terça-feira, abril 14, 2015

[Opinando!!!] A Arte de Reler um Livro

O momento mais triste de uma leitura é quando temos de nos despedir dos personagens que passamos a amar. O jeito mais fácil de atrasar a despedida é enrolar na leitura, mas também acaba ficando complicado, pois queremos saber o fim e mesmo assim não chegar ao inevitável. Fica ainda pior quando a separação é forçada, sem nos dar tempo de dizer adeus. Mas é inexorável, uma hora ou outra o derradeiro fim nos alcança e os personagens se vão.

Muitas vezes quando o livro se torna realmente significativo só conseguimos pensar em voltar para suas páginas, apreciar cada momento. Não sei vocês mas eu já senti isso intensamente, tanto que ao virar a última página me peguei voltando a primeira e me sentindo melhor a cada linha, mesmo que em algum momento tivesse que me despedir novamente. É como a sensação de reencontrar aquele amigo que você não ouve falar há algum tempo, ou como voltar para casa depois de uma longa viagem e deitar em sua própria cama, é confortável, aconchegante.

Além disso a releitura te faz enxergar a narração com um olhar mais amplo, é perfeitamente possível captar fragmentos que passaram despercebidos ou que não pareciam ter relevância em um primeiro momento. Esta percepção mais aguçada nos ajuda a interpretar melhor o livro, a conhecer os personagens e entender suas ações. Ela possibilita que o leitor compreenda melhor as nuances de uma história. Faz com que a narrativa soe como música, com melodia, pois a compreensão que passamos a ter dos personagens e do enredo expande o nosso envolvimento com relação a narrativa.

Outra vantagem da releitura é poder reencontrar personagens que se foram e acompanhar como suas atitudes durante a história culminaram em um fim trágico, ou simplesmente pela chance de poder dizer adeus. O fim é algo inexorável, assim como o tempo, mas com relação a leitura podemos sempre dar um jeitinho de contorná-los, mesmo que ele sempre esteja ali prestes a quebrar nosso coração.

12 comentários:

  1. AMO (com letras maiúsculas mesmo hehehe) reler os meus livros favoritos. Harry Potter é um exemplo perfeito disso, já perdi as contas de quantas vezes reli. Como você disse, eu peguei muitas dicas que a J.K. Rowling deixou pelo caminho, e não foram poucas, o que tornou a história ainda mais interessante. Ela é incrível, realmente incrível, e só relendo para saber o quanto. Claro que essa não foi a única série que eu reli, mas, com certeza, é a minha releitura mais marcante. Infelizmente, não tenho tido muito tempo de ler, quem dirá reler meus favoritos, mas é sempre fantástico voltar aos mundos pelos quais eu me apaixonei :D

    ResponderExcluir
  2. Também amo reler meus livros favoritos pra matar a saudade dos personagens queridos, mas tem uma razão principal: leio muito apressada e deixo passar muitos detalhes. Realmente nos relacionamos melhor com a narrativa.
    Um abraço, Júh!

    ResponderExcluir
  3. É muito triste saber que um personagem que você ama muito morre :( Reler os livros é ótimo, porque você captura mais detalhes do que na primeira leitura. Porém, na releitura tem um lado ruim, que acaba fazendo com que a gente passe por tudo de ruim que há livro, principalmente as mortes dos personagens que você gostou </3

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sou super a favor de fazer releituras, tanto que faço pelo menos uma por ano, mesmo tendo vários não lidos na estante. É muito bom reencontrar personagens queridos e encontrar sentido em trechos que haviam ficado confusos ou que passaram batido.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Melhor Opinando até agora! Adorei!
    Por coincidência, essa semana me peguei pensando em todos os livros que gostaria de reler, mas que a falta de tempo me impede (e a fila enorme de livros não lidos). Acabei chegando a conclusão de que, a leitura deveria ser como ouvir uma música, e, se fosse, eu ficaria sempre lendo os mesmos, num looping infinito, assim como faço com as música que gosto. Não sei se me fiz entender, mas tenho essa mania de ficar ouvindo sempre a mesma música, e isso nunca me cansa. Se para a leitura fosse tão simples assim, certamente eu leria poucos livros novos, e ficaria sempre voltando aos meus preferidos. Por um lado, é melhor que isso nunca aconteça, ou jamais conhecerei novos personagens apaixonantes e estórias envolventes.
    No fim das contas, continuo com o sonho de um dia ganhar dinheiro só pra ficar lendo, isso resolveria muitas coisas, kkkkkk

    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Os livros favoritos parece que com o tempo só ficam melhores..
    Você lê a primeira vez e ama.. e depois parece que o amor só aumenta..
    Interessante é quando o livro te revira do avesso, te deixa destruída ao chegar ao final..
    e no dia seguinte se possível você já quer ler de novo...

    ResponderExcluir
  7. Ai que demais! Parabéns, eu adorei o post! É realmente difícil desapegar de ótimos personagens de bons livros; lembro como hoje de quando li A Batalha do Apocalipse, demorei um mês! Eu amei tanto, mas tanto a história que acabei enrolando a leitura - tipo, muito!

    Mas em breve estarei relendo essa fantástica história que tanto amei ♥

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju! Eu até estou fazendo uma listinha dos livros que gostaria de reler pra incluí-los entre uma leitura e outra. Às vezes não faço mesmo por falta de tempo. São tantos livros pra ler que essas releituras vão ficando de lado. Uma série que eu gostaria muito de reler é Harry Potter. Já faz muito, mas muito tempo mesmo que li e alguns detalhes já ficaram perdidos, sabe? E eu gostaria muito de relembrar toda a magia de Harry Potter. <3

    ResponderExcluir
  9. Concordo total com você. o problema é que são tantos novos livros que vão surgindo, sendo descobertos, que acaba não dando pra reler os que eu quero. Acho que nem em cem vidas eu conseguiria ler tudo. Então, infelizmente não me dou ao luxo da releitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    Sei bem como é essa sensação, já reli diversos finais de livros ou diálogos que me apaixonaram, só pra sentir a história mais um pouco, me abraçar aos personagens. E reler um livro que você ama é um prazer incrível, e é bem assim mesmo, você percebe coisas que antes não via, entende melhor o que o autor que passar e ainda vivencia novamente cenas que te encantaram. Já perdi a conta de quantos livros já reli, e continuo relendo. É muito amor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Algumas vezes fico tão obcecada com tal história que não me importo de reler o livro pelo menos umas duas vezes no mês.E relendo você consegue ter uma visão bem mais ampla mesmo,esse é um dos motivos de eu adorar reler,no caminho vou coletando informações que eu nem havia notado da primeira vez.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu nunca reli um livro ju, muitas vezes eu penso em reler algum da minha estante ou assim que termino penso "esse eu vou ter que ler novamente"!
    Mas infelizmente eu não consigo, sempre penso que com tanto livro novo para ler e conhecer, não acho que vale a pena reler um que já li sabe?
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)