terça-feira, abril 28, 2015

[Resenha] Antes da Forca - Joe Abercrombie

Antes da Forca
A Primeira Lei #2
Autor: Joe Abercrombie
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Antes da Forca - Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.
Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele.
Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte.
Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte.
Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.
Para que um livro de Aventura/Fantasia seja considerado excelente ele precisa conduzir o leitor e informá-lo coerentemente sobre o universo a cerca do qual a história está inserida. No primeiro livro da trilogia "A Primeira Lei" fomos apresentados e perfeitamente inseridos neste universo. Em O Poder da Espada compreendemos as nuances dos jogos de poder, a política e todo o contexto da história. Já em "Antes da Forca" a história se torna mais ágil e o verdadeiro objetivo da narrativa começa a se tornar claro. Neste segundo volume acompanhamos a inteligência e as estratégias dos personagens, a narrativa nos apresenta o início da jornada dos heróis e em momento algum somos deixados à deriva, isso faz brotar aquele sorriso de esperteza que é tão característico na fantasia, principalmente quando nos identificamos com cada um dos personagens. Antes da Forca é brilhante sem a pretensão de ser. 

Apesar disso a história é bastante cansativa no início, ganhando fôlego e propósito lá pela página 160. Acredito que esse foi um dos fatores que mais me fizeram enrolar, além do fato de que eu ainda não me livrei do meu bloqueio para histórias do gênero. O que me fez persistir na leitura foi o visível talento do autor em desenvolver seus personagens. O crescimento de cada um deles é visível a cada passagem e isso é de longe a melhor parte do livro mesmo levando em consideração a alta qualidade desta história. Esta narrativa não refere-se apenas a guerra, mas também aborda algumas mudanças que as relações humanas e as adversidades causam na vida de cada um. Me sinto na obrigação de aplaudir Abercrombie de pé diante de sua incrível capacidade de criar personagens tão humanos.
"Devemos perdoar nossos inimigos, mas não antes de serem enforcados."
A narrativa em terceira pessoa acompanha vários pontos de vistas e diferentes frentes de "batalha". Isso nos ajuda a ter uma maior percepção do que acontece em todo o entorno do universo criado pelo autor. A grande variedade de personagens e suas diversificadas personalidades torna a narrativa abrangente, faz com que compreendamos diferentes olhares para as mesma situações. E o mais interessante é que Abercrombie não se perde, sua narrativa linear conduz o leitor, e como já disse não nos deixa a deriva. A lógica contida na história é perceptível e clara, o autor não utiliza de um vocabulário rebuscado, o que ajuda ainda mais na absorção de todo o contexto. E mesmo ressaltando a densidade e parcimônia da narrativa ainda assim é uma história que não deve ser abandonada ou relegada.

Como é comum ao gênero o autor é bastante descritivo, o que não é ruim já que este recurso se torna necessário para a melhor compreensão e absorção do leitor quanto ao universo da narrativa. Porém, notei que este é um ponto falho do autor, ele se delonga demais e muitas vezes me dispersei de suas descrições durante a leitura. Isso não chega a prejudicar a história, mas poderia ser melhor trabalhado futuramente. Na verdade diante do brilhantismo desta obra isto se torna uma agulha no palheiro.

A a diagramação foi bem trabalhada e apesar da fonte pequena e da simplicidade da edição eu gostei bastante do meu exemplar. A capa é uma das mais bonitas que já vi e representa a história perfeitamente. Enfim, Antes da Forca foi uma leitura, densa, difícil mas bastante interessante. Apesar de se estender no início ela acaba por se tornar ágil e prender o leitor em alguma parte de toda a jornada. A Editora Arqueiro está de parabéns e precisa continuar a publicar mais e mais livros do gênero.
Melhores Quotes:

" - Eu imaginaria que sua dor lhe desse empatia.- Empatia? O que é isso? - questionou Glokta e estremeceu ao coçar a perna dolorida. - É um fato lamentável, mas a dor só nos faz sentir pena de nós mesmos."

" - Para mim, não ter medo é ostentação de idiotas. Os únicos homens sem medo são os mortos, ou talvez os que vão morrer. O medo ensina a ter cautela e respeitar o inimigo e a evitar se exceder por raiva. Todas essas coisas tem seu uso, acredite. Todo homem que vale alguma coisa tem medo. O que importa é o uso que você faz dele."

" - Qualquer um pode enfrentar a facilidade e o sucesso com confiança. É o modo como enfrentamos os problemas e os infortúnios que nos define. A autopiedade anda junto com o egoísmo, e não há nada mais deplorável num líder. O egoísmo pertence às crianças e aos idiotas."


9 comentários:

  1. Oi, Júh!
    Também aprecio muito o crescimento dos personagens ao longo da história.
    Apesar do autor ter se enrolado nos detalhes, pelo menos não usa uma vocabulário difícil. hahaha Imagina se juntasse os dois...
    As novas capas dessa trilogia são mesmo linda demais!! Bem melhores que a primeira edição.
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou mais atenção no livro, além do conteúdo, são os personagens que são bem construídos na história, pois isso faz com que o leitor tenha uma relação melhor com eles. Além do livro parecer fascinante, a capa é ótima. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Realmente descrições longas demais, chegando até a ser dispensável, é muito cansativo mesmo! Mas pelo que você falou, com relação aos personagens e por o autor ter inserido bem o mundo que ele criou, com certeza é uma leitura que vale a pena. E eu tô no clima pra ler livros de aventura, sabe? Gostei dessa história. ;) E essa capa ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, pela sua resenha parece que o livro se prolonga demais ne?
    Eu até gostei da capa e de alguns pontos, mas não sei se vai ser uma leitura tranquila ou muito arrastada!
    Eu gosto bastante de aventuras mas não sei se vou gostar!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Ai nan, pelo que pude perceber pela resenha o livro é uma enrolação total. E eu detesto histórias assim. Histórias que exageram nas descrições para mim não tem vez. Acabo ficando bem cansada e prolongado a leitura mais do que deveria. Este eu passo.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma pessoa que me distraio super rápido então se a leitura não corre bem logo no início eu preciso parar esperar um tempo e só depois voltar a história.No momento não estou procurando uma leitura densa como essa mas há uns meses atrás queria fervorosamente ler essa série.Acho essa mistura de aventura e fantasia incrível mesmo não sendo uma fã dos gêneros.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o volume anterior dessa obra, mas as capas são super atrativas, apesar do enredo não me chamar atenção

    Gostei da sua resenha! Passou bem o que se passa (que repetitivo, né?) na obra, mas mesmo assim não fiquei curioso :/

    Tenho têndencia a não gostar de histórias sobre batalhas ._.

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Há muito tempo que não leio um livro do gênero, acho que o último assim foi no meio do ano passado kkk Não posso dizer muito a respeito, já que só conheço o primeiro livro por resenhas. Mas de qualquer forma, pude sentir o quão bom o autor é pela sua resenha, e lendo os quotes, que são ótimos!! Tramas bem escritas e intricadas são fascinantes! Essa capa é realmente incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia.. então pode-se dizer que estou meio perdida aqui..
    eu gosto de fantasia.. mas tenho lido bem pouco ultimamente e pelo descrição não parece ser
    um livro que entraria para meus favoritos... e pouco provável que entre para a lista de leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)