto fez!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  2. Olha quando a tudo isso que li não posso opinar muito, porque os livros que me atraem eu estou sempre a procura pra saber quando vai sair, eu sigo as editoras que gosto no face, instagram entre outros e não tenho o que reclamar de divulgação e contante essa divulgação de livros que já saíram e que ainda vão sair, então em parte concordo mais em parte tbm não concordo.

    Beijos
    http://www.brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju lindona concordo com você com relação ao Marketing ele deve ser mais ostensivo, para alcançar todas as camadas e sempre ser insistente, devido a grande rotatividade de lançamentos muitos livros ótimos caem no esquecimento. ótima postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você sabia?! Toda vez que sai uma série nova fico com receio de comprar, parece que depois que as editoras publicam o 1º livro esquece dos outros!
    Até mesmo aqueles que são volumes únicos, só voltam a ser divulgados quando publicam com outra capa, as vezes.
    Eu também acho que se as editora usasse outros meios para divulgar todas as obras, seria muito mais lucrativo. É como diz o ditado: "quem não é visto, não é lembrado."

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju! Achei muito interessante o se ponto de vista sobre o assunto, pois para ser honesta eu nunca tinha pensado realmente por esse lado. Falando, primeiramente, como leitora eu sempre fui muito influencia pelos blogs literários que acompanhava antes de começar a participar do CEV. Reparar na forma que as próprias editoras fazem o trabalho é algo que eu sempre deixei de lado, justamente por pensar que existem novos livros todos os meses para ser divulgado e etc.
    Não sei se isso é fato, mas parece que as editoras menores se dão bem mais ao trabalho de fazer as divulgações do que as grandes, principalmente na internet - já que algumas dificilmente levam seus livros para todas as lojas (geralmente só Saraiva, né?).
    É um assunto a ser analisado e seria bem legal se as editoras comentassem sobre o assunto.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Muito interessante seu texto, gostei muito e concordo com você. Por fazer Publicidade e Propaganda, sei o quanto uma campanha é importante para o produto. Quando o marketing falha realmente fica difícil ter uma boa vendagem.
    Quem sofre mais com isso é a gente, leitores, que esperamos por anos uma continuação ou acaba que temos que ler em inglês para poder terminar uma série. Adorei o texto.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, acho que esse ponto que você levantou é um dos motivos, tenho alguns livros que não saíram a continuação e tem anos que o primeiro livro foi publicado e provavelmente ela não venham mais e com eles aconteceu algo assim no marketing, foram divulgados no máximo só no mês de lançamento e depois esquecidos e assim não tem mesmo como conseguir uma boa meta de vendas para que o próximo livro sai rapido =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá... Ju, tudo bem??
    Poxa achei seu ponto de vista bem interessante e olha que eu não tinha parado para pensar nisso... e realmente concordo com você... não entendo muito de marketing, mas o básico que sei é que um divulgação passa rápido assim como falou... e se as editoras não trabalharem bem a fundo em livros de série... realmente ela se torna esquecida e a continuação demora muito mais ou não, depende muito da aceitação do publico também... a cada dia que passa vejo as editoras confiando muito no trabalho dos blogueiros, claro que é ótimo, porque merecemos esse reconhecimento, mas não deve só parar por aqui... eles que tem o "poder" de divulgar mais também nas redes sociais e na proporção de eventos que fazem. Acredito que as editoras fizessem mais eventos... para divulgação em geral seria legal... fico triste com a demora de algumas sequências e isso por vezes me desanima... pior é ler um livro que você ama, mas quase ninguém conhece porque ele não foi bem divulgado, enfim... Uma pessoa que eu tomo como exemplo de uma boa marqueteira é a Fml Pepper... meu a mulher é demais.. vira e mexe ela está postando coisas sobre a sua trilogia... ela sabe o que faz. xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, não adianta fazer a divulgação uma vez, ou poucas, e deixar para lá. É muito triste quando não temos uma sequência por causa da baixa vendagem do livro anterior, e um trabalho de marketing a longo prazo ajudaria demais a evitar isso. Mas nem todo mundo pensa assim, infelizmente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Eu concordo com você que um marketing bem feito faz toda a diferença.
    Um grande exemplo disto foi a trilogia do Sr. Grey... kkkk
    Mas, também sei que existem outros fatores que tornam a publicação de uma sequência, meio problemática. O triste é o nosso sofrimento de leitor, esperando as continuações.
    Gostei muito do post. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post e concordo bastante com você, Ju!

    As editoras acabam colocando toda a divulgação nas nossas costas, achando que é o suficiente quando precisa ter toda uma ação por fora se eles quiserem que o livro seja conhecido. Por isso que gosto de editoras que publicam poucos livros, pois geralmente são obras boas e caprichadas, e assim tem como a editora fazer uma ação bem legal de divulgação por tempo suficiente para criar desejo de compra por parte dos leitores.

    Beijos!

    Dyana

    ResponderExcluir
  12. Olá. Adorei seu post. Sobre essa questão, concordo com você. O marketing de algumas editoras é falho e esse dinamismo de lançamentos a cada mês acaba por atrapalhar aqueles que merecem de fato atenção das editoras. Eu mesmo tenho alguns livros em casa que não faço ideia de quando vou ler a continuação e mal vejo a editora falando deles. Certo que são muitos livros, mas as empresas deveriam olhar com mais cuidado para essa questão. Os leitores agradecem.
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)