terça-feira, maio 05, 2015

[Resenha] Bruxa da Noite - Nora Roberts

Bruxa da Noite
Primos O'Dwyer #1
Autora: Nora Roberts
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda.
Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera. Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.
Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote.
Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado.
Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.
Não é nenhum segredo que não sou muito fã das obras de Nora Roberts, e digo isso com propriedade porque já me aventurei a ler algo da autora. Apesar de ter curtido a leitura anterior achei que algo faltasse em sua narrativa e confirmei essa impressão ao ler Bruxa da Noite. O romance da autora não convence, seus diálogos são fracos e tolos, os personagens superficiais e a narrativa rasa demais. Ou seja, não há como ter uma conexão mais profunda com quase nada que é apresentado no livro.

Não posso dizer que é péssimo, o livro é até tranquilo de ler, mas os defeitos sobrepõem as qualidades. Contudo, preciso dizer que a autora tinha uma bela premissa em mãos, apenas não se esforçou para fazer algo mais substancial. Acredito que a superficialidade dos personagens contribuiu e muito para que a história não convencesse. Para mim, um personagem que realmente gostei por sua personalidade foi Connor, um dos primos O'Dwyer, e se for como estou pensando Feitiço da Sombra será narrado por ele o que me faz ter certeza de que vou querer ler. Além disso, existem algumas coisas na narrativa que me deixaram curiosa. O ponto positivo da autora foi a forma como começou a narrativa, nos mostrando mais sobre os antepassados dos personagens, para que pudêssemos compreender sua relação e força.
"Vocês são a Bruxa da Noite, três em um. Um dia voltarão. Esta é minha dádiva e minha maldição. Cada um de vocês é forte, e juntos são mais ainda."
Infelizmente uma das falhas mais irreparáveis da autora foi o vilão, Cabhan não me convenceu de seus objetivos, logo, se tornou um personagem fraco. Quanto ao casal principal, Iona e Boyle, não senti uma química irreparável entre eles, este livro é um belo exemplo de que personagens secundários são muitas vezes mais interessante. Além de Connor que já citei acima, temos Branna, Fin e Meara, acredito que nos próximos livros todos terão sua vez de protagonista e espero que mantenham a personalidade e que sejam ainda melhores do que demonstraram.

Enfim, apesar de todas as ressalvas negativas Bruxa da Noite não é aquele livro que chega a irritar, ou que sentimos vontade de abandonar. Ele é um livro leve, superficial, mas com uma boa premissa, o que nos faz querer chegar ao fim. Eu provavelmente irei continuar a trilogia porque estou curiosa com a relação dos outros personagens e com o desfecho da narrativa e espero sinceramente que as coisas melhorem e se tornem mais profundas e substanciais.

A diagramação é simples, como em todos os livros da Editora Arqueiro, mas muito bem feita, as margens não são muito grandes, mas para mim estão razoáveis, a fonte em bom tamanho colabora com a leitura. Então, no geral está muito bem feita. Recomendo Bruxa da Noite para se ler entre uma leitura densa e outra, ou para fugir da ressaca, enfim, para quem quer algo sem grandes expectativas.
Melhores Quotes:

Talvez afinal de contas isso seja magia. O que nos faz amar e precisar de uma pessoa, querê-la mais do que a qualquer outra. Amar, precisar e querer totalmente.

– O amor não deveria ser difícil.– Acho que você está errada. Acho que deveria ser a coisa mais difícil que há, porque aí não seria tão facilmente dado, tirado ou apenas perdido.

Eu não posso ser feliz, não totalmente, com menos do que preciso. E, se não estou feliz, não posso fazer outra pessoa feliz.

26 comentários:

  1. Concordo com você que a autora pelo visto não aproveitou mesmo da premissa que criou. Tinha o cenário perfeito, e pelamor, o vilão é um demônio e não convence!! u.u
    Mas eu gostei muito da capa, bem caprichada!
    Resenha muito boa, Júh! Bjos <3

    ResponderExcluir
  2. Oooi, Ju! Que resenha sincera, assim que eu gosto. :P
    Eu nunca li nada dessa autora, mas pelas sinopses e resenhas que já li (até as positivas) nunca me deu muita vontade de conhece-la. Posso estar cometendo um erro, mas não vou saber tão cedo. :
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju eu amo Nora Roberts , e já estou com o livro, com certeza vou ler, uma pena você não ter curtido a leitura. Amei saber que esse livro tem a mistura de Bruxas e romances. beijos


    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  4. poxa eu tbm não senti nenhuma química entre o casal principal e fiquei um pouco de saco cheio de tudo que acontecia com a Iona ela ter que contar pros primos e eles ficavam naquele debate sem fim.
    sem contar a demonstração de poderes, pois o modo como foi descrito foi muitoooo chato viu.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu gosto muito das suas opiniões e as valorizo. Infelizmente, não tenho propriedade alguma para falar nada sobre esse livro. Eu nunca li nada da Nora e, olha a coincidência enorme, comprei Bruxa da Noite para a minha mãe ontem! Ela é fã da Nora, mas não é uma leitora do gênero sobrenatural… Pensei que seria interessante iniciá-la na leitura desse gênero por meio de uma autora que ela já aprecia. Acho que me enganei. Agora fico com medo que minha mãe se decepcione devido à superficialidade dos personagens e do enredo.
    É uma pena… Como você, acho que a autora tinha uma premissa maravilhosa para desenvolver. Não li o livro, mas a sinopse sugere isso. De qualquer modo, "agora já foi", e estou torcendo para que a minha mãe curta a leitura (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bom?

    Adoro os livros da Nora, mas ando lendo pouco, confesso. Gostei dessa pegada mais sobrenatural do livro, rs. Acho que irei gostar para valer. Uma pena que não tenha gostado tanto da sua leitura e que os personagens principais não te convenceram. Fiquei bem surpresa. Mas quero dar uma chance para ele ainda, rs.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho imenso carinho pela Nora, porque foi ela quem me apresentou às minhas primeiras leituras no gênero romance, e acabou, com isso, tornando-se inesquecível. Apesar de eu achar as tramas da autora sempre muito parecidas entre si, tinha muitas expectativas com relação a esse livro. A capa é linda, e eu adorei os elementos que a autora colocou na história. Infelizmente, minhas expectativas caíram depois das resenhas que li, pois todas destacam mais pontos negativos que positivos.

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Eu não li nada da Nora, mas tô com Quarteto de Noivas para ler, mas não li ainda. Que pena que o livro e a autora não te agrada :(
    Acho que o fato de vc ter um pé atras com a autora, já meio que influencia e atrapalha a leitura né? Sei lá.
    Vi uma resenha ótima do livro e tinha ficado interessada e fico MUITO feliz em ver que você não gostou e foi sincera porque é disso que o mundo literario é feito.

    Não sei sevou ler esse ainda, mas quero o quarteto de noivas em breve ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    #Chocado! Primeira resenha negativa que vejo dessa obra, e justo quando eu estava doido para ler. Eu também já me aventurei com a Nora, mas o livro que escolhi foi muito bacana pois foi meu primeiro contato com a mitologia Celta. Confesso que sim, alguns personagens dela são bem fracos, mas no livro que li os principais eram bem desenvolvidos, pelo menos para mim. Vilões que não convencem são os piores, cadê o Joffrei quando a gente precisa dele pra tocar o terro nos livros? HAHAHAHA. Enfim, acho que vou dar uma chance para essa obra pois eu sou apaixonado por bruxas e magia, mas já vou ler com um pé atrás e com baixas expectativas.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Nunca li nada da Nora, e provavelmente, pelo momento não lerei. Além dos romances dela serem meio erotizados, eu não curto muito a premissa. Romances não é muito minha praia. Prefiro um livro com elementos de ação, aventura ou infantilizado. Distopia é minha atual aposta. Mas a capa desse ai ficou muito linda. Arqueiro parece ter feito um trabalho excelente, embora da autora mesma, o unico que eu talvez fosse me arriscar, seria o Quarteto de Noivas, que parece bem fofo :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Vou te falar que senti vontade de abandonar, sim HUAHUAHUHAHUA Levei quase um mês lendo. Li Quarteto e amei a leitura, dinâmica, personagens maravilhosos e cheguei em Bruxa da Noite com uma protagonista que não me cativou, achei o inicio meio arrastado.... não funcionou comigo também!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem? É a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro, mas sempre gosto de ver opiniões diferentes sobre um livro. Acho bastante interessante o livro tratar de magia e voltar ao passado para explicar a origem da Bruxa da Noite. Pena que não funcionou com você, e achou a história meio superficial, mas que bom que mesmo assim você conseguiu encontrar pontos positivos na obra. Concordo que as vezes os personagens secundários são melhores do que os principais, e espero que nos próximos livros a leitura melhore para você.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem?
    Nunca li uma resenha tão completa em relação a esse livro, e se eu já não estava morrendo de amores por ele antes, agora que li sua resenha tive a certeza que não irei fazer essa leitura. Ainda não li nada da Nora mas tenho a série quarteto de noivas e pretendo conhecer a escrita da autora através dessa série. Bruxa da noite não me cativou pela capa e nem pela premissa e como minha fila de leitura está imensa, passo essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju!
    Que resenha sincera! rsrs
    Confesso que eu estou doida pra ler este livro, e você me deixou um tanto assustada.
    Porque eu vejo só elogios a escrita da Nora, eu ainda não li nada dela.
    Tenho a série Quarteto de Noivas e pretendo ler e descobrir por experiência própria.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Ju, que pena que as obras da Nora não costumam te agradar! Eu já li alguns livros dela e gostei de todos, sendo que por um, Cativado, realmente me apaixonei. O romance me convenceu, gostei dos personagens, e não achei superficial não... Espero que curta mais os próximos volumes!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju.
    Esse livro não ta agrandando ninguém viu, sinal que a Nora errou feio na história. E olha que ela é boa sim, ela não funcionou com você mas funcionou com todo o resto :p uahsuas Acho melhor ela voltar pros romances mesmo.
    Desanimei de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    O único contato que tive com a Nora Roberts foi com a série Mortal da qual eu gostei muito, mas pra ser sincera eu só me interesso por essa série dela.. os outros livros como esse não me chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai?

    Bom, eu ainda não tive chance de ler nada da Nora Roberts - para ser sincero, nem sequer me dei o trabalho de procurar algo dela para ler. Sendo sincero, não tenho interesse. Entretanto, sua resenha me deixou um tanto quanto curioso sobre a escrita da autora e sua capacidade de criação. Você achou o livro tão superficial assim? Acho que, em breve, tentarei fazer um experimento e lerei algo dela, haha!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Que pena que o livro não te cativou quanto gostaria e você o achou superficial... quando ao casal você não é a primeira que fala que eles não tem química... já li algumas resenhas e todos tem essa visão... fico me perguntando o que levou a autora escrever a história assim, mas de qualquer forma ainda pretendo ler... xero!

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro uma serie da Nora chamada Mortal, ja tentou ler esta, eu amo.
    Quero ler este, mas agora não da $$$, mas pretendo até o final do ano ler rs,
    uma pena que a escrita da autora não te agradou, mas é assim mesmo, eu tem autores que não vai e todo mundo ama.
    Uma pena o livro não estar agradando tanto, eu ja havia lido outra resenha onde também era reclamado que o livro era um pouco raso ou como você fala superficial a historia,
    mas como sou fã vou tentar ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Ju, sou louca para ler algo da nora, todo mundo me recomenda a autora, mas ainda estou em duvida por onde começar, se nesses livros de bruxas ou os sobre noivas!
    Mas pelo que você falou, ela não constrói o enredo tão bem assim, nunca tinha lido nada negativo sobre a autora, agora estou meio dividida!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  22. Amo/sou gente que faz resenha sincera! Nunca senti muita vontade conhecer os livros de Nora Roberts e pelo que já ouvi de comentários parecidos com o seu, acho que não vou me arriscar por enquanto. Talvez um dia, né?
    Beijo!
    http://raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  23. OE JU (OBRIGADA NATH)

    Miga, nunca li nada da Nora, mas recentemente recebi um livro dela da Record e me chamou muita atenção pela sinopse, espero que meu primeiro contato com ela não seja ruim ;-;
    Gente, que péssimo: casal sem química e personagens secundários mais interessantes que os principais JLKASDJKLASJDKLA Se você for continuar mesmo a série/trilogia, vou querer saber se melhora, pq olha... A sinopse é interessante!

    Besos :3

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju, tudo bem?
    Eu já li um livro da Nora Roberts, um romance de banca, nunca mais li nada dela.
    Tenho vontade claro, de ler aqueles livros de noivas. Acho que escrever sobre Bruxas não é o ponto forte da autora, pelos seus pontos colocados. Pelo visto a autora só errou a mão, espero que o próximo livro seja melhor. Amei as quotes. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada da Nora, e nem sei se pretendo (preconceito literário). Achei interessante sua opinião sobre o livro, excluindo os pontos fracos e se interessando pelo contexto geral, e acho q isso acontece mais do q imaginamos, principalmente em trilogias. No meu caso, me senti assim qdo li Fallen, parecia uma tortura e eu não conseguia deslanchar, mas depois refleti sobre o q realmente valia a pena, e me peguei curiosa para saber o q vai acontecer na continuação.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  26. Eu não curto livros de bruxas e minha parceria do blog leu este livro e odiou. Ela me disse que tinha vontade de tacar fogo (literalmente) no livro.
    Nunca li nada da Nora Roberts, mas conheço vários fãs que falam que ela é uma ótima escritora. Acho que pode até ser, mas só para romances. Quando o assunto passou a ser sobrenatural, ao que parece ela escorregou feito...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)