segunda-feira, agosto 18, 2014

[RESENHA] A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman

A Lista de Brett
Autora: Lori Nelson Spielman
Verus Editora (Record)
Skoob

Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.
Brett tem tudo o que precisa, fortuna, um bom emprego, um namorado lindo e bem sucedido, não fosse o mau relacionamento que teve com o pai sua vida seria perfeita. Mas tudo vira de ponta cabeça quando em ocasião da morte de sua mãe a única herança que lhe é concedida é uma lista de desejos que ela escreveu quando tinha 14 anos. Agora com a incumbência de realizar aqueles sonhos que ela já não almeja mais, Brett precisa mudar toda sua forma de vida e sua mãe não poupou esforços para que isso acontecesse.  A mãe de Brett a guia em sua árdua jornada de reconhecimento, mesmo que já não esteja presente, disposta a que a filha possa ter a vida que lhe é devida.
"-Não quero metas, mãe; Eu mudei. 
O sr. Midar lê: 
É claro que você mudou.
Arranco a carta da mão dele.
-Ela disse isso mesmo?"
Quando a Editora Record anunciou o lançamento de A Lista de Brett para Junho eu confesso que não me interessei logo de cara pelo livro. Apesar da capa ser maravilhosa e instigante após ler a sinopse eu tinha certeza que iria me deparar com um livro clichê, com dor, romance e superação. Bom, não me enganei. No entanto, posso dizer que a autora reinventou o clichês dos clichês e nos presenteou com uma narrativa cálida, engraçada e encantadora. Porém, não diria que seja um dos melhores livros que li. Primeiro pela forma pronta na qual o livro se apresenta, apenas pela sinopse já podemos tirar várias impressões do mesmo e apesar de bem escrito o livro não surpreende.

O livro demonstra seu potencial logo no início, em poucas páginas eu já estava com o coração apertado pela perda de Brett. No entanto, é preciso seguir em frente, e nos deparamos com um mundo de expectativas frustradas. Brett se sente traída pela mãe, mas sabe que o seu único caminho é realizar aqueles desejos mesmo que para isso tudo mude. A jornada não é nada fácil, mas a protagonista irá contar com a ajuda do prestativo advogado Midar. No início senti que a aproximação destes dois personagens foi muito abrupta, em um minuto ele é o advogado responsável pelo testamento e no minuto seguinte torna-se o melhor amigo e confidente de Brett. Algo que não me agradou foi o fato de que todos os homens que não são irmãos de Brett na história acabam apaixonados ou ao mesmo desejando a personagem. Apesar disso, com o decorrer da narrativa cada personagem acaba se encaixando em seu devido papel. Mesmo que a inclusão de alguns personagens, mais para o final da história, me pareceu desnecessária, como se fosse apenas mais uma opção frustrada. Visto que, neste momento você já tem uma boa ideia de quem se "dará bem" no fim.

Enfim, A Lista de Brett não é um livro exatamente original, mas como já disse ele acaba por ser uma agradável surpresa devido a sua narrativa encantadora. O que prova isso é que você provavelmente já deve ter se deparado com esta premissa tanto em filmes como em livros, porém o gostoso é a percepção da autora e a ousadia de reinventar o que já é batido. Não sei se vocês se recordam, mas há um tempo atrás eu fiz um Opinando!!! falando sobre os sonhos que deixamos para trás, e o que posso dizer é que não conseguia deixar de lembrar de mim mesma durante boa parte da narrativa. Acredito que todos deveríamos ter a oportunidade de rever e realizar nossos sonhos, por mais antigos, bobos e inúteis que nos pareçam agora.

Enfim,  A Lista de Brett é um livro sobre tudo o que relegamos ao passado, o que deixamos para trás, aquilo que hoje parece sem importância mas que poderia fazer da nossa vida um lugar melhor. É de sonhos que estamos falando e são eles que nos fazem realizados. tenho certeza que quando terminar essa leitura você também terá feito uma revisão em tudo aquilo que parece não importar mais.

Melhores Quotes:
"[...] saiba que o amor é a única coisa sobre a qual você nunca deve chegar a um meio-termo."

"Acredito que uma forte emoção, até mesmo nascida do medo e da ansiedade, seja bem melhor que uma vida de banalidades."

"- É verdade. Sou uma pessoa de muita sorte. Mas há um limite para o que as fadas madrinhas podem fazer. Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso."

6 comentários:

  1. Adorei as citações e a resenha, mas não é um livro que me chamou atenção. Deve ser uma leitura boa, mas no momento não faz minha cabeça =P

    ResponderExcluir
  2. Pensei que era um livro inovador e original, nunca me passou que poderia ser clichê. Minha vontade de ler diminuiu um pouco só que ainda estou curiosa, se tem uma narrativa encantadora...
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Realmente lendo a sinopse da pra perceber que o livro é bem clichê mas eu tinha esperanças que não fosse, você acabou com minhas esperanças Júh rs Eu to num momento que preciso de leituras que me surpreendam então esse livro não me interessou. bj

    ResponderExcluir
  4. Juh, querida, adorei sua resenha. Sei exatamente o que esperar do livro.
    Fui atraída pela linda capa, claro. O título me deixou curiosa, o que seria essa lista?
    Ainda que não tenha grande impacto com a leitura, acho que essa ideia de revisitar antigos projetos, sonhos adolescentes e coisas esquecidas no caminho - que o amadurecimento torna, algumas vezes, sem importância - é tão legal! pode até suscitar lembranças minhas que ficaram adormecidas... como sou saudosista, acho que a leitura vai acalentar um tantão o meu coração.
    Obrigada pela dica, quero ler, sim.
    Beijoooo!

    Minha nova resenha: A Verdade sobre nós:
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele!
    Gostei bastante da resenha e achei a capa muito bonita!!
    O enredo não é muito surpreendente, mas gostei mesmo assim e pretendo ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Quotes que mais gostei foi É verdade. Sou uma pessoa de muita sorte. Mas há um limite para o que as fadas madrinhas podem fazer. Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso."
    Ele reflexar muuuito bem lindas frases este livros adoro livro que tem falas tão bonita quanto essa

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)