segunda-feira, abril 06, 2015

[Resenha] A Rainha Normanda - Patricia Bracewell

A Rainha Normanda
Emma da Normandia #1
Autora: Patricia Bracewell
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.
Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.
A primeira coisa que você precisa saber quando tem um livro histórico em mãos é que a narrativa pode tomar um rumo inesperado, principalmente quando a história mescla realidade e romance. Isto porque o que dita o desenvolvimento da narrativa são, óbvio, os fatos históricos. Então, geralmente o romance não é o pano de fundo, apesar de estar presente, ele não é um elemento central e pode tomar rumos inesperados. E é isto que torna o gênero histórico um dos meus preferidos, ele é muitas vezes imprevisível e não busca apresentar um final feliz, ele expõe fatos, romanceia a cerca destes fatos e transforma a história em um romance cheio de reviravoltas, aventura e simples realidade.

A Rainha Normanda é exatamente tudo isto que expus acima. E é justamente este fator que tornou este um excelente livro. Além disso, Emma, a personagem principal, tem a garra característica das mulheres fortes e que lutam pelo que acreditam. Porém, neste primeiro volume isso não é muito bem explorado, apesar de podermos perceber claramente estas característica, Emma ainda precisa entender isso sobre si mesma. Só quando isso acontece é que ela começa a agir de acordo com o que se espera dela, e é justamente neste momento que me dei conta que tinha uma história muito bem construída e desenvolvida em mãos.

Alternando pontos de vista durante a narrativa a autora amplia o universo que criou de forma a compreendermos o núcleo principal da narrativa, as ambições de cada um dos personagens e o que os faz ser o que são. Acompanhar este diversos pontos de vista amplia a percepção do leitor quanto a contrariedade da guerra. A narrativa em terceira pessoa é feita pelo ponto de vista de Emma, do Rei Æthelred II, de Athelstan (filho mais velho do Rei e possível herdeiro do trono), e o de Elgiva (personagem bastante ambiciosa e antagonista de Emma) e isto torna a narrativa muito mais interessante e fluída, pois através deste recurso enxergamos a história por ângulos opostos.

Contudo o início da narrativa me deixou um pouco desconcertada, pois a autora se utiliza de uma gama enorme de personagens e há uma breve confusão quanto a isso. Em um primeiro momento foi complicado me ater aos acontecimentos e aos personagens. Mas depois de um estranhamento inicial, de percebermos do que Emma é capaz e qual será seu destino tudo começa a tomar um novo rumo. Além disso, Bracewell soube criar e explorar muito bem todos os personagens e situações que nos apresentava, ela mescla romance, heroísmo, realidade e ficção dando cadencia a sua escrita. Ouso dizer que Patricia Bracewell se iguala a Follett e Cornwell sem precisar se esforçar demais. 

Apesar de ter encontrado alguns erros de revisão não foi nada muito gritante e nem prejudica minha avaliação quanto a edição, que por sinal está muito bem feita. A capa expõe exatamente o que a narrativa pretende ser, um romance gótico, com elementos históricos e uma dose de romance que não chega a ser o foco central da narrativa. Enfim, A Rainha Normanda é um livro muito bem escrito e que se iguala aos grandes nomes da ficção histórica atual.
Melhor Quote:

"... Emma teve a impressão de que haviam chegado a uma época em que o amor não tinha lugar. Que era algo a ser apagado, queimado e descartado, deixando espeço apenas para o ódio, o medo e, na melhor das hipóteses, uma fria aliança ocasional. O amor que ela própria sentira – pela criança que tinha perdido, por ..., até por seus parentes normandos – nada lhe trouxera além de dor. O amor pertencia a um outro mundo. Talvez pudesse ser encontrado após a morte, mas seria imprudente, pensou, procurá-lo durante a vida."

23 comentários:

  1. O que me chamou mais atenção é que o livro contem uma grande personagem batalhadora, fazendo com que ela tenha uma grande personalidade! Além disso, o fato de que o livro não foque apenas no romance, faz com que ele se torne agradável. Eu ainda não li, mas, por esses fatos, eu até que leria. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Em um primeiro momento eu compraria esse livro somente porque acho a capa muito, muito bonita mesmo... eu leio historicos, leio, mas leio pouco, eu gosto bastante, mas claro que ainda prefiro os romances... foi bem legal saber que a Emma é uma personagem forte, eu aprecio muito livros com mulheres assim.. Assim como você provavelmente acharia um pouco estranho essa variedade de personagens, mas é bom conhecer outros pontos de vistas.. e pelo que entendi depois de certo estranhamento sua leitura continuou normalmente...
    Se já queria ele só pela capa agora estou muito feliz em saber que além de uma bela capa, também tem uma historia muito interessante..

    ResponderExcluir
  3. OOoi,

    Gente, eu me apaixonei pela capa, sério desde o primeiro momento eu amei ela.
    Sobre o enredo vi varias resenhas de vários tipos tanto amando ou não.
    Gostei bastante de saber da forma que a autora abordou o tema, principalmente pela visão que ela deu. Capitulos alternados são sempre uma otima opção.

    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Ju lindona eu adoro essa capa, e a premissa do livro me chama atenção, por se tratar de alguém jovem com tanta responsabilidade , Já estou com ele para leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii, adoro livros históricos, adoro protagonistas fortes mas tenho uma super dificuldade com nomes de personagens, principalmente quando eles são despejados no começo do livro. Algumas vezes chego ao final da história sem conseguir lembrar alguns nomes! A Rainha Normanda parece ser muito interessante!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  6. Ju, sua chata! Eu já cheia de livros pra pedir da Arqueiro (agora que sou parceira! \o/) e vem vc e me mostra mais esse. Socorro! Eu li Cornwell quando adolescente e nunca mais peguei. Tenho muita vontade de reler porque lembro que gostei bastante. Esse aí me interessou já na sinopse, nessa mistura de romance, política, história. E a capa está mesmo bem legal, convidativa. Espero também ser surpreendida pelos rumos da história e não me confundir tanto com a quantidade de personagens (o que acho meio difícil, mas... rs).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Com erro ou sem erro, eu quero ler muito...rs
    Só capa e sinopse já me deixa curiosa, imagine então depois dessa resenha.
    Se iguala aos grandes nomes da ficção histórica atual? Preciso.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Essa capa é bonita, mas só por ela capa eu senti que a leitura não era pra mim, e quando terminei de ler sua resenha vi que eu estava certíssima.
    Esse tipo de romance não me prende, fatos históricos envolvendo reis e rainhas fazem com que eu não consiga me envolver com a narrativa.
    Fiquei surpresa com os errinhos encontrados, é raridade isso acontecer nos livros da editora, pelo menos eles não são gritantes a ponto de incomodar.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Tudo bem?

    Livros históricos e romances de época não são a minha praia :/ Adorei a sua resenha e confesso que a história do livro é até bem interessante, e tem a capa do livro que é tipo WOW, mas eu não sei se leria pelo fato do que falei acima :/

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,

    muitos personagens me confundem também. Mas aos poucos a gente vai pegando o jeito, certo? To com esse livro aqui em casa e espero que eu goste da leitura. Adoro livros históricos e foi por isso que resolvi solicitar Rainha Normanda. Erros de revisão me desanimam um pouco, mas espero que eles não tenham sido muito significativos, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, eu fiquei apaixonada por esta capa e com grandes expectativas com o enredo. Pelo visto estas expectativas serão plenamente atendidas quando eu conseguir ler o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    História e Literatura eram minhas matérias favoritas na escola, por isso gosto muito de livros históricos. Então, o que mais chamou minha atenção foi o jogo de poder por trás da história. Ver as reais intenções de cada personagem modificando os fatos deve fazer toda a diferença e nos deixar bastante nervosos durante a leitura. Ele já está na minha lista de desejados, pois já conhecia esse livro antes.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É muito bom mesmo, de vez em quando, pegar um livro que não seja tão previsível. Gostei que esse livro guarda surpresas. Gostei dessa personalidade forte de Emma e o mais interessante é que ela desconhece essa característica. Deve ser muito bom ir acompanhando ela descobrir essa garra dentro de si.
    Gosto de livros que trazem vários pontos de vista. Com certeza dá uma maior riqueza de detalhes e como cada um pensa. Dá pra conhecer bem mais da história e do próprio personagem. Outro ponto positivo é o elemento histórico. Gosto bastante! Livros com muitos personagens sempre confundem um pouco até a gente se acostumar. rs
    Eu estou lendo o volume um da trilogia As crônicas de Artur, do Cornwell e estou gostando. Então se essa autora se assemelha a ele, tenho certeza de que vou gostar!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Adoro livros em que as mulheres são guerreiras e fortes e quando é histórico, que seja cheio de reviravoltas que nos fazem avançar sedentos cada vez mais no livro, apesar dos erros que você encontrou, vejo que o romance é bem estruturado e isso me deixou curioso para lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,

    Gostei muito de conhecer esta obra que tem um enredo muito interessante e acho bem legal esta coisa de a narração em terceira pessoa trazer os pontos de vistas de tantas personagens, creio que isto enriquece muito a obra, ok pode até dar trabalho inicialmente para o leitor, mas acho importante ter outras visões.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, mas não gosto muito desse tipo de livro histórico. Gostei de saber que apesar de no início se ficar um pouco confusa com a quantidade de personagens, logo se acostuma a eles. A narrativa em terceira pessoa também é muito bom para nos dar uma melhor visão de todos os fatos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju
    Gosto muito de romances históricos, mas há muito tempo que não leio um de verdade. Achei a premissa interessantíssima, e você tem razão, esse tipo de livro cria seu chão nos fatos, e o romance não é o foco, o que torna essas obras ainda mais interessantes. Achei a capa linda! Não sei se o lerei em breve, tenho tanto livro pra ler! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Uau, se igualando a Folett e Cornwell é uma autora boa mesmo, viu! hahahah
    Apesar de também gostar do fato do romance não ser o foco da história o que mais gosto é os fatos verdadeiros, porque, tipo, ano 1002!!!
    Amei a resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  19. Fiquei com um pouco de medo do que você disse no final, que é um romance gótico... li um que odiei, e tomei meio que pânico do gênero... mas, pela sua resenha, não consegui perceber nada bizarro, que achei que fosse característico desse tipo de livro... vou pesquisar mais antes de tomar uma decisão de leitura, mas a princípio curto livros que misturam fatos históricos e romance.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Já gostei pelo fato da personagem ser tão batalhadora. Eu gosto disso. Chega desses livros com protagonistas bobas. Quero muito esse.

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem?
    Bom, tenho que dizer que o livro não me chamou a atenção, tenho a impressão de que não conseguiria ler romances históricos, claro ainda não tentei, mas isso se deve por dois fatores, não gostar tanto de romance e história hasuhsauh A capa e a sinopse não me animaram a ler o livro.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Eu gosto muito de livros históricos e esse que mescla a verdade com um pouco de ficção deve ser uma ótima escolha.Essa parte de ter vários pontos de vista deve dar uma embaralhada mesmo até se acostumar,eu sempre sofro quando isso acontece.Mas a história deve ser boa e essa capa está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  23. Olá Ju, eu ainda não li o livro, mas gosto bastante de livros assim, espero ler em breve e que não me confunda com essa apresentação dos personagens!
    abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)