quinta-feira, dezembro 18, 2014

RatCine: Opinião! O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos


Primeiramente queria esclarecer que essa não é a crítica de uma grande entusiasta do cinema e muito menos de uma especialista, é apenas as impressões de uma leitora que acompanhou a saga da Terra Média tanto no cinema quanto nos livros. Então, ouso dizer que esta é uma postagem apaixonada ou desapaixonada, depende do seu ponto de vista, do último filme do que se tornou a trilogia cinematográfica de O Hobbit.

Não é segredo para ninguém que ao estender a  apresentação de O Hobbit para três filmes Peter Jackson conseguiu despertar a ira de muito fãs das obras de Tolkien. Principalmente porque quem conhece sabe que o livro de 296 páginas (depende a edição), não tinha conteúdo para tanta informação. Porém os dois primeiros filmes foram bastante satisfatórios. Apesar de muitas coisas serem jogadas na cara do telespectador e precisarem ser engolidas como farpas a sequência tinha fôlego e história. Eu fiquei realmente empolgada com tudo o que vi e ao contrário de muitos estava adorando tudo.

Fadinha da Floresta - Vulgo Thranduil

Mas aí veio O Hobbit - A Batalha do Cinco Exércitos, a empolgação estava a mil, tinha me preparado para as lágrimas e estava pronta para muita ação e, para minha surpresa (sim, surpresa, nunca se sabe né), eu tive tudo isso. Mas mesmo assim, depois de analisar e pensar muito sobre o filme eu acabei chegando há algumas conclusões que quero partilhar com vocês.

Para começar o filme ficou bastante sentimental, muita coisa desnecessária no quesito amor. O triangulo amoroso Legolas, Tauriel e Kili deixou de funcionar e apesar do emocionante desfecho não me comoveu como eu achei que comoveria. Me emocionei mais com Bilbo e Thorin do que qualquer outra coisa, o que rendeu lágrimas durante quase todo o filme. Outro ponto é a ação, sim ela ainda está espetacular e bem ao estilo Jackson, mas O Hobbit não é O Senhor dos Anéis e a batalha não é o foco, o que no caso do filme acaba sendo. Ok, eu AMEI! Thranduil é tão épico quanto o filho e Dáin superou todas as minhas expectativas e me fez rir horrores, mas mesmo assim o filme se desenrola basicamente em uma extensa batalha em que rolam ameaças demais e certezas de menos.

Bilbo perde o foco, como já disse, mas algo que devo parabenizar é a exploração que Jackson fez da "doença do ouro" que acomete Thorin. Se algo foi extremamente bem feito só posso dizer que foi isso. Além do mais, Richard Armitage foi fantástico em sua representação, eu sai de queixo caído do cinema e não consigo ver defeitos nesta parte. Alias, quando sai do cinema não conseguia ver defeito em nada, fiquei sem palavras.


Porém, Jackson pecou no excesso, a história perdeu tanto o brilho do que é O Hobbit, em favor de se fazer algo épico, que depois de um tempo você começa a pensar em tudo que foi desnecessário. Há uma cena nesse filme que evolve Galadriel que eu fiquei bem "WTF?". Sei que muitos idolatram a personagem, sei que ela é bem antiga e poderosa, mas sinceramente, eu não achei necessário tudo aquilo. Mas essa sou eu e eu sou chata!

Enfim, eu não detestei O Hobbit - A Batalha do Cinco Exércitos, mas achei sinceramente que não era necessário ter se estendido tanto. Posso dizer que fiquei feliz por encontrar novamente personagens tão queridos em novas situações, mas: Jackson, menos bem menos!

9 comentários:

  1. Realmente não era necessário a história ter se estendido tanto, mas a gente ama muitas batalhas e aventuras, né? kkkkkk
    Tenho certeza que também vou me emocionar mais com Bilbo e Thorin, tô até com medo! ;D
    Um abraço, Júh!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana , bem nem sabia que este filme era livro , mas queria muito ver pelo simples fato de ter visto os outros dois que me apaixonei de cara , pena que você não gostou muito =/.
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não posso negar que amei os três filmes (o segundo menos que os outros) mas o livro tinha história pra dois filmes e olhe lá. Faz muitos anos que li o livro e não lembro dos detalhes, então não pude comparar tanto assim com o filme, mas vi muita coisa desnecessária. Tauriel foi uma dessas coisas. No filme funcionou legal e tudo mais, mas achei totalmente desnecessária a presença dela e o triângulo amoroso que fizeram. Aliás querida, se você não quer o Legolas, eu quero, obrigada. Adorei a batalha final mas isso aqui não é Senhor dos Anéis como você disse, não precisava de uma coisa tão longa. Na cena da Galadriel a única que eu consegui pensar foi "CHAMA UM EXORCISTA". E tem aquele carinho que eu esqueci o nome também, o humano folgado que se vestiu de mulher, mano, pra quer fazer mil cenas com o Bard salvando ele? Ele tinha que morrer sim, que inferno.
    Mas sim, eu amei o filme, chorei que nem criança quando o Kili e o Thorin morreram, to triste até agora. Outra coisa, Richard Armitage merece ser aplaudido de pé, o que foi aquela atuação? Meu Deus, fiquei de queixo caído.
    No fim, só vou ficar morrendo de saudades dos filmes e de toda Terra Média.

    ResponderExcluir
  4. Eu AINDA não assisti o filme e estou muito ansiosa. Também fiquei meio receosa por terem estendido tanto o livro, mas depois que assisti os primeiros filmes que considerei bem feitos, respirei aliviada, pois não ficou tão ruim quanto eu pensava. Agora, concordo em vc em relação a Thorin. Também acho que esse deve ser um dos pontos altos da trama. No livro mesmo, ele sempre me chamou muito a atenção. Gostei muito do seu post, ele foi muito esclarecedor sobre o filme :3

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Sei que muuita gente gostou bastante desse filme, mas ainda assim não tenho vontade de assistir. Minhas irmãs sempre insistiram para que eu lesse os livros do Tolkien, porém a história nunca me chamou a atenção :/

    ResponderExcluir
  6. Hey Juh!!
    Lembro de quando fui ao cinema ver o primeiro filme, achei ele fantástico e tive a mesma reação ao ver o segundo filme no ano passado, mas, alguns amigos meus que já leram o livro e viram o filme, disseram que realmente foi uma extensão desnecessária e que esse é o mais fraco dos três filmes! Eu ainda não vi, mas ainda assim vou tirar a prova dos nove!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Esses livros Não vou negar a capa me assuntar muito ,Tipo Muito Mesmo .kkkk Mas vou comprar para aterrorizar minha pequena irmazinha kkk .

    ResponderExcluir
  8. Gentee nao vejo o filme antes de ler o livroo kkkk nossa o cinema aqui fazem fila para assistir o Hobbit mais eu me seguro pra nao ir junto. kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu, de vez em quando, loco todos os filmes de "O senhor dos anéis" e viro à noite assistindo, devo dizer que é muito bom *-* . Embora tenha gostado muito de todos os filmes da série, não assisti nenhum da "saga" "O Hobbit", mesmo com todo o alvoroço que se criou.
    A maioria dos meus amigos criou uma expectativa sem tamanho para esse filme ( sério, achei que fossem acampar na porta do cinema), eu fiquei na minha, pois não tinha o conhecimento prévio para tecer comentários. Apesar de tudo isso, depois da estreia, vi várias críticas ruins, a maioria delas defendendo os mesmo pontos que você: estendimento desnecessário, perda de foco e um romance que já não sustentava.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)