sexta-feira, maio 22, 2015

[Resenha] A Morte de Sarai - J. A. Redmerski

A Morte de Sarai
Na Companhia de Assassinos #1
Autora: J. A. Redmerski 
Editora: Suma de Letras
Comprar: Saraiva | ExtraSubmarino
Skoob

Sinopse: Sarai era uma típica adolescente americana: tinha o sonho de terminar o ensino médio e conseguir uma bolsa em alguma universidade. Mas com apenas 14 anos foi levada pela mãe para viver no México, ao lado de Javier, um poderoso traficante de drogas e mulheres. Ele se apaixonou pela garota e, desde a morte da mãe dela, a mantém em cativeiro. Apesar de não sofrer maus-tratos, Sarai convive com meninas que não têm a mesma sorte.
Depois de nove anos trancada ali, no meio do deserto, ela praticamente esqueceu como é ter uma vida normal, mas nunca desistiu da ideia de escapar. Victor é um assassino de aluguel que, como Sarai, conviveu com morte e violência desde novo: foi treinado para matar a sangue frio. Quando ele chega à fortaleza para negociar um serviço, a jovem o vê como sua única oportunidade de fugir. Mas Victor é diferente dos outros homens que Sarai conheceu; parece inútil tentar ameaçá-lo ou seduzi-lo.
Em “A morte de Sarai”, primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos, quando as circunstâncias tomam um rumo inesperado, os dois são obrigados a questionar tudo em que pensavam acreditar. Dedicado a ajudar a garota a recuperar sua liberdade, Victor se descobre disposto a arriscar tudo para salvá-la. E Sarai não entende por que sua vontade de ser livre de repente dá lugar ao desejo de se prender àquele homem misterioso para sempre.
Minha história com A Morte de Sarai começou quando ele foi anunciado pela editora, na falta de grana para comprar sai igual louca atrás de todos os sorteios que encontrava, porém não tive sorte, mas para todo leitor graças a todas as divindades fictícias, ou não, existe o submarino e eu consegui comprar por um preço bem bacana. Então vocês já podem imaginar que minhas expectativas quanto a história estava em altos níveis e eu fiquei muito feliz de não ser decepcionada, bom, pelo menos não no geral.
A primeira coisa que me chamou atenção é que a história não busca mostrar personagens certinhos, éticos e corretos em todas as facetas de suas vidas, eles são humanos, falhos e até perigosos. Porém, no início da narrativa eu não consegui sentir empatia por Sarai, apesar de demonstrar ser uma personagem forte, determinada e focada eu não consegui me colocar em seu lugar. Sua demonstração de medo não me convenceu de início, e quando ela falava sobre isso eu não conseguia identificar esse sentimento em suas palavras. Para uma personagem com essa personalidade e tão capaz quanto demonstra ela demonstra alguns dramas bem desnecessários. Mas no decorrer da narrativa suas atitudes foram mudando, seus sentimentos ganhando forma e a personagem acaba por demonstrar a que veio. 
“— Sarai, escute com atenção — diz ele. — Se escolher ir comigo, saiba que pode morrer. Vou fazer todo o possível para manter você a salvo, mas isso não é uma garantia. Por mais que você confie em mim, nunca, sob qualquer circunstância, deve confiar totalmente em alguém. No final, você só pode confiar em si mesma. Eu não sou seu herói. Não sou sua alma gêmea que jamais deixará que algo de ruim lhe aconteça. Sempre confie em seus instintos primeiro e em mim por último.”
Já Victor é um enigma desde o momento em que aparece, ele é o perfeito anti-herói, frio e calculista, mas ao mesmo tempo encantador, sabe quando você não sabe bem o que sentir com relação ao personagem mas acaba se dando conta que ele tem muito mais a mostrar? Victor é assim. Além disso, outra coisa que agradou muito na narrativa foi que a autora soube delinear perfeitamente a personalidade de cada um dos personagens, e se prepare para odiar muitos deles. Como disse anteriormente esta história não busca apresentar personagens politicamente corretos e isso, ao meu ver, é uma tremenda inovação em um New Adult.

Não dá para definir este livro em uma única palavra. A Morte de Sarai é tenso, eletrizante e apaixonante ao mesmo tempo. Mesmo com todas as informações em mãos e a falta óbvia de um romance duradouro é impossível não torcer para que Sarai e Victor fiquem juntos e arrumem um jeito de contornar todos os problemas. Não espere por cenas fofas, o contexto da narrativa não permite isso, mas nada irá te impedir de ter uma ponta de esperança quanto a isso. Principalmente pelo fato de a narrativa ser feita por ambos, mesmo diante da impossibilidade deste relacionamento acabamos conhecendo os medos e pensamentos dos personagens, enxergamos sua crueza e o quão danificados são, mesmo que sejam perfeitos um para o outro.

Enfim, A Morte de Sarai não é apenas um New Adult, mas sim uma história tensa e cruel em sua melhor forma. Como já disse, a história não preza pelo romance, e contém violência e cenas de tirar o fôlego, então prepare-se. Ao terminar a leitura não existe a possibilidade de não ansiar pelo próximo livro que, graças as todas aquelas divindades das quais já falei, já tem capa e título e está previsto para ser lançado em Julho. A diagramação é simples mas bem feita, não encontrei erros e a capa é bem instigante. No mais. me pergunto porque você ainda está aí e não correu comprar o seu exemplar?
Melhores Quotes:

"- Há uma grande diferença entre medo e incerteza, Sarai. Você não tem medo de nada, mas está incerta sobre tudo."

"Acho que agora sei como é quando uma pessoa passou metade da vida na prisão e é solta no mundo de novo. Ela não sabe o que fazer consigo mesma, não sabe como voltar a se inserir na sociedade. Fica o tempo todo olhando por cima do ombro. Não consegue acordar mais tarde do que cinco da manhã, nem acreditar que pode escolher o que comer e quando comer. Violência, escuridão e confinamento fazem parte dela a tal ponto que metade do seu ser nunca aprende outra forma de viver."

"Não quero que ele vá embora nem por um tempo, muito menos para nunca mais voltar. Quero ficar com ele, embora não saiba por quê."

9 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS VC RESENHOU tava curiosa pra saber da tua opinião e SÓ SEI SENTIR pq pelamor, já gostava da autora MASSSSSSSSSS CARAAAAAAAAAAAA A MORTE DE SARAI FOI >>>>>>>>>>>>>>>>>> uma das minha melhores leituras esse ano e tô no chão e ficarei HAUEAUEAHEAHEUAEU e sabe, a única coisa ruim é que depois que li esse livro fui atrás de outros parecidos MAS NADA N A D A consegue ficar no nível de A Morte de Sarai ;-;

    é isso brazel, leiam esse bendito pq é destruidor;

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa resenha endoidei por esse livro!!
    Amo livros fortes e com uma história tensa, e pelo visto a autora sabe criar ótimos personagens!
    Excelente resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  3. Confesso que a capa desse livro me deixa mega curiosa, apesar de não ser um gênero com o qual eu tenha muito afinidade. Além disso, a narrativa me parece bem construída ao extremo, com temas polêmicos e fortes, coisa que sempre me instiga numa leitura. Acho que eu também me incomodaria com dramas desnecessários por parte da protagonista.

    ResponderExcluir
  4. Só com a sinopse, eu já quis comprar kkkkkkk! Com a resenha, acabei de comprar (obrigada por instigar meu lado consumista, Ju kkkkkk). A capa é maravilhooooooosa!! Status: Apaixonada <3

    ResponderExcluir
  5. EU PRECISO, EU QUERO, Ju me dá? UHASUHA
    Desde a primeira resenha que eu vi desse livro eu me interessei pela história pq sério, achei diferente o contexto todo e tal e os personagens parecem ser bem legais, principalmente esse moço aí. Mas aff, quantos livros são? Pq eu to de boa de série

    ResponderExcluir
  6. Ah, não sei se meu comentário anterior foi e eu nem lembro direito o que comentei. Deu pau na net aqui, mas enfim... Vamos lá: Gosto da capa. Apesar de não gostar desse efeito fotografico, nesse caso caiu bem.
    Eu evitei a todo custo ler resenhas sobre esse livro para acabar nao estragando muito e acho que tive sorte de nao ter deparado com muitas. Enfim, esses personagens ai já me chamaram a atenção e eu sinto que vou gostar deles. bjjjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Minha amiga leu o livro e amou, e me deixou curiosa pra ler. Sem contar que essa capa ficou muito bonita. Se eu chegar a ler em breve será o primeiro livro da autora que leio. E menina, já quero conhecer esse Victor. Do tipo frio, calculista, mas nós amamos, já quero. Só preciso de dinheiro,Ju. Para comprar todos os desejados. AHHAHA
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ju, comprei esse livro semana passada, bastante influenciada pelos comentários da galera no Twitter, inclusive os seus. Li a resenha com medo de descobrir algum fato importante da estória, mas como vc é muito boa resenhista, isso não aconteceu. Agora fiquei ainda mais curiosa para começar logo a leitura. Depois te conto o q achei.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei esse livro em abril, mas devido ao ritmo intenso de leituras de parceria, ainda não consegui pegar ele pra ler. Mas pretendo fazer isso em breve, pois adoro livros tensos! Não li nada dessa autora ainda, mas espero me apaixonar pela escrita, pois já me falaram muito dela.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)