quinta-feira, agosto 21, 2014

[RESENHA] Filha da Ilusão - Teri Brown

Filha da Ilusão
Herdeiros da Magia
Autora: Teri Brown
Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truqye mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?
Filha da Ilusão me ganhou pela sinopse, pois a primeira vez que vi a divulgação do livro não me senti muito inclinada a lê-lo. Contudo bastou ler as informações corriqueiras e já tinha entrado para minha lista de leituras. Primeiro porque de todos os livros que li que tendem ao sobrenatural nenhum deles tinha usado a premissa de médiuns e depois, bom, eles citam Houdini, e a história deste grande escapista e ilusionista tão coberta de mistérios sempre me interessou. Assim, era óbvio que seria uma narrativa cheia de mistério, ilusionismo e personagens no mínimo interessantes. 
"Disseram-me que ver o futuro é muito parecido com recordar o passado, o que se vê é imutável."
Agora você deve estar se perguntando: "Mediuns então este é um livro espirita? Não exatamente, pois não é este o foco da história. Sim, a protagonista tem poderes sobrenaturais como ter insights do futuro, sentir as emoções das pessoas e comunicar-se com espíritos, porém o foco não é a doutrina espírita, diria que está mais voltado para a arte circense, o que colabora ao deslumbrar o leitor. Além disso também há romance e um sutil triangulo amoroso, o que eu diria que foi desnecessário, mas quase no final da história você se dá conta de que foi muito bem conduzido, apesar de pulular suspeitas sobre os envolvidos durante a narrativa.

Algo que não me agradou muito é que no início do livro a história parecia dar voltas e mais voltas sem chegar a lugar algum. Não digo que a narrativa é ruim e enfadonha, mas a história não chegava as vias de fato e nem dava sinais de qual seria o clímax da leitura. Porém, e é a primeira vez que vejo isso em um início de série, este livro não serve apenas para ambientar o leitor. Sua narrativa é conclusiva e fechada, não há pontas soltas, bom, quase não há. A autora soube usar muito bem os ganchos para uma próxima narrativa sem que deixasse algo conclusivo para a história inicial sem um desfecho. O que quero dizer é que você vai chegar ao final da história sem ter certeza de algo que é mencionado desde o início, mas sobre isso paro por aqui antes que de spoiler.

Além da narrativa bem fechada é primordial falar sobre os personagens. Todos são muito bem caracterizados, principalmente Anna que é muito madura e dona de si, o que foge maravilhosamente do mau costume de mocinhas dependentes em narrativas do estilo. O que mais chama atenção em Anna é que ela consegue ser obstinada e forte, mas ao mesmo tempo tem seus momentos de fragilidade, sem que isso se torne um drama de autopiedade. mas também temos Marguerite Van Housen, a mãe de Anna, que é de todos, a mais bem elaborada e misteriosa personagem da narrativa, o que condiz com sua condição de charlatã. Há de se parabenizar Terri Brown pela coerência de suas crias literárias.

Enfim, Filha da Ilusão é um romance sobrenatural/Paranormal inovador, muito bem escrito e disposto a arrebatar o leitor, tanto que, até mesmo seus desfeitos tornam o livro perfeito. De forma particular digo que esta narrativa se encaixou como uma luva neste momento pré-bienal. A Real é que Filha da Ilusão apresenta os elementos certos para tornar-se um sucesso literário no Brasil assim como em outros países.

Melhores Quotes:
"Como se revela uma coisa que se escondeu a vida inteira? Principalmente quando se sabe, por intuição, que toda a sua sobrevivência depende de mantê-la escondida?" 

"Meus próprios dons, tão íntimos para mim quanto minha própria pele, parecem estar mudando, crescendo e se transformando em algo que não reconheço mais."

"A regra número um quando se quer obter informações sobre alguém é não dar muitas informações sobre si mesmo em troca." 

4 comentários:

  1. Apesar de todo mundo elogiar o livro não gosto muito do gênero, sobrenatural/paranormal, difícil um chamar minha atenção. Acho que não me interessei por esse livro pelo tema, ilusionismo, odeio.
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei por essa capa! Nunca li nada que envolve ilusionismo, mediunidade e tal mas me interessei bastante pelo livro. Esse negócio de o começo enrolar um pouco me preocupa mas nada que algumas doses de paciencia ajudem né? bj

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Fiquei apaixonada pela capa e pelo titulo do livro.
    Lendo a resenha acabei me interessando ainda mais pelo livro!!
    Ainda não li nenhum livro que fosse parecido com esse e nem que tratasse do tema, então isso é mais um fator para que eu queira ler o livro! Parece ser uma leitura muito envolvente!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta frase'' Disseram-me que ver o futuro é muito parecido com recordar o passado, o que se vê é imutável." e coisa que realmente faz a este refletir. Achei o livro bastante interessante e tem muuuito pontos positivos que achei que nao encontraria mais confesso que me enganei !

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)