terça-feira, outubro 28, 2014

[RESENHA] Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Skoob

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
E quando você se depara com um livro de uma de suas autoras preferidas e ele simplesmente não funciona para você? Pois é, imagine qual foi minha surpresa quando terminei Simplesmente Acontece e me vi maldizendo o livro. Acredito que este desgostar se deve ao fato de a história ser transcrita de forma epistolar, eu não tinha tanta certeza se gostava de livros assim até terminar de ler esse. Não que a história seja ruim, muito pelo contrário. As narrativas de Cecelia Ahern são sempre significativas e emocionantes, mas neste livro a emoção ficou um pouco de lado, não me identifiquei muito com a história dos personagens e acabei não morrendo de amores no fim da leitura.
''Erros são os buracos na estrada das descobertas, eu acho. E é uma estrada longa e esburacada até chegar a essa descoberta, cheia de obstáculos e perigos.''
Narrado através de cartas, bilhetes e e-mails a história não alcança o leitor num âmbito emocional. Além disso, passam-se tantos anos para ser contada que a leitura se torna arrastada e isso acaba desanimando em um certo ponto. Ok, o ponto alto da narrativa é que não há floreios, a autora não se perde na beleza de um conto de fadas, ela transcreve e passa para o leitor uma história que poderia acontecer com qualquer um. Há muitas coisas que atrapalham e protelam o que poderia ser resolvido com uma simples conversa, ou no caso do romantismo fofo, em um piscar de olhos. Esta, creio eu, é a magia do livro, mostrar que o destino brinca com a gente e pode ser cruel de uma forma real. No entanto, os obstáculos eram tantos, e as coisas deram tão erradas no decorrer do livro que eu já não aguentava mais acompanhar, parecia que nunca teria um "final feliz". E isso foi tão estafante que ficou marcado quando terminei a leitura.

Porém, Ahern não peca em um ponto, seus personagens são sempre muito bem trabalhados. Apesar de conhecermos a história através de correspondências é perfeitamente possível traçar o perfil de cada personagem, e isso é, ouso dizer é um dom da autora. Ela consegue transformar seres fictícios em pessoas reais. Não é como se fossem personalidades inventadas, é mais como se você fizesse parte daquilo e conhecesse cada um dos caracteres representados na narrativa. Mas infelizmente isto não foi o suficiente para me encantar.

Como já disse a trama parece quase real, algo que poderia acontecer com qualquer um, outro ponto positivo da narrativa, pois nos faz pensar em nossas próprias escolhas e o caminho que estamos tomando. O fato é que durante toda a leitura ficamos com o "E se..." em mente, imaginando-se no lugar dos personagens, esperando que algo diferente aconteça. Bom, talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, principalmente depois de ver o Trailer de "Love, Rosie", filme baseado neste livro que estreia em Janeiro e que fez as minhas expectativas irem ao céu. E não só isso, por ser uma história de Cecelia Ahern eu com certeza esperava por mais. Contudo, nem tudo o que queremos é, então me contento por ter chegado a conclusão que até minha autora preferida pode me desagradar.

Quanto a capa eu sinceramente não gostei, visto que é a imagem dos personagens do filme, e, bom, eu acho que poderia ser melhor trabalhada. Revisão e diagramação estão muito bem feitas, e a tradução é um caso a parte, quem pegar o livro entenderá o que quero dizer logo nas primeiras páginas, eu realmente gostei. Enfim, Simplesmente Acontece não funcionou para mim, sua narrativa epistolar e o fato de a história se passar em anos torna a narrativa muito extensa, porém vale a pena dar uma chance simplesmente por ser Cecelia Ahern.
Melhores Quotes:

"Como a vida é engraçada, ne? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção..."

"No começo, tínhamos tanta coisa pra conversar que falamos umas cem palavras por segundo, e mal esperávamos o outro terminar uma frase pra começar outra. E demos muita risada. Rimos à beça. Então os risos terminaram e veio o silêncio. Um silêncio estranhamente confortável."

''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.''

''As pessoas vêm e vão e nós sabemos que isso acontece, mesmo assim sofremos um choque enorme quando acontece.''

44 comentários:

  1. Eu so descobri a existência desse livro porque assisti o trailer pouco tempo atrás. E mesmo assim fiquei receosa se iria gostar da história. Gosto de finais felizes e ponto!
    Se alguém ameaça ter um final triste ja nem perco meu tempo.
    E agora sabendo que pra vc não foi tudo isso. Vou deixar a leitura pra próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se decepcione vale muito a pena ler, eu li e amei!! Não eh triste e tudo que acontece no livro eh algo que pode acontecer na vida real, por isso as pessoas reclamam, gostam de fantasiar demais, mas o real eh muito mais incrível.. Eu recomendo super

      Excluir
  2. É mesmo chato quando o nosso autor preferido decepciona, mesmo que não seja totalmente.
    Fiquei curiosa para conhecer esse dom da autora, de transformar seres fictícios em reais.
    Ótima resenha! Abraços Júh!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não chamou minha atenção.
    Gostei dos quotes =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a sinopse, fiquei pensando naquela pergunta feita na começo.
    Esta coisa de dois amigos que foram feitos um pra outro.
    Ja escutei esta historia. Acredite, na vida real acontece bastante.
    Acho interessante esta coisa de amigos serem namorados ao passar do
    tempo. Motivo e simples, um ja sabe o defeito do outro, qualidades e manias.
    Assim ficar mais fácil de ser darem bem no relacionamento. Ate porque um namorado ser passear em amizade e companheirismo. Certo?
    Fiquei meio triste por você não te morrido de amores pela historia, pois a minha expectativas e que isso iria acontece com você. Infelizmente não ocorreu.
    Fiquei com pé meio atras pelo fato de conhecemos os personagens através de cartas e e-mails . Medo de quando fosse ler não consegui-se criar os personagens em minha mente e suas características em geral. Sua resenha me acalmou bastante. UUUFFA!
    Eu não sabia que tinha um filme baseando neste livro, irei dar olhada no trailer pra ver como é. Espero que eu goste, caso goste ficarei ansiosa porque só ira lança em janeiro AINDA.
    Mas uma coisa que concordo contigo e em relação a capa. Poxa, eu realmente esperava algo mais bonito, delicado e romântico. Sou tipo de pessoa que não curti muuito fundo de imagem (não só em capas, mais em geral) serem simples demais. Gosto ao cheios de detalhes. Não demais, e claro. Mas algum que possa de fato chama atenção e sendo discreto ao mesmo tempo. Entende.

    ResponderExcluir
  5. Escrever tudo através de cartas e e-mails tira a graça da coisa né? Tira a magia eu acho. A história não me chamou muito a atenção desde a sinopse, não parece ser um livro muito divertido de se ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu só li um livro que era a maior parte em forma epistolar. Até fluiu pra mim, mas acho que porque tinha outra parte em terceira pessoa. Eu não li nada da autora, mas tenho certa curiosidade. Mas com certeza não irei começar com esse. Parece que algumas partes se tornaram maçantes e repetitivas. E isso é um dos grandes motivos que pra mim a leitura acaba se tornando chata. E sobre a capa, achei horrível. Os atores até que são bonitos, mas o conjunto da obra não ficou bacana. rs
    Quem sabe um dia eu leia né? sem pretensão por agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vou ser sincera, não li outro livro dessa escritora e provavelmente não lerei esse porque Simplismente nenhuma das histórias me atraiu a ponto de eu dizer " eu necessito desse livro" e o que me deixou mais desanimada ainda em relação ao livro foi o fato de ser por meio de cartas e emails ... Eu ainda prefiro uma narrativa em primeira pessoa ou a visão de vários personagens da mesma história. Mas sua resenha foi ótima ,so não é meu tipo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu li o livro faz muito tempo com outra capa e outro nome (Onde Terminam Os Arco-Íris) e gostei muito!!! Pra mim, esse novo nome e edição, tudo por causa do filme, fez a história perder muito. Porque as pessoas esperam muito em vez de encontrar aquele livro com uma capa simples (mas um nome lindo) e se deixarem cativar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu quando vi a capa eu achei que era outra historia...e so agora que vi que é o mesmo livro que tenho e ja li Onde terminam os arco iris..que isso :(
    Eu gostei do lviro, mas nunca consegui comprar a historia..por que não consigo entender você gostar/amar alguém e ir deixando acontecer aquelas coisas e NÃO fazer nada...frustrante.
    não acredito que va comprar, pois ja tenho o antigo rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não gostei muito da narrativa, achei frustrante e me deixou tipo "não cara, não faz isso", pô, a distância entre os dois é meia triste, mas pelo menos ainda tem contato. Também achei a capa fraca, e feinha. Não me deu muito interesse, o livro parece fraco..
    Beijos Juliana, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  11. Tem livro que me prendem pela capa, outros pela sinopse, mas esse não aconteceu com nenhuma das duas opções. Eu detesto ler livros que é passado vários anos no decorrer da narrativa, li Vaclav & Lena com esse contexto e fiquei bastante perdida. E você ressaltou que há muitos obstáculos na vida do casal, outra coisa que eu não gosto, invés de me parecer mais real, eu sinto que fica muito dramático e falso. O único livro que eu gostei em forma de epístola foi Eu Fui A Melhor Amiga De Jane Austen (recomendo), porque é um livro leve, despretensioso e ele não é totalmente em epístola.

    ResponderExcluir
  12. Oiie.
    Olha, eu não gostei desse livro primeiramente pela capa. Nada chamativa e nem fofinha como eu gosto. Hehe
    Mas tenho muita curiosidade de ler algo dela, até porque os outros livros divergem opiniões. Já vi pessoas que ou amam ou odeiam. Tu falastes que o livro é escrito de uma forma peculiar, email, cartas e bilhetes. Eu não curto muito, apesar de ter lido "@mor" que é através de emails. Mas se os personagens são bem construídos, como ela sempre faz, vale a pena.


    ResponderExcluir
  13. Ai. Meu. Deus.
    Sério que o livro é narrado através de cartas, emails e msg? Fu...
    Eu não tenho a menor paciência para livros epistolares e eu estava tãooooooo ansiosa para ler este livro. Murchei total...
    Pelo menos me resta o filme...
    Vai ser mais um livro que ficará acumulando poeira na minha prateleira.

    ResponderExcluir
  14. Realmente um autor preferido pode agradar e desagradar =(
    Infelizmente.... mas este livro tinha me chamado tanto a atenção que é até triste ler que não é tudo o que se imaginava.... mas de qualquer maneira, o lerei para ver se acabo gostando né.

    ResponderExcluir
  15. Se eu não dou uma chance por ser a Cecelia com toda certeza seria pelos quotes! :p
    Acho que por ter tantas paixões rápidas, uma história cheia de altos e baixos durante anos não é pra mim...

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Já li um livro da Cecelia e amei, ela sabe como tocar as pessoas de um jeito só dela. Concordo com você, ela faz esses personagens se tornarem muito reais. Eu não conhecia o livro até saber do filme, e depois disso, quis ler. A estrutura da narrativa também me deixa curiosa, e achei a capa estranha também, acho que não ficou tão legal assim! Kkk Espero ler em breve, parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Estou curiosa pra ler o livro porem tbm um pouco receosa, não gostei de PS Eu Te Amo, não li o livro e nem assisti o filme, e agora li essa resenha estou mais receosa, vou assistir ao filme, quem sabe assim leio o livro

    ResponderExcluir
  18. Achei bem bacana a proposta do livro,de contar a história através de cartas e emails,tenho alguns assim na estante mas ainda não li nenhum,vamos ver se vou gostar né,em teoria achei bem interessante rsss
    A capa tbm achei bem feinha,a nova está mais bonita,mas msm assim ainda prefiro a original!
    Estou bem curiosa pra ler principalmente por conta do filme,Sam é sinônimo de perfeição!Não vejo a hora de assistir!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Também tenho bastante expectativas em cima desse livro e espero não ter essa mesma decepção :/ Mas nem com teus comentários minha expectativa diminui, to louca pra ler! Não assisti o trailer do filme pra não pegar tanto spoiler hehehe Quanto a narrativa epistolar, eu curto! Na verdade nunca li um livro que seja escrito apenas assim, porém momentos de troca de cartas/e-mails em outros livro eu sempre adorava. Acho diferente <3

    ResponderExcluir
  20. Eu confesso que decidi ler esse livro pois sou apaixonada pelo Sam Claflin. Ainda não terminei mas sendo o primeiro livro que leio da autora estou achando ótimo, meio irritante porem super leve de ler.Concordo plenamente que com as coisas dando sempre errado na historia fica meio frustrante de se acompanhar,Também não gostei da capa, porem eu achei a escrita perfeita. Espero um final bom e acho que os personagens são totalmente reais, podendo ser qualquer um de nós. :D

    ResponderExcluir
  21. Li esse livro na edição anterior, e também como vc, li depois que de ver o Trailer, realmente é tantos desencontros que fica meio chato, não imaginei que seriam tantos, em suma gostei sim do livro, mas não amei o final, poderia ter acontecido antes, fico me perguntando se no filme vai ser o mesmo final, eu sinceramente espero que não, sempre quero um filme fiel ao livro claro, como toda leitora, mas esse em particular quero algo além no livro, que no final do livro ficou só para nossa imaginação. ;)

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito dessa coisa das capas serem do filme, na maioria das vezes prefiro que se mantenham as mesmas que eram antes. Não li nada dela, nem mesmo P.S. Eu te amo, não por falta de vontade. Gostei da estória e do fato de poder definir os personagens e da forma em que você disse que é narrado, mas realmente se começa a atrasar o livro demais e ficar com tantas coisas erradas, aí não sei não, haja paciência para esperar dar certo :P

    ResponderExcluir
  23. Olá, que bacana que você foi sincera e apontou sua opinião de não ter gostado do livro. Eu ainda não li a história, mas me atraiu pela trama ser entre duas pessoas que mesmo cm o passar do tempo não perderam o contato. Vou procurar ver o filme depois que eu ler o livro, para não desanimar antes! :)

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li e já achei essa história deliciosa. Sou suspeita, porque gosto bastante da forma que a Cecelia escreve. Todos seus livros, em algum momento, te faz refletir sobre alguma questão, fazendo com que o leitor se aproxime mais da personagem e do real, afinal, essa história pode acontecer com qualquer um, não é? Estou muito ansiosa para ler o livro e enquanto não o fizer, não verei a adaptação. Espero que minhas expectativas sejam superadas. Adorei os quotes escolhidos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Júh!
    O que mais tenho lido ultimamente são várias opiniões diferentes sobre Simplesmente Acontece.
    Concordo que talvez, o fato da narrativa epistolar, atrapalhe um pouco.
    Mas, sou fã da Cecelia Ahern e quero dar uma chance para este livro.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não li muitos livros assim também, então não posso dizer se gosto ou não. Mas é uma pena que você não tenha curtido tando.
    Acho que a trama pode ser meio arrastada mesmo, mas para cada leitor a conexão emocional acontece de forma diferente. Por isso, tenho esperança de me encantar com a história.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Aprendi a muito não julgar um livro pela capa..mas amor assim eu não costumo ver acontecer sempre,mas vejo sim pessoas que passam horas juntas e são amigos,mas quando se mistura as coisas e os sentimentos ai muda tudo.Não achei muito interessante,mas de repente...

    ResponderExcluir
  28. Todos falam que esse é o pior livro dela. Imagino vc sendo fã com a expectativa lá em cima e não gostar tanto da história. Quero muito ler o livro antes do filme. Está na minha lista de leituras ;)

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Que pena que vc não gostou, estava com muitas expectativas para ler esse livro, mas não sabia que ele era escrito em forma epistolar... Também não gostei muito da capa. Mas gosto da autora e pretendo dar uma chance. Quem sabe pra mim não funciona?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  30. Só descobri esse livro por causa do filme e fiquei com muita vontade de ler,mas não sabia que o livro era escrito desse maneira. Achei que ele seria incrivel mas pela sua resenha ele não deve ser uma coisa tão maravilhosa assim,mas vou ler ele para tirar minhas proprias conclusões. E sobre a capa: Também não gostei,achei muito sem graça.

    ResponderExcluir
  31. Pois é, talvez a autora quis inovar tanto que acabou desagradando, pelo menos a você. Tenho O Presente dela, mas ainda não li, então não sei exatamente o que esperar dela. Só sei que assisti um hangout com ela e adorei seu jeitinho fofo. Talvez sem ir com tanta sede ao pote, agrade a mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Pela capa achei que fosse muito diferente da resenha. Como você disse, o desenrolar da história pode acontecer com qualquer pessoa e o final feliz chega. Quero ler e espero não
    me decepcionar.

    ResponderExcluir
  33. Nunca havia lido nada da autora e nem livro que fosse todo narrado em cartas, então esse livro foi duplamente uma novidade para mim. Ele não me desagradou tanto quanto a você, Juliana, mas em vários momentos também fiquei com essa sensação e "E SE". Achei que, apesar das dificuldades e dos obstáculos que apareciam na vida do casal eles poderiam ter feito mais, poderiam ter agido mais, e talvez essa sensação de que nunca teria um "final feliz" não existisse.
    Ah, também concordo com você que a capa não é das melhores. Aliás, prefiria a capa e também o título antigo.

    ResponderExcluir
  34. Oi! Eu gosto muito desta autora, sempre me emociono muito e estou com vontade de ler este. Achei uma pena não ter funcionado com você e a emoção ter sido deixada de lado um pouco mas, ainda assim, parece ser uma boa leitura. Eu adoro estórias que são contadas através de cartas, emails e mensagens e fiquei curiosa para saber como será o desfecho desta! Ótima resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Apesar de VC n ter gostado MT da narrativa da cecilia h. nesse livro, acho q vale a pena a leitura. Amei as quotes.

    bjsss

    ResponderExcluir
  36. Eu ainda não li livros desta autora estou com vontade de ler este , apesar dos comentarios gostaria de ler este livro pois todo historia é envolvente depende do modo que você se entrega a ela.Gostei muito da sua resenha ate mais .....

    ResponderExcluir
  37. Apesar de você não ter curtido muito a leitura, sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler Simplesmente acontece. Estou vendo todos os filmes com a Lily e quase morri quando vi o trailer desse lançamento. Só tenho uma coisa a dizer, mentira vou comentar mais que uma, mas os 'E se' da vida são uma merda. Fato. Adorei a forma com que você descreveu a história e de como o destino gosta de complicar as coisas e é cruel. Tenho certeza que vou amar a leitura, sério, parece ser o tipo de leitura que faz você ficar dias relembrando o que foi narrado e como isso se parece com nossas vidas. E, ao contrário de você Jubs, amei a nova capa. Essa imagem é linda <3

    ResponderExcluir
  38. Oh que chato quando isso acontece, :(
    Acho legal esse lance de correspondência,
    Estou com vontade de assistir a adaptação, já que não sei quando poderei lê-lo, rsrs.
    Bj.

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito da capa e essa história de cartas e emails me chamou muito atenção..e também o final não ser o esperado,me deixou muito curiosa.Bj.

    ResponderExcluir
  40. Linda historia, conheci a historia por conta do trailer do filme, achei linda e quero muito assisti-lo mas antes quer ler o livro que deve ser tao lindo quanto. E essa resenha me deixou ainda mais com vontade e curiosa com o livro e também com o filme.

    ResponderExcluir
  41. Fiquei sabendo do livro por meio da divilgação do lançamento do filme e estou ansiosa pra ler, vi o filme "Ligados pelo amor" com a Lily e achei uma ótima atriz, acho que em Simplesmente acontece não será diferente, e o Sam Clafin nem comento, meu Finnick de Jogos Vorazes ♥ Mas eu prefiro ler o livro antes de lançar o filme, tem sempre mais detalhes e quotes como os que vc citou, e o fato do destino sempre interferir e eles não ficarem juntos, além do que eles comunicando por cartas é um detalhe memorável nos dias de hoje, to louca pra ler!

    ResponderExcluir
  42. Nunca li nada da autora, o livro só foi me chamar a atenção devido aos atores que estão na adaptação (e na capa do livro). Por eu não ter lido nada da Cecelia talvez ela consiga me surpreender, pois as tramas com um quê de real como você disse estão conseguindo me surpreender positivamente, por mais que sejam livros que não são do meu estilo literário favorito.

    ResponderExcluir
  43. Assisti ao filme, mas só fiquei sabendo que tinha um livro este ano quando vi na Saraiva. Achei o filme muito divertido (óóóó, isso é um milagre) e esperava algo assim também sobre o livro. Mas acho que vou deixar para a próxima.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)