quinta-feira, abril 09, 2015

[Resenha] Príncipe Mecânico - Cassandra Clare

Príncipe Mecânico
The Infernal Devices #2
Autora: Cassandra Clare
Galera Record
Skoob

Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.
Se em Anjo Mecânico a leitura, apesar de excelente, tenha parecido morna, em Príncipe Mecânico Cassandra Clare se superou. Neste segundo volume a história ganha um formato mais firme, o desenvolvimento começa a tomar rumo e um aspecto mais sério. Os personagens se desvinculam ainda mais da personalidade que antes parecia um reflexo da série The Mortal Intruments. A narrativa em terceira pessoa nos dá uma percepção mais ampla de toda a história, das atitudes dos personagens e do caminho que a narrativa segue ao longo de seu desenvolvimento.

Quando terminei a leitura de Príncipe Mecânico eu me lembrei exatamente porque Cassandra Clare é uma das minhas autoras preferidas, mas também lembrei como ela não preza pelo comum. É como se a autora não tivesse piedade de seus leitores, seus personagens são humanos e falhos, tomam atitudes que podem destruir seus próprios futuros, eles sentem, agem e quebram o coração dos leitores. Sempre que termino a leitura de uma obra de Cassie acabo sem saber como proceder. Os sentimentos que sua escrita induz a nós leitores são aterradores, intensos e desconcertantes. E neste livro a autora parece dar ainda mais enfase a tudo isso, talvez pelo rumo que a narrativa toma. Não sei ao certo explicar, mas senti seriedade neste livro, ele tem um teor mais sombrio do que qualquer outro livro que já li da autora.

Acredito que este é um dos fatores que tornam seus personagens ainda mais interessantes. O mistério e este lado sombrio nos fazem temer pelo que vem a seguir. Apesar disso, a narrativa também tem um lado cômico, sarcástico e mordaz, gargalhei várias vezes durante a leitura. Sabe quando nos sentimos aquecidos, quando algo soa exatamente como deve ser?, isso aconteceu muitas vezes durante enquanto lia, uma sensação de contentamento agradabilíssima. Talvez devido a ligação que criamos com cada um dos personagens, é como se os conhecêssemos e pudéssemos perfeitamente imaginá-los dizendo ou fazendo determinada coisa.
"Você poderia realmente amar duas pessoas diferentes ao mesmo tempo? Você poderia dividir o seu coração pela metade?" 
Jem, Will e Tessa são quase uma unidade, e passar boa parte da leitura imaginando que eles podem ter que se afastar, que as circunstâncias levariam a dor e sofrimento para um dos lados é quase dilacerante, eles se amam tanto que não dá nem para começar imaginar a separação. Como disse a +Suélen Rodrigues no twitter, os três se amam tão intensamente que nos fazem amá-los sem culpa ou questionamento. Sim, estamos falando de um triângulo amoroso, mas Cassandra Clare não nos deixa escolha, esse amor que acabamos desenvolvendo pelos personagens os tornam, como já disse, uma unidade, algo indissociável, indivisível. Nunca o meme "só sei sentir" se encaixou tão perfeitamente com relação a um livro.
"Aonde fores, irei; onde morreres, morrerei. E lá serei enterrado: o Anjo me permitirá isso, e mais, e nada além da morte separará a ti de mim."
Estas sensações se tornam ainda mais fortes devido ao aspecto da narração, por ser em terceira pessoa temos uma maior percepção da história, dos sentimentos envolvidos e das atitudes tomadas. Acredito que é justamente isto que torna a narrativa tão intensa e faz com que nos identifiquemos tão intrinsecamente com os personagens. Tendo um olhar mais amplo para a narrativa a história passa a fazer mais sentido. Eu poderia ficar o dia todo aqui falando maravilhas da história, glorificando Cassandra Clare, e sinceramente?, não iria me incomodar, pois a autora realmente tem um dom além das expectativas.

Enfim, Príncipe Mecânico veio para firmar a ideia de que em As Peças Infernais Cassandra Clare se torna ainda mais destruidora. A narrativa intensa e firme conduz o leitor, provoca e, porque não, fascina tornando impossível não ter sentimentos positivos com relação a obra completa. Para melhorar ainda mais a edição está linda, apesar de algumas partes da impressão estarem falhas isso não incomoda e não atrapalha a leitura, porém não é a primeira vez que me deparo com isso em um livro da Editora, então achei melhor comentar. Bom, só tenho a dizer que você deveria começar logo a ler Cassandra Clare, porque provavelmente vai acabar tão intensamente apaixonada quanto eu.
Melhores Quotes:

"(...)Segredos e mentiras, Tessa, são como um câncer na alma. Corroem o que é bom e deixam apenas destruição."

"Foram os livros que fizeram com que eu sentisse que não estava completamente sozinho. Eles podiam ser sinceros comigo e eu com eles."

"Queria fazê-la rir. Queria sentar e ouvi-la falar sobre livros até suas orelhas caírem. Mas todas essas eram coisas que ele não podia querer, pois eram coisas que não podia ter, e querer o que não se pode ter leva à tristeza e à loucura."

10 comentários:

  1. Oi Ju, eu sei que deveria mesmo começar a ler logo esta série. Acompanho as resenhas e a cada uma que leio a vontade só aumenta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando conhecer o segundo livro da Cassandra Clare! Fico feliz em saber que a leitura desse livro é melhor do que o anterior, fazendo com que o desenvolvimento ocorra, tornando uma ótima leitura. Além disso, pelo livro ter um lado engraçado, fez com que eu ficasse mais interessado ainda, não só por esse livro, mas pela a série inteira hahaha Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Aahhh, gente que não dá spoilers ♥

    Adorei sua resenha e espero ter a oportunidade de ler essa série. Não sou muito fã da Cassandra, mas as histórias dela são sim bem legais! :3

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  4. Ju, me senti completamente envolvida pela sua resenha. Você transmitiu tudo o que o livro tem e não estragou nada para quem ainda não leu o livro! Gostei mesmo e se eu ainda tinha dúvidas se queria ou não dar uma chance à série, agora só tenho a certeza de que preciso ler logo!!! E que bom que nesse segundo volume a história que no primeiro pareceu morna, melhorou. :)

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Fiquei tocada pela resenha! Kkk Sério, fiquei meio arrepiada, você emanou a atmosfera tensa desse livro. Como não os li ainda, não posso dizer muito, só que você está me deixando muito louca para lê-los, coisa feia, Ju! Kkkkkk Esses quotes são ótimos e essa capa, maravilhosaaaaa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Você tá me deixando com cada vez mais vontade de ler algo dessa autora. Quero muito muito saber como é ter esse sentimento de quebrantamento ao terminar um livro dela. E pelo jeito Princesa Mecânica vai arrasar! rsrsrs
    Amei a resenha! Um bjo!!

    ResponderExcluir
  7. Interessante é você conseguir escrever e nos envolver de tal forma sem contar praticamente quase nada..

    Muito bom saber que os personagens se desprenderam de vez da outra série e tem seguido seus próprios passos.. Poder ver a historia de forma mais ampla é ótimo adoro livros assim.. pois muitas vezes podemos conhecer personagens que de outra forma só ficariam em segundo plano..

    Não sou muito chegada a triângulos amorosos, mas queria entender como se dá esse amor entre esses três, porque geralmente acabamos sempre tomando partido de um só.. mas pelo que entendi você está apaixonada pelos dois. rrsrs

    ResponderExcluir
  8. Tá confesso que se continuar nessa de Cassandra tempo todo, vou acabar perdendo esse preconceito e lendo o livro. Porque de tão bem que fala, sei não.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Sério mesmo,qulquer dia desses vou ouvir seu conselho e dar uma chance pra Cassandra.Esse livro me pareceu bem mais empolgante que o primeiro,deve ser por que nesse a história já tomou um rumo e não tem aquela coisa de ainda estar conhecendo o basico sobre os personagens.Esse lado mais sombrio parece ter feito maravilhas para o desenvolvimento da história.E esse triangulo amoroso é apaixonante.

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso ler essa série, acabei de ler a resenha de anjo mecânico e já estou louca para começar essa trilogia, não conheço nada além de cidade dos ossos dessa autora, quero muito ler o restante!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)