sexta-feira, janeiro 23, 2015

Friendship Web + Purgatório Literário


Eu sou péssima com palavras, principalmente quando preciso externar sentimentos, porém compenso esse deficit na escrita. Foi a partir daí que cheguei a conclusão de que a melhor forma de comemorar o dia de hoje seria escrevendo. Então, eis me aqui, sentem ai e se aquietem espero conseguir entretê-los até a última linha, vamos lá?

Quando entrei na blogosfera meu foco era o blog, eu queria falar sobre livros e influenciar as pessoas a ler, mas a verdade é que eu não fazia a mínima ideia do que estava fazendo. Com o passar do tempo e a experiência as coisas começaram a entrar nos eixos, eu criei uma página no Facebook e um Twitter, desde então muita coisa aconteceu, e até mesmo de blog eu já mudei (Eu era da equipe do extinto Arca de Tinta), mas tem algo que, mesmo com as mudanças e as adições que vieram, continua na mesma, ao menos em sua essência. Estou falando das amizades que fiz por aqui.

Cheguei à blogosfera quase timidamente, e o primeiro impacto da minha interação com o twitter foi que ali eu poderia ser quem eu quisesse. A maioria dos meus seguidores nunca tinham ouvido falar de mim e provavelmente nem se importavam em saber quem sou. Mas resolvi que mesmo podendo ser quem eu quisesse eu queria ser eu, sem filtros, da forma como me vejo, expondo minhas opiniões sem medo de ser feliz, sem me preocupar com julgamentos, sendo, apenas... sincera. É claro que essa resolução também me fez pensar que eu poderia afastar as pessoas, sou bastante insegura com relação a amizades e ouso dizer que sofro de mania de perseguição, mas para minha surpresa e contentamento as coisas se deram de outra forma.

Blogosfera reunida!
Aos poucos vi surgirem amizades que se mostraram muito mais fieis do que as que me rodeavam no "mundo real". É estranho dizer isso, mas sinto que posso confiar em cada um dos bons amigos que fiz na blogosfera. É claro que nem todos são extremamente confiáveis, isso seria presunção da minha parte, mas cada um tem sua parcela de carinho na minha vida e recebe de volta o mesmo que me dá. Talvez eu tenha mais amigos virtuais do que os que estão mais próximos e sei que poderia contar nos dedos de uma mão quem está por perto e é confiável, quem está próximo de mim sem pretensões ou falsidade, o que não pode ser contabilizado, nem em duas mãos. na blogosfera, precisaria de mais, talvez se contasse os dedos do pé! Enfim, prefiro não expor nomes, mas quem é sabe(!), e se está em contato comigo e se importa, pode ter certeza que te tenho em grande estima.

Mas a verdade é que além de falar de amizade eu gostaria de falar do Purgatório Literário. O grupo do Whatsapp surgiu quase que despretensiosamente e foi crescendo aos poucos. Eu não fazia ideia que poderia estreitar ainda mais os laços de amizade que surgiram na blogosfera e hoje completa-se um ano que este grupo foi criado. Resolvi escrever sobre isso depois de me deparar com a postagem da Juliana Skwara sobre o nosso grupo, eis o que ela me fez pensar depois de ler o que ela tinha a dizer:
"SK não somos de maneira nenhuma perfeitas, mas sei que juntas somos algo. Nem sempre se dando bem, nem sempre concordando mas sempre se apoiando. Li seu texto hoje, e estou envergonhada por isso, sinto que de alguma forma eu acabei me excluindo de tudo e me deixando a margem, mas vc me fez dar-se conta que não somos muito sem as pessoas que estimamos. Sou complexa, sou chata na maioria das vezes, tenho um gênio assustador as vezes, mas tenho muito carinho por todas vocês. Preciso ainda aprender muito e sei que vocês podem me ajudar com isso. Desculpe por momentos em que fui estranha, desculpe por as vezes não ser exatamente o que vc e as meninas precisam, só quero que saiba que vc tem um cantinho aqui nesse meu mundo estranho. Amo vcs purgirls!" 
Algumas Purgirls chegando na Bienal SP: Eu, Yasmim, Cássia e Luara.
E, de tudo o que escrevi ontem não me arrependo de uma virgula sequer. Criamos juntas uma camaradagem tão gostosa que se me afasto demais sinto falta. E falo isso por experiência, pois em um roupante de rabugice já pedi para sair do grupo, mas estou feliz por ter rastejado e pedido para voltar. Hoje em dia o Purgatório é parte da minha rotina, é algo que acontece sem que eu pense, é onde as vezes eu desabafo, fofoco e conto com pessoas que me apoiam e me desejam a sorte que eu precisar e torcem realmente por isso. É por este motivo que digo que quero essas meninas por muitos mais anos no meu dia a dia!

Então, o que eu queria mesmo, era só dizer que sou grata pelas amizades, as novas, as antigas, as que se foram, e as que sempre retornam, cada um de vocês me ajudou muito. Se sou melhor, se sou diferente e se aprendo cada dia mais é por vocês. Obrigada meus amigos. E PARABÉNS PURGATÓRIO!

14 comentários:

  1. Ai Juh, que lindo!
    Meu sonho é conhecer vocês... Eu fiz várias amizades pelo blog e posso dizer com todo o coração que não me arrependo. Todos se tornaram uma parte de mim. Adorei o texto, você é ótima na escrita, viu? Eu também sou um pouco tímida, não sou caruda nem nada, mas aiai, adorei!
    Beijos,
    Mar!
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jaja, ja pode casar comigo!

    Ain, que linda!
    Eu amp o purg, amo as amizades que fiz na blogosfera. Tô tão ridiculamente emotiva que quase choro.
    E olha, eu curto seu mundo estranho e curto tambem o seu não filtro, mas as vezes quero te bater. Haha. Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto Ju, até que você escreve direitinho . kkkk

    Brincadeiras a parte, parabéns pelo circulo de amizade que você fez na Blogosfera. É bom saber que você encontrou seu lugar entre os amigos que criou. Lindo mesmo.

    E as fotos? kkkkkkkkkkkk Vocês são engraçados.
    Beijos te amo.

    ResponderExcluir
  4. VOLTEI .

    Ai Jesus. Sou meio coisada para falar as coisas, normalmente eu diria : "Resumindo tudo: Te amo" . Mas acho que VOCÊ merece mais do que isso. Então, em homenagem a você ficarei sem filtro por alguns minutos enquanto escrevo isso, ok ? Começandoooooo agora:

    Te amo guria. Você foi a PRIMEIRA pessoa que me abriu os braços quando eu entrei nesse mundo louco. Você foi a PRIMEIRA pessoa que eu considerei colega, e depois amiga, e cheguei a dizer que amava. Não somos muito carinhosas, mas você sabe do sentimento que nutro por você (e sei do que sente por mim, só não li essa matéria como se fosse pra mim porque tem o negócio do Purgatório). Mas te considero demais, e se você estivesse com frio queimaria meus livros pra esquentar você. (prova de amor)

    Enfim, cansei de ser carinhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Cara, postagem linda e sincera! Amei suas palavras Ju, pois sei que foram escritas de coração. Essa bienal este ano eu fui de forma despretensiosa, e sai de la com a marquinha de cada pessoa que enfim pude abraçar, conhecer, ou reencontrar. Foi através do blog tbm que conheci hj pessoas que são meus melhores amigos! Aqueles que sei que estarão ao meu lado, que serão verdadeiros comigo, foi longe que encontrei pessoas que de alguma forma se mostraram perto, sendo perfeitos exemplos de que distancia é uma palavra pequena perto da enormidade de uma amizade! Nao estou purgatório, mas conheço quem está huahau e adoooooroooo esse povo incrível!!! Vcs são demais!!
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ju, fiquei surpresa quando você me marcou no twitter pra ver essa postagem, de verdade rs Não sou muito boa em me expressar mas vamos lá.
    Eu me considero "A leitora de blog enxerida", afinal, to em tudo que é lugar, to seguindo vocês em tudo quanto é rede e perturbando no twitter mas dou graças a Deus por ser assim, pois foi assim que eu conheci pessoas maravilhosas na net, principalmente você. Tava pensando aqui e não tem um dia que eu não te cite no twitter Ju, mesmo que seja só uma resposta de bom dia, é todo santo dia. Não consigo mais ver alguma coisa do Jared Leto sem pensar "puts, preciso mostrar isso pra Ju" . No seu blog é onde eu me sinto mais a vontade pra comentar o que eu quiser porque eu sei que você não vai me achar boba/idiota, você vai é rir. Fica sabendo que eu me importo muito com você e de todas as amizades que a internet me trouxe, você é uma das mais importantes e sempre vai ser! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  7. Ju, lindona! Não sou do Purgatório, mas brigada por ter se lembrado de mim. ♥
    Você é uma fofa que me fez pegar a Dutra de noitão só pra te encontrar. hahahaha! Mas valeu a pena. Que venham as próximas bienais e encontros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!!

    É o que eu sempre digo: Juntas somos muito mais fortes e melhores!!!!

    Adorei te conhecer, adorei você desde a primeira vez que te vi. Não, não tem explicação, tipo amor à primeira vista. Se a gente morasse perto eu iria te encher o saco levando café com bolo toda tarde.

    Agradeço muito esses últimos quatro anos que estou neste mundo. Pois ele me trouxe pessoas maravilhosas. E você, sem dúvida, é uma delas!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Que lindoo!!
    Parabéns pelo blog, pelas amizades e por todas as conquistas. =)
    Acompanho você no blog, no facebook e no twitter e adoro tudoooo!
    Parabéns mesmo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Ju, que texto mais lindo! Como disse no tt, fiquei emocionada com o seu relato *--*
    Sei que somos muito diferentes e o nosso próprio grupo mostra bem isso, pessoas super diferente mas com tantas coisas em comum que fortaleceu a nossa amizade! Espero um dia poder te conhecer pessoalmente, conseguir reunir todas do grupo e fazer aquela bagunça, porque merecemos *--*
    Que venham mais livros, mais aventuras, surpresas e muitos papos de madrugada <3
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  11. O Twitter também teve um grande impacto para eu poder ser quem eu quiser e fazer amizade com vocês, blogueiros lindos!
    Eita que esses últimos posts seus tão me dando vontade chorar, viu, garota? kkkkkkkkkk
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju ^_^
    É incrível como se pode criar amizades verdadeiras na blogsfera. Infelizmente, acho que não tenho muitas pq pareço ser chato, acho.
    Um grupo no whats só faz fortalecer esses laços.
    Fico muito emocionado lendo posts assim.
    O lema da blogosfera devia ser somente: AMOR.
    Parabéns pelas amizades verdadeiras criadas e que venham muitas outras. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. oi Ju
    a atrasada aqui só foi ler o post hoje.
    Quando criei meu twitter minha sensação foi praticamente a mesma: animação por poder falar exatamente o que eu pensava, expor minha opinião, e ser eu.
    Quando entrei no Purgatório não imaginava que resistiria tanto tempo (já sai de outros dois grupos antes), mas acho que o que nos liga e une é justamente as diferenças, opiniões diferentes, e acima de tudo o respeito.
    É muito boa essa interação.
    Feliz 1 ano de purgs.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Oi ! Adorei o post ficou lindo e muito legal como de vez em quando encontramos amigos nos lugares menos improváveis e acabamos fazemos amizades novas relembrado as antigas e mesma a distancia não importa e legal quando você olha pra trás e vê o quanto aquele pessoa marcou sua vida !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)