quinta-feira, setembro 11, 2014

[RESENHA] Outlander - A viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Outlander - A viajante do Tempo
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência
Skoob

Sinopse: Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.
Tudo que eu menos esperava em Outlander era rir, não, minto, o que eu menos esperava era sofrer, me angustiar, chegar a tão alto grau de desesperança que tive que ler o livro em poucas doses. Isso poderia ser algo ruim, mas não, não é isso que estou dizendo. Este livro é tão pleno e completo que leva o leitor a gargalhar mesmo em situações adversas, faz chorar e rir ao mesmo tempo, faz temer pelo pior e acreditar que nem tudo é tão ruim quanto parece. Outlander tem uma trama bem construída, envolvente e repleta de bom humor, romance, sofreguidão e, porque não, ousadia.

"Parecia inconcebível, mas todas as evidências indicavam que eu estava em algum lugar onde os costumes e a política do final do século XVIII ainda vigoravam. Eu teria imaginado que tudo não passava de algum tipo de espetáculo à fantasia, se não fosse pelos ferimentos do jovem a quem chamavam de Jamie. Aquele ferimento fora realmente provocado por algo muito semelhante a um tiro de mosquete, a julgar pelos estragos que deixara." 
Seus personagens bem construídos e característicos conquistam o leitor, mas, além disso, passam pela história deixando suas marcas. O mais interessante é que em momento algum eles se perdem, você os conhece pelo que são, suas personalidades são intrínsecas e mesmo diante das adversidades eles mantêm-se fieis a si mesmos. E quando digo personagens, me refiro a todos os envolvidos, Claire, Jaime, Frank, Black Jack Randall, Murtagh, enfim, são uma imensidade de personagens que devido a sua características não confundem o leitor. Outro fator que corrobora com o encantamento que a trama trás é a capacidade da autora de descrever os cenários, a cultura local e as tradições dos clãs escoceses do século XVIII. Ler Outlander é como estar diante de um recurso visual cheio de imagens ricas em detalhes mas que não nos deixam perdem o foco dos acontecimentos.

A narrativa em primeira pessoa de forma surpreendente é ampla, vemos tudo pelos olhos de Claire, mas de alguma forma seu pensamento é tão ramificado que não ficamos perdidos em suas divagações ou medos, temos uma boa ideia de toda o universo que a rodeia. A escrita de Gabaldon colabora significativamente com a narrativa, de forma rica ela nos coloca diante de tradições e dialetos de forma natural, nada em sua escrita soa forçado ou falso. Sua narrativa torna-se profunda, e, como disse o leitor passa por diversas sensações.

A mais cruel de todas tem relação a Jaime, é quase insuportável acompanhar seu sofrimento, as provações pelas quais o personagem passa seriam capazes de prostrar ao chão qualquer um com um pouco menos de fibra. Não entrarei em detalhes, mas aviso-lhes para estarem preparados, é realmente angustiante, porém a curiosidade é a cada momento mais aguçada, torna-se impossível que você se distancia da história por muito tempo. Porém não vá com muita cede ao pote, Outlander é uma narrativa para se degustar como vinho, calma e deliberadamente.

Quanto a capa, bem, eu não gostei, achei-a muito modernizada, visto que é inspirada na série, mas suas cores dão um toque especial o que suaviza o que poderia ser péssimo. Se tenho algo a reclamar eu diria que é da revisão, em um momento a narrativa estava em primeira pessoa e no mesmo paragrafo mudava repentinamente para segunda, não sei se esta é uma observação apenas minha, talvez eu esteja equivocada, mas senti essa falha em alguns momentos. Por fim, se há um conselho a ser passado é que você precisa estar pronto para ter suas emoções testadas o tempo todo.

OBS: Prepare-se para perder a cabeça por Jaime, seja por sua grande cabeça dura ou por seu romantismo e bom humor.

Melhores Quotes:

"Se a sua vida é uma troca justa pela minha honra, por que minha honra não é uma troca justa pela sua vida?"

"-Ah, sim, Sassenach - respondeu ele, um pouco melancolicamente. - Eu sou seu senhor... e você é minha senhora. Parece que não posso possuir sua alma sem perder a minha".

"– Você tem livre-arbítrio, assim como todas as outras pessoas neste mundo. E a história, acredito, é a soma de todas essas ações. Alguns indivíduos são escolhidos (...) para afetar os destinos de muitas pessoas. Talvez você seja uma delas. Talvez não. Não sei por que você está aqui. Você não sabe. Provavelmente nenhum de nós jamais saberá."
 

19 comentários:

  1. Tem muito tempo que tô querendo esse livro haha
    A série de Outlander agora tá fazendo muito sucesso, mas na verdade eu quero mesmo é ler os livros..
    Acho que quando a narrativa é feita em primeira pessoa deve-se ter muito cuidado pra nao se tornar cansativo (minha opiniao)
    Nunca li nada com o tema de viagem no tempo ou algo do tipo e é por isso que quero tanto esse livro.
    Eu também achei a capa meio moderninha hahha mas até que ficou bonita.
    Quantos livros tem essa série? pq eu acho que são muitos...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Aaah, Como amei esse livro! Décadas que eu queria ler mas era difícil de achar e quando eu vi que voltariam a vender não perdi tempo. Assim que chegou em casa comecei! E confesso, não é uma leitura rápida, deve ser digerida muito bem, absorvendo os detalhes e a escrita boa da autora. Jamie esta no topo da minha lista de personagens favoritos! Como eu gostei dele!...
    Acho que a série tem 8 livros não?
    Não gostei muito da capa, acho que mais pela mulher que não condiz muito com o tempo em que os dois tempos se passam. Como vc disse, meio moderno....
    Terminei semana passada mas a historia ainda esta na minha cabeça!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Sério que o livro nos faz rir também? Não esperava isso.
    Outlander parece ser tão bom, só vejo comentários positivos sobre ele, inclusive o seu.
    A Jamie pelo jeito é uma protagonista bem forte (no sentido emocional), vou gostar muito dela.
    Puxa, você não gostou da capa? Eu amei!!!
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Quando vi toda a divulgação e murmurinhos sobre o livro eu pensei que era bom, mas não assim sabe? tão bom ou ótimo. E fiquei com essa sensação agora. Parece que a trama tem tudo ein?! Nos emociona, nos deixa angustiadas, tristes, nos faz rir e ainda tem romance. Gente, tem todos os ingredientes pra um ótimo livro. Ou seja, preciso ler esse livro!
    Parece que a autora não escreve livros, ela dá show! hahaha Fiquei bem curiosa pra ler esse livro, acabou de entrar nos meus desejados.

    E adorei esse quote! E sobre a capa, eu gostei Ju! kk Mas concordo com você a respeito das cores, se não tivesse elas, acho que ficaria algo bem esquisito. rs

    ResponderExcluir
  5. Júh adorei sua resenha! Além de falar da narrativa você me mostrou bem os sentimentos que da pra ter lendo o livro. As vezes eu tenho preguiça de ler livros que tem um conceito histórico no meio mas esse me parece ser do tipo que eu não ia sentir preguiça nenhuma, parece ser magnifico.

    ResponderExcluir
  6. Oii! Ouvi falar muito desde livro na pré venda e na Bienal. Vi várias pessoas com camisetas e tudo mais, mas nem fiquei interessada inicialmente. Uma pena, porque agora me arrependo de não ter procurado - apesar de achar o preço um pouco salgado -, e ter começado a assistir a série, que parecem muito interessantes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana,
    Estou doida por esse livro, eu vi uma foto dele na internet e vi que ele tem muitas paginas, sempre é bom poder ficar mais um pouquinho na historia e tem mesmo que saber apreciar e não ir com muita cede ao pote, como vc citou.
    Gostei bastante da resenha, a cada dia mas a minha curiosidade só aumenta.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Eu estou loucamente louca para ler esse livro!!!
    Ele realmente parece ter uma trama muito bem construída e cheia de aventura!! É um livro que faz com que o leitor passe pelas mais diversas emoções!!
    A resenha só aumentou minha angustia por essa leitura!!

    ResponderExcluir
  9. Oie Júh!!

    Bom, essa sua resenha só confirma o que eu já desconfiava. O livro realmente é muito bom e todo o rebuliço que ele anda provocando realmente tem fundamento. Não entendi ainda se a SdE relançou esse livro ou é uma edição nova, mas pelo que vi a Rocco já lançou a coleção inteira, acredito que esperar pelo próximo livro não vai ser um problema se for tudo a mesma coisa!!

    Xo
    http://re-viewx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amo livros com grande histórias daquelas que você não quer desgrudar os olhos do livro. Ainda bem que resolveram mudar a capa do livro porque a última era horrível

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, mas ele é grande demais e meu tempo curtinho :(
    Eu gostei muito dessa capa, achei que combinou, as cores ficaram bem legais.
    De qualquer forma eu vou comprar esse livro e deixar guardado pra quando os vestibulares passarem, e então irei devorá-lo haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Caramba!
    Ameii!!
    E q capa mais lindaa!
    Sofrimento, emoção e ainda humor em um livro só! Q maravilhaa!
    Já vou mandar recado p os 8 q desejam trocar no Skoob!! hahaa

    ResponderExcluir
  13. Bem, assim. Eu acho que já falei sobre tudo que penso. E isso de se apegar aos personagens, e de sentir tudo que acontece é simplesmente maravilhoso, glorioso. Esse tipo de livro merece ser lido. E eu o quero ler, muito. Espero que eu consiga um dia. Enfim, só.

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii =DD
    Aiiin eu to doida por esse livro e apaixonada completamente pela serie *____*
    Estou esperando o preço dela baixar um pouquinho mas to começando a ficar desesperada jah XD
    HAUHUA
    Adorei vc dizer que é um livro para apreciar como vinho <33
    Ameei sua resenha!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de ler esse livro *_* Está na lista das minhas próximas leituras <3
    E sua resenha me despertou ainda mais a curiosidade, principalmente quando você comentou sobre Jaime.
    Ai senhor.
    Preciso ler.

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha ficou ótima e concordo com tudo, este livro é incrivel e cheio de emoções, o tempo todo, quando menos esperamos..la vem outra reviravolta..e quanta reviravolta rs.
    O Jaime é um fofo, que homem é este. Tomara que a editora não demore muito para lançar os proximos, ansiosa pela continuação.
    O vilão desta serie..é ruim demais..que raiva que tenho dele rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Meu livro está encomendado e eu estou surtando para que ele chego logo aqui. Também não gostei muito da capa... Sobre a história eu acho que vou amar. Viagem no tempo, Escócia e é claro Jaime, já estou preparada para perder a cabeça rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Como eu disse no post anterior, estou louca pra conhecer a escrita da Diana e o universo que ela criou. Eu sempre gostei de livros que possuíssem uma abordagem histórica, acho delicioso caminhar por uma época diferente. Tudo nesse livro me atrai, mas agora percebo que um certo sentimento não foi só meu: a capa. Eu amo essa capa, mas se eu analisá-la de forma particular, porque não gostei muito se pensar a obra como um todo, também acho que foi modernizada demais. Quero lê-lo em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. nao sinto interesse em ler o livro , ouço pessoas falarem super bem deste livro ! mais quando leio as resenhas sinto que nao vou gostar deste livro !

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)