sexta-feira, janeiro 09, 2015

[RESENHA] A Formatura - Joelle Charbonneau

A Formatura
O Teste #3
Autora: Joelle Charbonneau
Única Editora
Skoob

Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!
Terminar uma trilogia muito boa sempre causa uma sensação de vazio. Principalmente quando ela não termina de acordo com suas expectativas, quando tudo o que acontece não condiz com o que você esperava dos personagens. A verdade é que A Formatura não é um livro ruim, mas também não é um desfecho de trilogia de tirar o fôlego. Acho que é justamente isso que me desanima a escrever esta resenha, o livro ao meu ver foi apenas mais do mesmo, sem grandes expectativas e sem surpresas. Pode não ter sido previsível no início, mas depois que as coisas acontecem  e as decisões são tomadas elas simplesmente se desenrolam de uma forma esperada.
"[...] Este não é o caminho com que sonhei enquanto crescia, mas é o que preciso percorrer."
O que causou estranheza e tornou o início imprevisível foi o desafio que é imposto à Cia, você não espera que ela vá tomar a decisão que toma. É simplesmente irracional que ela vá contra todos os seus princípios e contra tudo o que ela evitou no caminho até aqui. Por isso quando a decisão é tomada e o plano é posto em prática você fica simplesmente perguntando como ela pode ter sido capaz. A verdade é que o problema do livro não está exatamente na narrativa ou na história, está mais na incongruência em relação as atitudes da personagem. Para mim isso infelizmente não encaixou.

Quanto a narrativa seu problema está em ser mais do mesmo. Depois de ler os dois livros anteriores me peguei pensando que a escrita da autora é muito mecânica, ela não causa fortes emoções, seja raiva, desprezo ou empatia. Ela simplesmente conta uma história sem chegar ao cerne da emoção do leitor. A melhor palavra para descrever este último livro é: Irrelevante. Tanto que eu nem ao menos consigo dizer que detestei ou amei, porque sei lá, eu simplesmente não sinto nada em relação há esse final, a não ser o vazio por ter terminado.

O que acho relevante ressaltar é que a autora mantém do início ao fim uma aura de mistério em torno dos personagens. Exatamente por isso, assim como Cia, você não faz ideia de em quem deve confiar, até que chegue a hora do personagem mostrar a que veio. Além disso, ao chegar à ultima página você acaba por compreender as decisões tomadas por Cia no decorrer desta narrativa, porém acredito que depois da decisão inicial seria muito mais épico se ela fosse até o fim.Não vou dizer muito mais sobre isso para não soltar spoiler, mas que Cia me decepcionou isso é fato.

Enfim, A formatura encerra a trilogia O Teste, porém pode ser que venha algo mais por aí, não confirmo mas também não descarto a possibilidade já que o final da narrativa deixa um gostinho de que há muito mais história para contar. Se tenho algo de bom a tirar do final dessa trilogia é que o foco no sistema e na distopia foram agradavelmente satisfatórios em detrimento do romance. O Teste é uma trilogia que pode não ter me agradado no final, mas que com certeza fez muitos outros perderam o fôlego. Portanto, não deixo de recomendar, é um mergulho e tanto.
Melhores Quotes:
"Pensava que soubesse o que significava liderança, e o que enfrentaria se fosse selecionada para o Teste. As cinco cicatrizes em relevo me lembram de quanto fui longe e de quanto mudei. Porque não é apenas o exterior que ficou marcado. Onde minhas crenças eram, um dia, preto no branco, agora vejo tons de cinza."

"[...]Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta."

"Indo em direção a onde tudo começou, acho que finalmente entendo por que o Teste foi criado. em uma época em que cada decisão poderia significar a diferença entre um país reconstruído e outro depredado demais para ser reparado, os fundadores do Teste não estavam dispostos a confiar nas melhores intenções de ninguém. Eles precisavam de líderes que fossem não apenas inteligentes, compassivos ou agradáveis, mas capazes de fazer escolhas difíceis que a maioria das pessoas não gostaria de fazer; de pôr a necessidade acima de tudo, e agir sem hesitação."

6 comentários:

  1. Uma pena que a narrativa tenha ficado mais do mesmo. Tô vendo várias resenhas negativas como essa sobre esse último livro da trilogia, e com isso minha vontade de lê-la diminuiu.
    Ótima resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler essa série. Porém, tenho muita vontade.
    Eu adoro distopias e espero poder ler essa logo.
    Gostei de saber que o livro tem esse ar misterioso. Gosto de livros assim.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju ^_^
    Nossa, sério que vc não ficou satisfeita com o final?
    Eu ainda não comecei a leitura dessa trilogia, mas esperava um final digno.
    Acho então que será semelhante ao final de Jogos Vorazes que me decepcionou a pencas.
    Mesmo com tudo isso eu ainda desejo conhecer a Cia. Lê os enredos dos três livros se desenrolarem na minha frente.
    Em se tratando de distopia, eu não ligo para emoções. Só espero que retratem bem o cenário.
    Parabéns pela resenha sincera, Ju. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha você me desanimando a começar a trilogia. Por tudo que eu já li sobre essa história, os três livros são muito a mesma coisa, acho que a autora errou nisso, podia dar mais emoção mesmo.
    Não diz que vem mais coisa não, to cansada de trilogias que de repente viram séries, começou como uma coisa termina como essa coisa, raio. ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu vou ser bem sincera: Parei de ler sua resenha em "Principalmente quando ela não termina de acordo com suas expectativas, quando tudo o que acontece não condiz com o que você esperava dos personagens.". Motivos? Bem, vou começar a ler a trilogia em breve, e por mais que eu não tenha muitas expectativas com relação a ela, é um livro que eu quero ler muito, e se você me desanimar agora eu não vou conseguir ir pra frente com ele. kkkkk

    Então nem vou fazer esforços. Se quiser contabilizar meu comentário, bem... Se não, desculpa mesmo assim.
    Assim que ler A Formatura, prometo vir aqui. Ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de trilogia já tinha ouvido falar desse livro mas estava esperando lançarem todos os livro da trilogia, mas estou na duvida se leio agora, fiquei decepcionada com um livro que se construiu a historia tão e quando chega no ultimo livro acaba deixando a historia mais superficial não indo tão afundo ainda quero dar uma olhada no livro e as capas de toda a trilogia são lidas !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)