segunda-feira, maio 25, 2015

[Resenha] Outlander: A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon

Obs: A sinopse oficial pode te chocar, então leia por sua conta e risco!
A Libélula no Âmbar
Outlander #2
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência Brasil
Compre: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura
Skoob

Sinopse: Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século  XVIII.O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?
Se eu pudesse reduzir essa resenha em apenas três palavras elas seriam: choque, enfado e deleite, exatamente na ordem em que se apresentam. Terminei esta leitura ontem e desde então me sinto assombrada por seus personagens, indignada com as situações que são apresentadas, e apaixonada ainda mais pela série, o que eu acreditava que não fosse acontecer. A leitura de Outlander - A Libélula no Âmbar foi difícil, demorei meses para finalmente me encontrar na narrativa e conseguir engrenar a leitura, mas quando isso aconteceu todos os problemas foram deixados de lado, mesmo que não de todo esquecidos.

Se você ainda não leu a sinopse deste livro não o faça! Em minha ânsia por informações sobre o que viria a seguir corri para ler logo que terminei A Viajante do Tempo e foi um choque tão terrível que eu queria voltar atrás e não ter lido. Esta foi a primeira reação que tive com relação a história, de certa forma foi desanimante, não conseguia compreender como o livro poderia ser bom depois que uma simples frase em uma sinopse colocou minhas expectativas por terra. Fiz drama, chorrei e quando o livro chegou para resenha seu tamanho esmoreceu ainda mais a minha vontade de ler. Creio que esses dois fatores foram determinantes para que eu não conseguisse evoluir na leitura.

Incluindo se a isso, as primeiras 400 páginas não pareciam levar a lugar nenhum, e teve momentos em que cheguei a pensar que o livro tinha sido uma grande perda de tempo para mim e para aqueles personagens tão extremamente precisos. Gabaldon é mestra em incluir situações desnecessárias em sua narrativa, bem como longas descrições que acabam angustiando o leitor. Além disso, Clarie me irritou bastante, em um determinado momento cheguei a duvidar de seu caráter, mesmo tendo todas as informações necessárias para não acreditar no que estava lendo. Eu a vi como uma manipuladora e Jamie como seu animal de estimação, submisso e subserviente, tudo o que ele definitivamente nunca seria e isso me desagradou tanto que eu entrei em um embate sobre amar ou odiar o livro, mas Gabaldon já tinha feito um milagre em mim. 
"Quem éramos nós para alterar o curso da história, para mudar o curso dos acontecimentos, não para nós mesmos, mas para príncipes e camponeses, para toda a nação escocesa?"
Quando eu me sentia pronta para finalmente abandonar a história, quando era certo que tudo o que eu sentia pelo desenvolvimento era enfado, e que todas as tentativas de evoluir não estavam funcionando a autora me fisgou de novo e aí eu já não tinha vontade própria e terminei as últimas 550 páginas em uma única noite. É certo que, como disse, ainda passei por sentimentos muito conflitantes antes de terminar a leitura e diante de todos os pontos desagradáveis que salientei eu deveria ter odiado o livro com todas as minhas forças. Mas nem a enrolação, nem a chatice de Claire, nem o crença de que a personagem influência Jamie negativamente, foram capazes de se quer me fazer pensar que esse livro é ruim. 

Terminei esta leitura ansiando por mais, para vocês absorverem isso de forma mais clara, no pouco tempo que consegui dormir (terminei o livros às 4 hrs da madrugada) eu ainda sonhei com tudo e me coloquei no lugar de Claire, fiquei tão obcecada com a história e sua continuação que tudo ao meu redor ainda parece meio surreal. Enfim, quando comecei a ler A Libélula no Âmbar não achava que fosse possível ter sentimentos tão conflitantes sobre um mesmo livro, não tão intensamente assim. Então, se prepare quando for ler este livro, ao terminar vai ser como se um trator tivesse passado por cima de você e isso vai ser uma coisa boa.

Só para desencargo de consciência queria dizer que apesar de tudo o que disse meu maior problema com a edição foi o seu tamanho. Para mim que costumo ler enquanto caminho até o trabalho seu peso foi um grande problema. No mais o trabalho da editora está muito bem feito.

Melhores Quotes:

"-Sangue do meu sangue – murmurou – e ossos dos meus ossos. Você me carrega dentro de você, Claire, e não pode me deixar, não importa o que aconteça. Você é minha, para sempre, quer queira quer não, quer me ame ou não. Você é minha e eu não a deixarei partir. –
Coloquei uma mão sobre a dele, pressionando-a contra mim. – Não – disse, num sussurro -, nem você pode me deixar.
– Não – ele disse, esboçando um sorriso. – Pois tenho mantido o final do juramento também. –
Segurou-me com as duas mãos e inclinou a cabeça sobre meu ombro, para que eu pudesse sentir o hálito quente de suas palavras no meu ouvido, murmuradas na escuridão. – Eu lhe dou meu espirito, até o fim de nossas vidas.

"Eu vou encontrar você. — ele sussurrou em meu ouvido. — Eu prometo. Mesmo que eu tenha de suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você — então essa é a minha punição, que eu mereci por meus crimes. Porque eu menti, matei, roubei; trai e quebrei confiança. Mas tem uma coisa que deverá estar na balança. Quando eu estiver na frente de Deus, eu terei uma coisa para dizer, para pegar contra todo o resto. — sua voz caiu. — Deus, você me deu uma mulher rara, e Deus! Eu a amei da maneira certa."

23 comentários:

  1. Ju, sua linda! Não sei o que dizer, apenas sentir com essa resenha! Estou em um dilema se continua lendo os livros ou acompanhando só a série depois leio os livros. Estou perdida HAHAHA Mas a sua resenha me deixou bastante curiosa. Eu já sei vários spoilers dos próximos livros porque fui procurar por livre e espontânea vontade, mas não imaginava que este volume fosse tão enfadonho. Li tão rápido Outlander que imaginei que os outros livros teriam o mesmo ritmo, mas né...acontece. Eu até gosto bastante destas longas descrições e dessa clamaria na história, porque com a Diana isso significa que logo logo vem uma tempestade. Porém eu preciso estra muito no clima e com o humor certo pra não me irritar, como aconteceu com você. E, vamos combinar que os melhores livros são exatamente queles que não sabemos se amamos ou odiamos, né? <3
    P.S: Como assim????? O que a Claire PENSA que tá fazendo com meu Jamie??? U____U Ela que me aguarde!!!
    Beijos e ótima resenha :3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júh!
    Birra é essa, mulher? huahsuahshua
    Que pena a leitura ter ficado enrolada no começo, mas o que me animou a ler foi por que depois pega o ritmo. E, tu é doida de ler 550 páginas em uma noite??? O.O
    Muito boa a resenha! Bjs <33

    ResponderExcluir
  3. Juuu lindona como vai?
    gente tu é louca ler essa quantidade de paginas uma em cima da outra rsrs!! cuidado com a saúde dos olhos rs
    mais enfim gostei muito da resenha. confesso que fiquei meio confusa no começo mais depois entendi perfeitamente e gostei bastante.
    Um beijo
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro por causa do numero de páginas mesmo, isso meio que assusta sabe?
    Achei deeemais você ter se envolvido tanto na história a ponto de sonhar com isso *-* Gosto quando isso acontece. Fora que se apaixonar mais ainda por um história é sensacional hahaha.
    Gostei da resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    O_O você consegue ler andando? Como tá viva até hoje? HAHAHAHAHA Confesso que só acompanhei a primeira temporada da série de TV e que não tenho vontade alguma de ler os livros. Acho que a Rocco, quando publicou, foi muito espera ao dividir as obras em dois volumes, justamente pelo tamanho. Sério, esses livros são do tamanho de tijolos, o que, como disse, torna incomodo a leitura, pois não tem como ficar carregando para baixo e para cima um livro dessa grossura. Infelizmente acabei pegando alguns spoilers da série na sinopse, mas nada que vá me impedir de continuar a ver assim que terminar de lançar a segunda
    temporada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Nossa, que resenha!!!! Adorei!!!!!!!!! Eu te entendo perfeitamente. Também já sonhei com os livros O Teste e Estudo Independente, isso nunca tinha acontecido antes. A história marca a gente, não é mesmo? Eu sempre quis ler essa série pelo tema de viagem ao tempo. E o número de páginas só me atraiu mais ainda, adoro livros com muitas páginas. Agora, eu não sabia que esse número de páginas se deve na verdade, a uma quantidade desnecessária de informações. Uma pena. Poderia ter tido só as 550 que você devorou. Mas se mesmos com essa questão você recomenda muito, eu vou persistir na minha vontade de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ju cada resenha que leio do Outlander tenho vontade de ir para um spa com os livros e ler tudo de uma vez, tamanha curiosidade com esse rodamoinho de emoções que o livro causa. Ainda não consegui ler, mas lendo suas resenhas sei que estou perdendo uma grande leitura. Vou tentar assistir pelo menos a série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. O fato de que mesmo com todos os pontos negativos vc ainda sim conseguiu se sentir presa pela leitura no final das contas e terminou tudo me anima, mas não sei se irei começar essa série em breve sabe.
    acho que livro mt grande é complicado pq n posso carregar peso sabe e os dois primeiros são enormes gente, dá até medo hehe, mas se algum dia eu ler o primeiro espero gostar.
    que bom q gostou do segundo mesmo diante de tudo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Ai que preguiça da parte do enfado... pelo menos a leitura acabou valendo muito a pena e você se apaixonou mais ainda pela série. Já passei por isso de levar meses pra conseguir lidar com um livro e, sinceramente, tenho dúvidas se terei forças para passar por isso de novo, mas vou tentar, já que tenho muito interesse em conhecer a história. Com certeza não lerei a sinopse, espero que isso ajude na minha relação com o livro. E olha, estou um pouco arrependida de ter começado minha coleção com os livros físicos, são mesmo mega pesados e acho que ia ser muito mais prático ler no kindle... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu me interesso pela série há algum tempo, mas infelizmente ainda não surgiu a oportunidade de começar a leitura dos livros. Ainda assim, a trama ainda me chama imensa atenção. Como gosto muito de livros ambientados em cenários meio medievais, esse estilo é o que poderia ser chamado de prato cheio para a minha curiosidade. Realmente as descrições muito longas são verdadeiras provações, mas quando a história vale a pena precisamos enfrentar tudo isso rs

    ResponderExcluir
  11. Já li ótimos comentários sobre essa série, mas ainda não é para mim!
    O livro é muito grande e a minha vida é tão corrida :/
    Agora foi bom você não ter abandonado a leitura, mesmo não sendo legal em algumas partes, nunca abandono um livro. Ele pode me surpreender :DBjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    aí minha nossa, Outlander é o livro. Ele provoca tantas emoções e sentimentos e por isso eu o considero o melhor na categoria Romance, Histórico e Drama. Assim como você eu me senti arrasada quando cheguei no final, e o inicio da leitura, foi realmente muito enrolada, penosa e cheio de bla-bla-bla desnecessário, mas nem isso me fez tê-lo como favorito na minha estande.
    Agora sobre a grossura dele, é algo que me incomodou e muito, não só por que não podia levar com ele comigo onde fosse, como também me cansava segurar ele quando o lia em casa. Acho que a Editora poderia ter dividido, nem que fosse em mais livros, esta incrível historia.
    Mas de resto, não interessa, o que interessa que estou ansiando pelo próximo e não vejo a hora de ler.

    Beijoas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  13. Ou seja, leitura MEGA bipolar #AjudaLuciano
    Ju, ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série e nem assistir o seriado (vc assiste? me recomenda? e-e). E essa falta de oportunidade é o medo de gastar meu dinheiro nesse livro,tenho várias amigas que leram e amam loucamente essa série mas eu ainda não confio em mim pra me jogar nela D:

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li os livros, nem vi a série. Nem ser qual vou arriscar primeiro. Muita gente fala bem dos livros, mas não sei. Tenho medo de ser mais um jogos vorazes na minha vida e eu acabar não gostando :(

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju... peguei uma verdadeira antipatia por essa série de livros... sinceramente não tenho vontade de ler e nem de assistir a série.... na época de lançamento do primeiro livro... ler resenhas dessa série simplesmente me dava dor de cabeça... então fugia de blogs que tinha resenha do livro, ou procurava outras postagens... pelo jeito voltou rsrsrs.... falando de sua resenha... deve ter sido mesmo complicado... eu evito completamente ler sinopse de continuações exatamente para não pegar um mega spoiler e sofrer ou me desanimar... de qualquer forma, mesmo com inicio maçante ainda bem que a leitura serviu para você depois xero!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem? Nossa, foi uma leitura bastante difícil e acho que se eu estivesse no seu lugar, teria abandonado logo, mas que bom que persistiu a leitura e conseguiu se envolver com o livro. Nossa, cenas desnecessárias e enrolações, e personagens que um tanto irritante, me desanimam um pouco... mas ainda tenho vontade de ler a série, embora agora eu farei a leitura já sabendo o que posso esperar. E nossa, o que será que a sinopse diz e que te deixou desse jeito? Fiquei curiosa e ao mesmo tempo irritada com essas sinopses que revelam muita coisa, e acabam estragando um pouco a leitura.

    Parabéns pela resenha, ela está muito boa. Conseguiu sintetizar o que achou do livro e sem dar spoiler.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Sabe o que e´ruim de participar de TC? Eu tenho que ler a resenha dos livros que eu não li ainda e quero ler, coisa que eu não gosto u.u UAHSUHUHAS pq tipo, agora eu to desanimada e nem li o primeiro livro ainda. Sério, 400 páginas de enrolação é tipo UM LIVRO INTEIRO, aff, por que tão grande?

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Eu ainda não li o primeiro livro e por conta do tamanho dele. Minha colaboradora leu e amou e eu estou com um pouco de receio.
    Enfim, acho que eu teria largado o livro de lado logo nas primeiras páginas. Nunca vi um livro tão conflitante, deve ter sido bem intenso continuar a leitura.
    Eu ainda não sei se leio, mas estou morta de curiosidade.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Okay, eu não sei se é porque eu já recebi spoiler em outros blogs sobre esse livro e etc, mas o que tem de chocante na sinopse? iHAuHAUAH Enfim, Outlander me desanima muito quando lembro da quantidade de páginas que tem. Eu li #1 em ebook, então eu não senti tanto cmo se estivesse lendo algo extremamente logo e achei a leitura bem fluida. Espero ter a mesma sensação nesse caso. Espero mais ainda não me irritar com a Claire. Difícil gostar de uma protagonista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Ju, sinto-me com sorte e, agora, prevenida, porque não li a sinopse desse volume.
    Sempre ansiei conhecer a história da saga Outlander, mas quando comprei o primeiro volume, junto com outros livros ótimos, minha compra deu erro e não a recebi. Essa é a segunda resenha que leio a respeito da continuação de um romance que parece superar todos os clichês, adorei saber que sentirei tantas e,opções conflitantes e que, a despeito do tamanho do livro, a história tem realmente um enredo com acontecimentos que surpreendem e fazem valer cada página lida.

    Fiquei mooooorta de curiosidade, kkkk.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo o meu corretor automático: "tantas e,opções" = "tantas emoções" (rs)

      Excluir
  21. Oi, Ju!
    Quero um dia ler essa pequena série. HAHAH.
    Apesar de ser um livro grosso, a leitura me falaram flui facilmente. Quero acompanhar a série de TV, mas vejo minhas amigas sofrendo tanto que ainda não tive coragem. E olha que é um tema que amo amo amo, Highlands. Escócia. Gostei dos pontos que você apresentou. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ju, para falar a vdd, não me interessei muito pela estória, pelo simples fato de vc dizer q o autor enrola na narrativa. Me lembrei de Tolkien, q eu nunca consegui terminar exatamente por isso. Descrições longas demais me cansam, e eu acabo abandonando a leitura. Talvez seja falta de paciência ou preconceito meu, mas é a real. E me espantei qdo vc disse q sofreu nas primeiras 450 páginas! PRIMEIRAS 450, onde isso vai parar???? kkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)