quinta-feira, julho 16, 2015

[Resenha] Predestinadas - Jessica Spotswood

Predestinadas
As Crônicas das Irmãs Bruxas #3
Autora: Jessica Spotswood
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Cate Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder.Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.
Predestinadas era um encerramento de série que eu aguardava ansiosamente, principalmente pelo cliffhanger final de Amaldiçoadas. Ansiava por saber como essa história iria acabar e torcia para que todos os obstáculos fossem superados. Porém, depois que chegou esperei a poeira baixar antes de ler, não queria ir com muita sede ao pote e depois me decepcionar amargamente. Acredito que foi a melhor decisão que tomei. O último livro de As Crônicas das Irmãs Bruxas trás um desfecho satisfatório, mas não arrebatador, não é aquele tipo de conclusão que nos faz surtar, suspirar ou sentir falta dos personagens, é muito bom, mas poderia ser melhor.

Cate a protagonista melhorou exponencialmente nos últimos livros desta trilogia, principalmente neste último volume. Porém, ela está mais amarga, até mesmo mais violenta. Maura causou uma grande ruptura na vida da irmã depois do final de Amaldiçoadas e e isso pesa negativamente para Cate, que não consegue perdoá-la pelo que aconteceu. Infelizmente, o fato de a narrativa ser pelo ponto de vista de Cate faz com que Tess e Maura percam espaço e seria bastante interessante ter uma percepção mais extensa do que está acontecendo com ambas, pois tudo gira em torno do que elas fazem ou farão em um futuro próximo.
"Minha magia se ergue, ligada de maneira inseparável à minha raiva. Ela queima dentro de mim. Tento aplacá-la, porém ela efervesce pelos meus músculos, chamusca minha garganta, queima as pontas dos meus dedos. Meus olhos disparam para longe dos da minha irmã, mas já é tarde." (Pág 43)
Maura a irmã do meio continua ambiciosa, é nítido que ela se tornou uma marionete nas mãos de Irmã Inez. Apesar de seu temperamento instável e sua conduta nada agradável é compreensível o rumo que seus sentimentos tomam. Ela não é um anjo de candura, mas também não busca esconder o que sente, pensa e faz, ela age as claras. Então, nós a odiamos, mas ao mesmo tempo entendemos todas as suas atitudes. Já Tess se mostra muito madura para a idade, e ao mesmo tempo infantil, ela carrega consigo a pureza da idade e a maldição do seu futuro. Confesso que esperava mais de sua força, pois ela é um ponto chave de toda a profecia que envolve as três irmãs. O fato dela estar se afastando de Cate piora a compreensão que temos dela, já que a narrativa é em primeira pessoa. A verdade é que acredito que Tess tinha muito mais para mostrar.
"Maura nunca foi do tipo de contar mentiras para ser educada. Ela nunca teve os meus pudores em relação à magia mental, nunca achou que fosse maligna nem errada." (Pág. 175)
Em contrapartida a questão politica está bem mais presente neste livro. Com o deselvolvimento da narrativa vamos descobrindo que nem todos são a favor dos irmão, a corrupção de muitos deles salta ao olhos. E a descoberta da resistência dá um novo clima a luta de Cate e das bruxas contra a Fraternidade. Por outro lado a parte romântica da narrativa continuou em segundo plano. Particularmente eu esperava por um enfoque maior nesta questão devido ao fim de Amaldiçoadas, no entanto, gostei da forma como a autora manteve-se fiel ao que se propôs desde o início da trilogia. A história de Finn e Cate demonstra lealdade e companherismo acima de tudo, mais do que prazer carnal.

A narrativa de Jessica Spotswood, segue o mesmo ritmo dos livros anteriores. Ela se estende em algumas passagens, escreve sobre coisas desnecessárias mas como o livro não é tão grande não sentimos a história insossa ou cansativa. A leitura tem um bom ritmo e é de fácil entendimento, a escrita da autora flui muito bem, tanto que li o livro mais rápido do que eu esperava. Além do mais seus personagens são bem construídos e encantadores. Acredito que o maior problema foi o desfecho rápido, depois da grande "climax" da trilogia tudo se resolve em poucas páginas, dando a sensação de que poderia ter algo mais. Enfim, apesar de satisfatório e de fechar a história toda muito bem o que faltou mesmo foi um epílogo para nos contar como as coisas ficaram algum tempo depois.

A Editora Arqueiro acertou em cheio em trazer essa trilogia para o Brasil, o trabalho e cuidado que tiveram com todas as edições foi excepcional e todas as três capas estão maravilhosas. Enfim, se você quer ler algo sem muito compromisso, uma história leve, sobrenatural e ao mesmo tempo romântica e critica leia As crônicas das irmãs bruxas.

6 comentários:

  1. Ju!
    Bom quando uma trilogia terminada pelo menos a contento, com tudo fechadinho. Pena que não teve mesmo um epílogo contando o que aconteceu na posteridade com as personagens.
    É uma das séries que gostaria de ler.
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júh!
    Puxa, que pena esse desfecho não ter sido lá aquelas coisas. Vou ler então sem muita pretensão, que bom que a narrativa da autora é fluida.
    Ah, já que o romance fica em segundo plano já é um ponto a mais pra mim! kkkkkk
    Ótima resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju! Adorei sua resenha. Nunca tinha ouvido falar da trilogia, mas parece boa. É meio chato quando uma série que a gente gosta não termina de maneira arrebatadora, porque aquela não rola aquela saudade e fica uma sensação de que faltou algo, né? Hahaha! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Sempre achei lindas essa capa, e livros com histórias com bruxas geralmente me encantam. Ainda mais por você dizer que se trata de uma história leve, acho que é um ponto a mais pro livro. Espero que quando eu leia, não me frustre com esse desfecho rápido demais, tenho esse pequeno problema rs.
    Vou anotar sua dica e tentar solicitar os livros para a editora nos próximos meses.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Eu só passei os olhos pela resenha, visto que não li nenhum dos livros ainda e como este tipo de livro eu curto e pretendo ler não quero saber demais.
    Gostei de saber que encerra bem, mesmo não sendo uauuu...
    Eu não gosto muito das capas,mas isso é um detalhe, hehe.
    O livro parece ser leve e romântico como eu curto (na maioria das vezes!!).
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de conhecer essa trilogia!!
    Li algumas resenhas sobre o primeiro livro e fiquei bem interessada. As capas são bonitas e o fato do enredo trazer coisas sobrenaturais me deixa bem empolgada, gosto muito desse tipo de história ainda mais quando são bruxas!!! rsrsrs As resenhas destacavam exatamente isso: os finais arrebatadores, do tipo “ah meu Deus e agora?!”. Conclusões de sagas sempre me deixam apreensiva, não tenho tido sorte ultimamente, pois as conclusões das últimas trilogias que li me deixaram desgostosa, com histórias vagas e pouco satisfatórias.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)