segunda-feira, setembro 15, 2014

[RESENHA] Gelo - Kathryn James

Gelo (Mist 2)
Autora: Kathryn James
Editora Farol Literário
Skoob

Sinopse: A névoa esconde alguma coisa bela como a luz das estrelas, feroz como um lobo, fria como o gelo. A floresta além da névoa é a casa dos Elfos e do belo e enigmático Evan. Nell se deixou seduzir por ele, mas o mundo dos Elfos está sendo devastado por terremotos, e somente Nell pode ajudar a salvá- lo. Para isso ela terá de ir muito além da floresta, onde um lago de gelo mortífero e um antigo inimigo a aguardam.
Apesar de ter gostado muito da narrativa e do cenário apresentado em Névoa, não tinha lá grandes expectativas com relação a Gelo. Como disse há algumas tantas resenhas atrás tenho perdido o gosto por livros infanto juvenis, não sei explicar bem o porque, talvez seja por estar ficando velha. Portanto, para que eu diga que um livro deste gênero me agradou é preciso ser muito bem escrito, o que é o caso de Gelo, porém a narrativa não tem grandes atrativos e também não envolve muitas emoções. Para piorar a situação eu o peguei para lê-lo logo após sair de uma leitura favoritada, de absurda qualidade o que inevitavelmente me despertou comparações.

Seguindo uma característica de seu antecessor os vilões da narrativa também não chamam atenção, assim com Fen em Névoa, os elfos de gelo não causam grande impacto nesta sequência. Além disso, a história demora um bom tempo para se desenvolver, o ponto positivo é que quando isso ocorre a história muda de figura e passa a ser muito mais interessante. Você passa a esperar pelos acontecimento, quer mesmo saber qual será a solução e quais os obstáculos que irão aparecer no caminho, e não se sente de modo algum decepcionado com a sequência de acontecimentos. O que eu dei graças, pois não aguentava mais a falta de emoção.

Quanto a Nell, ela continua a ser uma boa personagem, mas é estranho como as coisas que ela planeja simplesmente parecem cair no seu colo sem grandes esforços. Além disso, temos Evan, que de sem sal no primeiro livro passa a personagem irritadinho sem motivo algum. Não, ele não se torna uma espécie de vilão, não é isso, mas parece que os hormônios de adolescente estão em ebulição e ele se irrita bastante durante a história, praticamente sem motivo. Enfim, acredito que muito do que ocorre é devido ao amadurecimento dos personagens, mas de qualquer forma não foi agradável ler.

Enfim, Gelo não é um livro ruim, mas é um infanto juvenil morno, porém em sua defesa tenho a dizer que ele melhora com o decorrer da história. Além disso, a narrativa da autora é muito boa, e flui perfeitamente, dá para ler o livro em uma sentada. Quanto a capa e diagramação não tenho muito o que dizer, pois foram muito bem feitas. A edição por ser pequena foi ficando um pouco esgarçada durante a leitura, mas agora o livro já voltou ao normal, portanto não vou reclamar disso O.o. É, acho que é isso por hoje, o que posso dizer é que vale muito a pena dar uma chance ao livro se você gosta deste tipo de narrativa, para mim, infelizmente, não funcionou muito bem!

*Não anotei quotes O.o

19 comentários:

  1. É.... achei a história do livro bem mais ou menos kkkkkk
    É até uma boa história para aqueles que gostam de elfos e tal..
    mas no meu caso eu prefiro a variedade, mais de uma ser fantástico sei lá haha
    Mas me parece ser um bom livro para os que curtem o mundo criado.
    Pelo menos os personagens tem boa estrutura senão... aí que não dou chance mesmo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou bem curiosa pra ler essa série!
    Uma pena os vilões não causarem grande impacto, acho isso bem sem graça. E é também muito chato quando as coisas acontecem muito fáceis para um personagem, isso poderia ser chamado de clichê também. Mesmo assim continuo gostando de infanto-juvenis! :D
    A capa tá linda!
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Gostei de Névoa, apesar de também ter achado Fen meio fraquinho como vilão... e estou ansiosa pra ler Gelo, embora vá com um pouco mais de calma depois da sua resenha! É meio chato quando o livro não agrada tanto quanto esperaríamos, né? Mas, como adoro um bom livro juvenil, talvez eu vá gostar da história, apesar de tudo...
    Bjus!
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto de infanto juvenil, mas as vezes a gente não está na "vibe" pra lê-los mesmo. Nunca mais li nenhum, mas tenho aqui Névoa. Que até tenho certa curiosidade, e agora fiquei um pouco receosa como os personagens estão. Esse lance do Nell, parece até eu com top (me estresso fácil e por nada kkk). E que bom que pelo menos a história melhora no decorrer do livro. Vou ler Névoa, dependendo de como a leitura fluir pra mim leio Gelo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú..
    Gostei de conhecer mais um pouquinho da obra na sua resenha.
    Eu ainda não li Névoa, mas vontade não me falta. Gostei de saber que a narrativa é boa. Vou ficar atenta aos pontos negativos também, quando ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Juh, querida, compreendo perfeitamente quando vc indaga se está se afastando dos livros juvenis por estar "ficando velha", rsrs... sinto o mesmo. Acho que, com as leituras mais densas acabamos ficando exigentes, seletivas. É o que a leitura faz conosco, amadurecemos nas escolhas, ficamos mais críticas e, inevitavelmente, alguns livros vão perdendo aquele brilho que tinham antes... Nada que seja um problema!
    Ainda podemos recomendar os livros que não leremos mais... rsrs...
    Beijo grande!

    Minha nova resenha: o intrigante "Tony & Susan"
    Livros, Filmes & Músicas

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não li o outro livro, mas mesmo assim não simpatizei com a série. A sinopse me passou um ar de ser meio chata. Talvez eu esteja errada, mas é minha primeira impressão.
    Talvez eu leia algum dia, mas não darei prioridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Não li nenhum dos livros, mas gosto bastante de infanto juvenis!!
    Gostei da premissa do livro levantada na resenha e fiquei curiosa para ler Névoa. Gosto bastante de seres místicos em livros e fico besta por não conhecer esses dois rsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá Júh!!
    Não tinha conhecimento dessa série e acredito que não ire lê-la, também não estou lidando bem com infantojuvenis, mas dependendo do autor eu ainda chego a ler o livro e as vezes até a me divertir Rick Riordan é um grand exemplo, acho que é como você diz, para ler infantojuvenis a história tem que ser bem envolvente.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  10. Não conheço a série, ma achei achei a história desse livro bem fraquinha...n gostei mto não..
    E gostei menos ainda dessa capa! Mto bagunçada e cheia de informações...n curti..
    Eu tbm n to mais c mta paciência p este tipo de livro...é acho q realmente estamos ficando velhas...kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Bem, fico bem triste que esse livro não tenha sido importante pra ti. Mas se levarmos em consideração que você tá ficando velha (oi?), então eu sou novinha e vou adorar. provavelmente. Mas não quero nutrir esperanças, de qualquer maneira, fiquei intrigada pela história do livro, e acho que vou gostar. Sei lá. Adolescentes são estressadinhos, por isso são chatos. E eu queria que tudo simplesmente caísse no meu colo, como com Nell. kkk

    ResponderExcluir
  12. Já li Névoa e gostei muito, mas confesso que não tenho vontade de seguir e ler Gelo.

    ResponderExcluir
  13. Ri com ficando velha para infanto juvenis rsrs, eu leio muito pouco infanto juvenil..eles são muito bobinhos..para minha idade rsrs.
    Uma pena o livro ter protagonistas que pelo que percebo não chamam a atenção e não te prendem, quando é assim não consigo ler, mesmo sendo um lviro fino.
    A capa é mesmo muito linda, uma pena o conteúdo ser fraquinho,
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Estou com o mesmo problema que você, livros juvenis dificilmente estão me agrandando, realmente aos 22 anos eu já passei da adolescencia faz tempo haha.
    Acho que não vou ler... ele não pareceu ser empolgante e também não vou ter paciência de ler até a história melhorar hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não vou dar uma chance ao livro, porque não li o primeiro e não podendo empurrar mais livros na minha lista, a não ser se o livro for excepcional. Eu não conheço muito sobre o livro anterior, mesmo gostando do gênero. :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Júh! Que pena que o livro não funcionou totalmente pra você. Não li nem ele nem o primeiro ainda mas sou um pouco curiosa quanto a história; ao mesmo tempo tenho receio de ler um dia pelos pontos negativos que foram levantados. As capas são bonitas pelo menos.

    ResponderExcluir
  17. nao conhecia este livro , mais nao me interessei mt pela historia a capa é linda mais o enredo parece ser bem simples !

    ResponderExcluir
  18. Eu amei os dois livros, os personagens amadureceram, a trama ficou mais complexa e os protagonistas ainda mais cativantes, uma pena ter acabado, vou sentir falta de Nell e Evan, adoraria ler mais livros da autora.

    ResponderExcluir
  19. Oii Bru!
    Vi esse livro na Bienal e achei muito fofo! As capas são lindas e a história é bem interessante, quase o comprei, mas decidi esperar um pouco para ler as resenhas, e realmente me encantei com o livro.
    Tá na minha listinha <3
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)