quinta-feira, março 26, 2015

[Resenha] Garota Online - Zoe Sugg (Zoella)

Garota Online
Autora: Zoe Sugg (Zoella)
Verus Editora
Skoob

Sinopse: Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Quando comecei essa leitura não tinha expectativa nenhuma. Na verdade achei que seria mais um daqueles romances adolescentes que me tiram do sério. E para ser mais sincera ainda eu quase desisti da leitura nos primeiros capítulos. O fato da personagem principal estar sofrendo crises de ataque de pânico me fez achar que a história se basearia nisto e na forma como ela superou este fato. Mas eu estava enganada, e quando a narrativa finalmente engrena ela conquista o leitor, justamente pelo desenvolvimento simples e despretensioso que eu não havia enxergado no início.

A narrativa começa um pouco monótona e tinha tudo para ser o que falei acima. As inseguranças de Penny chegaram a me irritar no começo. Mas a personagem ganha uma força inesperada e seu blog é um dos pontos fortes da história, tanto ali como nas redes sociais ela pode ser ela mesma sem se preocupar com julgamentos, e para mim isso for importante pois acabei me identificando. Através de suas postagens ela desabafa e encontra apoio em seus leitores. Mas mais importante que isso é seu melhor amigo Elliot, não é possível descrevê-lo sem deixar para trás, ele é um personagem completo, amigo, fiel e companheiro, eu simplesmente me apaixonei por sua personalidade e até pelos seus dramas. Para fechar o trio fofura do livro também temos Noah, ele é a perfeição vestida de roqueiro, ele se torna apaixonante pelos seus mistérios e pela forma como ajuda Penny e a compreende sem pedir nada em troca.

Alias, todos os personagens são muito bem construídos, sejam os principais ou secundário. Cada um é importante a sua maneira, não tem qualquer um deles que eu não tenha gostado. As particularidades e características de cada um foram muito bem trabalhadas e até mesmo o irmão mais velho de Penny que não acrescenta muito na história foi muito bem elaborado. Não que todos sejam bonzinhos ou algo do tipo, a ex-melhor amiga de Penny é um exemplo de futilidade, mas até mesmo ela acaba acrescentando algo a história.

Acredito que meu receio inicial tenha sido devido ao fato de que Zoella, a autora, é blogueira. E sei que não é unanimidade mas andei pegando alguns livros tão sem sal nem açúcar e que foram escritos por blogueiros que estava meio desanimada. No entanto, Zoe não busca mostrar que entende de tudo ou de algo específico, ela simplesmente conta uma história, que agrada e convence. Porém, houve um boato que a blogueira usou um Ghost Writer, mas isso não muda em nada minha opinião sobre a história. A escrita é simples e bastante direta, em alguns trechos tem trocas de sms e também acompanhamos as postagens de Penny no blog. Não posso dizer que são as partes mais legais, achei que algo ficava faltando, mas mesmo assim nada que atrapalhe o desenvolvimento da história.

Enfim, Garota Online é um livro despretensioso, com um enredo simples, e que não preza pela profundidade, mas é tão apaixonante que quando terminei a história tive que abraçar o livro. Eu simplesmente adorei. De forma leve e natural a história acaba agradando o leitor, e sua simplicidade é um dos pontos mais fortes da narrativa. A capa e a diagramação foram muito bem trabalhadas, quer dizer a edição inteira está linda. Garota Online é um prato cheio para quem busca uma leitura leve e rápida enquanto foge da ressaca literária.
Melhores Quotes:

"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre e a coca espirra para tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim, mas fico insegura de falar delas em voz alta."

"Noah me puxa delicadamente para baixo até nos deitarmos sobre as almofadas, e, enquanto ele me abraça, peço ao pai tempo que tenha piedade e congele todos os relógios do mundo para que nossos beijos durem para sempre."



7 comentários:

  1. Quando eu vi a capa desse livro nem dei importância, mas li a primeira resenha dele e me apaixonei! E olha que nem li o livro, pois só dá pra ter uma opinião mesmo, lendo! Mas fui então conquistada e esse livro entrou para a minha infinita lista de livros que quero ler. haha O que mais me chamou a atenção foi o fato de ela ser blogueira. Pra você foi o contrário, né. Acho que talvez pelo fato de eu ainda não ter lido esses outros livros de blogueiros, então por isso fiquei animada com esse fato. Não tenho problema em ler livros despretensiosos e leves. É até bom pra descansar a mente e ainda me divertir com uma boa história! ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse livro, mas por causa da capa, eu não me interessei em saber sobre esse livro. É a primeira vez que vejo uma resenha desse livro, e posso dizer que me surpreendeu! Eu não sou acostumado a ler esse tipo de livro, mas sempre é bom ler algo mais tranquilo. Eu não sabia que a autora é blogueira, então acredito que muitos blogueiros, assim como você, se identificaram bastante com o livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto alguns booktubers comentando sobre esse livro, e fiquei bastante interessada, tentei acompanhar o canal da zoella por um tempo, mas acabei desistindo, não falo o idioma muito bem então ficava voltando o vídeo, até entender (essa gente fala rápido de mais).
    Mesmo assim, quero ler o livro dela, simplesmente porque o enredo me pareceu muito bom, então acho que vou gostar.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!
    Eu até criei um certo interesse por esse livro quando via a capa to/estava participando do sorteio no Skoob, mas ao terminar de ler sua resenha não sei se eu compraria esse livro para eu ler, por ais que tenha criado interesse não sei se me encantaria o bastante para valer a pena!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. A gente <3 amo livro assim.
    Parece ser uma leitura leve, gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que essa sinopse me lembrou? Aquela série americana Awkard., onde a menina tem um blog e, bom, ninguém lê, o que é bom pra ela já que ela conta TUDO lá. Até acharem que ela quis se matar e outras coisas acontecem. Enfim, a série é muito legal. Mas vamos voltar ao livro...

    Acho que eu ia querer ter ele na estante. Até leria pra desestressar. Curto essas histórias de adolescentes e seus problemas, ainda mais quando há personagens bem construídos.

    Boa resenha juju.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. "(...)perfeição vestida de roqueiro" <3!!
    Me parece um livro bem leve mesmo, não é o que eu leria sem uma "forcinha", mas já vi algumas indicações positivas, então meio que só está faltando oportunidade mesmo (a fila de leitura está extensa).
    A premissa é bem adolescente, mas creio ser fácil se identificar com os personagens, e é bom saber que eles são bem construídos.
    O fato da autora ser blogueira não influenciou muito na minha opinião, já vi algumas fanfics ou histórias de blog se tornarem famosas, é tudo uma questão de pessoa e talento, creio eu.
    Depois do último livro que li, que me deixou tão indignada/pensativa(???), não sei se quero um livro leve ou um mais denso ainda...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)