sexta-feira, outubro 10, 2014

[RESENHA] Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Carta de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora Seguinte
Skoob

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
Nem todo livro funciona da mesma maneira para um grupo de leitores, cada um é dono de suas próprias sensações, o mais certo a dizer é que dois leitores nunca leem o mesmo livro. Então sim, quando todos começaram a falar maravilhas do livro Carta de Amor aos Mortos eu não criei expectativas. Tinha total ciência da recém adquirida antipatia que eu nutria por livros com um teor mais juvenil. É fato que o leitor muda e se desenvolve e muitas vezes um livro que no mês passado seria esplêndido, no atual pode não soar legal. Mas porque eu estou divagando tanto antes de começar a realmente falar sobre este livro? Bom, porque Carta de Amor aos Mortos é um excelente livro, ele tem muitos ingredientes que cumprem o papel de entreter o leitor e não é um juvenil sem sentido. Mas não funcionou tão bem para mim quanto para muitos dos leitores que o leram.
"Às vezes nosso corpo devia mostrar mais as coisas que nos machucam, as histórias que mantemos escondidas dentro de nós."
Primeiramente, e, vou ressaltar isto de novo, o livro é muito bom. Ele nos faz pensar, coloca o leitor diante da vida de  Laurel. Junto a ela evoluímos no decorrer da narrativa, compreendemos seus problemas e tudo o que vem acontecendo ao seu redor. Porém, o livro é um pouco monótono, não de uma forma totalmente ruim, mas ele demora a se desenvolver. A personagem fica muito tempo divagando em suas cartas sobre como a irmã era perfeita, remoendo sua culpa e nós nem fazemos ideia do que realmente aconteceu no passado, o que foi que levou a morte da sua irmã e qual o motivo de Laurel sentir-se tão culpada.

A narrativa é feita de forma epistolar, através de cartas escritas para grandes personalidades que já se foram, mas acho que isso você já sabe. Através destas cartas Laurel se expõe e apresenta todos os seus medos e anseios, os quais ela não se sente confortável em compartilhar com nenhuma pessoa viva. Mais do que o ápice da narrativa, estas cartas despertam a curiosidade do leitor, é claro que algumas das personalidades eu já conhecia, fiquei feliz em encontrar ali River Phoenix, Kurt Cobain, Jim Morrison, Janes Joplin, entre outros. Mas há outras personalidades que não tinha conhecimento e que me despertaram essa tal curiosidade. 

É através de sua escrita e "conversa" com essas pessoas que sabemos o que acontece na vida da personagem. Para mim o mais encantador deste livro foi perceber que ser grande ou chegar onde se quer, pode não ser suficiente para nos fazer feliz. O ser humano vive uma constante em busca do ideal e nunca se sente satisfeito com o que alcança, a felicidade é uma coisa complicada e nos torna egoísta as vezes. Em busca do nosso ideal acabamos esquecendo que talvez o outro precise de nós também. Outro ponto muito forte da narrativa é o lado musical, ele nos envolve e traz uma trilha sonora perfeita para acompanhar a leitura. Repleta de personagens complexos e reais esta história é simples e emocionante.

Me pergunto depois de todas essa observações a favor do livro, porque eu falei que ele não funcionou tão bem para mim? É bem simples, apesar de não criar expectativas, quando estava com o livro em mãos não pude deixar de me sentir ansiosa por ele, e a forma lenta da narrativa acabou fazendo com que ele caísse um pouco no meu conceito. Então, ele não é tão bom porque não é 5 estrelas, mas mesmo assim é excelente! Enfim, Carta de Amor aos mortos é uma narrativa tocante que peca ao desenvolver-se lentamente, mas que deveria ser lida e apreciada sem sombra de dúvida, ela não fala apenas sobre a dor da perda, mas também sobre a necessidade de perdoar e se perdoar, as vezes isso não é o tão simples.

Melhores Quotes:

"Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos."

"Descobri que, às vezes, momentos marcam nosso corpo. Eles estão ali, alojados sobre a pele como sementes pintadas de surpresa, tristeza ou medo. E se você virar para um lado ou cair, uma delas pode se soltar. pode se dissolver no sangue ou fazer surgir uma árvore inteira. Ás vezes, quando uma se solta, todas começam a se soltar."

""Nirvana" significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós está aqui, agarrado ao caos."

"[...] Você acha que conhece alguém, mas essa pessoa sempre muda, e você também está em transformação. De repente entendi que estar vivo é isso. Nossas próprias placas invisíveis se movem em nosso corpo, e se alinham à pessoa que vamos nos tornar."

16 comentários:

  1. Adorei as citações, principalmente a última. Confesso que tinha vontade de ler Carta de amor aos mortos, mas nem sabia do que se tratava. Achei a capa divina e não senti vontade de ler a sinopse para que quando fosse ler, não soubesse nada do livro. Agora que já sei do que se trata, fiquei com ainda mais vontade de lê-lo, quase comprei na Cultura, mas achei bem carinho =(

    Entendo o que você diz de ser um livro bom, mas que não funcionou para você. Gostei de sua resenha porque mostra ao leitor os pontos que, para você, deixaram a desejar, mas sem fazer com que os leitores desanimem da leitura.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante, mas não faz meu tipo de leitura por isso creio que vou deixar pra próxima ^^ e eu de novo estou comentando pelo celular ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista de desejados só esperando a grana entrar, kkkkkkkkk....
    eu me apaixonei pela capa, pela história, por tudo...
    adorei os quotes, fizeram eu me apaixonar ainda mais pelo livro....

    ResponderExcluir
  4. Narrativa lenta para mim não funciona, eu acabo não conseguindo me prender ao livro e abandonando-o ou lendo só para terminar e acaba que eu não desenvolvendo uma boa opinião sobre ele. Eu nunca dei muito atenção para esse livro, apesar de ele ter tido uma boa divulgação e tal. E lendo a sua resenha eu não consegui me interessar, apesar do mistério do passado dela, não me interessou.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que o livro era em forma epistolar. Eu nunca li nada assim, e não sei se fluiria bem pra mim. Eu tinha certa curiosidade pelo livro, principalmente pela capa. Sou dessas. rs Ainda tenho vontade de ler, no entanto, essa monotonia e essa demora pro desenrolar da trama não é algo que se deva ler assim do nada. Tem que ser em um momento, pelo menos só funciona assim pra mim. Adorei a reflexão que o livro trás, achei isso válido. Eu ainda tenho vontade de lê-lo. Mas não vou com tanta cede ao pote. Pra não esperar demais e não acabar fluindo tão bem pra mim.
    Adorei os quotes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho que confessar que passei um bom tempo querendo ler esse livro só pela capa diva que ele tem, pois adoro capas. A parte de ser escrita através de cartas já não me chama tanta atenção ainda porque acho que deixa a coisa toda bem parada, bem devagar. Eu sou uma pessoa apressada, e com certeza ia ficar muito brava esperando ela contar o que realmente aconteceu com a irmã. Apesar disso, continuo sentindo vontade de ler Cartas de Amor aos Mortos, na esperança de tirar alguma lição do livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com o livro aqui e não tenho vontade de ler rs, eu comprei sem ler a sinopse..sempre faço isso, e acho que não vai me agradar assim como você gosto de livros mais adultos ou com outro temas..então por que comprei..nem eu sei rs.
    Mas achei bom saber que mesmo sendo um livro para um publico mais jovem ele tem uma base e é bem escrito não é um livro fazio, quem sabe uma hora eu começo a leitura, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju
    Com tantos elogios que li ao livro, fui mordida de curiosidade e adicionei à minha estante. O tema é curioso, a capa é linda e acho que vou me envolver, porque adoro um drama que interioriza a personagem - e a leitora aqui tb vai junto.
    Entendo perfeitamente que vc não tenha se conectado totalmente, acho que a lentidão da narrativa incomodou. Às vezes alguns livros me inquietam assim, do tipo que a trama pode ser resolvida em menos tempo - ou menos páginas. O #mimimi tem que ser na medida pra não soar chato.
    O que mais gostei na sua avaliação foi essa observação sobre a necessidade de perdão - e o mais difícil: o autoperdão. Porque é perigoso resvalar na condescendência com os próprios erros. Essa busca interna da personagem é o que mais me atrai, sou uma eterna observadora de mim mesma, crítica das minhas atitudes e reações, em contínuo processo de autoconhecimento. Então, acho que vai rolar legal comigo.
    Amei suas ponderações, tentarei controlar minha expectativa para esta leitura.

    Beijo!
    Minha nova resenha, um romance muito bonito: Uma Noite em NY:
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  9. Achei bem misterioso, também não gosto muito de temas juvenis são muitos melodramáticos e as vezes bem clichê. Não gostei de do fato de enrolar muito pra desenvolver e mostrar mais da história, livros assim dá quase uma vontade de pegar outro na estante para ler, adoro detalhes, mas enrolação já é outro assunto!
    Quero pegar sim o livro para ler, e tentar desfrutar e aprender algo com ele, a edição da capa é linda, o que chama mas a atenção para o livro.
    Beijos Ju, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  10. Faz tempo quero este livro. Acho que desde que foi lançado .
    Quando disse a minha amigas que estava louca por um
    exemplar ela disseram ''Credo'' depois expliquei do que a historia ser
    tratava e ainda então viu que estavam enganadas e julgar o nome pela
    historia!
    O jeito de ser de Laurel de ser mais fechada e expor muuito seus sentimento
    e busca outras maneiras (no caso dela as cartas) me fez identificar
    com a protagonista. Além de historia fantástica tem certos poucos que fazem a
    gente meio que refletir. Como vc disse que as vezes chegar a onde queremos
    não significa que estamos completamente felizes!

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário de você amo livros com um teor mais juvenil! :D
    Uma pena que esse livro tem um desenvolvimento lento, mas tirando isso deve ser mesmo ótimo! E pelo quarto parágrafo da resenha com certeza é bem reflexivo.
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Linda resenha! Eu estou com muitas expectativas com esse livro, e to com medo de me decepcionar. Mas, toda leitura é válida quando se sente ou aprende algo. Concordo com você, um livro não toca da mesma maneira duas pessoas, e é aí onde está a beleza. Pelo fato das cartas serem destinadas a personalidades mortas, me atrai. Tenho algo tentador pra mim nisso. Acho a capa linda e gostei bastante dos quotes, o de Nirvana é demais! kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. As citações *---*
    Eu tenho muita curiosidade por esse livro, de verdade. Não vejo a hora de poder ler. Apesar de você ressalvar o desenrolar da história como monótono, ainda quero ler. Hahahhaa
    E você filosofou quando disse que a nem sempre quando chegamos onde queremos é sinal de se sentir completamente feliz. :(

    ResponderExcluir
  14. Deus me livre! Só o título desse livro já me deixa com vontade de pegar outro livro pra ler. E ainda traz referências a vários ídolos musicais? Eu não sou uma menina muito ligada em música, então, provavelmente não me identificarei com a obra.
    Pode ser muito bonita...geral elogiar...mas eu passo!

    ResponderExcluir
  15. Ganhei o livro mas ainda não estou no clima para lê-lo.
    Sei lá.... parece ser uma história cheia de emoções, a proposta é boa mas acho que tem o momento certo para ler, se não, não vou aproveitar como deveria de fato.

    ResponderExcluir
  16. A última frase da resenha foi a que mais me tocou. :X
    Mais tarde vou no evento desse livro e já tenho uma ideia melhor sobre ele.
    Kkkkkk uma narração epistolar que te deixou feliz já é um ótimo elogio!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)