segunda-feira, março 23, 2015

[Resenha] Conto The Lightning Tree - Patrick Rothfuss

Conto The Lightning Tree - Antologia Rogues
Patrick Rothfuss - Skoob

Em 27 de Junho de 2014 foi lançada nos Estados Unidos uma coletânea de contos intitulada Rogues, organizada por G. R. R. Martin. Esta antologia trás em suas páginas o melhor da fantasia no quesito autores, mas o que realmente me chamou atenção para ela foi o conto The Lightning Tree, escrito por Patrick Rothfuss. Já disse e repito, eu leria até mesmo a lista do supermercado deste autor sem nem pestanejar. Aqui no Brasil a antologia será publicada pela +SAÍDA DE EMERGÊNCIA, ao que tudo indica em Abril (informação encontrada no site  Livros e Citações). Mas como eu não conseguia mais esperar por este lançamento corri a caça de The Lightning Tree para ler e aqui abaixo vocês podem ver a minha opinião.

Basicamente esta antologia explora um universo de "anti-heróis", bandidos e personagens ambíguos. Para cumprir o papel Rothfuss nos apresenta um dos personagens mais misteriosos da série As Crônicas do Matador do Rei. Para quem leu os dois primeiros livros sabe que Bast é um personagem bastante intrigante e que não é exatamente o que aparenta ser. Em The Lightning Tree vamos conhecer um pouco mais de sua personalidade. O conto se passa em um único dia e é dividido em três períodos: manhã, tarde e noite. Durante alguns momentos de intervalo Bast se dedica a uma troca com as crianças do vilarejo, tentando ajudá-las a se livrar de encrencas ou simplesmente trocando segredos.


"Eram desconcertantes. Estas criaturas. Eles estavam cheias e desgastadas em seus desejos. Uma cobra nunca iria envenenar-se, mas essa gente faz disso uma arte. Eles se prendem em seus medos e choram por estarem cego. Era irritante. Foi o suficiente para quebrar um coração."
O mais interessante desta curta narrativa é conhecer mais sobre Bast, eu que sempre tive uma pulga atrás da orelha com o personagem descobri muito sobre ele e a forma como ele age. Porém, nada é muito explícito. Creio que Rothfuss tinha a intenção de instigar a curiosidade de seus fãs e conseguiu isso com perfeição. Terminei de ler o conto ansiando por mais. É fato que cada nova história que eu leio do autor sobre este universo, mais angustiada pela continuação eu fico. Patrick sabe como provocar o leitor e fazê-lo implorar por mais.

De forma sutil o autor coloca pequenas insinuações a Kvothe, e explora também forma como Bast é leal ao seu mestre. Apesar disso, ele não isenta o leitor da curiosidade, como disse o conto mesmo sendo muito bom deixa a desejar em profundidade. Este não é um aspecto negativo, já que o último livro de As Crônicas do Matador do Rei é que irá explicar essas pequenas pontas soltas às quais os leitores imploram para verem solucionada. Enfim, não poderia deixar de dar minha singela opinião sobre este Conto e dizer que Rothfuss me conquista a cada nova linha, nova história e novo desafio.

Obs: O conto The Lightning Tree apesar de se ambientar no universo de As Crônicas do Matador do Rei, pode perfeitamente ser lido separadamente.

Melhor Quote:

"Bast olhou para ela silenciosamente por um momento. - Você conhece as regras? - ele perguntou.
Ela ficou de pé, com fitas roxas em seu cabelo. Ela obviamente parecia amedrontada, Mas seu lábio inferior estava tenso, desafiador. Ela assentiu. 
- Quais são elas?
A garotinha lambeu os lábios e começou a recitar com uma voz cantada. - Não ser mais alto que a pedra - Ela apontou para o monólito caído na parte inferior do morro. - Quando vier para a árvore preta, venha sozinha.
Ela colocou o dedo nos lábios, imitando o som de "chiu".
- Não dizer...
- Espere - Bast interrompeu. - Você não disse as duas ultimas frases enquanto tocava na árvore.
A menina empalideceu um pouco por conta disso, mas deu um passo a frente e colocou a mão contra a madeira desbotada pelo sol da árvore que já estava morta há muito tempo. 
A garota pigarreou novamente, então parou, seus lábios se movimentando silenciosamente percorrendo desde o inicio do poema até encontrar onde tinha parado. 
- Não dizer a nenhum adulto o que foi dito aqui, senão, que um relâmpago te acerte e te mate."



10 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de dizer que The Lightning Tree, me lembrou The Hanging Tree hahah Esse conto não me agradou tanto, pois eu ainda não li As Crônicas de Matador do Rei. Eu não gosto de conto, porque eles são pequenas e, consequentemente, deixa sempre alguma coisa solta, e isso é muito chato para o leitor!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, eu não conheço nada do autor, mas se foi o Martin que organizou essa coletânea, não há porque não ter contos bons!! Sou muito fã do cara!!
    Uma coisa, para quem não leu a série, essa crônica tem alguma relação com a série que dificulte o entendimento?
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nadinha do autor e não lembro se conheço essas Crônicas porque minha memória pra livros é um pouco curta, infelizmente.
    Até me interessei pelo conto por causa desse meio de anti-heróis só que como não li nenhum livro então certamente ficaria boiando.

    Mas curti e fiquei curiosinha.

    ResponderExcluir
  4. Oie. :) Apesar de poder ser lido separadamente, não me interessei em ler esse conto sem ler antes As crônicas do matador do rei. Sei lá, acho que a leitura fica mais completa quando já se é fã dos outros livros, assim como você. Nota-se a sua empolgação. ^^ Mas então, esse conto faz parte de um livro com outros contos de outros autores? Então é meio que parecido com o livro Semideuses e monstros, que foi organizado pelo Rick Riordan, mas foi escrito por vários autores. Acho bem interessante isso. :)

    ResponderExcluir
  5. Oie Jujuba!!!
    Só vejo elogios ao Patrick e a algum tem venho me interessando por seus livros, mas sinceramente o tamanho deles me assusta, mas ainda quero ler eles. Que bom que você gostou do conto e espero que você compre o livro já que você leu o conto antes de ser lançado aqui!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ainda o autor e nem o livro mas parece ser bem interessante.
    Vou dar uma conferida outro dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Depois dessa quase "declaração", eu meio que me vi interessada em conhecer o autor, tudo bem, o fato do George R.R. Martin está "envolvido" (no caso você só disse que ele que organizou, mas pra mim já foi o bastante), tem um pouco a ver com esse súbito interesse, mas foi sua admiração que teve uma parcela maior na minha curiosidade.
    Já pesquisei um pouco, agorinha mesmo, sobre os livros do Patrick Rothfuss e, estou muito afim de ler seus livros. Não saber quem é herói ou vilão é simplesmente fascinante!

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu também leria até a lista de supermercado do Patrick Rothfuss. o/
    Aaah... Eu acabei agorinha a pouco o Temor do Sábio e comecei um busca por qualquer coisa que ele tivesse escrito, ai achei A Música do Silencio e The Lightning Tree, por enquanto.
    Infelizmente não achei traduzido (a não ser se eu comprasse o livro do Martin, em si) The Lightning Tree, gostaria de saber se, de fã para fã, você sabe onde eu encontro.
    Bem... Obrigada de qualquer jeito.
    Parabéns pela resenha.
    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jac, é sempre bom achar novos fãs de Rothfuss, eu adoro o autor de verdade. Infelizmente não tenho como te ajudar por aqui :(

      Excluir
  9. Pra quem tem se amendrontado com o tamanho dos livros de Rothfuss, acredite... medo mesmo é constatar que vc devorou várias paginas e a leitura esta perto de acabar. Rarissimos livros me trouxeram essa sensação de vazio e medo, ante o fim próximo da leitura.
    Para quem aprecia uma bela leitura, uma estória bem construida e mortalmente envolvente, Rothfuss é o caminho!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)