terça-feira, março 10, 2015

[Opinando!!!] Bloqueio Literário (?)


Como escrever uma postagem sobre bloqueio literário quando se está bloqueada? Estranho né? Para ser sincera esse bloqueio não é tão extenso, na verdade meu maior aborrecimento é não estar conseguindo evoluir na leitura dos gêneros literários que mais gosto.  Estou me sentindo meio perdida e por isso tive a ideia de contar para vocês um pouco da experiência. Para piorar a situação percebi hoje, quando dei início a esta postagem, que meu bloqueio vai além da leitura, eu também estou de certa forma bloqueada para a escrita. A ideia está na minha cabeça, sei como me sinto, mas infelizmente as palavras demoram a sair, e o texto não ganha forma. O problema é que tudo que consigo é enrolar, enrolar e...enrolar. 

Me dei conta deste contratempo quando olhei para minha lista de leituras e vi que a maioria dos livros são Históricos e Fantásticos. Quem acompanha o blog sabe que estes são uns dos meus gêneros preferidos, mas quando penso em pegar Otlander - A Libélula no Âmbar, Antes da Forca ou Filha da Profecia eu simplesmente travo e não consigo passar das primeira páginas, e esse são apenas alguns dos livros que se encaixam nestes gêneros que estão me aguardando. A questão é, não importa se eu comecei a ler e percebi que o livro tem todas as qualidades para me agradar, como foi o caso de todos os citados acima, em algum momento entre os 6 primeiros capítulos eu acabo deixando a leitura de lado e parto para outra, normalmente para uma leitura mais leve e sem pretensões. Chega a ser angustiante, pois são em sua maioria livros que esperei ansiosamente para ler.

A minha primeira conclusão quando percebi este infortúnio foi achar que estava sofrendo de uma tremenda ressaca literária (ainda não descartei a possibilidade), mas não parece que esta seja a melhor justificativa do caso, pois qualquer outro gênero que pego para ler não sofro do mesmo problema. Talvez a ressaca também esteja presente, pois foram várias leituras seguidas do gênero, mas quando isso ocorre tudo que preciso fazer é ler um ou dois livros diferentes e logo volto ao normal. Bom, eu já li diversos livros diferentes e continuo na mesma. Já estou exasperada com a situação. Bom, seja a famosa Ressaca Literária ou um Bloqueio, como eu prefiro chamar, isto está me atrapalhando, e precisa ser solucionado.

Mas como se isso já não fosse ruim o suficiente, visto que a maioria destes livros são de parceria, eu ainda preciso lidar com o bloqueio de escrita. Ok, você deve estar se perguntando: "Bloqueada e mesmo assim escrevendo esse testamento?". Bom, acho que talvez, apenas ao chegar ao fim desta postagem eu tenha descoberto uma forma de me curar deste mal, agora só preciso de alguma solução para voltar a ler os livros que me aguardam e que eu mesma estou ansiosa para conseguir terminar.

13 comentários:

  1. Oi Ju! Sei bem como é esse bloqueio, que creio também não se tratar de uma ressaca (acho que ressaca é quando você não consegue ler absolutamente nada, já bloqueio rola ler outros gêneros e tal). Eu enfrentei algo parecido nas férias, justo quando tinha tempo pra ler, mas quase nenhum livro me interessava e também acabei optando por ler só quase YA (que é um dos meus gêneros favoritos), e que felizmente eu conseguia ler sem problemas. É chato demais quando isso acontece, é como se você tivesse sendo privado de algo que precisa pra respirar (pra gente que ama ler é bem essa a sensação, né?). Mas enfim, estou conseguindo aos poucos ler um pouco de tudo e espero que logo você consiga também! Até porque quero saber sua opinião sobre Libélula no Âmbar :3
    Beijão <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    O meu problema não tem sido o bloqueio literário, tem sido a preguiça gestacional. Sei que gravidez não é doença, mas se soubesse o quanto estamos cansadas nesse final... Tudo o que eu tenho vontade de fazer é dormir, mas não o faço. Tiro um tempo do meu dia para o blog, para a casa e apara ler, claro, mas sinto como se não fosse mais tão apegada as estórias como era antes... Espero que passe o seu bloqueio e minha preguiça hehe.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju!!
    Então acho que esse bloqueio/ressaca literária não acontece somente com vocês desde dezembro do ano passado venho me arrastando para ler livros em um mês e isso tem me matado, não ando tendo dificuldade para escrever, eu até estive por um tempo ,as hoje escrevo de boas em pouco tempo e negocio é organizar o post como eu quero hahaha. Meu bloqueio não se deu somente a leitura também se deu as minhas séries, os episódios estão acumulando eu eu não tenho a mínima vontade ver, mas vendo alguns spoilers no Tumblr e Twitter que me deixam louco para assistir!! Então precisamos de uma reza braba para ver se esse bloqueio vai embora!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, acho que a melhor solução mesmo é relaxar. Talvez seja cansaço do gênero favorito. Leia outros gêneros, e caso não dê, relaxa, uma hora tudo volta ao normal. Leitura tem que vim acompanhada do prazer.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  5. no bloqueio o melhor é fazer algo relaxante e tranquilo, as vezs se forçar funciona pra outros, a gente tem q achar o ponto depois de tentar :) gostei do blog <33


    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse mesmo receio, por ler sempre os gêneros que eu gosto, e não ler livros de outros gêneros. Mas isso é de cada um, uns gostam de livros mais leves e outros de livros mais intensos. Irei ler um pouco mais sobre outros temas. Espero que sua ressaca literária passe! ;)

    ResponderExcluir
  7. Pior coisa :\ também estou com esse bloqueio!
    Mas olha, a única coisa que posso te desejar é boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Lendo esse post, me lembrei de algo que uma amiga minha me disse, numa das vezes em que eu estava bloqueada também. Ela me aconselhou a escrever sobre o bloqueio, porque ela mesma faz isso. Escreve sobre como se sente não sendo capaz de colocar no papel as palavras que quer naquele momento. No ano passado, tive vários bloqueios, alguns durando dois meses. Foi uma das piores épocas. Agora não estou escrevendo muito, mas mesmo assim melhorei.
    Entendo como você se sente, pois ultimamente tenho tido algumas ressacas sérias com os livros que mais gosto de ler. Como um de meus gêneros favoritos é aquele tipo de livro no qual os personagens passaram por algum trauma ou têm alguma doença, geralmente depois que acabo o livro fico meio sem saber o que ler depois, porque a história continua na minha cabeça. Não gosto de suspenses assustadores, pois piora minha situação hahahah Quando acontece isso, pego um novo livro que sei que me fará rir ou é leve. <3 Beijos!

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi JU! Realmente é complicado quando isso acontece, eu mesma já sofri disso uma vez, pois sempre fui de ler muitos romances, mas consegui bular o problema mudando os gêneros que lia e hoje leio quase de tudo.
    Espro que você consiga superar esse problema e volte a aproveitar suas leituras!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Fia, acho que também tenho esses bloqueios, mas são com todos os livros e todos os gêneros. Ta, acho que posso chamar de preguiça momentânea.
    O que eu faço: durmo muito muito muito, vejo alguma coisa inútil na tv ou internet e aquela vontade de ler volta à tona. hahaha estranho, né?

    Tenta isso! Ou tu faz outra coisa que talvez funcione, já que tu trabalha com prazos de leitura: lê os que tu precisa ler (aqueles que tu não consegue passar do capítulo 6) pelo menos umas 30 páginas por dia, e ao mesmo tempo lê os que tu consegue ler normalmente com ou sem bloqueio.

    Agora se tu não conseguir ler dois livros ao mesmo tempo, vai pra dica número 1: dormir.
    Espero ter ajudado, hehe

    bjos.
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, me identifiquei muito, bloqueio literário é algo que acontece bastante comigo atualmente, muitas vezes por semanas, algo que me ajuda um pouco é meditar por algum tempo, muitas vezes estou tão de cabeça cheia das histórias dos livros/seriados que eu leio/assisto que não tem nada que me distraia e deixe a minha mente livre, meditar sempre me ajuda a relaxar um pouco, e muitas vezes com uns dois dias ou três, eu consigo voltar ao normal.Fica a dica!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  12. Já me senti assim. Quando nenhuma leitura flui, eu geralmente dou um tempo, passo uns dias sem ler nada e depois retomo de onde parei. Na maior parte dos casos dá certo. rs Mas o pior mesmo que eu acho é o bloqueio de escrita. É horrível você ter todas as ideias na cabeça mas não conseguir passar para o papel, aqui no caso, para o blog. haha Talvez seja uma boa mesmo falar sobre o problema, quem sabe assim resolva! Espero que você tenha conseguido se curar. haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Os sintomas se encaixam em ressaca literária, mas vendo que você já tomou o "remédio" e fez o indicado, e ainda assim o problema persiste, sou obrigada a chamar de bloqueio também.
    Não tenho um conselho ou uma dica, pois acredito que isso e algo pessoal, uma barreira que você deve (e vai) quebrar sozinha.
    Espero que as coisas comecem a fluir e que seu bloqueio finde brevemente, no mais, boa sorte!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)