quinta-feira, abril 30, 2015

[Resenha] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.
Em se tratando de Nicholas Sparks os leitores já sabem o que esperar, muito drama, romance, lágrimas e finais não tão felizes, porém Uma Longa Jornada me surpreendeu. É claro que o livro contém muitas das característica acima, mas o mais surpreendente foi que eu não me debulhei em lágrimas e esse é o primeiro livro que leio do autor que não termino em uma terrível depressão. O que foi muito bom, apreciei a leitura de uma forma nova, as expectativas foram frustradas, mas não negativamente e sim por que eu esperava algo que não aconteceu exatamente, e isto foi surpreendente.

A narrativa é feita em duas frentes, em primeira pessoa temos Ira, um senhor de 91 anos, que acaba de sofrer um acidente de carro e durante seu sofrimento recorda sua vida, seu grande amor e a importância que a arte teve em sua trajetória e de sua esposa. Do outro lado, em terceira pessoa, temos Luke e Sophia, dois jovens com vidas completamente diferentes que vão descobrir que podem ter muito em comum. Esta história não fala apenas de amor, em Uma Longa Jornada Nicholas Sparks nos mostra o que o ser humano faz de melhor com as opções que tem, em muitos momentos demonstra egoísmo, mas acima de tudo amor, compreensão e aceitação.
''Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos."
Seus personagens são humanos, e durante boa parte da leitura me senti angustiada por Ira, mesmo sabendo que as coisas poderiam não terminar bem para ele eu torci para que fosse o contrário. Já Sophia me conquistou logo no início, ela não é aquela típica personagem que pisa em ovos, ela fala abertamente sobre seus pensamentos e demonstra atitude durante a narrativa, apesar de muitas vezes parecer bastante ingênua. Luke é um cowboy integro, que procura fazer o melhor com o que tem, apesar de parecer abnegado ele esconde um segredo de Sophia que pode colocar tudo a perder, não sei explicar muito bem como me senti com relação as suas atitudes, ao mesmo tempo em que eu o compreendia o achei um tanto quanto egoísta, mas é impossível não perdoá-lo quando se absorve suas intenções. 

Enfim, Uma Longa Jornada é uma história ao mesmo tempo encantadora e angustiante, que conduz o leitor sem que ele perceba o caminho que está seguindo. Eu fiquei agradavelmente encantada com o rumo que as coisas tomaram e adorei a forma como no fim as duas narrativas se encontram. Nicholas Sparks conseguiu me prender com sua escrita leve e precisa, com seus clichês e acima de tudo com sua percepção do que o amor deve representar.

Para os que ainda não sabem Uma Longa Jornada estreia hoje nos cinemas, pelo que vi do trailer muita coisa vai ser modificada mas creio que a essência da narrativa estará presente no filme e é isso que vai me levar até o cinema. Quanto a edição só tenho a parabenizar a Editora Arqueiro, como sempre, apesar da simplicidade, está muito bem feita. A capa do meu exemplar é a do filme e, particularmente, a acho muito mais bonita que a anterior. Enfim, se você procura uma leitura leve e emocionante ou se apenas ama Nicholas Sparks ou tem vontade de conhecer uma de suas obras, Uma Longa Jornada é uma história mais do que recomendada.

Melhores Quotes:

"Quando eles começaram a se beijar, seu único pensamento foi que esse era o modo como deveria ser, para sempre. A princípio hesitantes, os beijos se tornaram mais apaixonados. Sophia ergueu os olhos e soube que seu desejo era claro. Queria Luke por inteiro, como nunca quisera ninguém."

"- Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava buscando."

"Gostaria de ter talento para pintar o que sinto por você, porque minhas palavras sempre parecem inadequadas. Imagino usar vermelho para sua paixão e azul-claro para sua bondade; verde-floresta para refletir a profundidade de nossa empatia e amarelo-vivo para nosso persistente otimismo. E ainda me pergunto: a paleta de um artista pode captar tudo que você significa para mim?"

17 comentários:

  1. Eu sou muito suspeita pra falar dos livros do Nicholas, já que sou uma grande fã assumida. hehe Aliás, foi depois de ler Um amor para recordar que passei a gostar mais de romances e hoje posso dizer que é um dos meus gêneros preferidos (quem diria). Bom, esse é um dos livros dele de que mais gostei. Também gostei muito da personalidade de Sophia e me apaixonei pelo Luke <3. haha A minha capa é a antiga, mas também acho essa do filme mais bonita (e olha que não sou muito fã de capas de filmes). Estou super ansiosa pra saber como ficou o filme!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os livros do Nicholas, sempre gostei, mas ainda não li esse, quero muito ler ele e O milagre, mas o meu preferido do autor ainda é Um porto seguro!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  3. Estou interessado em ler Uma Longa Jornada já faz algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade em lê-lo. :/ Além do romance em si, o que mais gostei foi de que o livro contém duas histórias que, de certa forma, tem uma ligação! Além disso, os livros do Nicholas Sparks são maravilhosos, então porque não se arriscar? Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Júh! Estou comentando pelo cel, então releva miga. Kkk Pelo q vc disse no primeiro parágrafo essa eh um livro diferenciado das outras obras do autor, e eh por isso que estou bem curiosa. Amei isso da historia nos deixar sem saber q rumo ela vai tomar, e estou louca pra saber como essa historia do acidente do velho se cruza com a do jovem casal. Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  5. Essa capa sem dúvidas está melhor que aquela simplesinha.Eu adoro o Nicholas e fiquei feliz que esse livro não acabe em lágrimas,pelo menos pra você.Eu sempre tenho uma relação de ódio/amor com os personagens dele mas no final eles acabam me conquistando.Fiquei curiosa pra saber como essas duas narrativas se encontram e qual o segredo de Luke.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu estou doido para ler o Uma Longa Jornada, os livros do tio Nicho são sem iguais e até eu me surpreendi com o que você disse: sobre não ter chorado '-'

    Essa obra me chama atenção pelo fato de abordar mais de um romance ao mesmo tempo. Mas vou ler sim! E em breve! E na nova edição u.u

    Adorei a resenha! Até hoje estou em choque com o final de O Guardião Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Nunca li Nicholas Sparks, porque já assisti vários dos seus filmes e como sempre, apesar de amá-los, encontrava o mesmo padrão e isso me desanimava para ler. Por isso fico feliz por você achar que esse foge um pouco disso, já que gostei da premissa (cowboys e arte, como não gostar?). Ainda assim, o primeiro livro do Sparks que vou ler, será O milagre, porque já tenho aqui na estante! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu fico sempre numa relação entre amor e ódio com o Nicholas Sparks... eu gosto de suas histórias.. mas ao mesmo tempo eu fico destruída..geralmente meio deprimida...

    mas é só ver um livro dele que eu logo quero ler..

    ResponderExcluir
  9. Ainnnnnnnnnnn <3
    O livro já estava na minha lista, assim como o filme, pois a história é de quem é e Nicholas nunca me decepcionou. Mas meu pai, já fiquei emocionada só de ler a resenha e assistir a esse trailer! E quanto as mudanças em seus filmes? Eu já estou acostumada haahha
    Eu ia pegar um livro de parceria para ler, mas não vai rolar. Vai ter que ser Nicholas Sparks e essa história linda de morrer!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Ouço todos falarem muito bem de Uma Longa Jornada e do Nicholas Sparks no geral, mas sinceramente não sei se gostaria de ler algo dele porque se que sua literatura é composta de um romance mais do que açucarado com toques trágicos de drama. É uma maavilha para quem gosta do gênero, mas eu não sou nem uma fã.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Geente, Nicholas é vida e amor demais. Eu amo... mesmo ele espremendo nossos corações de tanto nos fazer sofrer e chorar com suas histórias.
    Eu ainda não li esse livro, mas to mega ansiosa pra começar. Quero muito ver o filme também, e as mudanças para as adaptações nas historias dele são normais já, sempre rola.
    Acho que vou acabar vendo o filme antes de ler. rsrs

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem??
    Parece que a história é bem bonita e tem seus altos e baixos... eu particularmente estou mais curiosa pelo filme, porque costumo gostar mais do que os livros, mas nem posso falar muito porque só li um livro do autor.. e a experiência não foi das melhores... Porém vou dar mais algumas chances porque já ganhei quatro livros dele e ainda não li nenhum... esse livro em si não me chama atenção pela leitura, mas com certeza eu vou assistir o filme... xero!

    ResponderExcluir
  13. gente todo muno fala tão bem do Nicholas e eu não fico nenhum pouco interessada =/
    a história parece ser bonita e tudo mais, porém não é um livro que me chame a atenção e não sou a melhor fã de romances nesse estilo.
    contudo gostei muito da forma como apresentou o livro. se um dia em pensar em ler, vou pensar com muito carinho.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Esse vai ser o próximo livro que lerei do Nicholas, mas já estou frustrada desde já por saber que não vou morrer de chorar... hahaha... Li só dois dele até agora - Um homem de sorte e Um porto seguro - e nenhum deles me fez terminar em uma terrível depressão, o que é meio decepcionante, porque nunca consegui sofrer esse efeito que todo mundo diz que ele causa. Mas, como quero ver o filme depois de ler, e ele até já está nos cinemas, vou ter que ler urgente. Pelo menos é uma história encantadora e angustiante. Minha capa é a anterior, infelizmente, porque também acho essa muito mais bonita.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju, já li alguns livros do Nicholas Sparks e saber que este foge um pouco do excesso de drama característico dele e bom e ruim ao mesmo tempo, porque eu amo drama, mas o bom é que se torna diferente do que estamos acostumados com as leituras deste autor. Quero ler esse livro em breve e depois quem sabe assistir o filme que deve estar muito bom <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Oii Ju, tudo bem? Não curto muito Nicholas Sparks, mas gosto bastante dos filmes. Pelo que você disse, esse livro parece seguir um pouco diferente dos demais, tanto que a surpreendeu. Eu gosto quando se conta duas histórias em paralelo e que depois as duas se entrelaçam. Os personagens parecem ser bem interessantes, em especial o Ira, que já viveu tanto e passou por tanta coisa. Gostei bastante do trailer e pretendo assistir ao filme.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Eu li 3 do tio Nick e não achei essa Coca-Cola toda. Mas aí inventei um desafio pra 2015 e a Dreh enfiou um dos livros dele no meio, aí vou ter que ler. ULJ é uma boa opção porque eu já tenho e também pela estreia do filme, mas eu estava com medo porque não tinha lido nenhuma resenha (ok, também não procurei), e agora lendo a sua fico mais animada a pegar o bicho da estante - deve até estar empoeirado. Espero de coração que os clichês não me incomodem e que eu consiga captar a essência da história.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)