quinta-feira, janeiro 29, 2015

[OPINANDO!!!] É escrevendo que se aprende a escrever ou... como a forma que eu falo não te diz respeito


Ontem vi em um blog uma postagem sobre erros grotescos na blogosfera literária. Confesso que fiquei com certo receio de já ter cometido algum desses erros, não tenho vergonha de assumir isso. Na verdade apesar de Português ser minha língua materna eu sou passível de deslizes, mas fiquei me perguntando porque isso me incomoda tanto? Ai, hoje mais cedo tive uma conversa com o Alisson, do Re.viewx, que começou porque eu estava indignada com algumas pessoas que adoram ditar a forma correta e culta de se dizer algo. Por exemplo, as pessoas andam implicando com aquele cidadão que diz "Zap Zap" ao em vez de "WhatsApp". minha primeira contestação a respeito tem a ver com alguém que eu conheço, essa pessoa não consegue dizer a palavra de forma culta, ou da maneira como os "especialistas" da língua dizem ser correto. Então meus caros porque se incomodam tanto?

Ao em vez de criar postagens imensas satirizando e dizendo o quanto você acha incorreto, porque não chamar aquele blogueiro de lado e lhe apontar o erro. Sei que os que defendem essa ideia fervorosamente vão dizer: "Mas ele é um leitor ele deveria saber escrever". Bom, eu me sinto na obrigação de te contradizer! Não é lendo que se escreve bem, é escrevendo que se aprende a escrever. Me tomo como exemplo, quando criei meu primeiro blog minhas resenhas eram minusculas e ainda por cima péssimas e vagas. Hoje posso não ser a melhor escritora de resenhas que já se viu, mas aprendi muito nos últimos quatro anos, evolui e junto comigo minha escrita. Então não se julgue o dono da verdade, você pode estar mais errado do que a pessoa que escreveu errado determinada palavra.

O nosso país é tão diversificado, tão multicultural que julgar uma pessoa por sua escrita ou por sua fala é tão retrógrado e preconceituoso que eu não consigo entender como alguns tem coragem. Esteja ciente que Preconceito Linguístico pode ser crime, aliás qualquer tipo de preconceito é crime, pois difama a pessoa que se sente julgada. Sem contar que a educação escolar que recebemos não é exatamente a que temos direito. Como já disse ao em vez de julgar que tal ajudar, dar um toque, dizer que a pessoa errou? Tenho certeza que com essa atitude você estará sendo de muito mais útil do que dando suas críticas e com certeza essa pessoa não irá errar novamente, não de propósito pelo menos. Portanto, antes de julgar, de maldizer, tome atitude, haja em favor da sua tão preciosa língua mostrando para as pessoas onde estão seus erros, mas claro comece isso pelos seus próprios erros.

Obs: Não estou defendendo que se deva escrever errado, o ponto aqui é não julgar!


24 comentários:

  1. Oi Juh.
    Quem nunca cometeu um deslize ortográfico que atire a primeira pedra. Nossa língua possuí algumas diferenças sutis em certas palavras que podem mudar completamente o sentido de toda uma frase. Claro que devemos sempre buscar não cometer esses errinhos, mas as vezes acontece.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. Adorei, minha professora de linguística iria te dar um beijo.
    Eu concordo com você Ju, o povo (blogueiro) esta com mania de ri e ridicularizar o próximo em vez de ajudar, ninguém nasceu sabendo e ri da pessoa só faz ela deixar de tentar.
    Hoje falei sobre isso com uma amiga, se as pessoas tivessem ajudado mais teria errado muito menos em alguns pontos do meu blog.
    E ninguém sabe o que aquela pessoa tem, escrever para mim e mais que colocar em palavras o que achei de um livro é literalmente força meu cérebro a lembra como se escreve, eu tenho sérios bloqueios de memorias de não lembra nada de ano da minha vida e isso afeta também na hora de escrever, eu tenho dificuldade de gravar coisas bobas da gramática que para todo mundo é normal, para mim é uma vitória. Do inicio de quando crie o blog pra hoje minhas resenhas melhoraram muito, mas ainda estão longe de ser excelentes. E quando eu vejo post do tipo que você citou acima só tenho a lamentar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você!
    Os ditos "leitores" possuem uma mania terrível de se acharem as pessoas mais cultas do planeta e ficarem julgando os outros.
    Conheço pessoas que não falam "corretamente", pois não tiveram oportunidades boas na vida, estudaram pouco por falta de opção. E são pessoas maravilhosas, honestas e trabalhadoras.
    Falar/escrever de acordo com a linguagem culta, não te torna superior a ninguém.
    Bom saber que existem blogueiras como você! =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju ^_^
    Então, eu fico bastante fulo da vida quando blogueiros julgam outros por causa disso.
    Muitos blogs literários são pessoais. O blogueiro decide como deve escrever. Se forma culta ou em gírias. Claro que gírias incomodam, mas é a escolha do blogueiro.
    Eu, particularmente, já vi muitas palavras desconhecidas em blogs que se acham culto que me incomodaram muito.
    Quando visito um local (blog) espero posts com línguas que se assemelhem bastante a diálogos que poderia ter com alguém.
    Quero saber a opinião de uma pessoa, não de um dicionário.
    Enfim, parabéns pelo post sincero e que ele toque, pelo menos um pouco, na alma desses blogueiros "cultos" que julgam os outros. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Disse tudo, Júh! As pessoas deveriam mesmo em vez de só criticar ajudar a pessoa a consertar seus erros.
    Eu tento ao máximo digitar e escrever certinho, mas sempre passa, não é?
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Acho chato isso de ficar julgando a pessoa pelo jeito que ela escreve. Português é uma língua difícil e chata pra caramba, e ninguém aqui é professor de língua portuguesa então não saber escrever de forma culta é aceitável. E essa coisa de quem lê sabe escrever e balela, se tem uma coisa que eu aprendi depois que entrei nesse meio de leitores e blogosfera é que ser leitor não quer dizer nada, não quer dizer que você escreve bem, que você fala bem, que você é legal.

    ResponderExcluir
  7. Oi Júh, tudo bem?
    Eu não sei o que a pessoa escreveu, então, não posso falar nada a esse respeito. Mas gostei de uma observação sua, a questão de ajudar, de chamar a pessoa no canto e informar que leu algo que saiu com erro. Gosto muito dessa atitude generosa. Até porque posso dizer que já fui muito ajudada na blogosfera e continuo sendo até hoje. Só tenho a a gradecer as pessoas que cruzaram o meu caminho.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju lindona, sou sempre a favor de conversar sem expor nada nem ninguém, porém tem alguns erros grotescos, sabe uma vez ou outra na correria pode acontecer mesmo com o corretor automático, na pressa acaba indo, o que não pode virar rotina né. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, adorei o texto! Concordo com você que quanto mais escreve, mais aprende, quando vejo minhas primeiras resenhas eu fico abismada haha melhorei muito e ainda acho que tenho muito pra melhorar, a forma de escrever muda muito. Eu leio horrores, até hoje tenho um pouco de problema com vírgulas, isso me assombra hahaha, mas alguns erros muito grotescos me incomodam um pouco sim, mas concordo com você que ficar enchendo o saco e fazendo comentários maldosos não contribui em nada, eu e minhas amigas nos corrigimos sempre e de boa, uma aprendendo com a outra :)

    ResponderExcluir
  10. Oi JU esses deslizes são comuns, ainda mais com as mudanças ortográficas. Fui alfabetizada antes dessa última mudança e não sei todas as regras de cabeça. Leio bastante, mas sempre tive dificuldade com Português. Fiz algumas amigas na blogosfera e tenho liberdade de avisá-las quando encontro algum erro no blog, para que elas possam concertar e ficar tudo perfeito. Não é uma crítica é uma apoio. Afinal, se escritores fossem bons de português não seria necessário ter revisões em livros.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  11. É porque você não viu, mas eu estava de pé em frente ao monitor batendo palmas pra você.

    SUPER CONCORDO JU!
    Não vou escrever um texto enorme sobre o quanto acho ridículo a atitude de querer julgar a escrita do outro. Beleza que as vezes os erros chegam ao ridículo, mas de qualquer maneira o mais educado e correto a se fazer é conversar reservadamente com a pessoa. Porque muitos leitores conhecem muitos blogs, e ao se deparar com determinadas matérias, o leitor já sabe de que blog está falando, e isso gera um problema. Porque chega a ser "humilhação". Sei lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá... Juliana... tudo bem??
    Assim como adorei o texto que li em outro blog gostei do seu também... eu acho que quando você está em meio a uma conversa informal no facebook ou até mesmo no celular eu acho que você deve escrever de sua maneira e totalmente descontraída... eu pelo menos detesto os corretores do celular... e nossa escrevo muito errado com eles e dou muita risada com isso... porém eu acho que o ato de você falar que alguns blogueiros escrevem errado não é um ato de julgar porque no blog eu acho que a escrita deve ser mais formal afinal você escreve resenhas que são lidas por muitas pessoas. Bom da mesma forma que que não devemos "julgar" quem escreve errado, porque todos nós somos passíveis disso, existem muitas pessoas que não aceitam "críticas construtivas" por mais que a pessoa abuse da educação. Eu sou exemplo disso... não me importo se me falarem que leram alguma resenha minha e viram um monte de erros ou alguns... vou tentar melhorar... porém eu já fui fazer isso uma vez e levei patadas... não estou generalizando... mas estou dizendo que tem pessoas que não aceitam bem esse tipo de atitude e outras aceitam de boa... Eu escrevo muito porque adoro... mas tenho sérios problemas com pontuação e engulo letras e tenho mania de por o "s" em muitas palavras e por mais que eu revise meus textos as vezes isso passa sem que eu perceba... eu só acho que da mesma forma que uma pessoa fala que tem blogueiros que escrevem errado, também existe aqueles que não aceita uma crítica... na verdade é tudo uma questão de ponto de vista e eu concordo com a sua opinião no texto como do outro blog também... mas essa é a minha humilde opinião... Xero!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju! Muito bom o seu texto.
    Não vou dizer que nunca julguei alguém por escrever ou falar mal, eu acho que isso acaba acontecendo com todos; Da mesma forma que já fui julgada outras vezes por errar algo. Eu sempre me ferro pois NUNCA consegui diferenciar os "porques" e não por falta de vontade, pois já tentei ler em diversos sites, conversava com minha professora mas sempre foi algo que nunca entrou na cabeça. Chegou um momento que eu apenas decidi escrever apenas de uma forma e pronto HAOEHUIHEUEHUIA sem medo de ser feliz. ;(
    Muitas vezes as pessoas se incomodam com erros pequenos, que apenas com um toque pode ser corrigido ao invés de julgamentos.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju. Tudo bem?

    Concordo com suas palavras, que é escrevendo que vamos aprender. Claro que estamos sujeitos ao erro, ninguém é perfeito. Quando isso acontece o certo seria a pessoa chegar é conversar, às vezes o erro passar despercebido e se alguém me dizer o que errei vou achar ótimo. O que não pode acontecer é a pessoa humilhar, ficar rindo sobre isto.

    Eu não sou a melhor resenhista e nem chego perto disso, mas sempre tento melhorar e corrigir meus erros. Tenho algumas dúvidas com vírgulas mas procuro ler alguns textos que me ajudem. Ótimo texto.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Gostei muito post acho que ninguém tem o direito de ri do outro só porque escreve errada língua portuguesa não juga caráter de ninguém e não somos dicionários nem temos obrigação de saber tudo ate professores de vez em quando erram !!!

    ResponderExcluir
  16. Bom, não gosto de ficar julgando justamente por isso, eu posso errar em algum momento também, isso acontece, mas é fato que encontrar resenhas com erros gritantes me incomodam, procuro ser muito cuidadosa e atenta, mas às vezes pode passar alguma coisa.
    Mas a melhor solução é dar um toque na pessoa discretamente sem causar alvoroço ou ficar fazendo piadinhas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju, tudo bem?
    Eu concordo em parte com a sua posição. Mas..
    Aceito uma pessoa que não saiba inglês errar a pronuncia, ou alguém que tenha pouca instrução que tente arrumar um nome mais 'fácil' para o aplicativo Whatsapp. Mas ver alguém instruído falando zazap me da nos nervos. A cara da pessoa muda, parece que ela voltou a ter 5 anos de idade. Fica feio.
    E todo blogueiro tem uma ferramenta linda que nos ajuda a escrever melhor "Corretor Ortográfico". Eu escrevo errado, sou péssima em português e nunca vou negar isso.. Mas eu estou escrevendo para outra pessoas, então não me custa nada passar uma revisão automática antes de publicar. É de graça, não doí. Hoje em dia até o navegador tem corretor! Quer coisa mais simples que essa. Acredito que quem tenha feito a tal postagem não estava falando de um errinho de concordância ou algo assim, provavelmente eram erros grotescos que qualquer correto pega.
    Não concordo com ficar ridicularizando alguém por um erro, mas algumas pessoas podem sim ser cobradas para ter um português aceitável.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo por este lado eu concordo com você e como disse não defendo a pessoa que escreve errado, só acho que julgar não é a melhor forma de fazer com que a pessoa se toque.

      Excluir
  18. Oooi,
    eu não julgo, pelo simples fato de às vezes não ser por querer. Comigo acontece muito, mas é por fata de atenção. Meu teclado está com problemas na letra "L" "D" "Z". E em algumas resenhas, na hora da correção, termina passando despercebido.
    Tenho amigos na universidade que usam "mim" para conjugar verbo, eu os corrijo, mas eles já estão tão acostumados a falar assim, que o "mim" sai naturalmente. Sem problemas!
    Isso não vai tornar nosso diálogo menos proveitoso.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  19. Ju, eu acho que lendo se aprende a escrever, sim. Não estou falando da forma, pois concordo com vc que a gente evolui nossa escrita com a prática, mas o conteúdo também é importante. Vi nos meus estudos pra mono que muitos autores consideram a leitura como um auxílio à alfabetização e à apreensão de "complexidades" no português.
    Entendo o que vc quis dizer com o post em relação ao não julgamento, mas ainda me incomodo, porque na minha cabeça um leitor assíduo não combina com um português tão recheado de erros. Já tentei dar dicas, mas mesmo assim vejo os mesmos erros das mesmas pessoas.
    Sei lá, é um tema complexo, e eu sou altamente suspeita porque sou revisora e me incomoda demais ver erros nos textos - a começar nos meus. Quando são "leves", dá pra passar, mas aqueles batidos, de sempre, que todo mundo tá cansado de ver imagens no FB explicando, esses aí eu não consigo engolir. Desculpa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ju!
    Gostei do seu ponto de vista e concordo com você. Já vi esses julgamentos acontecerem, principalmente em grupos de leitores no Facebook, sabe, aqueles que se dizem "cultos" é acham que podem menosprezar alguém por um erro de português. Claro, a erros que são grotescos (concerteza).
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Ju,

    Erra faz parte de um aprendizado e ninguém é perfeito e as pessoas precisam ser humildes as vezes, gostei demais do post....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie Ju! Como já tinha dito adorei seu post e entendi seu ponto de vista. Algumas pessoas preferem debochar a mostrar o erro, como eu disse algumas pessoas realmente ultrapassam o nível do aceitável, e ainda assim não é direito nosso julgar, a gente pode tentar ajudar se não aceitar apenas deixa de mão que a pessoa terá de aprender com seus próprios erros, mas fazer piadinha, se fazer de superior, eu sinceramente acho demais, ninguém está livre do erro, assim como ninguém quer ser julgado.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)