terça-feira, outubro 21, 2014

[RESENHA] Quase Casados - Jane Costello

Quase Casados
Autora: Jane Costello
Editora Record
Skoob

Sinopse: Para Zoe Moore, o dia de seu casamento foi o mais marcante de sua vida. Ou melhor, o dia em que deveria ter se casado, mas em vez disso, foi largada no altar após sete anos de namoro. Arrasada e disposta a se recuperar, ela decide se mudar de Liverpool para os Estados Unidos e trabalhar como babá. Ao chegar em Boston, ela se depara com a esperta Ruby, prestes a completar 6 anos, o adorável Samuel, que acaba de fazer 3, e o pai deles, Ryan Miller. Seu novo chefe, além de fazer uma bagunça sem precedentes e de ter um mau humor imbatível, é incrivelmente bonito. Depois de um começo um tanto decepcionante, Zoe e Ryan começam a se entender, mas ela está prestes a descobrir que recomeços podem ser mais difíceis do que esperava.
Quase Casados é tudo o que promete ser, um livro leve, divertido, com muito romance e que contém todos os clichês de um chick lit. Esta última parte poderia ser ruim se você estivesse esperando algo inovador e s tivesse grandes expectativas, não era o meu caso. Solicitei o livro para a Editora Record sabendo que o mesmo não traria grande profundidade e nem abordaria temas complexo. Portanto, estava ciente que esta seria uma leitura para passar algumas horas e aproveitar meu tempo ocioso de uma forma prazerosa.

Como qualquer chick lit o livro aborda a vida da personagem principal, seus medos, inseguranças e a busca por "si mesma" e o que lhe faz feliz. No caso de Zoe ela se mudou para os Estados Unidos para esquecer seu grande amor, aquele mesmo que depois de sete longos anos juntos a abandonou no altar. A oportunidade parecia um sonho, até que tudo muda e ela é designada para a casa de Ryan Miller, um executivo bastante ocupado e bruto que não se importa muito com as necessidades de sua nova contratada. Ao meu ver a leitura seria bastante enfadonha se apenas focasse no desenvolvimento do relacionamento de ambos, por isso foi uma grande surpresa ver que a narrativa trabalha muito bem os outros personagens, nada de monotonia aqui, nesta história acompanhamos o dia a dia de boa parte dos envolvidos  o que colabora para conhecermos melhor um pouco de cada um.

A trama não é uma coisa elaborada, na verdade, Quase Casados é uma leitura bem leve, que pode ser lida em poucas horas e não exige demais do leitor. A escrita da autora é fluída e não soa forçada,apesar disso a grande quantidade de referências e frases feitas acaba irritando em um determinado momento. Mas, o melhor de tudo, é que o romance não é instantâneo. Este fato foi o que mais me agradou, porque antes de mergulharmos na história do casal temos bastante tempo para conhecer a história ambos, mesmo que de forma superficial, já que Ryan é um personagem que não gosta muito de expor seus sentimentos.

Se faltou alguma coisa eu diria que foi o epílogo, aquela parte final que nos faz ver como as coisas estão caminhando. Infelizmente em Quase Casados a história, apesar de terminar de forma coerente e já esperada, não nos dá mais informações sobre outra coisa que não o casal principal. Mas para ser sincera isso não afeta de forma drástica todo narrativa, só deixa um gostinho de quero mais. Só fiquei mesmo revoltada com a incapacidade de Zoe esquecer seu ex, quer dizer, eu entendo que ela o ame, mas cara, sério, ele a abandonou no altar, não deu se quer alguma satisfação para tanto e ela só consegue lembrar do quanto ele era maravilhoso. Talvez, isso tenha me incomodado porque certamente eu deixaria para trás não só minha vida, mas também o que me fez mal.

Enfim, Quase Casados é um chick lit sutil, romântico, leve e que conquista o leitor, além de proporcionar boas risadas. As situações pelas quais Zoe passa são hilárias, típicas de uma personagem absurdamente desastrada e justamente por isso soam bastante naturais para mim. Quanto a capa eu achei fofinha, e a revisão e diagramação também estão bem feitas, tudo colaborando para que o livro alcance uma boa nota, apesar de não sr um cinco estrelas. Vale a pena dar uma chance.

Melhores Quotes:

"Mas havia um defeito naquela ruptura súbita e completa com minha antiga vida. Você pode atravessar um oceano para fugir. Mas não tem como fugir de seus pensamentos."

"Eis aqui a minha luta: aquelas duas crianças educadas, quase submissas - que andei tentando convencer a fazer qualquer atividade o dia todo -, agora se assemelham a uma dupla de deliquentes juvenis depois de uma dose de energético" 

"Ele é muito mais do que um corpo sarado e um par de olhos cintilantes, quando quer. É adorável. É divertido. Tirando a beleza, ele é um dos homens mais carismáticos que já conheci."

15 comentários:

  1. Oi Ju,
    quando vi a capa imaginei exatamente esse tipo de estória, leve e engraçada, boa para passar algumas horas. Vou querer ler =)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de chick lits, ainda mais sendo com bastante humor e altas risadas, coitada da Zoe, deixada no altar, coisa que nenhuma mulher quer pra si mesmo, já começou meio dramático e com humor, por que né.. coitada da protagonista. Parece ser bem romântico e fofa a história, já vi várias resenhas sobre, nem sei o por que de eu enrolar para comprar! tantos elogios ..
    Beijos Ju, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  3. Parece bonitinho! Costumo gostar bastante de chick-lit, só teve alguns que me decepcionaram um pouco porque ficaram muito no óbvio. Mas esse parece ser ao menos bem divertido!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muuuito da Editora Record suas obras que lançam são sempre otimas e variadas!
    O que achei interessante foi que historia não aquele romance meloso que
    costuma este tipo de gênero ter, mas é divertido ! Um pouco de comedia
    em livro romântico seria como uma cereja do bolo/sorvete. Isso faz que gente realmente
    ser apegar no livro! Ah Quotes que gostei bastante foi a terceira pois vi que lindo e amor dela para Ryan ... onde ela ver as qualidades que ele tem por dentro e não fisicamente!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Faz tempo que não comento, né? Tô voltando! hahha
    Gostei do fato da narrativa focar nos outros personagens, pois se fosse só nos dois seria chato.
    A protagonista não me agradou em um ponto: o cara ter abandonado ela no altar e ela só lembrar do quanto ele era maravilhoso. Af!
    Ótima resenha! Bjs Júh!

    ResponderExcluir
  6. Ai você jura? Abandonada no altar e ainda vai ficar lembrando do ex? Faça-me o favor né, aff. Livros desse tipo pra mim só server pra passar o tempo mesmo, profundida zero e não ou fã do gênero e acho que por isso mesmo nem me interessei muito pelo livro, já vi chick-lit melhores eu acho.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem legal e de fácil leitura mesmo. Mas confesso que ficaria um pouquinho " alterada" se o meu marido me largasse no altar no dia do casamento ¬¬ Como gosto bastante desse gênero acho que vou dar uma chance pra esse livro ... estou precisando de uma leitura bem leve mesmo kkk beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto alguns comentários, mas não tinha parado pra ler realmente sobre ele. Nem a sinopse. Mas fiquei bem curiosa agora. Eu adoro chick-lit, mas tem gente que acaba pecando. Mas parece que a autora acertou em cheio. E amei saber que não é um romance instantâneo, esses relacionamentos vem me irritando. Então um livro não ser assim, já ganha vários pontos comigo. hahaha E não sei porquê, mas já gostei do Ryan. Bruto. É... eu quero ler :p hahah

    ResponderExcluir
  9. Quando eu li a sinopse eu pensei "filme de sessão da tarde?" Mas parece que esse livro, diferentemente da maioria dos filmes, tem toda uma história por trás da chegada da babá à casa do cliente bonitão. Adoro chick-lits e o clima leve e bem humorado.

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    É bom ler um livro leve de vez em quando, né? Gosto muito dos chick lit, porque relaxam e divertem! Então, o que mais me deixa com vontade de lê-lo, é as crianças, acho que livros que as incluem, têm uma dinâmica diferente. Eu faria como você, esqueceria até a cara do cara kkk saiu engraçado! Não deixaria essas coisas ruins para minha vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro este genero eles sempre estão ali para nos divertir rs,
    o livro em si não chama muito a atenção, e saber que ela demora para esquecer este ex é chato rs, eu assim como você se um cara fizesse isso comigo nunca mais queria ver e nem pensar nele rs, mas cada um é cada um.
    Eu quero le lo, pois gosto do genero e ele parece ser um bom livro para se distrair,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Não é meu tipo preferido se leitura, mas tem momentos que leio tanta coisa dramática e pesada, que quero um livro leve como esse, que seja fluente e não exija tanto esforço mental do leitor para se envolver.
    Fiquei com pena dela, foi abandonada no altar. Que horror!

    ResponderExcluir
  13. Eu achei bem fofinha essa história e me interessei em adquirir o livro, porém, se fosse pra comprar na livraria ele não me chamaria nem um pouco a atenção. Essa capa é muito infantil pro meu gosto. Eu passaria batida na livraria por esse livro...
    Pra mim parece uma ótima opção de história que poderia ser adaptada para o cinema, e virar um filme de sessão da tarde, né?

    ResponderExcluir
  14. Curto MUITO chick lit e tenho esse livro.
    Lerei logo, pois sei que a leitura vai ser divertida e leve, que é o que estou querendo no momento....
    Acho que por mais clichês que tenham, sempre vou gostar desse gênero, rs.

    ResponderExcluir
  15. 7 anos pra ser abandonada? Eu dava na cara desse fdp!! Contratava um brutamontes pra dar uma bela de uma surra!
    Essa história me lembrou Samantha Sweet, executiva do lar.. acho que seria emocionante de ler e sonhar!*-*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)