terça-feira, junho 16, 2015

[Resenha] Almanegra - Jodi Meadows

Almanegra
Incarnate #2
Autora: Jodi Meadows
Editora Valentina
Compre: Saraiva | Submarino | Loja Valentina
Skoob

Sinopse: Ana sempre foi a única. Marginalizada. Apartada. E, para piorar, após o Escurecimento do Templo causado por seu pai, vários cidadãos de Heart a culpam pela perda definitiva de algumas almas, as almasnegras — e pelas almasnovas que nascerão em seu lugar. SOMBRAS Muitos temem a presença de Ana, um lembrete constante das mudanças irreversíveis. E quando as sílfides começam a se comportar de maneira diferente em relação a ela, Ana terá que aprender não apenas a se defender como àqueles que não podem fazer isso por si mesmos. AMOR Ana aprendeu desde cedo que os sem-alma não podem amar. Mas, e as almasnovas? Mais do que tudo, ela deseja ter a chance de viver e amar como qualquer outro cidadão de Heart, porém mesmo depois de Sam declarar seus mais profundos sentimentos, será que ela conseguirá superar uma vida inteira de rejeição e aceitar o amor? Almanegra explora a beleza e as profundezas sombrias da alma, numa história que é ao mesmo tempo um romance épico e uma fantasia cativante.
Quando terminei de ler Almanova eu estava bastante confusa com relação ao livro, como você pode averiguar na resenha aqui. Apesar de ter gostado bastante da narrativa e achá-la original, alguns pontos não me agradaram como eu esperava, Ana a personagem principal era mais do mesmo, fiz confusão com alguns pontos da leitura, mas no geral amei o livro. E isso acabou acontecendo com Almanegra também, ao menos no começo da narrativa. 

Mais uma vez não consegui me conectar com Ana e Sam, não senti química entre o casal, mas isso mudou com o decorrer da leitura. A ligação entre eles fica mais aparente e a tensão por todos os problemas que precisam enfrentar os conecta mais ainda. Ana cresceu como personagem e isso faz com que eu a sinta mais próxima da infinidade de anos que Sam tem a mais que ela. Apesar disso, me senti confusa no início da história, assim como no livro anterior, mas isso aconteceu devido ao fato de que o segundo livro foi lançado mais de um ano depois do anterior e eu havia esquecido informações cruciais para o desenvolvimento da história, o que acabei resolvendo consultando um amigo, com tudo esclarecido a leitura começou a fluir de forma nova e empolgante.

Então, tirando os fatos citados, posso dizer que Almanegra é uma narrativa muito mais comovente e ágil do que Almanova. A autora apesar de ter criado um mundo bastante estendido e cheio de mistérios conseguiu prender o leitor neste segundo livro e resguardar conteúdo considerável para ser esclarecido no último volume intitulado Infinita, com previsão de lançamento para o primeiro semestre do ano que vem. Outro ponto bastante positivo é a adição de novos personagens, que deram consistência a narração e se mostram importantes para o desenvolvimento da história, sem que fossem em momento algum negligenciados. O potencial de Meadows para criar personagens fortes e característicos se mostra ainda mais presente em Almanegra. Além disso, a narrativa expõe a fundo a questão do preconceito, do medo do novo, do ódio do desconhecido trazendo a baila questões que merecem ser discutidas não apenas em livros mas socialmente.

A presença constante da música é outro ponto crucial, ela é indissociável da narrativa e de seus protagonistas, é parte de um todo que não pode faltar. Eu me vi definitivamente conquistada por Sam, que mesmo em meio aos arroubos de consciência se mostra justo e honrado. Tive certa raiva de alguns personagens e senti que alguns obstáculos foram desnecessários, mas em meio a tanta coisa boa e criativa não consigo simplesmente não ansiar por mais, preciso do desfecho dessa história assim como necessito respirar, mas ao mesmo tempo preciso que venha em pequenas doses por medo de me despedir.

Sobre a edição eu até chego achar que é desnecessário comentar, a Editora vem caprichando em suas edições desde o primeiro livro lançado e o cuidado com revisão e diagramação e visível desde a primeira página, e este livro com certeza não ficou para trás neste quesito. Enfim, Almanegra é uma continuação atípica que ao em vez de ser apenas mais um livro é uma adição maravilhosa e considerável a história de personagens que sentimos dor em deixar que se partam! Aconselho qualquer leitor de fantasia a se aventurar nas páginas dessa história tão inovadora e, porque não, misteriosa.
Melhores Quotes:

"- De vez em quando, coisas boas surgem de situações e lugares inesperados. Como a morte de uns permitindo que outros vivam. Ou a ausência de cicatrizes após a queimadura provocada por uma sílfide. - Levantei as mãos, apenas sujas pelo grafite do lápis - Ou as rosas, que me ensinaram como cuidar das coisas, ainda que ninguém, achasse que a cor delas era o bastante."

"- Já vivi o bastante para saber que sempre acabaremos nos arrependendo de algumas coisas, mas não há nada que possamos fazer para mudar o passado. Ainda assim, de vez em quando algumas delas se resolvem sozinhas, de um jeito que você não esperaria."

"- Você é linda. - disse, as mãos repousadas em meus joelhos. -  E mais sábia do que qualquer um poderia imaginar. O mundo precisa de você, Ana. Você nos desafia, faz com que as pessoas pensem e abram os olhos para encarar as verdades que passam tempo demais ignorando. De vez em quando, me dou conta do quão perto estivemos de nunca tê-la conosco, e isso me apavora. Nossa imortalidade tem um preço."

13 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?

    Quando o livro Almanova foi lançado internacionalmente eu fiquei muito interessada, mas por algum motivo, quando lançou no país eu deixei passar batido e nem comprei o livro. Agora, vendo o quanto as pessoas gostaram de Almanegra eu estou muito ansiosa para ler ambos os livros. Já adicionei na minha wishlist e carrinho de compras para este mês.

    Bjinhos,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    Conheci essa série faz pouco tempo e a primeira coisa que chama a atenção são as capas maravilhosas ne?!
    Eu tinha me interessado pela sinopse, acho que é bem o que gosto de ler mesmo, mas depois de ler a sua resenha, eu confesso que esperava mais da estória. Você nao ter se conectado ao romance do casal para mim é um grande ponto negativo, pq eu sou dessas que ama um romance e para mim é oq da aquela força pra tudo sabe?!
    Bom, de qualquer forma, eu vou tentar ler o livro... Quem sabe eu apaixono.

    ResponderExcluir
  3. Conheci a série a pouco tempo, e o que mais me chamou a atenção foi a capa, e também os nomes dos livros, a resenha me fez adiciona-los na minha lista de leitura, pois fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da história de Ana e Sam, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Juuu,
    preciso desse livro!
    Almonova para mim foi um misto de curiosidade e confusão também, rs. Como imaginar o Sam? Eu juro que tentava vê-lo como um garoto de 18 anos, mas tudo o que eu conseguia era imaginar um soldado da 1ª guerra mundial, não me pergunte pq! Também não vi graça na Ana, mas a história tem mesmo uma coisa especial, ne? Legal você tocar no assunto que vem ao fundo da história, esse "medo do desconhecido", ódio, enfim, coisas tão desnecessárias e tão presentes... abre mesmo uma boa reflexão. Espero que este segundo seja mais ágil mesmo, quero ver um tantinho mais de perigo e emoção. Acho que vou ter que reler almanova, não vou lembrar do nome do povo não... rs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ju,
    Ainda não li AlmaNova então não posso opinar muito a respeito do primeiro livro como gosto pessoal..
    Quanto a demora em ser lançada a continuação..Acabei de ler seu post falando sobre isso e esse é mau quando se trata de histórias de fantasias...Elas são ricas em detalhes e coisas novas que precisam ser lembradas e quando passamos muito tempo sem ler, acabamos esquecendo desses detalhes..
    A Valentina vêm trabalhando muito bem mesmo com a qualidade de seus livros e até hoje não tive o que reclamar da mesma.

    ResponderExcluir
  6. Quero.
    Amo uma fantasia, e essa ainda é misteriosa e inovadora então não poderia perder!! Só vou esperar lançar o último, pra não ter esse seu mesmo problema! kkkkk
    Amei a resenha! Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li Almanova, muito menos Amanegra hahahaha E acho que nem vou ler, por mais que leio resenhas que falem bem, o enredo nunca me chama a atenção. As capas são lindas e super caprichadas, mas não me sinto inspirada para ler.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Ai que emoção, ler essa sua resenha Ju!! Infelizmente eu não consegui bater minha meta de leitura e não vou consegui ler o esse mês de junho, mas com certeza vou ler no mês que vem. Fiquei completamente encantado por Almanova basicamente devorei o livro em um dia e meio e sei como é a questão da pequena dosagem a gente quer ler tudo, mas não quer com medo de dizer adeus!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Eu sou bem curiosa em relação a essa trilogia pois o tema é bem instigante, mas estou dependendo da boa vontade da editora em liberar a continuação, pois sou um tanto compulsiva com continuações. Espero que o romance só melhore até para a continuação!

    ResponderExcluir
  10. Voce acredita que eu ainda não li nenhum livros dessa editora, mesmo tendo alguns dela na minha lista, inclusive os dessa serie que estou louca para ler, a resenha ficou otima e adorei o quotes que escolheu. E concordo com voce sobre a capa não precisa de palavras é só olhar que é linda

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li Almanova mas estou com muita expectativa pra essa trilogia. As capas são maravilhosas mesmo. A premissa não me chama muito a atenção, mas as resenhas que tenho acompanhado são bem positivas.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que esse segundo livro funcionou bem mais pra você do que o primeiro, pelo jeito. Vou te falar que tenho vontade de ler mas não sei muito bem do que se trata realmente. Sua resenha foi ótima Ju, bem crítica.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li, mas parece ser uma trilogia muito legal e eu estou numa fase de querer ler muitas trilogias, séries. Muito legal o fato de abordar questões sociais que merecem ser discutidas na sociedade, eleva o valor do livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)