segunda-feira, março 02, 2015

[Resenha] Mares de Sangue - Scott Lynch

Mares de Sangue
Nobres Vigaristas #2
Autor: Scott Lynch
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Após uma batalha brutal no submundo do crime, o golpista Locke Lamora e seu fiel companheiro, Jean Tannen, fogem de sua cidade natal e desembarcam na exótica Tal Verrar para se recuperar das perdas e feridas. Porém, mesmo no extremo ocidental da civilização, não conseguem descansar por muito tempo e logo estão de volta ao que fazem de melhor: roubar dos ricos e embolsar o dinheiro. Desta vez, eles têm como alvo o maior dos prêmios, a Agulha do Pecado, a mais exclusiva casa de jogos do mundo, onde a regra de ouro é punir com a morte qualquer um que tente trapacear. É o tipo de desafio a que Locke não consegue resistir... só que o crime perfeito terá que esperar. Antigos rivais dos Nobres Vigaristas revelam o plano a Stragos, o ambicioso líder militar verrari, que resolve manipulá-los em favor de seus próprios interesses. Em pouco tempo, a dupla se vê envolvida com o mundo da pirataria, um trabalho inusitado para ladrões que mal sabem diferenciar a proa da popa de um navio. Em Mares de sangue, Locke e Jean terão que se mostrar malabaristas de mentiras, enganando todos ao seu redor sem a mínima falha, para que consigam sair vivos. Mas até mesmo isso pode não ser o bastante...
Em As Mentiras de Locke Lamora eu me senti arrebatada pela narrativa de Scott Lynch e encantada com seus personagens, tanto que minha expectativa para Mares de Sangue estava em altos patamares. Bom, é o que dizem, quanto mais alto se vai maior a queda. Não tenho como dizer que a história é ruim, mas o livro é em sua maior parte insosso e confuso. Locke e Jean nos enredam em suas tramas e não relevam muito do que pretendem então nos sentimos a margem de tudo, sem uma dose inicial de revelações é impossível se manter focado no livro. Tanto que demorei meses para terminar de ler esta história.

Além disso, o livro é recheado de jargões e expressões náuticas e eu como uma ignorante no assunto perdi boa parte do que estava tentando ser dito. Outra coisa que me incomodou é que Lynch demorava demais para desenvolver as passagens. A história passou vários capítulos focada na aprendizagem de Locke e Jean para irem ao mar e quando as coisas realmente começaram a acontecer, lá para o fim da narrativa, tudo foi muito rápido.

Acredito que o maior pecado do autor foi a falta de um objetivo final para a série em si. Não nos damos conta disso no primeiro livros, mas em Mares de Sangue, se torna obvio que os personagens não tem um "porque?". Para exemplificar melhor isso lembremos de O Senhor dos Anéis, desde o primeiro livro há um objetivo formado, destruir o Um Anel, também podemos citar As Crônicas do Matador do Rei, em que o objetivo é descobrir o que levou Kvothe a situação em que se encontra. Já Locke Lamora não tem um objetivo, e isso frustra o leitor pois não há algo pelo qual esperar, nenhum objetivo maior e final a ser resolvido. Ok, cada livro contém algo a mais, um crime a ser executado, as tramoias em que os personagens se envolvem, mas ao meu ver estes detalhes não se encaixam exatamente como um objetivo geral. Acho que não estou explicando muito bem, mas senti essa sensação de que algo estava faltando.

Porém, como já disse não posso dizer que é uma história ruim, acho que justamente por ter me apegado aos personagens no primeiro livro eles ainda conseguem me cativar. Locke e Jean são dois vigaristas da mais alta estirpe que conseguem enganar até mesmo o leitor. A lealdade e o companheirismo dos personagens continua inabalável e essa é uma das melhores partes da história. Enfim, Mares de Sangue não foi uma leitura fácil para mim, porém ela melhora substancialmente no fim e ainda conseguiu me convencer. No mais estou aqui esperando que o próximo livro seja infinitamente mais substancial e empolgante que Mares de Sangue, que cumpre o papel de intermediário mas que poderia ter demonstrado mais folego.

A edição está bem trabalhada como sempre, e a capa  nem preciso dizer que traduz boa parte do livro. Não encontrei erros e posso dizer que a Editora Arqueiro está de parabéns. Além disso, agradeço infinitamente o fato de sempre publicarem em folhas amareladas, os olhos da blogueira agradecem por se sentirem mais descansados, no entanto seria legal aumentar a fonte.
Melhores Quotes:

"Sabe de uma coisa? Eu apostaria que, contando as pessoas que estão nos seguindo e as que estão nos caçando, nós viramos o principal meio de emprego desta cidade. Toda a economia de Tal Verrar está baseada agora em foder com a gente."

"O Orquídea Venenosa deslizou lentamente na bordada de bombordo. Deixou para trás o último e fraco halo do sol perdido, como se navegasse para fora de algum portal dourado e fantasmagórico, e abriu caminho sob as primeiras estrelas da noite, que iam ficando cada vez mais brilhantes no céu negro do leste." 

"Locke Lamora era pequeno, mas o Espinho de Camorr era maior do que tudo aquilo. O Espinho não podia ser tocado por lâmina, magia ou desprezo. Pensou no Falcoeiro sangrando aos seus pés. Pensou no Rei Cinza, morto sob sua faca. Pensou nas fortunas que haviam passado por seus dedos e sorriu."

30 comentários:

  1. Adorei sua resenha, e ual, que lindo que o blog estáá!
    Parabéns!
    Beijão.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro.

    É um gênero que não consigo ler muito, difícil de um que goste.

    Realmente não parece ser um historia empolgante.

    Gostei do livro falar e mostrar a lealdade dos personagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaja, tudo bem?
    Acho que eu não iria conseguir levar a leitura desse livro até o fim :( Eu me incomodo muito quando a história em si não tem um rumo, um 'porque'. Sem falar que se você ficou perdida em alguns pontos, tenho certeza que eu ia parecer bala em boca de banguela D: Mas fico feliz que, de uma forma geral, a leitura foi proveitosa. E céus, amo páginas amareladas, as editoras deveriam utiliza-las como padrão!

    Beijinhos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia ainda esse livro :\
    Cara, achei a capa MARAVILHOSAA!
    Desejando esse livro agora, ahaha'
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ooi,

    Eu não conhecia o livro nem a série ainda :(
    A capa é linda realmente, mas que triste que o autor não soube trabalhar bem o livro? As vezes os autores se impolgam demais e acabam criando algo que não há necessidade. Uma pena que foi foi uma leitura arrastada :(

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oiie
    Bom, que pena que não curtiu o livro, pra quem gosta do estilo (eu não), parecia ser bem bacana, ainda mais vc que já tinha lido o primeiro né..
    Meses lendo esse livro? Nossa, nem tento então.. rs
    Realmente uma história sem objetivo nao tem muito sentido, porque eles naõ tem razão pra contar a história... e eu imagino o qt isso tenha frustado vc, eu tbm ficaria frustada!
    Acho essa capa linda!
    Adorei sua resenha sincera.. gosto assim! :D

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  7. Nossa quanta aventura!
    Parece ser bem empolgante. Adorei sinopse e resenha, ainda mais por você ressaltar que mesmo com os problemas que te incomodaram na leitura, o livro conseguiu. Ele te convenceu.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  8. Mulher, só sei dizer uma coisa; Eu não tive em nenhum momento (DESDE O LANÇAMENTO) vontade de ler As Mentiras de Lock Lemora. As capas desses livros são muito bem feitas, mas fora isso nada na história me agradava. Fico triste que ele custou a terminar pra você, mas fico feliz em saber que em algum momento você gostou da série. Acho que a editora que não usa folhas amarelas merecem uns bofetes *-*

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro. É uma pena que isso tenha acontecido, o livro parece ser bem legal!
    Eu também não gosto quando o autor se perde e não consegue cumprir o objetivo final da história. Esse é um dos motivos quem me fez desapegar e desistir de uma série kkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. É a primeira resenha que leio desse livro, pois eu ainda não o conhecia! É horrível você lê um livro sem ter um objetivo, porque você fica sem expectativas para o final. Eu até poderia ler este livro, porém eu não compraria, porque esse tipo de livro deixa o leitor sem empolgação e, principalmente, cansativo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Como assim o enredo não tem um objetivo? E como é que o leitor vai ter incentivo pra continuar a leitura?
    Eu não consigo me interessar por esse enredo, ainda mais agora sabendo que ele não é tão cativante e tem suas falhas.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  12. Ola Ju lindona o enredo com dois vigaristas já me conquistou, diferente e ao mesmo tempo me deixa curiosa.. A capa está muito bonita. Ainda não li o primeiro livro. Mas já está em minha lista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Meses? :O Jura que demorou tanto assim pra concluir a leitura? Tô bege!
    Acho muito chato quando o livro pede o uso de vocabulários específicos, mas o autor não se preocupa em situar o leitor; a leitura fica prejudicada. E que meleca essa continuação ser tão ruim, hein?! É o mal de criar expectativa junto com a febre de tudo ser série hoje em dia. Tanto livro bom estragado por uma sequência mal feita. =/
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju!
    Tenho visto algumas resenhas desse livro, e a maioria tem gostado.
    Mas é bem ruim mesmo, quando criamos altas expectativas com relação a historia, e ela não consegue suprir todas essas expectativas. Eu te entendo.
    Eu nunca li essa série, então realmente não posso comparar. Mas espero que o próximo livro compense. rs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série, mas tenho muita vontade. Só fiquei meio frustrado porque a série é enooooorme... não tenho tempo/dinheiro pra isso, haha. Enfim, adorei ler sobre suas impressões da obra!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Acho que esse segundo volume caiu na maldição do segundo livro, risos.... Fiquei um pouco decepcionada, pois quero muito ler essa série depois de tantos elogios. Algo chamou minha atenção: você disse que o final ganhou fôlego novamente e só por ele você quer a continuação, mas que todo o resto demora muito no aprendizado. A impressão é que o autor está apenas preenchendo páginas, poderia, então, ter feito um livro menor que agradasse a todos. Uma pena mesmo. Mas ainda quero ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem? Até então só tinha lido ótimas resenhas a respeito desse livro e é bom ter outra opinião, embora a história não faça meu estilo.

    Enfim, é realmente chato isso quando parece que os personagens não tem nenhum objetivo, parece que as coisas acontecem para nada, sem motivo algum... te entendo perfeitamente. Já passei por algumas experiências assim... a gente lê, lê e parece que nada aconteceu. Outra coisa chata é que o autor passa maior tempão preparando os personagens para um acontecimento, e quando isso acontece, não dá a devida atenção. Realmente deve ter sido uma leitura meio frustante, mas que bom que no final ele melhora um pouco e os personagens são bem construídos. Espero que o próximo livro seja melhor.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Nossa, li uma resenha fazendo elogios sem fim a esse livro, rs, levei até susto por você ter achado insosso e confuso na maior parte do tempo. Levar meses pra terminar a ler é dureza, hein? Ninguém merece. Acho que as expressões náuticas também me deixariam mega confusa. Pelo menos o livro melhorou no fim e conseguiu te convencer, espero que o próximo volume da série seja uma leitura menos sofrida.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Só fiquei sabendo do livro As mentiras de Locke Lamora há uns dias quando muita gente adicionou ele ao Skoob. Acredita que não me interessei nem em dar uma olhadinha pra ver do que falava? E lendo a resenha desse segundo volume aí é que não me interessei mesmo. Não acho legal uma história sem um objetivo, e menos legal ainda é um final corrido, sendo que teve espaço pra fazer um desfecho melhor.
    Também prefiro folhas amareladas e fontes maiores! Infelizmente a Arqueiro, na maioria dos livros, traz uma fonte muito pequena e isso me incomoda bastante! :~

    ResponderExcluir
  20. Não conheço nenhuma obra do autor. Livros com muitos jargões e expressões sobre um tema que não domino costumam deixar minha leitura mais lenta e dependendo do assunto até desisto. Quanto ao objetivo do personagem concordo com você, o livro pode e deve ter historias independentes ligadas pelo objetivo final. Gostei do primeiro quote.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia essa série, porém a proposta de ter ante-heróis como protagonistas me atraiu bastante! Entretanto, você ressaltou alguns pontos negativos que me deixaram em dúvida quanto a leitura, também não gosto de livros com termos que não conheço, me faz pensar que sou uma lesada e além disso, não curto livros que não tenham um objetivo, um foco geral para a trama inteira, vou adicionar a minha lista de leituras, mas esperarei o lançamento do terceiro volume para tirar minhas conclusões!

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem???
    É uma pena que o livro não tenha mantido as suas expectativas... é meio chato quando isso acontece.... eu não conhecia o autor e nem a série... e pelo que percebi da resenha é um tipo de leitura que não chama muito a minha atenção... Xero!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju, tudo bem?

    Pena que o livro ficou faltando esse objetivo no livro. Também ia me sentir perdida com os jargões náuticos. Entendo que isso dá um clima maior na leitura, contextualiza melhor, mas, com o perdão do trocadilho, eu ia ficar à deriva =P. Não leria o livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju, que pena que a história não superou suas expectativas. Realmente é chato quando esperamos demais de uma leitura e o autor deixa a desejar. De qualquer forma a história não chama a minha atenção.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá

    Eu morro de curiosidade de conhecer esses livros. Estão na minha lista desde o lançamento e as capas são maravilhosas. Uma pena você não ter curtido muito este volume, com certas enrolações, confusões entre outras coisas por parte da narrativa do autor. Acho que só lendo pra saber como ficou, mas isso me desanimou um pouco.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  26. Oie Juhh! Eu só fiquei sabendo desse livro quando vi um post sobre os lançamentos da editora e mesmo assim esse já é o segundo livro da série. Sinceramente não me senti interessado, ainda que a capa tenha sim chamado a minha atenção. Mas vi umas resenhas positivas sobre esse livro que me criou certo interesse, mas a sua resenha voltou a me desanimar kkkkkkkkk como faz?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  27. Não li ainda, mas estou com grandes expectativas com relação a ele, mas é uma pena que você não tenha gostado. Acho que também vou ficar meio perdida com estas coisas náuticas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  28. Tem quantos livros essa série?
    Porque se o segundo já é assim, fica difícil continuar, né?
    Entendi o que você quis dizer com o personagem não ter um objetivo, ele é levado pelo vento. rs

    Acho que dava pra fazer uma boa história com esse enredo de piratas e ladrões, o que me lembra o filme Piratas do Caribe, o que não faz muito sentido aqui no meu comentário, mas tudo bem.
    Enfim, a resenha ta bacana e fiquei na dúvida se quero ler o livro. hehe

    Bjo
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro, nem o anterior a ele, mas pelo que você descreveu Ju, acho que não me interesso por ele não, parece ser chato, e como você disse, para nós leigos em alto mar, é dificil entender jargões específicos não é?
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  30. Ganhei o livro "As mentiras de Locke Lamora" faz pouco tempo, ainda não tive a chance de ler, mas pretendo u.u.
    O clima de aventura e intriga me pegou de jeito, então eu meio que já desenvolvi um apreço pela leitura (só espero não criar tantas expectativas e me decepcionar).
    Talvez eu tenha um conhecimento de pirataria um pouco mais elevado que o seu, isso pode me ajudar com o livro (espero que sim).
    A história me parece interessante e essa primeira citação foi a melhor =P!!
    A capa nem precisa de comentários, está linda e grita: "Aventura"!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)