terça-feira, maio 26, 2015

[Opinando!!!] A leitura do entusiasmo

Estava aqui lendo sem parar, em uma ânsia assustadora para descobrir o que acontece em seguida e me peguei pensando naqueles livros que não conseguimos largar. E mesmo agora enquanto escrevo esta postagem tenho vontade de parar por aqui e voltar a ler. Me pergunto o que nos atrai tanto em algumas histórias que acabam por ter esse imenso poder sobre nós, minando a força de vontade de fazer qualquer outra coisa. Não cheguei a nenhuma resposta definitiva.

Fonte da imagem : Free Sarcasm
Não posso alegar que isso me aconteceu raras vezes, não é algo esporádico, que acontece uma vez por ano. Na verdade vira e mexe me pego tão fascinada e curiosa com uma história que as longas horas de trabalho parecem infinitas enquanto não posso voltar aquela leitura. A propósito talvez eu tenha descoberto uma resposta para a tal pergunta. Acredito que inicialmente o que nos move é a curiosidade, mas tudo é ainda melhor quando há empatia, não só com os personagens, mas com todo o enredo, vamos chamar esse sentimento de "A leitura do entusiasmo".

O curioso é que não imaginava que sentiria isto com o livro que estou lendo no momento, justamente por ter demorado tanto para ler o anterior. Me refiro a série Outlander, apesar de ter amado profundamente A Libélula no Âmbar (resenha aqui) demorei muito para lê-lo, pelo menos nas primeiras 450 páginas, e mesmo quando mergulhei na história e consegui terminá-la em uma única noite, ainda assim, não passei por essa situação, o que me levava a crer que teria o mesmo problema com O resgate no Mar. Ledo engano. 

O livro que devido ao grande número de páginas será dividido em duas partes na versão da Editora Saída de Emergência (estou lendo a versão em Português de Portugal) é impossível de se largar. E a cada linha a cada novo capítulo sinto uma ansiedade com relação ao quão definitivo ele é para a série que estou devorando sem reservas. Talvez isso se deva a grande expectativa que criei ao terminar a Libélula no Âmbar, não sei ao certo, mas é fato que as coisas melhoraram consideravelmente de um livro para o outro. Melhor não me estender mais sobre assunto, pois isso não é uma resenha. 

Enfim, digo tudo isso para representar esse sentimento que todo leitor já deve ter se deparado. A ânsia angustiante de devorar um livro e mesmo assim não querer que ele termine. porque, sim, infelizmente esta situação tem seu lado ruim, ler o livro tão assiduamente assim faz com que ele acabe muito rapidamente e esta é a parte que destrói nosso coração. No mais, me desculpem o drama e o sentimentalismo mas não poderia deixar de vir aqui falar desses livros que nos prendem e, por que não, nos transformam. Agora me deixem voltar para a minha leitura pois já me afastei tempo demais!



13 comentários:

  1. Te falo que já passei por isso diversas vezes. Tanto é que quando não aguento, arranjo o e-book do livro para ler no trabalho! E quando começo a ler a noite, tento me policiar em terminar até meia noite mas quando vejo já é 3 da manhã!
    Normalmente isso acontece quando é alguma série ou trilogia. O que é um problema, pois normalmente a continuação demora pra chegar até o Brasil, então acabo comprando em inglês! E lá vai o meu $ !! =(

    ResponderExcluir
  2. HAHA! Achava que era só eu. Quando ocorre comigo, fico me perguntando se o vício com livros é realmente positivo como diz a sociedade. Me pergunto também se a leitura deveria ser tão estimulada a ponto de chegar a esse nível.
    Não dizendo que o livro é ruim (o livro é ótimo!), mas o vício no livro é o unico que é estimulado por todos, e isso é extremamente perigoso

    ResponderExcluir
  3. Oi, Júh!
    Realmente é difícil a escolha de ler logo ou não um livro que nos instiga a não querer parar de lê-lo! Também estou tendo uma leitura assim, Correr ou Morrer, e custou muito pra mim parar ontem a noite pois tinha de dormir, ia acordar cedo. E, ao contrário de você, isso só acontece comigo uma vez no ano! hahahah
    Amei o post! Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Amei a escolha do tema para a coluna!
    Realmente isso é algo que todo leitor conhecer, e já sentiu alguma vez na vida!
    Na verdade, eu sinto com uma frequência bem assustadora, o que muitas vezes acaba causando uma certa ressaca literária depois de leituras muitos intensas. Acho que as tuas hipóteses para isso acontecer são bastante válida e concordo quando tu diz que a empatia deixa a leitura ainda mais leve e fácil.

    ResponderExcluir
  5. Oe Joleana

    Eu amo quando essa tal da "leitura do entusiasmo" me pega
    mas odeio também.
    Amo porque fico pensando só no livro, só na história, só nos personagens e claro, acabo esquecendo dos problemas/chatice da vida real e quando acaba: chorando eternamente, pq pqpqpq
    Diferente de você, eu tenho esse tipo de leitura quase todo mês, tem sempre um pra eu amar e me estragar emocionalmente HUAEHUAEHUAE

    ResponderExcluir
  6. Oie :)
    Nem fala!!! Tem livros que são TÃO bons que tudo o que eu consigo pensar é na história e até achar outro que me abale assim é uma ressaca literário fortíssima, MAS vale totalmente a pena hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi? Esse post é pra mim? Kkkkkk, porque me atingiu em cheio! Eu sou muito oito ou oitenta: Ou demora um século pra ler o livro, ou leio rápido demais. Já tentei parar, já fiz promessa, mandinga... Brincadeira kkkkkk. Mas já tentei aproveitar mais a leitura, mas parece que fica um bichinho me cutucando e me instigando a ler. Triste vida.

    ResponderExcluir
  8. Que imagem linda :Q
    esse entusiasmo todo não acontece sempre comigo não, até pq eu confesso que não sou que nem vocês que vara a madrugada lendo, por mais que o livro seja maravilhoso e perfeito. Eu sou uma leitora que consegue parar no auge da leitura pra ir fazer outras coisas :c UHASUHAUS mas entendo oque você quis dizer!

    ResponderExcluir
  9. Ju, eu me sentia assim ano passado quando peguei uns livros que gostaria de ler e enrolei por algum tempo; Infelizmente nesse ano eu estou lerdinha para as leituras e praticamente nenhum livro me deixou com esse sentimento. Por coincidência ou não um dos livros que me deixou assim este ano foi Outlander, mas acredito que tenha uma influencia da série nisso. Adorei a foto. :O
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Apesar de você ter se sentido um pouco lenta na leitura de A Libélula Âmbar, acabo de ver sua resenha e sentir enorme vontade de me aventurar nas suas páginas. Saber que o terceiro volume é ainda melhor me encanta demais! Esse sentimento de não querer largar um livro é muito especial. Eu me sinto com sorte quando acontece. Espero, sinceramente, me sentir assim sempre que ler algum volume de Outlander.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Se o livro me prender, eu só paro quando terminar e fico muito incomodada se tiver que fazer outra coisa do que terminar o livro. Ou quando paro em partes tensas. E quando estou gostando tanto, eu tenho isso demais e só paro quando termino e fico triste, pois queria mais mais. E realmente você passou por isso de entusiasmo,pois ler Outlander não é fácil. E pior que o número de paginas vai aumentando aumentando. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha, adorei o post! Como se separar de um livro que nos devora? Isso acontece com frequência, e o sofrimento é grande, pois não queremos parar tanto quanto não queremos que acabe. Sei como é, e passo muito por essa situação. A única alegria nesses casos é olhar para a estante e saber q tem outros tantos livros para tentar preencher o vazio deixado pelo fim de uma leitura de entusiasmo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Super me identifico com esse post (e não apenas por causa da imagem haha). Não sei como explicar também, leio muitos livros bons que eu amo, mas alguns em especial é um sentimento totalmente extremo. Uma ânsia, uma alegria. É como estar apaixonado: meu coração bate forte só em pensar no livro, tê-lo em minhas mãos é uma emoção, mergulhar em suas páginas é indescritível. É algo tão intenso que chega a ser angustiante!! *Suspiros infinitos*

    Bjãao Juu!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)