quarta-feira, junho 10, 2015

[Opinando!!!] Sobre Continuações: O que esperar quando se está Esperando!

Há alguns dias atrás enquanto começava a dar os primeiros passos na leitura de Almanegra comecei a pensar nos diversos problemas que o intervalo de lançamento entre uma continuação e outra geram para o leitor.  Minha primeira observação foi o esquecimento, tanto que precisei consultar o Alisson do blog Re.Viewpara me lembrar de alguns pontos da narrativa que estavam me deixando confusa na continuação. Quando cheguei ao final da história não conseguia parar de pensar no próximo livro, este é o segundo "problema" a ansiedade por saber mais e mais sobre a história. Estes são dois fatores que me fazem perturbar uma editora pela continuação. Mas há um terceiro ponto que eu chamo de expectativa, ou seja, ter pelo que esperar e nesse ponto muitos de vocês podem não concordar comigo, mas prefiro esperar anos a não ter pelo que esperar.

O esquecimento é um fator natural, ele acontece devido ao tempo em que demoramos a ler a continuação da história e também se deve ao fato de que nem todo mundo tem memória fotográfica, sem contar as diversas outras histórias que lemos depois daquele primeiro livro de trilogia ou série. Porém, em minha opinião ele é o pior de todos, pois se não pegarmos o livro anterior para reler ou não tivermos um amigo com memória fotográfica por perto (Obrigada Alisson) a sensação de que está faltando um referencial para que a leitura flua normalmente vai ser imensa. O tempo acaba criando buracos em nossa memória e devido a isso se formam várias lacunas em nosso cérebro do momento em que lemos o primeiro livro, até o dia em que temos a sorte de ler a continuação.

A ansiedade muitas vezes é inevitável, principalmente quando terminamos um livro com o qual nos identificamos e que por ventura tenha continuação. Este foi outro caso típico de Almanegra, e de muitos outros livros que li, só para citar outros passei isso recentemente com A libélula no Âmbar (Outlander) e A Morte de Sarai. Esta sensação se caracteriza pela ânsia de saber mais, de que aquilo que acabamos de ler não é o suficiente, chega a causar angustia de curiosidade. E isso nos leva ao próximo tópico: A expectativa.

Sei que a demora na publicação de continuações não é algo que agrada o leitor, quando gostamos muito de algo temos tendência a querer a sequência na mão no momento seguinte ao qual viramos a última página do anterior. Porém, depois de passar pela fase da ansiedade com Almanegra, me peguei agradecendo por não ter Infinita nas mãos, não que eu gostaria que a publicação demorasse, mas pelo simples fato de que não vou precisar me despedir tão cedo de personagens tão queridos, de uma história tão gostosa e surpreendente como essa. Então meus caros, apenas pelo egoísmo de não querer vê-los indo embora eu aceito esperar um pouco mais.

Enfim, acredito que nem tudo é tão ruim quanto parece, analisar todos os lados dessa espera é interessante. Contudo, peço de joelhos e rastejando aos pés do editor que por favor, não demorem demais para publicar Infinita, eu preciso muito desse livro. No mais, entendo que há muitas coisas que desconheço envolvidas na publicação de um livro, portanto, sempre tentarei entender o lado da Editora. Lembrando que esta postagem é um "Opinando!!!" e como o próprio nome já diz isso sou eu dando Pitaco onde não fui chamada!


34 comentários:

  1. Ju, adorei essa postagem, pois diz EXATAMENTE o que eu e imagino que a maioria dos leitores também sentem nessa situação!!
    Meu maior problema sempre é o "esquecimento". Eu tenho um sério problema que me faz esquecer o livro anterior pouco tempo depois de ter lido, imagina então quando a espera de um para o outro é gigante? Eu sofro muitooooo com isso! Não sei se é normal esse meu esquecimento, eu até pretendo ver isso no médico, mas juro que acontece mais rápido do que deveria ou que eu gostaria!

    Andresa Dias
    Leituras&Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju!! \o/
    Adoro quando sirvo de inspiração ou ajuda para suas postagens hahaha!! E eu só tive memoria fotografia para esse livro porque simplesmente amei o que li, quando li, porque outras leituras que fiz nem lembro tanto rsrsrs, mas voltando ao post não gosto de esperar ninguém gosta, mas tipo uma demorazinha com a certeza que o livro vai sair da para levar, mas quando você começa a ler uma série e a editora não termina de lançar eu fico louco, grito no twitter, no email, mas ainda assim nada né? Vide Novo Conceito e Intrínseca até hoje espero por livros que eles lançaram o primeiro e depois nem nem sina dos próximos livros.
    Tipo eu li Almanova em janeiro de 2014 e desde lá vinha perturbando a Valentina no twitter deles pelo lançamento de Almanegra e eles seeeempre dizendo vai chegar, teve problema com a tradução, até que enfim anunciaram o lançamento de Almanegra, você não sabe como eu fiquei feliz, mas sinceramente eu não quero ter que esperar mais tanto tempo pelo próximo livro não! Por mim já saia no semestre que vem, mas estão falando em janeiro de 2016 e olha to quase repensando se leio o Almanegra logo!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  3. Ju, acho que todo leitor passa por esses três estágios. Eu tento não ficar tão ansiosa, pois já sou ansiosa por natureza, aí é complicado segurar.
    Sobre a expectativa: às vezes a gente cria tanta expectativa e o segundo livro nem sempre atende a elas. Aí vem aquela sensação de: ah, não, só isso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta postagem, pois já aconteceu isso comigo, já fiquei muito ansiosa para lançamentos de continuações de coleções que eu li, e claro o esquecimento de alguns trechos do livro é inevitável, pois lemos outros livros depois daqueles, e ainda a expectativa pois nem sempre o livro contém aquele final que esperamos, atualmente estou preferindo ler coleções já completas, com todos os livros lançados para não passar por esse sofrimento de ter que esperar o lançamento do próximo livro da coleção!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Adorei essa postagem, isso acontece muito comigo, ai eu nunca sei se leio o livro anterior novamente, ou se leio apenas algumas resenhas. Mas, a melhor coisa sem sombra de duvidas é ler as continuações em intervalo pequeno, assim não esquecemos. O problema é que algumas editoras estão demorando muito, MUITO, para lançar e aí não temos escolhas, o esquecimento vem.
    Adoro essa coluna, você expõe tudo muito bem e tem ótimos argumentos,
    Um beijo,
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  6. SUPER ME IDENTIFIQUEI COM ESTA POSTAGEM (sim, em letras garrafais mesmo).

    Vou ser a chata da vez em dizer que não aguento mais livros com continuações. É sofrimento, é angústia, é um mundo de sentimentos bons/ruins/conflituosos ao mesmo tempo!

    Não sei porque os autores simplesmente se apegaram a trabalhar desta maneira. Podem lançar um livro grosso! Eu não me importo de comprar!

    Outra coisa que tem me irritado bastante: lançar um livro e anos depois decidir fazer uma continuação. O leitor (pelo o menos eu) fica com aquela sensação de que foi enganado o tempo todo.

    Um adicional: esperar a boa vontade das editoras em lançar a continuação. Estou nessa, na dependência da boa vontade da Novo Conceito em lançar os últimos livros da trilogia Alma Katsu e da trilogia "Olho por Olho".

    Gente, na boa?
    Lança um livro só.
    Nos poupe de sofrimentos.
    As editoras brasileiras tem lançado uns livros tão "nhe" nesse ano, a Novo Conceito então... NENHUM me agradou. E olha é a minha editora favorita, só livro zzzzz....

    Bom, fica aqui meu desabafo.

    ResponderExcluir
  7. Oooi!

    ODEIO criar expectativa, odeio ter que esperar lançamento. Tanto que estou fugindo de séries e trilogias.
    Estou aguardando o lançamento de 3 continuações.
    Acho que qualquer expectativas é horrivel, acaba quebrando o clima de qualquer leitura :(
    Seu texto está ótimo. E acho que é um grande puxão de orelha para algumas editoras :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. OE JU
    cara, acho que o esquecimento é a pior coisa quando se lê uma série/trilogia. infelizmente to nessa fase com os instrumentos mortais e tô pensando seriamente em começar a reler a série pra finalmente ler Cidade do Fogo Celestial PQ NÃO LEMBRO DE QUASE NADA #SOS
    esperar, doí
    a expectativa, doí
    mas nada doí mais que não lembrar dos acontecimentos dos livros anteriores.
    mas não é só com TMI que isso aconteceu, Legend e Feita de Fumaça e Ossos foram aqueles livros que demorei pra ter a continuação em mãos e não lembrava de muita coisa, mas por sorte, eu tinha lido com uma amiga e ela me deu a luz sobre o enredo, então nem foi sofredor HUEHAUEHUEUAE

    ResponderExcluir
  9. Minha memória é um lixo, então normalmente leio o livro anterior (ou os livros anteriores) quando a continuação demora muito para sair. Isso bagunça muito a minha fila de leitura, infelizmente. Então, quando não se trata de livros de parceria, tenho optado por aguardar a finalização da série para ler tudo de uma vez. Sim, é meio doloroso me despedir tão rápido de personagens queridos, mas assim funciona melhor pra mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Concordo com a parte da ansiedade, mas acho que infelizmente não podemos fazer nada quanto ao esquecimento. Por isso que tenho visto vários autores de séries fazendo algumas recapitulações básicas da obra anterior durante o texto do livro atual, como é o caso da Richelle Mead que as vezes durante a leitura do livro atual mostra a memória do personagem para ajudar o leitor a lembrar o que houve no volume anterior, e assim liberta-o de ter que reler a obra. Outros já adotam um perfil que gosto mais, como foi o cado da série MAGO, todo começo de livro, antes do prefácio, tem um pequeno resumo da história até o momento, ressaltando os acontecimentos mais importantes. É algo similar à aquele resuminho básico que temos no começo das séries de TV. No mais, adorei seu texto.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu fico dividida entre concordar e discordar de vc. rs
    Na parte do esquecimento, não tem como, é muita coisa na cabeça pra lembrar detalhes. Ou faz que nem a louca da Ju e relê tudo pra ler o próximo ou torce pro autor ter adotado uma das estratégias que o Matheus comentou (confesso que prefiro essa, é bem mais prática).
    Em relação à ansiedade e expectativa... Tem livros que eu morreria por uma continuação, mas talvez perdessem a graça. Prefiro quando o autor fecha cada história e, se o próximo vier, é um a mais, não uma obrigação.
    Hoje parece ser um desafio escrever livro único, poucos autores conseguem/querem. Ah, esse mundo capitalista movido por $uce$$o...
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tenho os mesmo "problemas" com as continuações, esses dias fui contar quantas séries acompanho e já passam de 30 :'( por isso tô evitando ao máximo iniciar a leitura de novas séries, excetuando caso eu tenha todos os volumes. Não gosto de ficar relendo pois esse tempo eu poderia estar lendo algo novo né, então quando vou começar um volume e não lembro direito o que aconteceu anteriormente recorro à amigos e ou dou uma folheada no vol. anterior para dar uma lembrada.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju. Tudo bem?

    Minha memória não é lá essas coisas, mas procuro sempre colocar post its nos momentos cruciais da história, assim tenho a oportunidade de reler alguma parte depois. Mas o esquecimento é inevitável mesmo, além dos post its, eu procuro ler minhas resenhas anteriores, anotações ou procurar um amigo que leu recentemente, mas tem livros que fico com um nó na cabeça e faço igual a Ju e releio logo.

    A expectativa é o que me deixa mais nervosa, porque tem publicação que demora um século para ser publicada. Mas também concordo que às vezes é bom esperar um pouco, porque sempre é difícil dizer adeus para personagens que tanto amamos. Adorei a postagem.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju, eu sempre prefiro ler series que já estão completas, mas quando não é possível por causa que a minha memoria depois de um tempo falha como qualquer uma prefiro reler o livro anterior antes de ler o novo sempre que é possível, mas nem sempre temos tempo para isso e ai tenho que me basear na minha resenha feita. A espera como você disse nem sempre é ruim, mas quando é muito tempo de uma para outra publicação se torna realmente muito ruim ou quando nem sabemos se será publicado a continuação e isso acontece muito Ç.Ç

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?
    Concordo com você, realmente o esquecimento acaba atrapalhando quando a continuação demora a sair, ainda mais quando lemos muitos livros nesse intervalo. Também fico super ansiosa quando gosto muito de um livro, e isso aconteceu comigo quando li Almanova e só de saber de sua ansiedade após ler Almanegra, já estou aqui me roendo de curiosidade, deve estar muito bom né!? rs. Adorei seu texto e também estou na torcida para Infinita ser lançado logo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Acho que não tem um leitor que nunca passou por isso. A pior parte para mim é o esquecimento, porque não gosto de reler o livro anterior.
    Adorei o post!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!

    Bom, já sofri muito com essas séries longas. Ainda sofro, mas agora acabo deixando para juntar mais livros e ler quando finalizarem ou quando está próximo de lançar o último, rs. Mas depende da série, rs. Adorei o seu texto. Tem alguns livros que gosto de fazer releituras, mas de vez em quando não dá tempo :( A espera nem sempre é ruim, mas na maior parte do tempo é sim. HAHAHAHAHAH Meu medo é o autor morrer e não lançarem o último livro </3

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oww, que texto bacana.
    Acho que as editoras só deveriam lançar liros de séries quando todos os livros estivessem pelo menos traduzidos e revisados, porque quem sabe assim não demoraria tanto a publicação e não deixaria o leitor na agonia rsrs.
    Eu sempre esqueço detalhes, o final raramente, mas pra leitura se tornar mais empolgante e entrar no clima, gosto sempre de reler o capítulo final e engrenar no livro seguinte.
    O pior de tudo é ter que esperar e conter a ansiedade.

    Beijos.
    Leituras da Paty



    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Almanegra é minha próxima leitura, você me deixou super ansiosa ao criar esse opinando em cima das expectativas pelo próximo livro da série.
    Eu te entendo perfeitamente, é por isso que quando é série ou trilogia, espero comprar toda a coleção para ler de uma vez só. Recentemente tive uma experiência que deu super certo, eu simplesmente devorei uma série com 10 livros, quase de uma vez só.
    Mas quando é parceria não dá para fazer isso.
    adorei o tema que escolheu.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante do post e tenho a mesma opinião que você. O esquecimento é um grande problema, principalmente quando a continuação demora muito a sair, as vezes eu tenho que pegar o anterior e reler, não tem outro jeito... mas em alguns livros o autor consegue inserir alguns elementos do livro anterior que acaba ajudando a relembrar mais da história.

    Quanto a expectativa, sério... as vezes não dá para controlar, e se eu soubesse ler em inglês eu juro que lia. Aconteceu comigo quando terminei Insurgente, estava doida por Convergente, e o livro não tinha sido lançado nem nos EUA ainda. Mas o pior do que ter expectativa e gostar do próximo livro, é ter expectativa e se decepcionar, como foi o caso.

    E nossa, quando eu gosto da série eu torço para ela ter vários volumes, porque não quero me despedir dos personagens, sou dessas que sinto como o personagem fosse parte da família, e sério, quando termino uma série grande assim, é difícil ter que me despedir. Então nesse quesito sou um pouco egoísta mesmo. Acho que é por isso que eu gosto tanto de série de TV, porque demora para ter que me despedir dos personagens.

    Tem algumas séries que eu tenho esperado ser lançado todos os livros para ler, porque por mais que demore eu não vou ter o problema do esquecimento e expectativa... mas as vezes, não dá para esperar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Adoreeeei esse post, sério! Já me peguei pensando, diversas vezes, se eu era a única que sofria de esquecimento pós longa data de espera pela sequência, é bom saber que não estou sozinha nessa, hahaa. Entretanto, tanto entendo o seu "egoísmo" em não querer que uma série querida termine, quanto compartilho do sentimento. Quando terminei as séries "Academia de Vampiros" e "Os Instrumentos Mortais", das autoras Richelle Mead e Cassandra Clare, fiquei feliz e satisfeita com o desfecho (tão esperado) das histórias, mas não pude evitar aquela dor no coração sempre que pensava que não obteria mais nada inédito daquelas personagens a quem tanto me prendi. Resumidamente, eu gosto da espera e criar expectativas, a menos que a espera dure milênios ou pior, que minhas expectativas sejam miseravelmente destruídas.
    Bjinhos,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre me esqueço de coisas importantes quando demoro muito para ler a continuação (nada que uma faísca do livro não resolva) e eu acho muito errado demorarem mais que seis meses para publicar continuação, principalmente se o livro já foi publicado lá fora há milênios, sendo que os autores já deixam uns bons ganchos para suas continuações. E tem umas editoras que testam a sua paciência com continuações, tipo, na gringa já tem título e sinopse do quinto livro e nada de data aqui do terceiro livro '-'
    Mas se mesmo com a demora o livro vier com ótima qualidade a raiva passa na primeira página.

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju, tudo bem??
    O esquecimento realmente é um dos grandes fatores que atrapalham a espera... dependendo da história... eu esqueço é outras nem tanto... porém acontece e vem minha frustração. A expectativa e na ansiedade são Fatores que realmente passo apuros... pq quando gosto muito de um livro fico louca para ler a série toda de numa vez... ai falta o último livro e a espera é tanta que quando sai fico com medo de ler kkkkk. Aconteceu comigo em Destino... li os dois primeiros e a espera do terceiro foi dolorida e quando saiu comprei mas na época já tinha esquecido do que li nos outros dous e vou reler... enfim... são algumas contradições... mas essa é a nossa vida de leitor rs.

    ResponderExcluir
  24. Já me aconteceu de esquecer alguns pontos importantes no primeiro livro quando eu demorei para ler li o segundo e tive que reler novamente o primeiro, por esse motivo que eu prefiro já ter toda a serie para então começar a ler.

    ResponderExcluir
  25. Oi Jú,

    Adorei ler seu texto que reflete um pouco de mim, sou uma pessoa tranquila e sei esperar por quase tudo, a exceção são as continuidades das histórias, realmente não sei esperar e quando tem um série ou trilogia que quero ler, acabo comprando os volumes e deixando reservado até que saiam todos para que eu os leia de uma vez, mas quando acho que a editora vai ficar enrolando aí nem começo a adquirir os livros e só o faço quando todos estão disponíveis no mercado.
    Não cheguei no seu nível de achar que a espera não tão ruim assim quando se pensa que ainda vai demorar um pouquinho para se despedir das personagens. Assumo: sou ansiosa e imediatista quando o assunto são continuações. (hahaha)

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Ju, tudo bem?

    Cara, nunca li essa série, mas as capas dessa série são LINDAS DEMAIS. Odeio ter que demorar para ler a continuação de um livro. Primeiro que a espera desmotiva, depois que, como vc falou, sempre acabamos esquecendo alguns detalhes. Gosto de começar a série quando já tenho todos na estante, assim não tenho problema. Mas, claro, tem outras que isso não funciona, infelizmente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ju lindona é complicado essas continuações, entendo seu sentimento de não querer o próximo livro para não terminar a série/ trilogia. Difícil nos despedir de nossos personagens queridos, ao mesmo tempo lidamos com a ansiedade. Com relação ao esquecimento é normal mesmo, ainda mais se demora muito para ser lançado a continuação, sorte que sua amiga ajuda. Eu tenho que reler um pouco os livros. amei a postagem. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  28. Excelente post!!! E realmente esse intervalo entre a publicação dos livros deixa a gente mto doida. Com tantos lançamentos a cada mês, realmente a gente esquece ou acaba confundindo alguma coisa que é parecida com outro livro. E a ansiedade é de matar mesmo, qdo a gente ama mtooooo uma série, meo deos...fico tenso so de lembrar.

    ResponderExcluir
  29. Olá Jú,
    O pior das continuações além da demora e do esquecimento é quando a série não dá o retorno que a editora desejava e a mesma desiste da continuação..Eu tenho alguns livros na estante que já desisti de aguardar a continuação (Caminhos de Sangue, Predestinados, Ecos da Morte, etc).
    Entendo que a editora esteja investindo em algo e precisa de retorno mas os leitores mesmo que menores que seja precisa de um retorno também..
    Sofro também com a questão de sequência na minha leitura...Por ter sempre uma fila de livros para ler, acabo nem sempre pegando séries na sequência e quando pego para ler demoro um pouco a me situar e lembrar de todos os personagens e fatos da história..
    Acho que as editoras deveriam não trabalhar com intervalos longos de séries...isso prejudica os leitores vorazes QUE SEMPRE possuem algo para ler.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Júh!
    Confuso, né? Ao mesmo tempo queremos terminar mas também não queremos nos despedir da série e dos personagens!
    Concordo com você também que é melhor esperar anos a não ter nada, como a Intrínseca é boa de fazer. ushaushaushs
    Bjão <3

    ResponderExcluir
  31. Eu também tenho esse problema em esquecer os acontecimentos do livro anterior até sair o próximo. E é exatamente por isso que na maioria das vezes deixo para ler quando sai todos ou quando o ultimo está quase sendo lançado.
    Um que não aguentei e li antes de sair todos, foi Silo. Mas tive a sorte de ser um livro completo, com um final especial e que não vai me matar de curiosidade até sair o ultimo. Já sei que Ordem se passa em um tempo antes de Silo, então agora vou me segurar porque sei que se ler Ordem, vou sofrer até chegar o último e saber como tudo termina hahaha Foi um livro bem marcante, mas tenho certas dúvidas de que até lá vou ter esquecido alguma coisa.
    Mas uma coisa é certa: não importa a série, a saga, a trilogia, enfim.. Só nos resta esperar hahahahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  32. Sobre esquecimento: eu sou a pior pessoa do mundo pra ler séries que ainda estão sendo lançadas porque eu esqueço muito rápido detalhes da história. Vou te dar exemplos. Sabe Eragon? Eu li os três primeiros livros a muuuuuitos anos atrás, eles fizeram parte dos primeiros livros da minha coleção então imagina! O Paolini demorou dois mil séculos pra lançar Herança, eu comprei e agora me pergunta se eu lembro de alguma coisa da história? NADA, nadica de nada. Lembro que o dragão é azul e chama Safira. Finish. Com Os Instrumentos Mortais ta acontecendo a mesma coisa, mesmo sendo mais recente. Eu li muita coisa entre a série e o último livro e agora não lembro dos acontecimentos de Cidade das Almas Perdidas. To pensando em ler tudo de novo e to chorando por isso. Game of Thrones é outro que eu vou me ferrar porque já li faz um tempinho e eu já até passei da fase da ansiedade porque to cansada de esperar o Martin terminar de ESCREVER. Agora imagina aquela história toda detalhada, imagina aqueles livros enormes. Eu vou ter que ler de novo. Quero morrer Ju :(
    Por isso que eu evito ao extremo começar a ler séries novas hoje em dia, só leio se já tiverem lançado tudo ou for caso de "preciso desse livro ou vou morrer". Tenho alguns aqui na estante que são os primeiros de sua série e me recuso a lê-los antes de comprar suas continuações. Outlander é um deles, infelizmente.

    ResponderExcluir
  33. Esse texto me representa!! Não li A Casa de Hades ainda porque esqueci tudo! E a Intrínseca que lançou uma série, não deixou visível que era uma série e eu só descobri isso no final? O pior é que ainda não lançaram a continuação e nem sabem se vão, dá pra acreditar? Daqui que eu consiga ler o segundo livro, já vou ter esquecido tudo...

    ResponderExcluir
  34. Por isso que gosto de esperar ter todos os livros em mãos para começar a leitura. O problema é quando você le o primeiro, não gosta e já comprou todos os outros e não fica com nenhuma vontade de continuar lendo.

    O esquecimento é um saco até para os livros muito longos, ainda não consegui ler Ana Karenina, leio umas 100 páginas, esqueço do livro, deixo num canto por muitos, muitos meses, quando volto a pegar nele já esqueci de tudo e tenho começar do inicio, assim nunca termino de ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)