terça-feira, julho 21, 2015

[Resenha] O Resgate no Mar - Parte I - Outlander #3 - Diana Gabaldon

O Resgate no Mar - Parte I
Outlander #3
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência Brasil
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?
Quando terminei A Libélula no Âmbar minha fé em Outlander foi restaurada. Este livro me deixou obcecada e apesar dos defeitos que ressaltei na resenha eu não conseguia me desligar dos personagens. Portanto, quando peguei para ler "O resgate no Mar - Parte I" não demorei muito para me conectar com a narrativa novamente e devorei o livro mais rápido do que poderia imaginar. O que ajudou bastante foi o fato do livro ser dividido em duas partes e conter menos páginas do que os anteriores. Além disso, finalmente temos uma ideia do que aconteceu com Jamie desde que se separou de Claire, o que eu ansiava por saber desde o término do segundo livro, que diga-se de passagem foi um choque.
"- Comigo, desde o começo foi para sempre Sassenach - disse ele simplesmente." Pág 424.
É justamente nestes acontecimentos que se baseia a história. Junto com Claire e Brianna descobrimos aos poucos o paredeiro de Jamie, o que lhe aconteceu depois da trágica Batalha de Culloden. Com a ajuda do historiador  Roger Wakefield, Claire começa a juntar pistas para que possa descobrir se seu grande amor sobreviveu a batalha e o que lhe aconteceu e onde ele pode estar depois de tantos anos. O que poderia parecer insosso a primeira vista, pois é baseado nas pesquisas dos personagens se torna vivo. Ao mesmo tempo em que Claire encontra os fatos sobre a vida de Jamie nós descobrimos em primeira mão o que aconteceu exatamente.

A narrativa intercalada entre o século XVIII e o ano de 1968 nos dá uma visão ampla do passado e do presente. Nos instigando a seguir em frente para descobrir se Claire terá coragem de voltar no tempo novamente para viver seu futuro. Em meio a tudo isso somos apresentados a novos personagens e temos um vislumbre de alguns já bastante conhecidos, mesmo que de forma bem superficial. Apesar de tantos pontos positivos eu passei boa parte da leitura angustiada, a ânsia que sentia para que tudo finalmente desse certo era tremenda.

O que posso dizer, vocês que leram as resenhas anteriores já tem uma boa ideia do que acho da escrita da autora. E acredito que se este segundo livro não tivesse sido dividido eu estaria aqui reclamando de várias coisas desnecessária. Mas por já ter lido um pouco do próximo volume ouso dizer que a narrativa desta primeira parte terminou em um ponto chave. Mesmo assim, acredito que se ela avançasse um pouco mais iria deixar os leitores muito mais ansiosos. A verdade é que a Parte II de O resgate no Mar promete fortes emoções e algumas surpresas um tanto quanto inesperadas.

Enfim, Outlander - O Resgate no Mar - Parte I trás uma leitura mais ágil e rápida, mas isso se deve apenas pelo fato de ter sido dividido em dois. Contudo, a história é tão instigante que prende o leitor do início ao fim e acredito que irá deixar muita gente arrancando os cabelos pela continuação. A Edição continua simples, mas muito bem feita, só queria dizer que não gostei muito da capa, ela destoa das anteriores que foram baseadas na série de TV. No mais, me pergunto o que você ainda está fazendo ai sentado que não foi ler este livro ainda?

8 comentários:

  1. Oii Ju, tudo bom?
    Estou louca para ler esses livros, morrendo de curiosidades!!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júh lindona!!
    Minha fia, o dinheiro, se não já taria lendo há tempos! kkkkkkkkk
    Que bom que nesse terceiro a história é bem envolvente e eu adooooro finais que deixam a gente descabelados pela continuação.
    Ótima resenha! Bjosss <3

    ResponderExcluir
  3. Ai Ju!
    Sou maluca para ler todos os livros dessa série, me parece que a autora se renova a cada novo livro, prende o leitor.
    Sou fascinada pelo tema que fala sobre viagem no tempo, passagem no tempo, buracos de minhoca, essas coisas...
    Adorei sua análise!
    “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”(Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Eu "conheci" os livros da Diana Gabaldon há uns 4 anos atrás e lembro que eles eram considerados livros quase raros, não tinha em nenhuma loja e até em sebos era difícil de encontrar, fora os preços bem salgados. E sempre me pareceu serem livros muito bons.
    É bom ver que eles foram reeditados e agora estão mais populares e mais fáceis de serem adquiridos! E ainda mais por ter inspirado uma série de tv né, se não me engano rsrs.
    Que bom que foi uma leitura agradável, mas deve deixar um gostinho de quero mais, por ser dividido em dois livros, deve dar vontade de ler a parte 2 correndo né? e respondendo sua pergunta, não sei o que to fazendo que ainda não fui ler esse livro hahaahah.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Euu não posso ler nada desta estória que eu quero muito adentrar de cabeça em breve.
    Qtos livros são no total??
    Estes livros parecem ser de um romance único, li a resenha do primeiro livro e fiquei fascinada...
    Eu queria um vida assim, com tanto romance... o "triângulo" amoroso não me desencantou em nada (já que não curto nadinhaaa).
    Já perdi a cabeça por Jaime <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, originalmente são 8 livros, porém se a Editora Arqueiro fizer a divisão dos livros assim como a Rocco são 13 livros no total, sendo que o último não tinha sido lançado no Brasil ainda, então este também por ser dividido totalizando 14 livros. Não tenho informações se a autora pretende escrever mais. Deu para entender? kkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Tenho muita vontade de ler Outlander e conhecer a série também!!!
    Lembro bem do período que antecedeu o lançamento do primeiro livro pela Editora Arqueiro e como gostei não só por envolver aspectos históricos, mas também por parecer ter um romance bem construído e arrebatador. Só a quantidade de livros que me assustou um pouco, tenho trauma com algumas sagas que acabam se perdendo ao longo dos livros e não pude deixar de recear um pouco rsrs Espero que esse não seja o caso, já que estou bastante curiosa a respeito da narrativa e do enredo.

    ResponderExcluir
  7. Tanta gente fala de Outlander que eu já nem sei o que pensar. É uma série que divide opiniões né? Que bom que vc gostou desse, Ju. Eu também não curti a capa. Vou esperar toda a série ser toda publicada e depois leio kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)