segunda-feira, agosto 11, 2014

[RESENHA] Se eu Ficar - Gayle Forman

Se eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Acho que até bem pouco tempo atrás eu era a única que não estava esperando ansiosamente por este livro, mas quando vi o trailer do filme tudo mudou. A temática me interessou e o livro me parecia ser diferente do que eu andava lendo no momento, então lá fui eu mergulhar na leitura, confesso que sem muita expectativa, mas suficientemente curiosa. E que bela surpresa! Se eu ficar não é exatamente um romance, é um livro sobre escolhas e o que realmente importa, sobre quem você é e o que virá a ser. Não digo que a história seja empolgante, na verdade ela é bem morna, mas de um jeito bastante agradável. Junto com Mia acabamos nos tornando expectadores de sua vida. 
"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."
A história é narrada em primeira pessoa através das memórias de Mia, ela está em coma e precisa decidir se vai seguir em frente ou ficar e se deixar amar mesmo com a dor por tudo o que perdeu. A forma da narrativa me surpreendeu, não esperava por isso, na verdade não esperava por muitas das coisa que li. Os flashbacks de Mia soam como se toda a sua vida estivesse passando através de seus olhos, e junto com elas analisamos suas opções e sentimentos. Conhecemos sua família, seu namorado e sua melhor amiga, não que eles sejam marcantes, os personagens não chamam exatamente atenção, o que encanta na narrativa é, pura e simplesmente, a história. Contudo eles acabam ganhando lugar cativo no coração do leitor, você termina a leitura com a sensação de que é uma velha amiga de Mia e Adam, que já os conhece a tempos.

Mas não espere por um livro feliz, Se eu ficar trás uma carga emocional pesada, apesar disso é simples e envolvente, uma leitura rápida que fisga o leitor. O romance não é o foco e isso foi o que mais me chamou atenção, a personagem apesar de não ser marcante não se torna insossa, ela é o que é e nos mostra como chegou a isso através de suas lembranças.

Quando terminei a leitura não consegui me desligar da história, passei um bom tempo pensando e analisando tudo o que senti lendo. Essa história conseguiu me tocar de um jeito inexplicável. Foi um baque chegar ao fim da narrativa, não conseguia aceitar que terminou do jeito que terminou, eu estava pronta para saber mais, no entanto o livro simplesmente acaba e eu fiquei em choque porque necessito da continuação. Não pretendia favoritar o livro quando acabei a leitura, mas depois de refletir um pouco sobre tudo que li cheguei a conclusão de que este é um dos melhores livros que li no ano, ele é simples, singelo e encantador.

Todo mundo já deve estar sabendo que o filme está prestes a estrear nos cinemas e, digo à vocês, que há muito tempo não ficava ansiosa por ver uma adaptação. Quero poder me encantar novamente, quero ver Mia e Adam, quero sentir tudo o que senti lendo, quero chorar, enfim, acredito que esta história será capaz de me emocionar não importa a forma como seja apresentada. Para finalizar queria parabenizar a Novo Conceito pelo excelente trabalho com esta edição, o livro está maravilhoso!

Melhores Quotes:
"Algumas vezes você faz escolhas e algumas vezes escolhas fazem você."

"[...] Eu posso perder você dessa forma se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar."

"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

"- Por favor, Mia – implora. – Não me faça escrever uma música."

12 comentários:

  1. Não preciso me prolongar no comentário, já que Se eu ficar é um dos livros que mais quero ler atualmente. Sei que tendo lido ou não, dia 4/9 estarei no cinema para assistir a adaptação. Sua resenha só me deixou com mais vontade de conferir o livro, tenho certeza de que irei amar <3

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tão curiosa pra ler esse livro! Também não tinha muito interesse até ver o trailer, achei a trama muito inovadora.Gosto muito de livros com muita carga emocional.
    Legal ir mostrando flashbacks da vida de Mia.
    Ótima resenha! Bjs, Juh! <3

    ResponderExcluir
  3. Ju, escolhi a sua resenha para ser a primeira que leio desse livro!
    se eu ficar me conquistou pela capa, pelo trailer, pelo enredo, enfim, por tudo
    eu assisto o trailer e me arrepio, deu pra perceber que como vc cita é denso, é de emoções, é de sensações.
    Fico morta de curiosidade para saber a escolha de Mia e como isso foi trabalhado ao longo da história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também estou muito ansiosa pelo filme, o trailer é maravilhoso!! Ainda não consegui ler o livro, mas dá pra ver que é cheio de emoções e trata de um assunto muito polêmico. Estou muito ansiosa!

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu não tinha conhecimento desse filme, tampouco desse livro, mas foram tantos os comentários que li no Twitter que fiquei curiosa. Pela sua resenha deu pra perceber que ele é mesmo esse tipo de livro que nos envolve, e que deixa reflexões para nossa vida. Se vou ler? Talvez. A fila tá tão grande que já estou me perdendo nela, rsrsrs.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando esse livro começou a aparecer na blogosfera eu também não me interessei muito mas depois do trailer tudo muda né? Da uma certa vontade de ler. Eu provavelmente vou acabar vendo o filme antes do livro por falta de grana, mas ainda quero ler. E é muito bom saber que não foca tanto assim no romance, acho que tem coisas mais importantes do que isso. beijos

    ResponderExcluir
  7. Putz! Sério que você gostou?
    Esse livro tinha um efeito muito legal em mim: sonífero!
    A menina tá fora do corpo dela, a família morreu, e tudo que ela pensa é na porcaria do namoradinho dela?! Tá de sacanagem!!!!!!

    Vamos ser mais práticas minha filha!!! Como você volta pro seu corpo?! Por que você tá nesse estado de semi fantasma?!

    A menina é sem sal...o namorado é sem sal...nem se colocasse todo o sal do oceano eles teriam jeito!!!
    Tá percebendo a minha revolta com esse livro, né?
    Pra mim, a autora se perdeu completamente no enredo. O negócio era pra ser um drama de como ela lidaria com a questão de ficar ou não, mas metade do livro é dela tendo lembranças felizes ao lado dos pais e do namoradinho! Aff!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus!!!! Alguém coloca purpurina na vida dessa leitora?!?! kkkkkkkkkkkkkk Nah tinha visto você comentar que não tava gostando do livro lá no twitter. Bom, concordo com você que esperava uma coisa mais dramática, mas eu até que gostei, acho que justamente por não ter feito observações contundentes (quis dizer que não tinha impressões concretas sobre ele, isso tá certo?) de como achava que seria antes, acho que por isso o fato de nã[o ser tão dramático me conquistou kkkkkk. Mas gostei de saber tua opinião!

      Excluir
  8. Não li ele ainda. Tá lá na minha pilha de 5215354 livros.
    Quando vi o trailer imaginei que a história não iria focar no romance, afinal, nem tem como a menina tá lá no hospital e tudo mais. Sei lá, dai depois pensei que poderia ter mudado algo, mas pelo visto é isso mesmo.
    :o
    Quero ler ele antes do filme, ele parece ser um liro forte

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Esse livro foi um dos lançamentos mais aguardados e estou louca para ler!
    Ainda não garanti meu exemplar, mas pretendo em breve.
    Gostei bastante do trailer e pretendo ler o livro antes de assistir ao filme. Parece ser uma leitura bem envolvente e cativante.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem sabia do que se tratava o livro, como sigo vários blogs no facebook sempre vejo um comentário sobre ele mas nunca parei para ler. Bom, parece meio estranho, não é? Ela estar fora do corpo pensando se vai ou fica, para mim parece no minimo esquisito. Não sei se vou ler, não está no topo da lista, mas se eu for ver o filme, pretendo ler antes. Ah, e já tinha visto o cartaz do filme no cinema, mas não me chamou atenção também, não vejo muito esse tipo de filme, muito drama e talz, pra mim, só em alguns livros, não em filmes, rs.

    ResponderExcluir
  11. O livro tem um historia meio que bem curiosa
    em outras palavra estranho !
    Esta duvidas dela e meio sei lá bem diferente ! Acheii que livro me chamou bastante atenção e quero muito ler ele ! Espero que tenha oportunidade

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)