quarta-feira, fevereiro 04, 2015

[RESENHA] A música do Silêncio - Patrick Rothfuss

“Talvez você não queira comprar este livro. Eu sei, não se espera que um autor diga esse tipo de coisa. Mas prefiro ser honesto com você logo de saída. Acho justo avisar que esta é uma história um pouquinho estranha. Não gosto muito de dar spoilers, mas basta dizer que esta aqui é... diferente. Não tem um monte de coisas que se espera de uma história clássica. 

Por outro lado, se você gosta de palavras e mistérios e segredos, este livro tem muito a lhe oferecer. Se sente curiosidade sobre os Subterrâneos e a alquimia. Se deseja conhecer melhor os meandros ocultos do meu mundo… 

Bem, nesse caso, talvez este livro seja para você.” – Patrick Rothfuss
A música do Silêncio
As Cronicas do Matador do Rei 2.5
Autor: Patrick Rothfuss
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Considerada a meca do conhecimento, a Universidade atrai as mentes mais brilhantes que buscam desmistificar os mistérios das ciências iluminadas, como feitiçaria e alquimia. Porém, bem abaixo de seus lotados corredores existe um complexo de quartos abandonados e passagens antigas. No coração desse labirinto cavernoso encontra-se uma jovem mulher chamara Auri, que chama este local de lar.
Ex-estudante da Universidade, Auri agora gasta seu tempo cuidando do mundo ao seu redor. Ela sabe que alguns mistérios devem permanecer selados. Agora que não se deixa enganar pela racionalidade cega que àqueles que vivem acima dela confiam, Auri vê além da superficialidade das coisas e enxerga os perigos sutis e os nomes escondidos das coisas.
Sabe aquele autor que você não exitaria em ler até mesmo a lista do supermercado? Pois bem, Patrick Rothffus está nesta categoria para mim, assim como chocolate para melhor doce do século. Confesso que é até estranho fazer a resenha desse livro. Primeiro porque ao final da narrativa existe uma nota do autor bastante influenciável quanto ao conteúdo da obra, que te faz rever alguns conceitos e opiniões sobre a história.

Segundo, porque este não foi o melhor livro que li do autor, e mesmo assim ele foi tão cheio de sensações e de descobertas que acabou sendo favoritado. Tentarei ser o máximo possível sincera, mas é fato que me deixei levar um pouco, talvez se um dia eu reler eu tenha uma opinião mais concreta sobre a narrativa, mas por enquanto o que posso dizer vem a seguir.

Em A Música do Silêncio acompanhamos Auri, uma das personagens mais misteriosa da obra de Rothfuss, pelos subterrâneos. Ela nos é apresentada em As Crônicas do Matador do Rei de forma bastante peculiar, não é o que se espera de uma heroína ou de um personagem de grande destaque, mas sua forma de ver o mundo conquista o leitor em A Música do silêncio. Além disso temos a oportunidade de desvendar um ínfima parte de seus mistérios. O mais tocante de tudo é acompanhar como a mente de Auri funciona e a forma como ela vê e age diante do mundo. Sua simplicidade e delicadeza me encantaram. Apesar da narrativa não ter diálogo, nenhum tipo de ação que se espera em uma fantasia, ainda assim é incrivelmente saborosa, e de uma musicalidade tocante.

Porém, o começo é um tanto confuso, mas acredito que tive essa sensação por ter lido os dois livros de As Crônicas do Matador do Rei já há alguns anos e isso me deixou um tanto quanto alienada. Não que este seja um ponto negativo, pois Rothfuss mesmo explica que as coisas podem parecer confusas, e que seu maior medo era esta história não ser vendável. Mas é claro, ele estava completamente enganado. Esta narrativa pode não ser exatamente clara ou direta, mas possui uma mágica e uma miríade de sensações que acompanham o leitor do início ao fim.

E para tornar tudo mais agradável temos referência sutis a Kvothe. Ele não aparece na narrativa, não é uma parte física da história, mas está ali nas entrelinhas e me deixou com saudades. É fato que terminei esta história comichando para reler O Nome do Vento e O Temor do Sábio. Ela me trouxe cheiro de lembranças, saudades e descobertas que irão me fazer enxergar Auri com outros olhos. Se antes ela já me parecia mágica agora a vejo ainda mais brilhante. Infelizmente acredito que apenas quem leu poderá entender esta relação, a sensação que esta personagem nos transmite.

Enfim, A Música do Silêncio pode parecer um livro confuso e monótono no início, mas é mais uma obra cheia de sensações a qual Patrick Rothfuss nos dá o prazer de ler. Aliado a isso temos o excelente trabalho da Editora Arqueiro, que soube combinar este livro esplendidamente com o resto da série, eu estou apaixonada por esta edição! No mais, se nem começou esta série incrível você não faz ideia do tempo que tá perdendo.

27 comentários:

  1. Hum? É uma série, ai que saco, quando lançou achei que era livro único hehe :P
    Esse negócio de não ter diálogo me desanima um pouco, gosto de coisa mais dinâmica mas não vou morrer se ler né. Vou procurar os outros livros pra ler *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Juh, não li a resenha dos livros anteriores então fiquei meio perdida na história kk
    E fiquei esperando você falar um pouco mais da história em si, mas fiquei curiosa. Pela sinopse me lembrei um pouco da Murta que Geme, acho que por estar no prédio por muito tempo e saber das coisas...

    Enfim, vou esperar aquele teu vídeo depois da releitura dos dois livros anteriores.

    Bjos.

    Blog|Twitter|Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse era o problema em fazer essa resenha, não fiz a resenha dos dois anteriores no blog Nanda, mas basta saber que Auri é um personagem misteriosa que vive nos subterrâneos do cenário das Crônicas rs

      Excluir
  3. Eu gosto muito desse tipo de livro, onde contém segredos e, principalmente, mistérios. O que mais me deixou chateado nesse livro foi saber que a narrativa não contém diálogos, o que na minha opinião, eles são essenciais para a história fluir! A capa desse livro é incrível, pois ela é extremamente encantadora. =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, no momento estou fazendo parte do time que não sabe o que está perdendo, mas já confesso que posso imaginar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    De tanto ouvir milhares de elogios à narrativa do Rothffus, fiquei com muita vontade de ler "As Crônicas do Matador de Rei". Comprei "O Nome do Vento" há alguns anos, mas logo depois decidi esperar para começar a ler a trilogia só depois que houver ao menos uma previsão do lançamento do terceiro livro, justamente para não ter essa sensação de alienação que você teve.
    "A Música do Silêncio" parece ter sido uma leitura com altos e baixos, mas de saldo final positivo, né?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Caramba, que nota legal! USHAUSHAUSHA Não li nenhum livro desse autor. Essa edição tem a capa perfeita *-*
    A Auri parece ser encantadora <3
    ADORO mistérios! Mesmo não contendo diálogos, acho que posso esperar muito deste livro.

    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  7. Ju, querida, não conheço a escrita do autor, mas se vc me diz que leria até a lista de compras dele, acredito, tem autores que nos deixam curiosas e interessadas assim.
    Acho que um bom livro não precisa ser cheio de explicações ou caminhos claros para ser bom, quando a escrita envolve, quando as construções fazem sentido - do ponto de vista da identificação do leitor com aquilo que lê - isso me interessa e muito! E, se no final das contas não for tão bom assim como outros títulos do autor, damos um desconto, afinal, fã perdoa.
    Autor anotado, mas vou começar pelo livro mais elogiado dele, ok?
    Beijo!
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju-flor!
    Eu ainda não tive o prazer de ler As Crônicas do Matador do Rei… Comprei o livro 1 depois de muitas boas recomendações na blogosfera, mas acabei não tendo tempo para lê-lo. :/ Quando soube do lançamento de A Música do Silêncio, no entanto, a sinopse e a CAPA me atraíram muito! Sim, CAPA em capslock, porque está maravilhosa!
    A sua é, portanto, a primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei! Saber que esse autor se tornou tão bom para você me deixa mais segura… Não ser o melhor livro do autor, mas ainda assim ser um dos seus favoritos me deixou pensando: "o cara deve ser fera" (rs). A história da Auri me pareceu muito interessante, mas entendi que preciso realmente conhecer a série para aproveitar esse livro.

    Achei legal o autor ter adicionado uma nota no final, que chega até a mudar a experiência do leitor. :) Precisarei me segurar para não lê-la antes do livro, hahaha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Júh,

    Estou lendo esse livro e gostando demais, o início realmente é confuso e vemos sim nas entrelinhas a menção de Kvothe, o autor é um dos meus favoritos e essa capa é linda....ótima resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, tenho quase certeza que não leria um livro sem diálogo, tira toda a dinâmica do livro e torna a leitura cansativa. Talvez não seja o caso desse livro, mas em geral é assim que eu classifico. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas quero muito ler As Crônica do Matador do Rei. Meus amigos me indicaram e li. vários lugarea pessoas falando sobre essa trilogia. Acho que vou esperar lançar o terceiro livro. Ah, quase esqueci, essa capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  11. Eu não comecei a série ainda parece ser realmente muito boa!
    Fiquei com vontade de ler algo do autor porque não é a primeira vez que vejo que ele é bom no que faz;
    Eu não sei se vou gostar mais so pegando pra ler né?!..

    ResponderExcluir
  12. Esse livro já me encantou desde a capa
    Não conhecia a série, mas não nego que fiquei super curioso para conhecê-la

    ResponderExcluir
  13. Alguém disse série? \o/
    Amo séries, e dá cara essa já me impressionou!
    ~Salvando essa página para achar o próximo livro a ser comprado, hehe'

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju.

    A uns 15 dias atrás eu terminei a leitura de O nome do vento e conheci muito pouco da Auri, confesso que amei a narrativa do Patrick e estou realmente me coçando para começar o segundo livro. Já sabia que A música do silêncio não tinha muito a acrescentar na história, mas eu nenhum momento fiquei em duvida quanto a leitura. Acho que vai ser uma experiência interessante ler um livro sem diálogos. Espero em breve fazer essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  15. eu li em pdf, n gostei muito, como voce disse , sem dialogos , pra mim ficou um pouco monótomo

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o autor, e nunca li nada dele, talvez por isso até a resenha me pareceu um pouco confusa, mas acho que se talvez ler os primeiros livros isso mude. Nunca li nada do tipo, não sei se posso dizer que não faz meu estilo, mas essa nota do autor no inicio da resenha me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falarem desta série, mas não sabia exatamente do que se tratava. Sua resenha me deixou curiosa para ler os dois primeiros volumes, e um pouco receosa para ler este por ser sem diálogos.

    ResponderExcluir
  18. Este é o livro 2,5?
    Eu não me interessei, mesmo gostando de mistério e suspense e confusão (este livro é bem confuso, hehe)...
    De qualquer forma acho que não gostei mais por ser continuação, vc menciona a personagem e fala dela com a impressão que tem formada... acho que isso facilita, hehe.
    Livro sem diálogos é estranho... eu não sei se já li algum. Seria legal descobrir... o anterior tb é assim?
    Eu curto fantasia... quem sabe eu leia!

    ResponderExcluir
  19. Eu sou completamente apaixonada pelo Kvothe gente hahah Li O nome do vento e a escrita do autor me encantou de uma forma que é bem difícil outro autor fazer igual rs Estou com O temor do sábio e A música do silêncio aqui, mas acho que ainda não estou no momento de lê-los. Enfim, me encantei com a Auri desde quando ela aparece, adoro o mistério envolvente dela e estou bastante curiosa para conhecê-la mais a fundo.

    ResponderExcluir
  20. Já tinha visto esse livro, sempre achei a capa e o título lindos.
    Porém, não sabia do que se tratava.
    Gostei muito da proposta do livro.
    Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a Auri.
    Adoro histórias com mistérios e tenho certeza que eu adoraria esse livro.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Ok. Definitivamente eu preciso ler os dois livros anteriores deste autor e pegar esse pra complementar a história. Todo mundo diz que a escrita dele é sensacional e que se eu gosto de literatura épica, deveria dar uma chance para Patrick, e a verdade é que sempre quero solicitar os livros desse autor para a editora, mas ai vem os outros lançamentos...e eu acabo não pedindo. Vou fazer uma promessa e você vai me ajudar a cumprir.
    Se até a Bienal eu não tiver todos os livros desse autor, você (que vai estar comigo na Bienal!!!!!!) vai me fazer comprar todos os livros!!! Ok?!
    =)

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha.

    Saber que é um livro que provoca uma certa reflexão no leitor é bom.
    Gosto de narrativas assim, que me levam à uma viagem de sensações e sentimentos. Usar a mente com historias que provocam uma mistura de sensações, e que nos prendam.

    Fiquei curiosa, agora tenho que ler.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ju! Como não li os livros anteriores e confesso que eu nunca nem li resenha deles (provavelmente já vi uma em vlog, mas faz tempo e me recordo pouco) não sei exatamente o que comentar. Ultimamente minha timeline ficou banhada de comentários e novos leitores dessa série e isso acabou despertando a minha curiosa, espero ler em breve (mas vai ser dificil pois com essa coisa de guardar dinheiro pra show deixei os livros de lado kkk)

    Beijos.
    Blog Clicando Livros | Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  24. Oi Juh :D

    Não li os livros anteriores e até então não me chamavam nem um pouco a atenção. Mas serei sincera, nem me dei ao trabalho e ler a sinopse com calma. Resultado? Me arrependi depois de sua resenha. Claro que eu esperava uma protagonista do tipo "heroína" durona, e não uma personagem delicada, mas acho que essa "confusão" foi exatamente o que me encantou na história. Estou vendo o livro com outros olhos <3

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    O livro desde do inicio me chamou muita a atenção pela capa e gostei muito da resenha principalmente pelo a obra ser tão bem escrita fiquei com muita vontade de ler algo de Patrick Rothfuss e quero comer pela "Musica do Silencio" pois gostei muito da resenha !!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Ju!
    Assim que postei a minha resenha, vim correndo ler a sua. Não tinha lido antes para não influenciar minha leitura, mas agora percebi que tivemos experiências parecidas: depois de rompida aquela barreira inicial de estranheza com o universo de Auri e a forma que Rothfuss decidiu narrar a estória, o livro flui bem, e acaba nos conquistando. Passa lá pra ler o que eu achei:

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2015/03/a-musica-do-silencio-resenha_20.html


    Bjos!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)