quarta-feira, julho 23, 2014

[RESENHA] A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Grabrielle Zevin


A Vida do Livreiro A. J. Fikry
Autora: Grabrielle Zevin
Companhia das Letras
Selo Paralela
Skoob

Sinopse: Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.
Quando a Companhia das Letras ofereceu o livro "A vida do livreiro A. J. Fikry" para que blogs não parceiros resenhassem eu demorei um pouco para decidir se este seria o primeiro que eu aceitaria. Por vários motivos, entre eles julguei a capa não muito atrativa e também pensei que o nome não causa grande impacto. Tive medo de que fosse mais um daqueles livros que você pena para terminar, mas é obrigado a isso porque se comprometeu. Ledo engano!
"As palavras que não encontra, pede emprestado. Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós. Minha vida está nestes livros. Leia estes livros e conheça meu coração. Não somos como romances. Não somos como contos. No fim, somos como obras selecionadas."
Não posso dizer que é um dos melhores livros que já li, mas a leitura dele é rápida, quase um conto, além disso o livro e bem fino o que acelerou ainda mais e não me fez ficar com a sensação de perder meu tempo. A autora constrói personagens críveis, mas confesso que demorei algumas páginas para aceitar plenamente sua forma de escrita. Isto se deve ao fato de que no início do livro os diálogos soaram desconexos, talvez pela situação em que eram apresentados, mas de qualquer forma ficou bastante confuso. Porém, algo muda com o decorrer da narrativa e o livro ganha nova ênfase.

Não irei dizer a vocês o que o tal pacote continha, mas posso dizer-lhes que nunca em um milhão de anos poderia imaginar que fosse o que era. Mas fiquem cientes de que toda a monotonia da vida do tal livreiro acaba quando este pacote aparece. A narrativa em terceira pessoa é fluida e nos leva a perceber todos os pormenores da vida de A. J., mas o mais encantador de toda a história é que ela não se trata exatamente de romance romântico, e sim do verdadeiro amor, das relações que construímos no decorrer de nossa vida e também e, principalmente, do valor que a leitura tem em nossas vidas. Ao menos eu como leitora me senti tocada por esta parte do livro. A Paixão de Fikry por livros é quase palpável e me peguei rindo quando abordaram a questão do famigerado e-reader (leia você vai entender). Além disso, já fui livreira e me identifiquei muito com o personagem diante de algumas situações. Outro ponto a favor dos livros são as curtas resenhas encontradas em cada início de capítulo, senti vontade de ler cada um dos contos que o livreiro indica, e já saliento que irei.

Porém, esta não é apenas uma história que trata de coisas belas ou engraçadas, então prepare-se para se emocionar, já que, considero eu, essa foi uma agradável surpresa em um livro do qual eu não esperava quase nada. Para encerrar, gostaria de agradecer a Companhia das Letras por ter cedido esta maravilhosa surpresa ao blog. Eu estou realmente encantada!

Melhores Quotes:

"As coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para os livros e para a vida."

"Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?"

"Às vezes os livros só nos encontram no momento certo."

"Por que um livro é diferente do outro? São diferentes, decide A.J., porque são. temos que abrir muitos. Temos que acreditar. Concordamos com ocasionais decepções para ficarmos maravilhados de vez em quando."

12 comentários:

  1. Jaja!
    Não fazia ideia do que se tratava esse livro, mas vi algumas pessoas marcando como 'desejado' no skoob que fiquei curiosa - mas não tão curiosa ao ponto de sair procurando sobre, então esperei sua resenha hehe!
    Fiquei imaginando os diálogos desconexos do início, porque é o tipo de coisa que eu não gosto. Sei lá, se eu começo meio perdida, dificilmente eu me apego aos personagens e a história; mas fico feliz que o livro não te decepcionou (parece que ficou um sentimento meio indiferente e inexplicável, essa foi a sensação que tive ao ler sua resenha!).
    Gostei de saber que o livro cita tantos outros, e acho que, assim como você, eu também iria sentir vontade de lê-los. Enfim, "A Vida do Livreiro A. J. Fikry" é um livro que eu leria, mas não é o quereeer de ir lá e comprar... Complicado xD

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho essa de julgar um livro pela capa e desse realmente não é muito chamativa, mas a sinopse é linda. O livro parece ser muito emocionante e bonito. Gostei da resenha, não é grande mas foi o suficiente para me interessar no livro, e é resenhas assim que eu mais aprecio. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não estava curiosa quanto a esse livro mas depois da sua resenha fiquei. Gosto de leituras rápidas e emocionantes.
    A capa é mesmo simples, mas nem por isso deixa de ser bonita. (Não julgue um livro pela capa, hahaha).
    Ótima resenha! Abraços S2

    ResponderExcluir
  4. Oi, Júh!
    Este já está em mãos! Pretendo começar a leitura ainda esta semana.
    Estou muito curiosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que quando vi esse lançamento também não fiquei atraído, mas com as resenhas fui percebendo que se trata de uma leitura muito mais rica em personagens e história do que a sinopse e a capa sugerem, poder ler algo sobre alguém que tem tanto amor e convívio com os livros deve ser muito bom, acompanhar a rotina e as surpresas que acontecem na vida de A.J. Fikry. Quanto ao começo ter sido um pouco difícil acredito que seja por não estarmos totalmente no ritmo da leitura, farei essa leitura com grandes expectativas e esperando me emocionar ao ver os desdobramentos que o pacote trará pra a vida do livreira e da representante da editora.

    ResponderExcluir
  6. Uma das melhores sensações as quais nós leitores temos acesso é a de ser surpreendido por um livro, por uma estória e acabar se apaixonando por aquele livro que julgávamos não digno de tanto amor. Já passei por isso e é uma sensação mágica, mas temo que ela não irá ocorrer com A Vida do Livreiro, que mesmo tendo essa ótima avaliação não me despertou o minimo interesse, começando pela capa que me pareceu muito simples, acho que é o caso de gostos que não se batem. Mas fico feliz de saber que você foi surpreendida pela livro Ju.

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Estou louca pra ler esse livro há um tempão! Por girar em torno da literatura, já me deixa curiosa, e eu não imaginava nada sobre as resenhas! Que amor! Esses quotes me deixaram com ainda mais vontade de lê-lo! Eu achei a capa bem fofinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro, não sabia sobre o que se tratava. Concordo que a capa é bem sem graça, mas o enredo parece ser bom, me deixou curiosa. Gostei de saber que o livro foi uma boa surpresa, é sempre bom nos surpreendermos positivamente com uma leitura da qual não esperávamos nada. Achei interessante, também, a obra possuir resenhas no início dos capítulos, bem diferente essa ideia. Adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler também. :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o livro pelo visto tem muito a nos ensinar, coisas da vida, eu nunca pensaria em ler ele, por causa dessa capa sem graça, ela é um tanto feia na minha opinião, mas a historia pelo visto é muito boa, adorei a resenha.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que primeiro eu li o comentário da Cá e depois fui pra resenha..;x
    Eu gostei bastante do "verdadeiro amor" e os ensinamentos que podemos ganhar com a leitura. É incrível que um livro "pequeno"(não vi a quantidade de páginas pra concordar com você se é ou não pqn) possa dar tanto pra gente, né? Que bom que o diálogo confuso não te abalou . Já peguei muita picuinha com livros por menos(nomes de personagens e tal.. -q)
    Obs: Sabe o que a capa me lembrou? Monstros S.A!! *---*

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!! Amei o livro. Parece ser uma excelente leitura, apesar de eu ser uma daquelas pessoas que julga o livro pela capa, que no caso, é muito sem graça, nada chamativa e nem um pouco atrativa. Mas gostei muito da sinopse e pretendo lê-lo assim que possível. Aparentemente ele tem realmente muito o que ensinar.

    ResponderExcluir
  12. Amo esse livro, ganhei ele de aniversário porque era um dos meus desejados desde que vi o lançamento, mas até agora ainda não tive tempo de ler, mesmo sendo tão curtinho :(
    Acho que sou uma das poucas que acha a capa bonita hahahaha
    O nome não atrai muito mesmo, mas pelas resenhas que já li e as indicações de outros livreiros me interessei muito por ele!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)