segunda-feira, fevereiro 23, 2015

[Opinando!!!] Divulgação de conteúdo na blogosfera Literária



Ultimamente tenho me perguntado se vocês leitores realmente clicam no link quando divulgamos alguma postagem. A impressão que tenho é que a ferramenta automática de compartilhamento funciona apenas no twitter e mesmo assim não de forma satisfatória. Tomo como exemplo o Facebook e o Youtube, o primeiro apesar de gerar algumas poucas visualizações não tem um longo alcance, a não ser que você tenha um fundo de investimento para impulsionar publicações. O segundo não gera nenhuma visualização, pelo menos não para mim, talvez alguns canais grandes tenham essa sorte.

Não posso dizer que me sinto prejudicada, a questão é que tudo depende do meu empenho, tento fazer o possível, mas também sei que sou muitas vezes relapsa. Isso me fez começar a imaginar formas satisfatórias de divulgação, mas a verdade é que não cheguei a nenhuma grande conclusão. Portanto resolvi questionar os leitores do blog, e as respostas que recebi não foram muito diferentes das minhas próprias opiniões. Vou expô-las abaixo, como disse não tenho nenhuma grande solução ou milagre para resolver a situação, mas pode ser que esta postagem inicie uma troca de ideias e a partir daí poderemos colaborar um com o outro para melhorar a situação.

1) Você clica em links de Compartilhamento no twitter ou Facebook?
Todas as respostas indicaram que tanto leitores quanto blogueiros clicam apenas em links que os interessa e isso não foi uma grande surpresa, visto que eu tenho a mesma atitude e não acho que deveria ser diferente. O fato é que ninguém é obrigado a clicar em um link aleatório e que nem ao menos chame a sua atenção. Não creio que tenha alguma solução para isso, não dá para agradar a todos e o que é do interesse de uma pessoa pode não ser de outra. Mas uma boa opção é trocar RT ou compartilhamento com amigos blogueiros, dessa forma o alcance de suas publicações pode ser maior. Mas isso é algo que deve ser feito através de um acordo mútuo, de nada adianta você esperar que seu amigo tenha bola de cristal e saia dando RT em tudo que você divulga!

2) Com que frequência as publicações do LiteRata chegam ao seu Mural na Rede Social Facebook?
Quase nunca ou Nunca! É isso mesmo, esta resposta foi unânime. Infelizmente podemos colocar a culpa em mim mesma que não confio mais no Facebook quando o assunto é divulgação, então raramente o uso para isso. Porém, a outro fator que influência, e este está diretamente ligados a empresa Facebook, a linha de trabalho deles é: Se você paga, as pessoas veem sua postagem, se não fique aí chupando dedo. A solução? Reserve um fundo para impulsionar publicações, sei que muitos não têm condições, mas dei uma olhada nesta ferramenta este fim de semana e ela funciona de certa forma, só não tenho certeza se você pode escolher o valor, mas creio que sim! 

3) Quando segue o canal do youtube vocês procuram ficar por dentro das atualizações?
Aqui as respostas foram praticamente as mesmas da primeira pergunta. Tudo depende do interesse, mas creio que se você se inscreve em um canal, sem a obrigatoriedade imposta em sorteios, é porque você se interessa pelo que o blogueiro quer dizer, certo? Porém, acredito que há várias formas de melhorar o seu conteúdo, tanto no blog quanto no canal, bons blogueiros para se inspirar existem aos montes.

4) Vocês costumam abrir e-mail de Feed ou os excluem diretamente?
Bom, está aí outra coisa que quase ninguém dá muita atenção, inclusive eu, e acredito que isso se deve ao interesse também. O fato é que eu só abro um e-mail de Feed quando o título ou tema da postagem me interessa caso contrário eu simplesmente excluo. É exatamente por isso que não me inscrevo mais, mesmo em blogs que acabam se tornando favoritos. Simplesmente porque eu coloquei na minha cabeça que a maioria é apenas spam.

5) Para você qual a melhor e mais satisfatória forma de divulgação, aquela que te chama mais atenção?
Reservei essa resposta para falar de spam. Este assunto foi abordado em quase todas as respostas de quase todas as perguntas. A verdade é que mesmo que não haja uma forma certa de se divulgar, uma coisa que é execrada por todos os adeptos das redes sociais é o spam. Tome como exemplo aqueles blogueiros que dão cinquenta zilhões de RT em um mesmo tweet de sorteio, a TL se encha da mesma coisa e a vontade de quem está vendo aquilo é simplesmente dar unfollow. Então meu caro blogueiro, não faça isso, porque é bastante chato e até mesmo inútil.

Em suma, não cheguei a uma grande e milagrosa solução, mas ao menos pude entender que o twitter é a melhor ferramenta para se divulgar seu conteúdo, desde que se use o bom senso. Além disso, é preciso estar ciente que você não tem o dom de agradar a gregos e troianos. Contudo, tenha em mente que você é o Social Media do seu blog, a cara dele e que precisa criar conteúdo que chame atenção dos seus leitores. No mais, boa sorte em suas divulgações.


36 comentários:

  1. Oie,
    achei bem legal sua pesquisa e ainda mais colocar as respostas deste jeito.
    Bem cabana, mas infelizmente não temos o que fazer quanto ao Facebook ou interesses. Acho que vai do que acada um gosta e se tem tempo disponível para ver o link, vídeo e etc.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a divulgação é uma coisa bastante complicada :/ Entre as redes sociais, o Twitter é o que eu mais vejo tendo uma função quando o assunto é divulgação! Eu só assino feed de blogs que realmente me interessam, e vejo todos os e-mails. O seu blog é um deles! ;) Amei a postagem!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre olho o Blogger, lá eu vejo o início das postagens e dai clico para ler completa se me interessar...
    Eu sempre sei o que os Blogs postaram, por isso acabo nem dando muita bola para face, twitter e tb apago os feeds sem ler ...
    Imagino que vcs, blogueiros pensem que o que atrai mesmo sejam as promos, o por isso de tantos seguidores. Estes dias alguma blogueira estava reclamando disso pelo face.
    Deve ser difícil ter um Blog e pessoas que sigam por amor mesmo.
    Eu leio resenhas de livros que estão em laçamento sempre, para ver quais adquirir, mas confesso que muitas vezes não comento...
    Se participo de promos, dai eu procuro comentar e tal...
    Estou errada?
    Acho que nós, seguidores devemos pensar melhor em como estamos "prestigiando" (não sei se está é a palavra mais adequada) os Blog e seus blogueiros.
    Eu sempre procuro acompanhar um Blog diferente a cada mês (sigo muitos), mas tem aqueles que acompanho sempre e por coincidência tem sempre promoção rolando. Dai eu uno o útil ao agradável.
    Curti muito a postagem, sei que é mais voltada aos responsáveis pelos Blogs, mas me fez pensar em minha atitudes como seguidora.
    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, que bom que a postagem te fez pensar assim, na verdade este também é um dos intuitos, e saber que te causou essa reflexão é muito bom. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. interessante a pesquisa, pra mim o feed de noticias ajuda porque eu clico e sou direcionada pra pagina e posso ler a materia, assim fica mais facil pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Gostei dos seus - e de seus leitores - pontos de vista principalmente porque concordo com muita coisa.
    Minha amiga acabou de falar que não ve nenhuma notificação da minha página no favcebook, uma pena que você tenha que pagar para poder ter um retorno.
    Sou contra o spam, as formas de divulgação que eu faço é usar o Instagram que dá um certo retorno e sempre que conheço um blog novo, deixo meus links depois de comentar com conteudo claro, mas não gosto do OI tô seguindo, me sdv? odeio isso :(
    Mas gostei muito dos seus questionamentos!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    Adorei o post, pois para mim, encontrar uma forma eficiente de divulgar o blog é o mais complicado de tudo. Ultimamente, estou usando o Google plus. Tem umas comunidades bem legais para blogueiras e juro que o resultado foi surpreendente. Juro que o número de acessos no blog dobraram! Acho que por ter menos pessoas, dá pra ter uma interação maior e um alcance melhor. Vale a pena tentar.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, sua linda, tudo bem?]
    Achei muito legal a sua ideia de fazer uma pesquisa de opinião. Quanto ao assunto, da mesma forma que eu posso gostar muito de um livro e a maioria não gostar, eu posso compartilhar um link que ninguém quer compartilhar. Isso é muito pessoal. Por isso não vejo uma forma de lhe ajudar. Mas gostei da postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu assino diversos feeds sabe. não leio tudo, mas sempre que posso eu dou uma olhadinha nas coisas.
    sei q nem sempre a gene tá afim de comentar no blog, mas eu gosto de ler as postagen sabe.
    saber o que tá rolando na blogosfera.
    agora eu acho que o twitter dá uma boa visualização pq sempre que divulgo no twitter o povo super visita minhas postagens, mas a página tbm tem uma boa divulgação., porém n tanto quanto gostaria pq o facebook não mostra a postagem pra todo mundo.
    enfim a pessoa n é obrigada a clicar o lance é a gente produzir conteúdo que chame a atenção.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Perguntou, perguntou pra chegar ao que você mesma achava kk
    Mas é verdade, a gente só clica se for interessante e mesmo quando é interessante, se a pessoa ta fazendo spam a vontade é dar um tiro nela. To pensando em silenciar várias pessoas lá no twitter viu.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana!
    Não sei se ajudará, mas o que tem funcionado para mim no Face, para aumentar meu alcance é marcar pessoas amigas na divulgação. Outra coisa que me ajuda bastante é criar brincadeiras interativas na página. O Facebook reduz a visualização de sua página a medida que ela perde interação, por exemplo, no seu feed de notícias só aparece as páginas que você mais interage, logo você precisa fazer as pessoas interagiram com sua página. Tomara que minha dica ajude.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Jujuba acho que a duvida de todos os blogueiros sempre serão essas, e nunca teremos respostas pra tudo. haha
    Acho que tem uma época do ano que a gente sofre muito quando fica tudo parado no blog, tanto em visitações quanto comentários. Aí às vezes é preciso apelar pros sorteios pra ver se chama esse pessoal de volta. Mas aí vem a pergunta: como segurá-los?
    Você sabe que as postagens estão legais, interessantes e tudo mais, mas os seguidores continuam sumido. Eu mesma fico logo deprimida e recorro ao twitter pra me lamentar, o que não é certo. kkkk

    Enfim, muito bom o post. Não falei muita coisa relacionada à ele, mas estou opinando pra gente debater aqui hahahaha

    Bjos gata!

    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju! Acho que sou de outro mundo, porque os posts que você faz através da página do LiteRata no facebook 90% das vezes aparecem no meu 'mural', assim acabo acompanhando algumas coisas - você sabe que sou meio desligada, hehe. Como a maioria das respostas, também só clico no link se ele me interessa, mas tenho o costume de acompanhar alguns blogs através dos feeds que chegam por e-mail: para mim acaba sendo muito mais prático. Se gosto da postagem, vou ao blog. Se não, lixeira. Atualmente a melhor forma - para mim - de divulgar o blog/posts é através dos grupos de trocas de comentários: o retorno tem sido bem bacana.

    Beijios
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Acho realmente que o Twitter é a melhor ferramenta.
    É um meio rápido e simples de comunicação, e é muito usado hoje em dia.
    Até pra sorteio é melhor do que o face, muitas vezes usando só o RT.

    ResponderExcluir
  14. Ola Ju eu abro os e-mails que recebo todos, com relação ao links dependo do assunto, por isso sempre coloco foto em minhas postagem para chamar mais atenção. Comecei a usar o twitter faz pouco tempo e percebi que o retorno lá é muito rápido e chega a todos interessados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Bom, realmente divulgação é algo complicado, muita gente não gosta ou simplesmente não se importa em compartilhar ou simplesmente clicar em algum link de divulgação, isso eu falo por mim mesmo, eu não gosto de divulgar no meu facebook, mas twitter e +Google eu uso sempre. Eu não ligo de compartilhar algo, ou ajudar a divulgar, desde que seja nos meios ou redes sociais que eu esteja de acordo. Outra coisa são os feeds, sempre chegam no e-mail e eu adoro, como acompanho muitos fica mais fácil de ver as postagens que tenho mais interesses de ler, acho esse meio de divulgação um dos mais legais.

    ResponderExcluir
  16. Oii, Ju! Vou tentar comentar no post respondendo as questões, mesmo que elas não seja mais perguntas IUHAOEUHUHEUIEHU
    1) Eu raramente clico nos links divulgados no twitter; Assim como você só quando me interessa, mas as vezes nem assim. Acabo favoritando para ver em outro momento.

    2) Por enquanto os posts do seu blog ainda aparecem na minha timeline do fbook, porém como nem sempre eu clico em curto em breve o fbook para de divulgar. Eu não sei se é realmente assim que funciona, mas percebo que posts de páginas que eu nunca curto nada acabaram sempre sumindo. :( O pagamento do fbook vale a pena, mas a divulgação não dura taaanto tempo assim. Infelizmente blog não da dinheiro (não para todos, né?) e fica difícil investir.

    3) Quando eu realmente sigo um canal por vontade própria eu sempre fico ligada para os videos postados. Ao menos uma vez por dia eu entro no Ytube e confiro os vídeos das minhas inscrições.

    4) Não leio emails de feed; e infelizmente a maioria vem no campo "assunto" com o nome do próprio blog, portanto mesmo se o post seja do meu interesse acaba que eu nem vejo.

    5) Nunca pensei em qual é a melhor forma de divulgação, acho que todas as redes sociais se bem usadas podem ter o efeito desejado, o problema é que infelizmente nem sempre esta ao nosso alcance.

    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Essas pesquisas sempre são certeiras e nos ajudam muito a descobrir mais sobre os perfis dos nossos leitores. Eu tenho sentido o reflexo que é o facebook, antigamente divulgação por lá garantia muitas visualizações pro meu blog, hoje em dia é quase nada. Uma pena. Eu clico sempre que uma postagem me interessa ou as vezes quero saber o que o blog tem a dizer sobre determinado assunto, é relativo essa divulgação alheia no facebook. Eu curto a página do seu blog há algum tempo e até agora não vi nenhuma postagem sua no meu feed. Sobre seguir por email, eu abro TUDO o que me enviam, até as propagandas haha e eu costumo seguir blogs por email pra não perder nada.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Realmente acho que uma boa divulgação é a alma de todo o negócio, com os blogs não é diferente, concordo com as respostas obtidas na pesquisa, quando sigo algum canal literário ou não geralmente vejo as novidades de postagem por e-mail, facebook raramente acesso algum link, até porque sigo vários blogs e apenas acesso aquilo que me interessa, uma tag, desafio ou resenha de lançamentos que me chamam a atenção, agora a ferramenta que mais acesso e acompanho novas postagens é o twitter mesmo, onde acredito que se deva principalmente pela maior interação entre os blogueiros e leitores.
    Enfim, sempre tendo conteúdo novo e diversificado é o que mais me atrai a voltar a um blog e receber as novidades pelo google também são uma forma eficaz de divulgação.
    Não tenho também nenhuma solução milagrosa para isso, mas acredito que o boca a boca é mais eficiente, através de blogs parceiros trocando links e divulgação, assim favorece a todos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju!
    Muito bacana a sua pesquisa. Realmente é complicado a divulgação através das redes sociais, não tem surgido muito o efeito esperado. São tantos blogs hoje em dia, que fica difícil pro leito se apegar a um só. O conteúdo realmente tem que ser diferenciado e bem bacana pra manter a fidelidade do leitor.
    Adorei o seu post.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  20. Ah, eu queria descobrir uma forma eficaz de divulgação, mas tá difícil.
    O facebook dá uma facada no usuário, mas dizem que o retorno é válido.
    Eu assino feeds de blogs que gosto e sigo, então sempre abro os emails, mas isso não quer dizer que eu vá visitar o blog, só se o assunto me interessar.
    E o twitter é a rede que menos uso, raramente clico em algum link por lá.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  21. É eu também não sei nenhuma magica rsrsrrs de todas as formas de divulgação a que eu menos olho ou recebo são através do youtube.. geralmente eu não tenho o costume de ir direto ao mesmo.. eu vejo os vídeos direto do blog.. ou então no Facebook.. as postagens de vocês aparecem sempre pra mim.. geralmente uma ou duas por dia.. não clico em todas porque vai muito do meu gosto.. da forma como foi compartilhado..

    ResponderExcluir
  22. Interessante a pesquisa.
    De fato, não tem como agradar a todos.
    Eu também só clico naquilo que me interessa.
    Uso mais o facebook, então, pra mim, é melhor que as coisas sejam divulgadas lá.
    O twitter eu nunca uso.
    Gosto do feed por e-mail, pois estou sempre checando meu e-mail pelo celular.
    Dessa forma, é mais cômodo pra mim. =)
    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  23. 1) Realmente só quando me interessa
    2) Não são muito frequentes
    3) Todo dia entro no Youtube no celular pra ver as atualizações dos canais que eu sigo, e acompanho todos
    4) Só uso o email realmente para alguma compra ou algo do tipo
    5) Facebook

    ResponderExcluir
  24. Juh, a maioria das respostas foi bem óbvia. Como você mesmo disse, podemos tirar por nós mesmos. Mas essa do twitter quebrou meu coração Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju!!

    As pesquisas realmente ajudam na hora de melhorar nosso blog e adorei a forma que você abordou as respostas aqui. Confesso que só clico, curto e compartilho o que realmente me interessa. Sempre divulgo no facebook, mas nunca paguei. Uma amiga disse que vale muito a pena, mas ainda não tentei. O ruim é que ficam pouco tempo :/ Raramente uso o twitter. Posto algumas coisas aleatórias, converso com as pessoas (obrigada por me indicar o livro de fantasia por lá <3). Quanto aos e-mail, tenho alguns assinados e quase sempre visito por lá. Mas apesar de abrir o feed, nem sempre o post me interessa e acabo deixando por lá.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. costumo usar muito o facebook, acompnho várias fanpages de blogsliterários, nunca tive nenhum problema em clicar no link e ser direcionado para o blog.
    não uso muito o twitter :p

    ResponderExcluir
  27. Bom, eu GOSTO de seguir blogs pelo email, mesmo que fique lotaaaaado. Alguns não abro por falta de tempo, mas sempre tento ficar por dentro. Não costumo usar twitter, mas usava e muito. Já o facebook, a grande verdade é que ele é uma ferramenta muito útil quando se trata de sorteio. O compartilhamento pra validar a participação sempre atrai muita gente. No YouTube, também sempre vejo as minhas inscrições, mas como você mesma disse, as que têm algo que me interesse.
    Minha mãe tem um blog/vlog sobre modelagem e apesar de ter muitos acessos, as redes sociais ficam meio paradas. É um problema bem chato mesmo. :(

    Enfim, adoro o seu blog!

    Vick <3

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente eu quase nunca clico em links de divulgamento das redes sociais. Acompanho os blogs que gosto pelo blogger e principalmente pelo blogloving, e entro somente nas postagens que me interessam.

    ResponderExcluir
  29. Achei a questão abordada muito interessante, é algo que não me perguntava muito.
    Em tese, como você mesma expôs, tudo se resume ao interesse, não adianta se você divulga em inúmeras redes sociais, se não houver adesão dos leitores, de nada servirá.
    Acredito que o Twitter seja o meio mais prático para divulgação (rápido e acessível), mas tem a limitação de palavras, o que dificulta o processo.
    Realmente não recebo muitos posts do LiteRata, provavelmente pelos motivos que ressaltou (você quase não usar o Facebook e ter que pagar para ter maior divulgação).
    Quando sigo um canal (algo que não costumava fazer), eu procuro visualizar os novos vídeos, pois se eu sigo, é porque tenho algum interesse.
    Não faço uso do Feed, vou pesquisar mais sobre ele.
    Hum, todos os meios são válidos, basta fazer uso do bom senso e escrever algo que agrade a você e aos leitores.
    Boa sorte em suas divulgações também!!

    ResponderExcluir
  30. Oii

    Concordo sobre a parte do youtube, acho que o compartilhamento por lá não funciona muito bem.
    Eu costumo sim clicar em links de compartilhamento no facebook, mas não posso negar que na maioria das vezes é sobre algo que me chama atenção, já no twitter é bem dificil.
    É, quase não vejo posts do Literata no meu feed. Eu realmente só abro um e-email se me chamar atenção, ou as vezes por curiosidade, mas na maioria das vezes acabo apagando. Bem, boa sorte para nós nas divulgações :D

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  31. Ju, isso aí é mais ou menos o que eu penso. Meu único problema é que não sei lidar muito bem com o Twitter, não consigo acompanhar porque tudo acontece muito rápido; se perder um assunto, é difícil voltar. No FB os posts com mais interação sempre aparecem de novo na TL, me facilita. rs Preciso explorar melhor essa rede social.
    Mas concordo que só clico quando é do meu interesse. Mesmo assim, continuo usando o FB, porque tem sempre um pra ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Gostei muito dessa pesquisa e bom sabemos o que as pessoas realmente acham, com certeza o melhor meio de divulgação e o twitter também não confio no Facebook e concordo que no youtube não funciona !!!!

    ResponderExcluir
  33. Também acho que o twitter funciona melhor, mas a verdade é que sou péssima com todas as redes sociais e preciso conseguir fazer um milagre e arrumar tempo para me dedicar a elas. Normalmente só tem coisas automáticas no twiiter e face, e isso e nada é basicamente a mesma coisa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Olá... tudo bem??

    Bom eu adorei essa pesquisa... ela foi bem satisfatória... e realmente a divulgação pelo facebook é extremamente complicado e as vezes até irritante.. acho que eles acharam uma forma de ganhar dinheiro e estão ganhando mesmo... nunca tive vontade de impulsionar alguma postagem da minha página... mesmo sabendo que gratuitamente as pessoas quase não as vê... é complicado esse lance de divulgar.... eu não tinha twitter, mas terminei recentemente aderindo a causa dessa rede social por causa da divulgação.... eu não curto canais... e nem assistir vídeos... e a maioria das minhas inscrições foi por causa de promoções... Xero!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá Ju,
    esta ai um post interessante que ate esses dias eu estava pensando sobre o assunto, e acabei encontrando vários tópicos sobre divulgações em redes sociais. Infelizmente a Fanpage para ter um retorno legal, o dono ou adm terá que investir uma grana, coisa quase impossível para nos blogueiros, ate porque não trabalhamos com isso, e sim o levamos como um entretenimento e amor. Mas sabe o que eu descobri esses tempos, que se você adicionar ou compartilhar um vídeo com dizeres que levem ao suspense, mais o link, o povo acessa, e da uma movimentação na fanpage, uma grande movimentação. Porem o face descobriu minha artimanha e me bloqueou com os videos, não posso mais postar nenhum vídeo. Tipo eles viram que eu sem precisar pagar estava ganhando visualização, e o que eles decidiram vendo isso? Me bloquear, então tenho que pagar a partir de hoje se eu quero que alguém veja. Agora me diga, se isso é puta sacanagem deles :/
    O twitter para atrair atenção deve ter uma frase curta, por exemplo: Vc fez um post dos lançamentos de alguma editora, vc deve colocar da seguinte forma para atrair atenção: Uau, quanta coisa boa e logo o link e não deve nunca esquecer de usar as # que trara uma imensa visualização. Tipo são dicas que eu aprendi, agora vai de cada um com sua criatividade. O segredo é despertar interesse, e qual melhor modo do que frases com suspense. E sim, o twitter é mil vezes melhor que a fanpage. Antes não usava muito o twitter dando mais prioridade a fanpage, mas depois dessa e de ver que tenho mais movimentos de leitores através desta rede, estou começando a descartar o face e indo para o twitter.
    Outra rede que vejo uma forma de divulgação ótima é o instagram, uma pena não podermos colocar link com redirecionamento para a postagem, mas como nõ ha restrição de quem e para quem vai suas postagens/imagens, então acaba atingindo a todos que te seguem e todos de uma certa forma favoritam sim a postagem e se interessa sempre comentam. mesmo ainda não ter esta formula de redirecionamento para o blog e postagem em questão, estou muito feliz com o retorno que o instagram esta dando.
    Feed? Eu nunca olho, excluo na hora que chega no meu email. Spam então nem se fale, eu acabo bloqueando o email que me mandou spam e nunca mais recebo algo do bendito.
    G+ é outra rede que esta de certa forma dando muita visualidade ao blog, claro que não chega naquele que você possa dizer UAU! Mas dá para o gasto.
    Olha eu simplesmente adorei seu post e você conseguiu provocar uma ótima interação entre nós. Pois qual blogueiro não quer ser famoso e ter a receita certa para divulgação?

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)