quinta-feira, maio 14, 2015

[Resenha] Não Pare! - FML Pepper

Não Pare!
Trilogia Não Pare # 1
Autora: FML Pepper
Editora Valentina
Compre: Saraiva | Submarino | Loja Valentina
Skoob

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.
Muitos de vocês talvez me crucifiquem quando lerem a primeira coisa que eu tenho a dizer. Mas definitivamente "Não Pare!" é um livro de qualidade infinitamente superior a todos os livros nacionais que já li. Para mim é absurdamente estranho pensar em Pepper como uma autora nacional, é claro que temos grandes talentos, mas eu até o momento não tinha tido o prazer de pegar uma escrita nacional que me agradasse tanto. A narrativa de Pepper é perfeita sem ser rebuscada, ela consegue criar um universo tão novo e instigante que eu não tive a opção de largar o livro desde que o peguei para ler, desde a primeira página. Minha empolgação com essa história é tanta que, como há muito tempo não acontecia, estou desesperada pela continuação.
"Tudo nele era lindo, exuberante. Definitivamente, eu estava flertando com a morte."
A "sociedade" criada pela autora em "Não pare!" é muito bem explicada e para isso não se faz necessário que o desenvolvimento da narrativa pare de ocorrer. Pepper nos insere em seu universo enquanto sua história acontece. Vamos aprendendo junto com Nina as nuances do mundo criado pela autora, e posso dizer que tudo é descrito de forma bastante plausível, sem deixar nada de lado, sem que uma pausa seja necessária para que a história se explique, na verdade ela se e desvenda por si só. E tudo é tão empolgante, desde o universo à mitologia criada pela autora, tudo é fascinante e coeso, mesmo que seja fantástico.

Porém, mesmo diante da qualidade da narrativa e criação da autora passei um pouco de irritação com Nina a personagem principal. Ela é ingênua em muitos momentos e também frágil, até conseguimos entender seu lado, visto que está passando por uma situação no mínimo assustadora e incomum, em determinadas partes ela até aparenta ser mais forte, contudo suas crises de fragilidade e ingenuidade foram demais até para contar. Richard é uma incógnita, por boa parte do livro sua frieza nos deixa com um pé atrás, até que toda a história começa a se encaixar e seu jeito bruto passa a ser apenas algo que faz parte de sua personalidade. Apesar de nos depararmos com muitos personagens a autora soube delineá-los muito bem, alguns acabam ficando para trás mas isso é algo que a história exige, seria interessante retomá-los futuramente e espero que isso aconteça.

Não espere por um romance de tirar o fôlego, em "Não Pare!" Nina está descobrindo esse mundo e o romance não é exatamente o foco da história. Ele está presente claro, e é gostoso de acompanhar, mas não está em primeiro plano, nos deparamos com ele mais para o final da narrativa. Esta é uma história mais sobre lealdade e o que seus personagens foram criados para crer do que propriamente um romance. O toque sobrenatural da narrativa é explicito, mas acredito que a autora vai explorar muito mais esta faceta de sua narrativa nos próximos livros, bem como a sociedade que nos apresenta em sua história.

Enfim, terminei esta leitura arrebatada pela escrita de Pepper, me perguntando sinceramente como seu livro mesmo depois de todo o sucesso que estava fazendo não havia ganhado uma Editora até o momento. É por isso que parabenizo a Editora Valentina pela maravilhosa iniciativa e por trazer para nossas mãos esta história tão interessante. Além disso, preciso reservar algumas palavras para a diagramação que está melhor do que o esperado, os detalhes dos capítulos, a fonte, espaçamento e margens estão bastante harmoniosos, um excelente trabalho feito para um excelente livro. Se você ainda não leu "Não Pare!" e é fã de romances sobrenaturais cheios de adrenalina é melhor correr logo para livraria mais próxima, recomendadíssimo!
Melhores Quotes:

''Um sentimento maior pouco se importa com a aparência e pode aflorar das situações mais improváveis. Ele não tem necessidades de explicações. Simplesmente é, e ponto final.''

"Não era para eu sentir nada" Queima tudo. Só quando estou perto de você é que sinto essa febre abaixar, essa dor acalmar. Como se você fosse a minha cura, o meu remédio."


26 comentários:

  1. Estava eu no twitter quando eu vejo Resenha de Não Pare!!
    Opa cliquei rapidinho pq estou doida pra ler.
    Recebi esses dias um folheto s só li a palavra bad boy e fiquei louca rsrs
    Agora que fiquei sabendo que o romance esta no segundo plano murchei um pouco :(
    Mas vc falando que é a melhor escritora nacional agora sim para tudo que quero ler
    Fiquei bem curiosa, adorei sua resenha um dia vou comprar quando eu deixar de ser pobre ou alguma alma bondosa troque cmg no skoob rsrs
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Faço questão de colocar em negrito suas palavras. Conheci Não Pare! logo que comecei o blog e foi esse sentimento mesmo. Fml tem um jeito só dela de descrever esse universo mortal e a história definitivamente não para. Acredite Não Olhe! consegue despertar ainda mais emoções. A sensação é de desespero infinito e esse Richard é um Damon Salvatore menos sarcástico, mas tão atraente quanto. Participei com gosto da campanha NãoParenopapel e só tenho elogios a essa saga. É fantástico esse nacional. Tenho até uma entrevista com ela que foi ar em 2013 lá no blog, se animar, da uma olhadinha tb :) bjo

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Você me fazendo gastar dinheiro, ai, ai, viu! u.u kkkkkkk
    Também tô surpresa que um livro tão bom tenha demorado tanto pra ganhar uma editora.
    Quase não leio o gênero sobrenatural, mas só pela parte do livro ser cheio de adrenalina endoidei pra ler!!
    Amei a resenha! Bjs <333

    ResponderExcluir
  4. Nossa a vida dessa menina não foi fácil rs
    fiquei muito instigada a ler o livro com certeza irei ler.
    a capa achei linda e sua resenha um espetaculo
    parabens
    Um Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!
    Estou vendo todos falando muito bem desse livro. E cada vez ficou mais desesperada por ele. Via ter o lançamento aqui no Rio e estou aguardando ansiosamente para poder comprar o meu e ainda conhecer a autora.
    Adorei a sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Ainn.. Não Pare! Eu já li os dois volumes da trilogia é amei a escrita da Pepper, ela tem uma narrativa tão maravilhosa e que vicia. No momento estou lendo Não Fuja!, último volume, pelo Kindle. Vejo que vai esperar os livros físicos e só digo para você se preparar porque vai ter tanta coisa de arrepiar. Amo Richard e depois você entende todas as suas atitudes. Eu comecei a ler a trilogia pelo Kindle e vou terminar assim, mas já quero minha edição física e vou comprae todos os livros pela Valentina, e futuramente reler. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, realmente a Pepper fez um trabalho incrível e essa trilogia é sem duvida a minha favorita entre os nacionais <3 E se você já esta desesperada pela continuação espera para ver quando você terminar o segundo livro.Nos próximos livros Richard vai te conquistar mais aind apelas atitudes e sua historia e a Nina vai evoluir bastante também <3 Mesmo já tendo lido a trilogia em ebook pretendo comprar e reler os livro na versão física da editora e fico feliz em saber que a diagramação esta ótima porque essa historia não merecia menos que isso.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju eu amo esse livro e preciso correr para terminar os outros dois. A autora nos deixa totalmente intrigadas no livro, eu não largava nem para ir a cozinha kkkk. Amo os protagonistas e suas descobertas. A escrita da FML é perfeita. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Esse foi um dos primeiros livros nacionais que eu li e fiquei tipo: wow, que mundo bem criado e totalmente original e tem muito cara de livro gringo, só não jurava que era pois já embarquei sabendo. Conheci a história logo quando soube que seria lançado pela Valentina.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  10. Oe Ju!
    Deixa eu começar o meu confessionário... Conheço a trilogia deeeeeesde quando eu não era blogueira e nunca consegui ler a trilogia porque nunca nenhuma resenha me animou pra ler x-x tipo, todas falam bem da história mas mesmo assim não tenho muita vontade de ler (falei isso sobre Garota Online e li, então... pode ser que já já eu leia KKKKKKKKKK mds, sou confusa).
    E fiquei super feliz que a trilogia agora tem uma Editora e uma ótima Editora que é a Velentina, sambou :3

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler, e não vi nada da autora ainda, mas sua resenha me deixou animada com ela..
    mas até o momento minha autora nacional queridinha ainda é Helena Gomes(Kimaera...muito amor).
    Pretendo le lo, e fico contente em saber que ele é muito bom, eu gosto quando o romance é mais presente na historia, mas acho que aqui não fez tanta falta, curiosa rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oooi, Ju! Faz meses e meses que eu venho lendo resenhas de Não Pare e sempre enrolando para comprar o ebook; até uns tempos atrás estava naquele kindle unlimited e provavelmente se ainda estiver vou ser obrigada a me cadastrar só para ler a trilogia (to na pobreza, sem dinheiro para comprar nem uma maçã). T.T Enfim, de todas as resenhas e comentários que eu li o seu foi o que mais me agradou em relação aos personagens, por sua sinceridade. De qualquer maneira é muito bom ler um livro onde - apesar de alguns personagens não ajudar na causa - a autora consegue fazer o leitor se apaixonar. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  13. Ei Ju, tudo bem?

    Só vejo coisas boas sobre esse livro, mas eu ainda não li.
    Estou empolgada com a publicação do livro físico.
    Adorei a sua resenha. A sua empolgação no começo foi notável.
    Que bom que gostou do livro. É tão quando somos arrebatados assim.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Sempre tive a curiosidade de ler os livros da FML, e confesso que a vontade aumenta cada vez mais. O livro parece ser incrível, espero poder matar a minha curiosidade em breve.
    Amei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?
    Eu sou mega suspeita em falar dessa trilogia porque amei os três livros... eu os li em e-book, mas fiz questão de ter meu exemplar físico e pretendo reler.. preciso de Richard de novo em minha vida e desse universo paralelo criado poe essa querida autora.... sou muito fã de Pepper e sonho que ainda irei conhecê-la pessoalmente... e esse dia está chegando... ela virá para São Paulo e eu estarei lá... Eu adorei o enredo inovador que ela criou... o mundo.... toda a ambientação, aliás eu só sei dar elogios... que bom que gostou fico feliz que o livro tenha te cativado... xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu li, e gostei muito, mas não a ponto de considerar o melhor nacional que já li. Considero duas outras autoras empatadas nessa classificação. Gostei muito de conhecer o mundo criado pela autora junto com a Nina, e na continuação ela detalha muito mais esse mundo sim. Prepare seu coração... rs...

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Dos livros nacionais que eu ainda não li Não Pare é o que eu tenho mais urgência em ler. Leio tantas coisas boas do livro. Fiquei super feliz que a Valentina publicou a versão física. Tenho os livros da autora no kindle, quero ler em breve. Adorei saber que você amou a leitura.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, cada vez que leio uma resenha sobre esse livro fico ainda mais ansiosa para ler. Quero muito conhecer a escrita da autora, já que só leio críticas positivas. Saber que você considera o melhor nacional que já leu, me deixou ainda mais curiosa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Ju-linda,
    Que resenha maravilhosa! Eu achei NÃO PARE! um ótimo livro, que só não avaliei como excelente porque – não sei, talvez pela época na qual o li – não me senti arrebatada pelo enredo. Criatividade é o que não falta à autora, que realmente inovou na temática sobrenatural pelo universo que criou. Concordo com você quando diz que a narrativa é fluída e não há necessidade de pará-la para explicar o contexto. Com certeza, a FML Pepper foi incrível ao desenvolver a obra. Li o volume 2 e, posso afirmar, você vai curtir bastante!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. eu li esse livro na época que ela lançou na amazon e adorei, só tive algumas ressalvas quanto a personagem principal, mas nada que atrapalhasse a leitura.
    eu tbm adorei a escrita da autora e pretendo ler o segundo livro em breve.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju, tudo bem? Como eu amo a literatura nacional, tem livros que eu acho ótimo e que são melhores do que muitos estrangeiros que eu já li, mas como ainda não li "Não Pare" não posso dizer se é ou não o melhor que lerei.. mas acredito muito no potencial da autora e de todos os autores nacionais.

    Enfim, meu livro chegou hoje e não vejo a hora de poder ler. Sempre tive muita vontade de conhecer a história, mas quando soube que ia ser publicado pela Editora Valentina, eu decidi esperar pelo livro físico... e é lindooo!! <3 como todo o trabalho da editora aliás.

    Adoro livros sobrenaturais e a premissa desse é bem instigante. Quero muito conhecer o mundo que a autora criou. E eu adoro personagens misteriosos, então com certeza irei gostar do Richard, e quanto a Nina, provavelmente vou ficar com um pouco de raiva dela, mas logo depois deve melhorar.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  22. Não Pare! foi uma surpresa e tanto pra mim! Eu não esperava ficar tão apaixonada ou surpresa com a história, e acho que por isso a leitura foi tão interessante. A Pepper é super talentosa, e o universo que ela criou beira o real, eu estaria bem inclinada a acreditar se estivesse na pele da Nina rs
    Adorei tua resenha!

    ResponderExcluir
  23. Tenho percebido que a literatura nacional está em ascensão há um tempo e a cada dia que passa, mais autores estão surgindo com histórias cada vez mais instigantes. Fico bem feliz com isso. Você pareceu gostar tanto e a sinopse é tão legal que eu, definitivamente, já quero esse livro!

    ResponderExcluir
  24. Ju, isso daí é só falta de sorte sua com nacionais, mas tem muuuuitos bons por aí, é só você ter paciência pra encontrar rs
    Eu conheço a trilogia desde quando era independente em e-book mmmaaaaasss nunca li :( e quero muito desde sempre. Todo mundo adorou esse livro, até você que é mais crítica u.u então sinal que é bom pra caramba né.

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju, tudo bem?
    Lembro quando a autora começou a fazer sucesso, mas vou ser sincera e não quis ler ou nem acompanhei os livros. Mas tinha certa curiosidade.
    Mas ao ver esse sucesso através de uma editora, com essas capas, aguçou novamente minha vontade. Também vi outras pessoas falando que a Nina é chatinha. Quem sabe quando eu tiver dinheiro eu compre os livros. Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Eu já estava curiosa com esse livro há tempos, mas a sua resenha foi definitiva na minha decisão de lê-lo em breve. Vou tentar comparecer ao lançamento dele aqui na cidade, e espero gostar tanto quanto vc gostou ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)