terça-feira, setembro 02, 2014

[RESENHA] Cemitérios de Dragões - Raphael Draccon

Cemitérios de Dragões
Legado ranger - Livro 1
Autor: Raphael Draccon
Editora Rocco
Selo Fantástica 
Skoob

Sinopse: Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.
Quando vi a divulgação de Cemitérios de Dragões confesso que tive certo receio pelo fato de a sinopse nos remeter às séries de super-heróis Tokusatsu. Voc,ê provavelmente, já deve ter assistido algumas, bons exemplos são Jaspion, Power Rangers, Jiraya, entre outros. A grande maioria dessas séries fizeram parte da minha infância, tudo graças ao meu irmão, mas imagine só eu pelo menos 15 anos mais velha relembrando aquela época, definitivamente não me recordava de ser uma boa lembrança. Tive a nítida impressão que não iria gostar, ledo engano minha gente. Cemitérios de Dragões me trouxe tantas recordações, fez sentir-me mergulhada naquele universo que, quando bem mais nova, significavam os momentos mais legais do meu dia.
"Havia nascido o primeiro caçador de dracônicos.
Havia nascido o dragão escarlate.
Havia nascido o ranger vermelho." (pag. 237)
Talvez esse seja o momento certo para você me perguntar "Poxa, mas o livro não tem originalidade?". Tem sim, e muita. Raphael Draccon consegue utilizar-se de referências intrínsecas ao universo nerd e ao mesmo tempo fazer disso uma coisa nova. Me recordo agora que me perguntaram na Bienal como o autor trabalhava essa coisa das referências, e chegamos a conclusão de que algumas pessoas curtem isso e outras não tanto. Bom, eu fui a favor, acredito que este é um ponto positivo da obra do autor, justamente porque nos faz interagir com o texto, relembrando e explicitando nossos conhecimentos prévios sobre o tema abordado. Foi esta a sensação de ler Cemitérios de Dragões, eu estava adquirindo novos conhecimentos a cerca do universo criado por Draccon e ao mesmo tempo revendo alguns que já eram velhos conhecidos. Acredito que a identificação com a leitura depende de cada um e a forma como a pessoa vai digerir estas referências.

Mas a narrativa não contém apenas pontos positivos, a meu ver alguns personagens soaram um pouco forçados, como o caso de Romain. Porém, não é exatamente algo ruim, é só que diante de personagens tão bem construídos, este em especial não pareceu vestir direito a sua personalidade, algo parecia não se encaixar apesar de ele ser bastante característico. E acho que o que acabou me convencendo neste figura é justamente a sua fidelidade do início ao fim ao seu tom escrachado e desdenhoso, isso trouxe humor à narrativa e apesar de não ser totalmente natural é algo que fazia certa falta quando ausente.

Além disso, o grande número de personagens e história paralelas fez com que eu tivesse a impressão de que o autor não conseguiria chegar a um fim, fechar a sua narrativa e unir tantos personagens espalhados por aquele universo. A jornada de cada um se torna extensa e transformando uma única história em vários fragmentos que irão no fim se ligar. Ashanti, Romain, Daniel, Derek e Amber vieram de lugares diferentes, mas carregam frustrações e medos que os guiarão durante essa jornada. E de forma magistral, Draccon fechou a narrativa unindo esses cinco personagens tão distintos uns dos outro. Talvez sua única falha neste quesito é que tudo acontece rápido demais. Não a batalha final em si, mas a aceitação de boa parte dos personagens na nova tecnologia, sem nenhuma desconfiança. Ao meu ver seria interessante que Derek tivesse certeza dos propósitos de todos antes de tomar sua decisão, contudo, ele não teve tempo para isso, o que poderia ser uma explicação plausível, mas que soou superficial.

Talvez eu seja absurdamente suspeita em relação a este autor, tentei de forma clara expressar as minhas impressões durante a leitura, além de opiniões para vocês pesarem se vale ou não a pena. O que posso dizer é que os pequenos defeitos que encontrei não fizeram cócegas e este livro para mim é mais uma obra fantástica escrita por um dos meus escritores nacionais preferidos. Quanto a revisão, não encontrei nenhum erro gritante, a diagramação é linda e a Rocco está de parabéns pela edição, porém ainda estou aqui esperando que a minha se despedace, já que a qualidade não é o forte da editora. Por fim, Cemitérios de Dragões é uma narrativa que promete te levar em uma viagem cheia de recordações, além de te prender do início ao fim.
Melhores Quotes:
"[...] Venho de um lugar onde as pessoas acreditam na paz e no poder de um legado. Nossos anciões nos ensinam que devemos ser a mudança que queremos ver em prática. Preciso que compreenda os motivos pelos quais preciso fazer essa jornada, porque se de fato existem homens dispostos a lutar ou a morrer pelo que eu represento, ou pelo que acreditam que eu represento, então na prática eu não sou um homem, eu sou uma inspiração. Eu sou a luz de uma estrela para que eles se guiem. Sou uma mudança. [...]" (pag. 132)

"Você pode escolher voltar. Você pode escolher ficar. Mas você não pode escolher desistir." (pag. 280)

"Você não precisa ser forte sempre - insistiu ele - Às vezes choramos não pela perda, mas por não termos mais forças para lutar.
- Se Deuses existem, porque eles não me dizem o que fazer? - perguntou Ashanti em meio a crise. - Por que... agora que mais preciso... alguma voz divina simplesmente não me diz o que fazer?
- Durante uma prova, o professor sempre fica em silêncio." (pag. 281)


21 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro...
    Não sei porque mas tinha uma certa insegurança com alguns autores nacionais.
    Quando li as sinopses da trilogia Dragões de Éter logo gostei do autor , mesmo nao tendo os livro ate hoje (#semdinheiro) mas queria muito ahah
    E esse novo livro dele (série de livros) também tá me surpreendendo bastante e só vejo bons comentarios a respeito dele.
    Acho que iria gostar.. mas nao é tipo uma prioridade haha
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter entendido bem a essência da estória em si, fiquei imaginando os episódios dos clássicos infantis da tv que também marcaram minha infância e acredito que Cemitério de Dragões deve nos prender a atenção. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Só por ser do Draccon já quero muito ler! :D
    Conheço algumas dessas séries que a sinopse cita, principalmente Jaspion. Mas que bom que o autor mesmo assim inova nessa parte.
    Muito bacana o livro apresentar vários personagens e no fim seus caminhos se entrecruzarem.
    Realmente essa edição tá show!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada do autor, mas tenho certa curiosidade de ler algo dele. No entanto quando li a sinopse desse livro fiquei receosa, acho que pelo mesmo motivo que você ficou antes. E que bom que ele foi surpreendente em relação a isso. E te fez gostar.
    Agora estou bastante curiosa, apesar do autor ter pecado em poucas coisas, acho que os pontos positivos ressaltados se sobressaíram. Principalmente por ele saber fisgar o leitor.
    E ótimo que a edição e a diagramação está bacana, ainda não vi o livro pessoalmente, mas imagino que seja ainda mais lindo do que por fotos.

    ResponderExcluir
  5. Conheci esse livro na semana da Bienal e já me conquistou pela capa, achei muito linda mesmo! Eu não li nada desse autor ainda, mas com certeza lerei esse, me conquistou bastante e acho muito importante valorizarmos nossos autores nacionais. Me sinto muito incomoda quando as coisas no livro acontecem de uma hora pra outra sem mais nem menos, mas se não é algo gritante dá pra encarar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii Juh! Tudo bom?
    Eu estou querendo o livro a um tempinho, mas acabei nem comprando na Bienal.
    Para falar a verdade, eu quero o livro para ver como é a escrita do Draccon, já que nunca li nada dele.
    Realmente foi a primeira resenha que eu li do livro e me criou algumas dúvidas quanto ao livro, mas acho que elas devem ser esclarecidas conforme a leitura, né?

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Eu morro de vontade de ler algo deste auotr e vi ótimas criticas sobre ele, essa serie tem uma capa linda. Nossa eu sou da época do Jaspion e Jiraya(velha rsrs) ja os Power rangers vieram depois e não acompanhei rsrs.
    Acho que vou gostar do livro e saber que mesmo lembrando estes desenhos ele é original é bom,
    que bom que sua revisão foi bem feita..ando com medo de nacionais de algumas editoras esta sendo feito um pessimo trabalho na correção do português...uma pena,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ju, eu só li "Espíritos de gelo" do Draccon, e gostei muito. Inclusive, nesse livro, ele também lançou mão de inúmeras referências à cultura pop, encaixadas perfeitamente na estória, e enriquecendo o enredo. Acredito que o mesmo tenha acontecido em "Cemitérios de dragões", que me chamou a atenção desde o título e a capa. Agora que li sua resenha e entedi um pouco mais a trama, fiquei ainda mais curiosa para ler. Eu tbm sou da época do Jaspion, e acho que esse livro vai me trazer boas recordações. Tive a impressão que os inúmeros personagens e as diversas histórias paralelas poderão ficar mais interessantes futuramente, numa continuação que ele venha a escrever, explorando mais cada um desses pontos e depois, no final de tudo, dando o desfecho perfeito.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Estou morrendo de vontade de ler o livro!!
    Amo livros que contenham dragões!! E a premissa do livro é muito boa!!
    Quanto às referências, acho super válido e gosto, pois muitas vezes enriquecem a obra!!
    Ainda não li nada do autor e fiquei apaixonada pela capa!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Júh! Aproveitando a oportunidade, deixa eu te perguntar, já leu Dragões de Éter? Uma amiga me disse que ta odiando e eu queria uma outra opinião...
    Agora quanto ao livro resenhado: eu fiquei com muita vontade de ler, apesar de não gostar nem um pouco de Power Rangers e afins; ta, eu assistia quando eu era criança, mas criança não é um ser tão critico assim e eu queria muito morfar :p Isso me deixa um pouco preocupada. O tanto de personagem também preocupa, nem sempre um autor consegue escrever bem uma história de fantasia desse tipo com uma porrada de personagens e histórias a serem ligadas. Apesar de tudo, gostaria de dar uma chance para esse livro. Tem uma capa muito bonita.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nathalia Simião, me permita convidá-la para conhecer o grupo de Dragões de Éter: https://www.facebook.com/groups/196965330366474/
    onde você vai poder interagir e conversar com pessoas que realmente leram e vivenciaram esta obra.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria, Júh, de te parabenizar pela excelente resenha. Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Juh, eu confesso que não gosto de livros assim, sei lá acho que é trauma ou uma experiência ruim antiga, mas a sua resenha foi bem legal, destacando os Quotes, o que eu gostei muito...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  13. Gosto muuito da editora rocco ela sempre trás ótimos lançamentos uns dos otimos que gostei bastante foi ''O reino das vozes que não calam''. Mas voltado a livro, achei o livro curioso e deixa a gente melhor ansiosa pra próximo capitulo ja ser nota-se no começo da resenha, por causa do desaparecimento. Gostaria de sabe muito sobre o motivo do desaparecimento das 5 pessoas pois vai sabe realmente o motivo (só lendo). Achei o livro de tirar fôlego pois achei que a forma de Raphael trabalhou com historia deixou bem dramatico em alguns pontos e aventureiro !

    ResponderExcluir
  14. Hey Júh!!
    Que resenha gostosa, adorei tudo que você escreveu. Eu já tinha lido sinopse mais não tinha criado uma conexão ou vontade de ler o livro, mas depois dessa resenha, claro que o livro vai entrar em minha lista de leitura. Ainda não consegui ler nada do Raphael, mas, já notei que ele é um autor maravilhoso.

    Xo
    http://re-viewx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que as críticas não foram muito negativas, tenho muita vontade ler este livro, a capa é perfeita *--* fofa

    ResponderExcluir
  16. Q lindaaaa a capa!!
    Amei!
    O título tbm é mto interessante!
    Fiquei super interessada em ler essa série, ainda mais com vc dizendo q os erros n fizeram nem cócegas nos acertos! hahaa
    Amei! Eu n conheço este autor, mas com certeza ele vai p minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  17. Ganhei esse livro, e estou só esperando chegar pra devorar. Sou apaixonada por Power Ranger e Jiraya (sou novinha, mas assisti tudo), e ver sendo remetido no livro, de uma forma nova, me parece ser interessante. Muitas pessoas disseram que também adoraram o livro, o que está gerando uma pequena expectativa em mim. Espero que não me erre no meio do caminho. kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Okay, desculpa minha opinião, as achei clichê e muitas das coisas inclusive, principalmente nos quotes, enxergo como plágio e não referência. O único livro do Draccon que li foi o primeiro volume de Dragões de Éter e, desde então, criei uma certa antipatia com a escrita dele. Não tenho vontade de ler Cemitério de dragões, contudo, digo-lhe que a sua resenha ficou perfeita, muito bem escrita e argumentada.

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, é muito linda. Como você, assisti muito desse universo, por causa do meu irmão mais velho também. Nunca fui uma viciada, mas me divertia bastante em assistir e fingir ser um dos personagens! kkk O que torna tudo isso mais especial, é o fato de ser um livro nacional. É um orgulho! Eu não sei se lerei esse livro, mas se a oportunidade aparecer, não vou me negar a ter esse prazer! kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei da capa e sempre ouvi falar muito bem do Draccon. Agora essa coisa de misturar super heróis japoneses não gostei. Porque eu detestava power rangers hahaha
    Enfim, acho que não leria.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Adorei a capa , confesso que o livro me despertou um pouco de interesse , pelo fato de a sinopse nos remeter às séries de super-heróis, pois adoro Power Rangers , e leria sim este livro , os quotes que vs mencionou estavam otimos !

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)