terça-feira, agosto 12, 2014

[RESENHA] Álbum de Casamento - Nora Roberts

Álbum de Casamento
Quarteto de Noivas
Autora: Nora Roberts
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes. 
Eu deveria começar essa resenha com a frase "Eu me Rendo!", ela se encaixaria perfeitamente com a minha relação não muito amistosa com Nora Roberts nos últimos...bem, durante toda a minha vida. Poderia enumerar diversos motivos, um deles é que eu simplesmente fujo de romances escritos pela autora, mas fui gradualmente convencida a dar uma chance a esse. E o primeiro impacto é que eu esperava por um romance de época, não eu não tinha lido a sinopse, e ao me deparar com um romance contemporâneo e com personagens adultas, determinadas e seguras de si eu me senti jogada no limbo e obrigada a continuar a leitura, mas não de uma forma ruim, eu quero simplesmente dizer, de uma forma mais dramática, que fui fisgada pela história.
"[...] ― Dê uma chance a si mesma. O amor assusta e , às vezes, é passageiro. Mas vale a pena correr os riscos e ficar nervosa. Até se machucar vale a pena."
Apesar de me sentir meio perdida no início, a história aos poucos ganha forma, sem contar que eu descobri que Parker e Mackensie não eram homens como eu estava imaginado desde a primeira linha (kkkk). Sei, isso foi bem estranho, mas os nomes me soaram masculinos e este foi meu segundo choque. Porém depois de poucos minutos e alguns mal entendidos esclarecidos lá estava eu me dizendo que "Poxa, a história até que é legal!". O mais engraçado disso tudo é que você não faz ideia da dimensão extratosférica do meu pré conceito com relação a autora, nunca acreditei que pudesse realmente curtir um livro dela. Contudo eis me aqui para contar para vocês que sim, eu gostei!

O maior dos pontos positivos da autora são justamente os protagonistas, em primeiro lugar Carter não é o típico mocinho de romances, ele é desengonçado, professor de literatura e praticamente um nerd, o que me encantou absurdamente no personagem. O mesmo pode se dizer de Mac, no sentido de que ela não é irritante e sim agradavelmente diferente do que estamos acostumados. Talvez a única coisa que não tenha me agradado na personagem seja a relação que ela tem com a mãe e o senso de dever que ela demonstra com relação a uma mulher manipuladora que nem ao menos deveria ser chamada de mãe. Junto a isso, temos a narrativa da autora: descritiva em alguns pontos, inclusive em passagens desnecessárias, deixando a história parada, embora não necessariamente enfadonha.

Outro ponto positivo é a forma como a autora nos apresenta a relação de amizade entre as personagens. Levando-se em consideração que são muitas personagens dá se a impressão que em algum momento esta amizade pode tornar-se algo forçado, no entanto isso não acontece. Tudo soa tão natural que você se sente fazendo parte desse quarteto, como se as conhecesse desde sempre e consequentemente premeditando a atitude de umas e outras diante de determinadas situações. Enfim, Álbum de Casamento é um romance que não apresenta seu foco na relação amorosa entre Carter e Mac, mas trás junto a isso um carga emotiva que envolve amizade e algumas questões mal resolvidas que são um prato cheio para uma história encantadora.

Portanto, chego ao final dessa resenha de cara limpa para dizer que talvez eu estivesse errada com relação a autora, se já tive uma experiência tão boa com o primeiro livro dela que li talvez acabe realmente gostando dos outros, nunca se sabe. Em suma, acabei agradavelmente surpreendida com a escrita da autora e sua narrativa leve, empolgante e encantadora. Esta história é do tipo que nos prende a leitura, proporcionando-nos um entretenimento leve, uma história capaz de fazer com que o leitor sonhe, mas também se depare com a realidade de que nem tudo vem de mão beijada.
Melhores Quotes:
"Filmes, pensou- especialmente os românticos -, deviam ter final feliz. Porque a vida, com muita frequência, não tinha. O amor se dissipava ou se transformava em ódio. Ou ia parar em algum lugar entre essas duas coisas, numa espécie de indiferença dolorosa."

''Ser feliz para sempre talvez fosse conversa fiada,mas ela sabia que queria tirar mais fotos de momentos felizes. Porque, assim, eles permaneceriam para sempre."

"Momentos vêm e vão, pensou. É o amor que une todos eles para formar uma vida."

"Algumas coisas na vida estão fora de nosso controle. Você pode fazer disso uma festa ou uma tragédia."
 

6 comentários:

  1. Esse foi um dos únicos livros da autora que me interessei. Todo mundo que lê o elogia assim como você.
    Haha, às vezes também acho que a personagem é de outro sexo só por causa do nome.
    Gostei do Carter não ser o gostosão mas ser apaixonante. <3
    Boa resenha! Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. AMÉMMMMMMMMMMMMMMMMMM \O/

    Será que eu falo: "Eu não te falei??" =P
    Mas falando serio Jú, fico muito feliz que eu tenha insistido tanto pra você ler Nora (minha paixão).
    Tenho que concordar com muitos pontos na tua resenha, tanto os bons quanto os maus, principalmente, como já conheço o trabalho da Nora, é essa facilidade que ela tem de nos envolver na história ao ponto de vc se sentir parte do livro.
    Realmente espero que você dê outras chances a ela!
    😘
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Júh de Deus o que você tinha contra a Nora Roberts? :O
    Sou fã dela e sempre recomendo pras amigas e fico feliz que você tenha finalmente lido e gostado de um livro dela. Não li Album de Casamento ainda mas eu to dooooida pra ler. beijão

    ResponderExcluir
  4. Cara...é uma vergonha falar isso, mas eu tenho esse livro há um tempão aqui em casa e ainda não tomei vergonha na cara de ler. Mas isso vai mudar!!! Vou passar ele pra frente na minha lista de leituras! Ah se vou!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Não acho uma vergonha o que a Natalia falou.
    Acho uma vergonha não ter lido nenhuma obra da autora (Eu não li rsrsrs)
    Sempre ouço falarem muito bem das obras da autora e morro de curiosidade de ler algo dela. Uma pena vc não ter gostado dos outros livros dela que leu, mas fico feliz que esse te agradou.
    Gostei bastante da sinopse e vou procurar ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Está aí mais uma série que estou louca para começar a ler mas ainda nem comprei o primeiro, rs. Ainda não li nada da Nora Roberts, mas sempre escuto falar muito bem dos livros dela. Gostei muito desse por se passar em mundo que eu adoro, o casamento (não, não sou casada, nem noiva, muito menos namoro, mas sonho com o meu sim, com o Cris Evans, Mark Ruffalo, Johnny Depp, entre outros, kkk). Bom, fiquei ainda mais interessada com a resenha, até porque se você se rendeu a ela com esse livro ele deve ser realmente bom.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)