terça-feira, maio 19, 2015

[Resenha] Ligeiramente Casados - Mary Balogh

Ligeiramente Casados
Os Bedwyn #1
Autora: Mary Balogh
Editora Arqueiro

Comprar: Saraiva | Submarino
Skoob

Sinopse: À beira da morte, o capitão Percival Morris fez um último pedido a seu oficial superior: que ele levasse a notícia de seu falecimento a sua irmã e que a protegesse "Custe o que custar!". Quando o honrado coronel lorde Aidan Bedwyn chega ao Solar Ringwood para cumprir sua promessa, encontra uma propriedade próspera, administrada por Eve, uma jovem generosa e independente que não quer a proteção de homem nenhum.
Porém Aidan descobre que, por causa da morte prematura do irmão, Eve perderá sua fortuna e será despejada, junto com todas as pessoas que dependem dela... a menos que cumpra uma condição deixada no testamento do pai: casar-se antes do primeiro aniversário da morte dele o que acontecerá em quatro dias.
Fiel à sua promessa, o lorde propõe um casamento de conveniência para que a jovem mantenha sua herança. Após a cerimônia, ela poderá voltar para sua vida no campo e ele, para sua carreira militar.
Só que o duque de Bewcastle, irmão mais velho do coronel, descobre que Aidan se casou e exige que a nova Bedwyn seja devidamente apresentada à rainha. Então os poucos dias em que ficariam juntos se transformam em semanas, até que eles começam a imaginar como seria não estarem apenas ligeiramente casados...
Neste primeiro livro da série Os Bedwyns, Mary Balogh nos apresenta à família que conhece o luxo e o poder tão bem quanto a paixão e a ousadia. São quatro irmãos e duas irmãs que, em busca do amor, beiram o escândalo e seduzem a cada página.
Existem aqueles livros que nos decepcionam, principalmente quando criamos expectativas com relação ao mesmos, mas também existem aqueles que não esperamos nada de mais, que sabemos que não trará grandes surpresas e nem altas decepções, este é o caso de Ligeiramente Casados. O livro não é ruim e merece uma boa avaliação, mas como não poderia deixar de ser a história é cheia de clichês característicos do gênero. O relacionamento improvável, a moça guerreira e obstinada, o cavaleiro que foge do matrimônio como o diabo da cruz, situações mais do que corriqueiras em romances históricos, mas que a autora soube desenvolver tão bem que quase parece inovação.
"Li em algum lugar que muitas vezes passamos a vida buscando algo que já possuímos."

Não só a narrativa fluente e gostosa de ler, mas os personagens bem construídos e as situações cômico trágicas fazem com que o leitor se envolva na história. A personagem principal Eve, é tudo o que você já viu no gênero, mas ela acima de tudo é humana e se preocupa com os outros, sem se deixar levar pela vaidade exagerada ela se impõe, mesmo quando tudo está contra ela. Por mais que Aidan pareça ser completamente diferente de Eve, eles tem muito mais em comum do que imaginam, e honra e honestidade são umas das qualidades que ambos tem em suas vidas. No início da narrativa nosso protagonista se mostra frio e reservado, o que não deixa de ser parte de sua personalidade, mas no decorrer da leitura passamos a conhecer melhor seus outros atributos. Além disso, a forma como o romance se desenvolve foi importante, pois se encaixou perfeitamente na personalidade e na vida dos personagens, não foi algo instantâneo, e isso tornou a história menos banal.

Outra faceta interessante dessa narrativa é a apresentação da família Bedwyn, os protagonistas principais da série, cada um exibe uma particularidade fascinante de sua personalidade. São uma família com o que de melhor há neste nicho, apesar de criados da mesma forma a vida acabou por moldar cada um deles a sua maneira e isso é fascinante na narrativa. Porém, apesar da proposta da série ser retratar os relacionamentos dos irmãos, neste primeiro volume Eve, a protagonista, teve um papel mais importante do que o coronel Aidan Bedwyn.

Não sei se é corriqueiro deste gênero, pois apesar de já ter lido algumas histórias do estilo não é algo a que me proponho sempre, mas gostei da enfase que a autora dá no tradicionalismo da história. Além disso, a ambientação da narrativa retrata alguns fatos verídicos e isso trouxe mais credibilidade a história. O fato de a autora ter se preocupado com o período histórico ganhou pontos comigo e acredito que foi isso que me fez gostar mais ainda da narrativa.

Enfim, Ligeiramente Casados é uma narrativa que trás pontos característicos do gênero, mas a autora utiliza de alguns aspectos chaves para tornar a narrativa algo mais. A diagramação é bem simples e não tem muito destaque e a revisão infelizmente deixou passar alguns errinhos, mas no todo gostei do que li e vi. Se você é um desses fãs assíduos de romance histórico ou se apenas procura por uma leitura leve e gostosa Ligeiramente Casados precisa entrar para sua lista de leituras.
Melhores Quotes:

"Nem sempre podemos esconder-nos da vida. […] É melhor nem sequer tentar e encarar simplesmente o que precisa de ser encarado."

“- Uma coisa sobre os Bedwyns – falou Aidan – é que não amam facilmente, mas quando amam é com muita intensidade.”

 "[...] Talvez o presente fosse tudo o que importava. Talvez fosse tudo o que qualquer um pudesse esperar. Talvez o amanhã fosse uma ilusão que nunca chegasse."

25 comentários:

  1. Oii Ju, tudo bom?
    Nossa, que resenha gostosa de ler, fiquei aqui imaginando a história e tals, acho que preciso comprar esse livro urgentemente, estou precisando ler algo nesse estilo <3
    Um beijo.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Oeeeeeeee Ju
    Faz tempo que não leio um romance histórico e tô sentido falta de querer loucamente ler esse gênero mas nada me chama atenção x-x
    Mas quem sabe mais pra frente eu não leia essa série da autora?

    Besos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo ler romances historicos, e ja li outros desta autora e acho seus livros sempre muito bons, no genero nunca tem nada tão grandioso ou que mude nossas vidas, mas distrai e sempre me deixa com um sorriso no rosto depois de terminar a leitura.
    Pretendo ler, ainda este mês,
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. O Ultimo romance histórico que li trazia mulheres muito fortes e isso me encheu os olhos, porém tenho visto tantos no qual esse elemento falta. :(. Sempre tenho a impressão de que essa coleção é um desses. Ainda mais quando leio que tantos clichês fazem parte da trama. Mas, mesmo assim, você diz que a história é envolvente, então talvez valha a apena.

    CAFÉ COM LETRAS

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Eu li um trecho disponibilizado pela editora e não me identifiquei com a escrita da autora, acredito que o livro não é pra mim, mesmo sendo adorando romances históricos.
    Mas tenho certeza de que os clichês encontrado não me incomodaria.
    Ultimamente a revisão da editora tem vacilado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju, normalmente romances históricos sempre trazem esse mesmo clichês e o diferencial e como a autora/autor vai aborda-los, gostei de saber que a narrativa e fluida e gostosa o que ajuda muito *--* Se tiver chance vou lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Oi, Júh!
    Fiquei bem interessada no livro por a autora conseguir transformar um clichê em algo quase inovador, e também trazer alguns fatos verídicos.
    Ótima resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju! Eu sempre vejo as resenhas desses romance de época e fico perdida pois nunca li nenhum ¬¬ Já vi muitas resenhas de Ligeiramente Casados e todas sempre me agradaram, e batem em pontos semelhantes ao seu, então por um lado é bom por saber o que esperar do livro e por outro lado não, pois não terei surpresas caso venha a ler futuramente. Mas cada vez mais chego a conclsão que preciso logo ler algum romance de época. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  9. Confesso que romance não é nem de longe meu gênero literário preferido, mas entre eles os romances de época se destacam, já que eu adoro os cenários e toda a caracterização dos personagens. Ligeiramente Casados é um livro do qual eu já ouvi muitas coisas boas, principalmente relacionadas a escrita da autora, e isso me faz ter vontade de ler. Ao mesmo tempo, os tão conhecidos clichês me desanimam um pouco, porque já vi eles tantas vezes em tantos outros títulos. Espero que tu tenha razão e a autora consiga me convencer da inovação mesmo utilizando elementos já batidos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju,

    Gosto demais de romances históricos e apesar das inúmeras resenhas positivas dessa série eu ainda não senti aquela vontade de ler, quem sabe depois....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ju, esse livro é uma fofura! E você tem razão, a forma como o romance se desenvolveu foi super condizente e importante para a história. Sempre me encanto com as caracterizações nesse tipo de história.. até hoje não peguei nenhum livro que me decepcionasse.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Sabe uma coisa q eu gostei nesse livro Ju? Foi o fato dos personagens não se apaixonarem loucamente logo de cara sabe, mas as brigas sem necessidade na minha opinião, me irritaram muito.
    no mais foi um bom livro, mas não pretendo ler a série.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fã de romances épicos/históricos, então, estou acompanhando as séries da Arqueiro de perto, esse livro já está na lista de desejados. O que mais gostei foi desse sentimento de família, da preocupação que o irmão dela teve com ela até quando estava morrendo. E a atitude do seu superior? Não existem mais heróis como ele!!!!! Suspirando aqui!! Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju!
    No começo da sua resenha fiquei com medo de o livro ser ruim, mas quando você explicou que apesar de ser clichê a escritora soube desenvolver ai sim me animei. Eu comprei esse livro na black friday do ano passado e estou louca pra ler. Assim que os livros de parceria me permitirem vou embarcar na história.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola Ju lindona eu adoro romances de época, mas estou na correria para começar a ler . Gosto da capa da sensibilidade. Com relação aos clichês creio que sempre vai haver ainda mais sendo de época. Mas vou ler com certeza . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Confesso que não sou muito fã de romances de época, mas as vezes fico tão curiosa com o livro que acaba que preciso ler. O que aconteceu com Ligeiramente Casados, fiquei bem instigada pela história e vou tentar ler, só espero não me arrepender.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gosto de romances históricos e achei muito legal o fato de traços verídicos fazerem parte da trama. E que bom que o romance foi bem desenvolvido, nada daquelas paixões instantâneas... a Eve parece ser uma protagonista fascinante, com a história dela acho que não tinha mesmo como não ganhar espaço na narrativa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oiiiii... eu gosto de romance histórico, mas não são todos que me chamam atenção para a leitura... porém desde que vi esse livro em uma banca na livraria senti que deveria levá-lo e foi o que fiz... ainda bem já foi lançado o segundo rs... eu curti todas as resenhas que li mesmo com as ressalvas... as opiniões divergem um pouco, mas nada tão forte.... gostei de sua sinceridade aqui... e ofato de ter traços verídicos me deixou mais animada para conhecer essa família e começar esse primeiro livro... Xero!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, tudo bem? Não sou muito fã de romances de época, mas quero começar a ler livros do gênero. Gostei de saber que foi para você uma leitura sem pretensões e que mesmo cheia de clichês consegue ser bem desenvolvida, isso é ótimo. Adoro relacionamentos bem construídos e personagens bem desenvolvidos. Também gostei de saber que a autora dá um bom enfoque na ambientação e nas tradições da época.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. FIQUEI INTERESSADA EM LER O ROMANCE LIGEIRAMENTE CASADOS. SINTO QUE VOU GOSTAR DE LER.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ju! Eu já vi várias resenhas do livro, mas ou não prestei atenção ou não tinha mesmo q informação de que o livro contém partes verídicas. Adoro quando o autor se baseia em um fato histórico pra desenvolver sua ficção. Quero muito ler, tô mega atrasada nos romances da Arqueiro.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha lido livro de época e dizia que não gostava. Aí li um e me tornei "a louca dos livros de época", hahaha! A capa desse não me deixou com muito interessada, mas a sinopse... ♥

    ResponderExcluir
  23. Não li muitos romances históricos até hoje mas gosto, acho melhor que os romances modernos e tal, acho que pelo período mesmo. Só não sei se eu gosto dessa ideia de criar famílias enormes e fazer um livro pra cada um dos trezentos irmãos, como é o caso dessa série também.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Como sou do contra, li ontem o segundo livro, Ligeiramente maliciosos, gostei até. É bom, mas não seria o melhor romance de época da editora. Mas devo dizer que as capas são bonitas. Eu não lembraria o nome dos irmãos Bedwyn, povo de nome estranho. Gostei desse livro ter fatos históricos, quem sabe eu vá gostar mais dele do que o segundo. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju,
    eu geralmente gosto de romances, mas os históricos me cansam um pouco. Enfim, essa parece ser uma boa estória, acho q posso ler qualquer dia desses, rs.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)