terça-feira, junho 24, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #4 - Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler

Vinte Garotos no Verão
Autora: Sarah Ockler

Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.
Olhe bem para essa capa, observe o título e me diga o que você espera! Certamente não um drama, não é mesmo? Porém, se você não leu a sinopse, provavelmente vai esperar por um daqueles leves YA's como tantos outros por aí. Bom, eu estava de sobre aviso mesmo não tendo lido a sinopse e mesmo assim acabei surpreendida logo nos capítulos iniciais. Não que eu não soubesse o que Matt iria morrer, mas realmente não poderia saber de que forma foi e é justamente neste ponto que me peguei soltando um palavrão bem alto, chorando e tendo certeza que a autora tinha feito de propósito só para eu me agarrar aquela leitura.
" A partir desse dia tudo o que mais importava em minha existência... só deixou de importar. Eu estava imersa de novo sob as águas, vendo as coisas em câmera lenta, sem som nem contexto, sem sentir, sem me importar. O mundo poderia ter acabado que eu não teria notado.De certo modo, ele acabara mesmo."
Bom, deixando a vilania de Sarah Ockler de lado, posso dizer que acompanhar a dor da perda, a saudade e a forma como todos em volta tentam superar o ocorrido é emocionante. De forma sensível a autora conseguiu transformar dor e perda e passá-la para o papel tocando o leitor de forma única. Para em seguida mergulhar em uma deliciosa história de verão que apesar dos dramas não deixa de soar divertida. Os personagens conquistam por si só, talvez apenas Frankie tenha sido absurdamente irritante, ela me soou fútil e suas atitudes e intemperança me fizeram ficar realmente irritada. Mas ao contrário dela, Anna a protagonista, apesar de não ter superado tanto quanto Frankie não mudou suas atitudes completamente, apesar de deixar-se levar muito pela opinião da melhor amiga. 

Acredito que a verdadeira intenção por trás desta narrativa era mostrar o quanto aceitar as tragédias, discuti-las e não evitar que a dor mesmo que por alguns momentos ajuda aceitarmos a imprevisibilidades da vida. Apesar disso, acredito que se a narrativa fosse feita por Frankie. e não por Anna como é, teríamos uma melhor ideia do sofrimento dela e quais os problemas que estava enfrentando. Quando cheguei ao fim pude até mesmo perdoá-la por algumas atitudes e entender um pouco de sua própria dor. Além disso, toda a coisa do segredo que Anna guarda de Frankie sobre a relação dela com Matt leva a trama para um canal de conflitos que você sabe que vai dar errado, mas que não deixa de torcer para que se resolva.

Apesar de parecer que o tema inicial é algo forte a narrativa também trás questões adolescentes, como virgindade, primeiro amor e o amadurecimento subsequente de algumas atitudes. A autora soube abordar de forma rica e simples as descobertas deste período levando as personagens a um amadurecimento natural no decorrer da história. Quando cheguei ao fim tive a sensação de estar relendo o início, mas sem o baque da dor que Frankie e Anna carregavam em si, não sei bem explicar mas é como se o livro chegasse fielmente ao seu desfecho, quando depois de uma jornada de dor finalmente chega a aceitação.

Quanto a revisão acho que encontrei algumas falhas, não tenho certeza por não se expert no assunto, mas em alguns diálogos parecia faltar travessão e eu acabava perdida achando que já haviam terminado de falar para em seguida descobrir que não (isso ficou confuso?). Porém, a capa e a diagramação estão perfeitas, eu acabei a leitura apaixonada por esta narrativa. Enfim, Vinte Garotos no Verão é uma inovação no gênero Young Adult, visto que, não busca dourar a pílula, tratando de assuntos como perda e mudanças repentinas ele nos trás uma leveza quase impossível de explicar.

Melhores Quotes:

"Apenas engulo em seco. 

Faço que sim e sorrio.
Um pé diante do outro. 
Estou bem, obrigada por não perguntar."

"Às vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegamos agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo." 

"Eu não o conheço de fato; mesmo assim, em minha vida, você estará para sempre envolvido; em minha história, inextrincavelmente atado."

2 comentários:

  1. Parece ser um daqueles livros que não esperamos muito e eles nos surpreendem, confesso que apesar de já ter lido algumas citações da obra não tinha muita vontade de lê-la, mas agora fiquei curiosa para conhecer o segredo e toda a trama de Vinte Garotos no Verão :)

    ResponderExcluir
  2. confesso que me surpreendo, pois como você aponta eu esperava tudo diferente, uma outra trama! quantas surpresas podemos ter em uma capa!
    entretanto, mesmo com as surpresinhas percebi que também posso curtir a leitura, sem falar que ja tinha me apaixonado pela capa antes!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)