sábado, janeiro 10, 2015

Challenge Classics Year 2015

Estava eu aqui sentada em minha escrivaninha pensando em algum desafio literário para participar. Dei uma sapeada na web e não encontrei nenhum que se encaixasse em minha necessidade. Portanto, eis que resolvi criar o meu próprio. Um Desafio Literário só de Clássicos. Quer saber como vai funcionar? Então continua acompanhando.


Serão 12 categorias e eu pretendo cumpri-las no decorrer do ano. Abaixo segue a lista não necessariamente na ordem cronológica de leitura:
Tarefas:
  • Um clássico que você sempre quis ler mas ainda não leu;
  • Um Clássico Distópico;
  • Um Clássico a frente do seu tempo;
  • Um Clássico com uma personagem feminista;
  • Um Clássico de Aventura;
  • Um Clássico de Fantasia;
  • Um Clássico que você deveria ter lido na escola mas não leu;
  • Um Clássico que você nunca teve vontade de ler;
  • Um Clássico que virou Filme;
  • Um Clássico com menos de 30 anos;
  • Um Clássico do Terror;
  • Um Clássico Biográfico.

O Intuito do Desafio é incluir clássicos na minha meta de leituras, expandir horizontes e conhecer "novas" culturas. O mais interessante e válido deste desafio, é que não poderão ser leituras de  parceria o que irá fazer com que eu saia em busca do próximo livro.

Para apresentar o desafio a vocês eu fiz um vídeo super rapidinho fazendo um sorteio das categorias por mês. Quase um TBRJar, mas não exatamente. Dá uma olhada, mas não risada hein!



Quem quiser acompanhar é só ficar ligado nas nossas redes sociais, vai ter resenha aqui no blog, comentários no Twitter e, quem sabe, algumas postagens no Facebook e Instagram. Além disso, pretendo fazer vídeos, para publicar no nosso canal do Youtube, contando a experiência a cada mês.

Se você quiser aderir a ideia e também fazer o desafio use a Tag #ChallengeClassicsYear para que os demais adeptos possam acompanhar suas façanhas no decorrer do ano! Sobre regras? Que tal cada um fazer a sua, assim o desafio fica mais acessível a todos.

Obs: Estou com várias ideias para colocar em prática no decorrer do Desafio, então se você for fazê-lo que tal preencher este FORMULÁRIO para eu ter uma ideia do número de pessoas que está participando e também para que eu possa entrar em contato com cada um de vocês conforme o desafio transcorre?

12 comentários:

  1. Ju, querida, adorei sua proposta! Sò não participo porque já tenho o meu desafio... que é, tambpem, de ler mais clássicos! Só não vou ler distopia ou algo mais voltado pra aventura, porque tenho taaaantas coisas que quero ler e quase nunca sobra espaço para outros estilos... sou louca por dramas e alguns tipos de thrillers, então acabo sempre preferindo estes estilos.
    Vou participar de um desafio literário mais light - sem tanta pressão - pq é um livro por bimestre. Se quiser conhecer, vou deixar o link no final deste comentário. A proposta é muito boa, conhecer novas autoras, ler 6 autoras em 2015. Claro que podemos ir além disso, por isso é light, hahaha.
    Adorei as escolhas que vc leu para os clássicos... quanta coisa boa poderemos descobrir ou, finalmente, sentar para ler!
    Vale muito! Clássicos são sempre provocantes e trazem alguma reflexão.
    Beijo!

    Desafio Literário: http://www.elasleram.com/2014/12/desafio-literario-mulheres-e-paginas.html

    Novas resenhas:
    As Lições de Chico avier:
    Ler Para Divertir

    A Vida Secreta das Abelhas:
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  2. Impossível não dar risada, Júh! Essa sua sobrinha... hahahahaha Uma fofa, mais vídeos com ela por favor.
    Bem legal esse desafio, tô querendo ler uns clássicos e isso vai me servir de incentivo, mas só vou fazer ano que vem, pois esse ano já tô participando de outro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. poxa eu n participo pq n curto mt ler livros clássicos.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Achei super legal o desafio que você criou.
    Adoro ler clássicos e adoro incentivos a esse tipo de leitura.
    Não sei se você já leu 1984, se encaixa em Um Clássico Distópico e é um livro maravilhoso. Leia, se puder. =)
    Beijos!! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Demorei pra ver o post e o vídeo, mas tô aqui. YEEAH! Adorei o desafio, acho que ele se encaixa bem no que eu eu gostaria de fazer e ainda não tinha nem pensando em procurar algum do tipo para fazer. Já preenchi o formulário e vou fazer a listinha para sortear o primeiro do mês. Espero conseguir cumprir :P Qualquer coisa me da um puxão de orelha. :P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a seu desafio, estou nessa, meus clássicos aqui em casa sempre ficam em segunda mão, vou participar do desafio pra poder dar um up na minha leitura. E dando início vou iniciar por Guerra e Paz de Liev Tolstói, já estou começando quente!!!

    ResponderExcluir
  7. Sua sobrinha é uma fofa Ju! *-*
    Seu desafio é ótimo, é diferente dos que a gente vê por aí e muito útil, a não ser que a pessoa goste é difícil da gente ficar lendo clássicos né.
    Eu não tenho muitos clássicos na minha estante, nossa, olhando aqui tem quase nada mesmo, que falta de cultura uahsaushasu
    Boa sorte com o desafio Ju!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do desafio, só não participo pq já estou em outros dois.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju ^_^
    Parabéns pela iniciativa em fazer o desafio. Acho lindo quando um blogueiro tem essa coragem.
    Eu tb decidi fazer dois desafios, mas eles se enquadram na parte de cinema.
    Infelizmente, eu não vou poder participar do seu. Já tô em outros dois desafios e já tô me complicando. Não quero entrar no seu desafio sabendo que posso não concluir.
    Acho que ano que vem eu faça ele, tudo bem?
    Mas vou acompanhar o seu avanço nele.
    Sucesso a você. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju !

    Adorei a proposta, mesmo que eu não seja tão feliz assim com livros Clássicos. Esse eu vou deixar pra você kkkkkk
    Você tem muito é coragem de ler esses livros.
    Enfim, beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!!
    Sua sobrinha e muito fofa e dei muitas risadas com ela !!
    Adorei o desafio, eu pretendo aderir tem vario clássicos na minha estante que sempre tive vontade de ler mas nunca consegui ler quem sabe agora eu acabo lendo eles ainda não sei com qual vou começar mas pretendo ate o final do ano acabar com todos os clássicos de minha estante !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)